Resenha: Cartas de Amor aos Mortos
Olá amores!
Hoje a resenha é muito complicada para mim, o livro é "Cartas de Amor aos Mortos" da Ava Dellaira publicado aqui no Brasil pela Editora Seguinte.
A história é sobre Laurel que após a morte da irmã, muda de colégio e a nova professora de inglês lhe dá uma lição de casa: escrever uma carta para quem já morreu. Faria sentido ela escrever para a irmã? Sim, faria. Mas Laurel tem uma ideia incrível, ela começa a escrever cartas para Kurt Cobain (o guitarrista da banda Nirvana), Judy Garland (a eterna Doroty de O Mágico de Oz), Amelia Earhart (pioneira na aviação nos EUA), Janis Joplin (cantora americana), Amy Winehouse... dentre outras diversas personalidades que me surpreenderam.
A história é sobre Laurel que após a morte da irmã, muda de colégio e a nova professora de inglês lhe dá uma lição de casa: escrever uma carta para quem já morreu. Faria sentido ela escrever para a irmã? Sim, faria. Mas Laurel tem uma ideia incrível, ela começa a escrever cartas para Kurt Cobain (o guitarrista da banda Nirvana), Judy Garland (a eterna Doroty de O Mágico de Oz), Amelia Earhart (pioneira na aviação nos EUA), Janis Joplin (cantora americana), Amy Winehouse... dentre outras diversas personalidades que me surpreenderam.
Laurel começa fazer paralelos entre a vida dessas pessoas e a dela. Ela conta seu dia a dia e seu passado, como consegue lidar com os seus problemas e sentimentos. Basicamente, é uma história sobre a dor da perda. Sobre você se sentir culpada por algo que realmente você não tem culpa e ainda ter que lidar com as consequências dos atos de outras pessoas.
Me identifiquei tanto com os sentimentos de Laurel que foi uma leitura difícil. Diversas vezes lembrei do meu pai e me pegava pensando no que diria a ele se pudesse. Hoje, quatro anos após sua morte. Acredito que eu esteja passando pelo mesmo processo da personagem, não conseguindo expressar diretamente o que penso e sinto. A evolução é gradativa e escrever realmente é um alívio para a alma.
Ao final do livro, há uma citação de e.e.cummings (um poeta americano que assinava suas obras dessa maneira, com letras minúsculas mesmo) que me marcou demais e resume muito do que eu queria dizer ao meu pai, independente de qualquer coisa que ele tenha feito ou me dito. Peço licença aos meus leitores, mas dedico ao meu pai a seguinte citação (caso queira ler o poema todo, clique AQUI!):
"Eu levo o seu coração (eu o levo no meu coração)"
Mas voltando aos pontos importantes da leitura... Achei muito interessante quando Laurel conta a vida das personalidades para quem escreve as cartas, explica desde a infância a morte de Kurt Cobain e Judy Garland, por exemplo. Nos faz ter outra visão da verdade e das aparências. Muitas vezes, senti que a dor era compartilhada com quem lesse, independente da pessoa ter passado por aquilo ou não.
Outro ponto importante são as maravilhosas reflexões deste livro. Selecionei uma em especial:
"Às vezes, quando falamos, ouvimos um silêncio. Ou apenas ecos. Como gritos vindos de dentro. E isso é muito solitário, só acontece quando não estamos ouvindo de verdade. Significa que ainda não estávamos prontos para ouvir. Porque toda vez que falamos, há uma voz. Existe o mundo que responde."
Identifiquei tanto Deus nesta citação que não consegui deixá-la de lado. Quem me conhece, sabe que a fé é algo importante para eu seguir em frente e é muito reconfortante saber que há sim Alguém me ouvindo e me guiando.
O livro vale muito a pena para uma superação pessoal. É pesado sim, se você está na fase inicial do luto talvez seja difícil passar por algumas partes, mas garanto que é um bom incentivo para você refletir até que ponto a dor pode te afetar. Porém, é importante ressaltar que o enredo não aborda só isso não, há Natalie e Hanna, as duas melhores amigas de Laurel que tentam lidar com a descoberta e aceitação do homossexualismo de uma forma muito bonita. Laurel passa por um grande trauma pessoal na infância que também deve ser superado... ah... e o que dizer de Sky? Um personagem descrito como um bad boy que na realidade se demonstra tão doce... um dos pontos altos do livro, com toda a certeza.
AH, e que trilha sonora hein? Diversas músicas são citadas e com isso, você corre para o Spotify! O que me fez encontrar o perfil da autora Ava Dellaria e ouvir o áudio book do livro, quem quiser conferir só pesquisar "Love Letters Dead" que vai encontrar. Claro que estará em inglês, mas não deixa de ser incrível!
