Resenha: O Casamento da Princesa

Olá amores!

Quem não conhece a série Diário da Princesa da diva Meg Cabot? São 10 livros ao todo, sendo o primeiro lançado em 2000 e o último em 2009. Já falei diversas vezes aqui no blog que cresci lendo essa série e foi com ela que aprendi a gostar da leitura. Porém, no ano passado tivemos uma grande notícia: Meg iria trazer a Princesa Mia Thermopolis de Genovia de volta. E 2015 foi o ano desse grande retorno com o livro: "O Casamento da Princesa" publicado aqui no Brasil pela Editora Galera Record.


Infelizmente, não consegui ir na tarde de autógrafos aqui em São Paulo, pois estava trabalhando. Mas não perdi a oportunidade e corri para ler o livro. A história de Mia continua 5 anos após sua formatura na universidade, ela trabalha no Centro Comunitário de Nova York e como sempre escreve em seu diário. 

Para aqueles que só assistiram aos filmes (clássicos com Anne Hathaway), devo ressaltar que Mia não se casa com o Nicholas Devereaux, interpretado por Chris Pine. Na realidade, Nicholas nem existe nos livros. E uma curiosidade? Quem escreveu o roteiro desse filme foi Shonda Rimes! Não conhece? Aquela autora de Grey's Anatomy/Scandal/How to Get Away with Murder (séries excelentes da TV Americana).  


Voltando ao livro... Mia ainda namora Michael, o irmão de sua melhor amiga Lily. Porém, a imprensa começa a questioná-los quando haverá o tão esperado casamento real. O que leva Mia a surtar diversas vezes durante a história, os jornalistas conseguem estressá-la como ninguém, rs.


Comecei a leitura com aquele sentimento de nostalgia, Mia cita o que aconteceu com TODOS os personagens dos livros anteriores, até mesmo Lana aparece! Eu fiquei muito feliz com essa abordagem da Meg, por mais que tenhamos apenas a visão da Mia, podemos ver o que cada personagem se tornou e é um ótimo fechamento para todos. Já a própria princesa, não mudou muito. Continua escrevendo demaaais e de forma leve e divertida. Senti falta de uma problemática mais forte, mas é uma grande marca da Mia né? Histórias simples e divertidas. Os livros são como uma grande conversa, diversas relações com o 'mundo real', como por exemplo a referencias à Downton Abbey, Game of Thrones, Star Wars, Orange is the New Black, princesa Kate Middleton... faz você se aproximar da personagem. 

Porém, devo ser sincera e dizer que de uns tempos para cá, não consigo ler Meg Cabot com os mesmos olhos de antigamente. Cheguei a pensar que minha idade para ler esses livros tinha passado, não conseguia me envolver como antes, gosto sim de algumas leituras, como por exemplo a trilogia do Abandono (não cheguei a terminar, mas gostei bastante dos dois primeiros livros, resenha AQUI! e AQUI!), já a série "Rainha da Fofoca" foi decepcionante, nem consegui escrever uma crítica decente para os últimos livros, de tão perdida que fiquei. 

Esse livro especificamente, "O Casamento da Princesa" foi um livro ok, gostei pelo que a história representa na minha vida, não por ser algo UAU e que merece leitura, sabe? É o típico livro que só veio para deixar fãs felizes. Sim, porque o final é puro amor! <3


Ainda acho a Meg sensacional pela sua escrita, ela tem um dom para romances e comédias românticas, o que me faz ter a coleção de seus livros, mas não posso negar que minha idade está influenciando bastante nas escolhas de leitura que faço.

Sendo assim, para finalizar, recomendo a leitura se você já é fã da Mia, se não... passe longe, porque não te agregará em nada.

Agora chegou a sua vez! Sua idade está influenciando o tipo de livros que você lê? Gostou da resenha? Pretende ler?

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5)

- Ale

P.S.: Meus livros são com capas antigas (que felizmente, eu acho mais bonita), porém mudaram o padrão recentemente e eu fiquei bem chateada!


Comentários

  1. Nossa, eu que fiquei com nostalgia agora! hahahahaha, eu li os livros dela (acho que só 3) a muitos anos e ficou no esquecimento, agora fiquei super curiosa querendo ler todos! Ótima dica de livro ^^, e eu adoro os filmes também hahahaa.

    Beijos

    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já começou, vá até o final porque é bem legal. O difícil é começar uma série tão longa assim né? Mas se já leu 3, dá para terminar facilmente HAHAHHA

      Excluir
  2. Olá!
    Nunca li nada da Meg Cabot. Tenho bastante curiosidade em ler algum, mas começaria por algum que não faz parte de uma série.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Não acho que essa serie seja o melhor meio de conhecer a escrita da Meg. Leia Abandono. É trilogia, mas gostei muito.

      Excluir
  3. Oii,

    Eu como a louca da Meg Cabot não me conformo de ainda não ter lido essa série. Foi por puro preconceito e achando que não ia curti muito a obra. Pq era para adolescentes e tals, mas está na meta desse ano.
    AAAAAH sdds sessão de autografos.
    A Meg disse em entrevista que há dois tipos de O Diário da Princesa, o filme e o certo. E eu não vejo a hora de ler <3
    Adorei a resenha e fiquei com inveja dessa sua coleção de capas antigas hahaha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas capas antigas são minhas queridinhas. Hahaha
      Até os livros da Mediadora são antigos :( e esses eu queria a capa nova HAHAHAH

      Excluir
  4. Olá :)
    Vou ser sincera eu