É... acho que essa foi uma das maiores resenhas que eu escrevi e continuaria escrevendo, mas talvez ficasse muito cansativa. Então paro por aqui querendo saber o que você achou da resenha e se ficou com vontade de ler. Ou se já leu, me conte o que achou da leitura. Não darei 5 estrelinhas por um único motivo, foi difícil e talvez eu cortaria algumas partes para não ficar uma leitura tão pesada, a temática e enredo já são complexos o bastante.
Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥
- Ale
Olá!
ResponderExcluirÓtima resenha!
Acho a premissa desse livro tão interessante e geralmente sempre gosto de coisas que remetem aos grandes ídolos do Rock, mas as pessoas sempre dizem para mim: Esse livro é maravilhoso, mas não sei se você vai gostar, Kaio..." NÃO SEI O QUE ACONTECE.
Daí acabo nem indo atrás
=D
http://osdragoesdefogo.blogspot.com/
Que pena Kaio! Tenta dar uma chance.
ExcluirBeijos
Oi Alê,
ResponderExcluirCurti muito a proposta desse livro e ainda tem trilha sonora maravilhosa *.*
Fiquei curiosa como a autora trabalha com as figuras famosas e sobre a resolução.
Livros de superação são sempre bem vindos.
Ótima resenha.
tenha um ótimo final de semana.
Nana - Obsession Valley
Concordo com você, Nana!
ExcluirBeijos
Oi, Alessandra! Tudo bem? Menina, eu sou doido para ler esse livro! Eu adoro a premissa dele e acho essa capa linda! *----* Adorei a sua resenha, ela me deixou ainda mais interessado para ler Cartas de Amor aos Mortos! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Fico muito feliz com isso Tony!
ExcluirBeijos
Olá Alessandra, tudio bom???
ResponderExcluirObrigada por sua visitinha ao meu blog e eu ameeei, sua resenha, sou louca com esse livro contudo até hoje não comprei.
Sua resenha só aumentou mais minha vontade lê-lo =D
Beijinhos
obs: to te seguindo também flor
http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/
Obrigada Kaah!
ExcluirBeijos
Auuuunw,eu fui na livraria ontem pra comprar livro(ah Carol,jura?ahahahah) e daí vi esse livro lá.Não peguei porque não estava afim de chorar,cara,rs.
ResponderExcluirMas a sua resenha ficou linda :)
beeeijos flor ^^
http://carolhermanas.blogspot.com.br/
Obrigada Carolina!
ExcluirBeijos
Oi Alessandra,
ResponderExcluirObrigada pelo lindo comentário que deixou no meu blog. Também gostei daqui e estou seguindo.
Sua resenha está ótima. Eu adoro esse livro, ganhei de presente de uma amiga e o primeiro vídeo do meu canal foi sobre ele ♥
Beijos
Blog Historiar
Muito obrigada!
ExcluirBeijos
Oi Alessandra!
ResponderExcluirPrimeira resenha que leio desse livro e percebi que você realmente gostou dele. Também sou dessas que, quando curto um livro, posso escrever até dizer chega.
Graças a Deus nunca perdi alguém tão próximo mas, estive perto de isso acontecer. Às vezes me pego pensando se isso tivesse acontecido e o que eu teria de fazer.
Beijos e seguindo
Balaio de Babados
É uma situação tão complicada que nem dá para imaginar. :(
ExcluirBeijos Luiza
Esse livro tá na minha lista de desejados *.*
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Beijinhos :*
Sankas Books
Que bom Thay!
ExcluirBeijos
Oii Alessandra!
ResponderExcluirJá passei tantas e tantas vezes por esse livro, mas nunca senti vontade de ler. Lendo sua resenha, não sei se consegui sentir as coisas que você sentiu, mas entendi e fiquei morrendo de vontade de ler também e conhecer esse mundo. Já até li o poema e.e. cummings e nossa, que poema lindo!
Estante de uma Fangirl
Fico feliz com seu comentário Daniele!
ExcluirBeijos
Que historia linda !
ResponderExcluirBeijos U&B
Adriana e Cláudia
www.unhasebocas.blogspot.com.br
Instagram @blogunhasebocas
https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts
Obrigada!
ExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro.
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Que bom que trouxe novidades!
ExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro.
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Olá,
ResponderExcluirEu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não cheguei a ler a obra, que parece ser super bacana, mas ando sem tempo de ler outros livros. Só nas férias agora.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Sei bem como é só ter as férias para ler :(
ExcluirBeijos Ines
Oi Alê, tudo bom?
ResponderExcluirQuerida, já conhecia esse livro, mas não tinha visto uma resenha tão positiva sobre ele (apesar das suas quatro estrelinhas eu vi como uma resenha bem positiva) e também a questão da dor... Acho que é um tipo de livro tipo aquele "Adeus por enquanto" mas de uma forma diferente. Eu tinha começado a ler ele e achei bacana o livro dividido em cartas - os capítulos acabam sendo curtos mas carregados de emoções, não? Acabei deixando de lado por estar lendo só no Kobo, mas agora que estou lendo mesmo, eu vou ver se pego ele pra ler depois que terminar esse <3
linda mesmo a passagem que você colocou em homenagem para seu pai <3
Também levo muito a fé em minha vida, Alê, eu acredito ser muito importante, algo que nos guia e nos guarda sabe...
Adorei!
minina, tive que te indicar na TAG
aquela tag é muito amorzinho <3
hehehe quando fizer vai correndo me chamar que eu venho ver tá? :D
Agora vamos voltar aos assuntos:
- Eu li só Perdida e AMEI, mas não li Encontrada e agora saiu Destinado e <3 gente, onde clica pra te apertar? que fofa! hahahahah vc comprou o com luz interna? <3333
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com
Vou te responder lá no seu blog *-*
ExcluirObrigada meeesmo!
Beijos
Eu ainda não li, mas me encantei com os quotes que você selecionou *_*
ResponderExcluirwww.saidaminhalente.com
Obrigada!
ExcluirOi Ale!
ResponderExcluirSempre via muita gente comentando sobre este livro na época do lançamento, mas não quis ler por causa dos inúmeros comentários negativos que vi. Gostei muito de conferir sua opinião, deve ser uma obra que te emocionou muito!
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com
Emocionou mesmo Dani! Beijos
ExcluirParece que é um livro que fala de questões delicadas.
ResponderExcluirhttp://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/
Com certeza!
ExcluirCaramba...muito interessante.
ResponderExcluirSinto muito pelo seu pai. :/
Bjim ...
blog Usei Hoje
Obrigada!
ExcluirBeijos
Oiii!
ResponderExcluirAlê, eu já vi diversas resenhas super negativas para essa obra e é engraçado como isso muda devido a experiencia de vida. Imagino como foi dificil continuar a leitura pensando no seu pai que com certeza tem orgulho da filha onde é que ele esteja.
Eu particularmente perdi a vontade de ler essa obra >< Mesmo com seus elogios, eu não leria no momento.
Mas nunca digo nunca.
A resenha está ótima e é sempre bom quando temos muuuito a falar né? Eu particularmente adoro :D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Eu entendo que esse livro é de fases Ani, quem sabe um dia?
ExcluirBeijos e obrigada
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAchei incrível sua resenha.
Meus pêsames e imagino como deve ter sido difícil a leitura.
Eu li esse livro e sofri muito, não por ter passado por algo parecido, mas por me envolver de uma forma absurda com o enredo. Acho esse livro maravilhoso, singelo como é possível ser perante a dor.
bj
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Obrigada Jess! é difícil, mas reconfortante.
ExcluirBeijos
Esse livro é realmente tudo de bom! Gostei muito da leitura e também curti essa parte que a autora aproveitava a deixa para explicar sobre a vida de cada famoso. Não me identifiquei como você, mas amei Laurel e seu crescimento pessoal!
ResponderExcluirBeijos,
Monólogo de Julieta
Sim, Laurel tem uma evolução visível.
ExcluirBeijos Paloma
Oi
ResponderExcluirJá ouvi falar muito desse livro e apesar de todos os comentarios positivos, muitos o comparam com As vantagens de ser invisivel e eu não gostei desse livro. E outro ponto que me fez ficar com um pé atras e por se tratar de um romance epistolar!
Gostei dá resenha, talvez um dia mude de ideia e leia a obra.
beijo
http://www.leituraseloucuras.com.br
Que pena Rebeca!
ExcluirBeijos
Já ouvi falar desse livro, mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Adorei o estilo da história, ultimamente ando muito ligada a histórias emocionantes!
ResponderExcluirbjs
blogtrashrock.blogspot.com
Fico feliz em ser a primeira a te 'apresentá-lo'
ExcluirBeijos Mah
Olá!!
ResponderExcluirLinda resenha! Pretendo fazer a minha em breve!
Só teve uma coisa que não gostei nesse livro: May. Depois de algumas, eu achava ela tão insuportável, que achei melhor ela ter morrido mesmo.
No mais, lindo e reflexivo livro.
Abraços!!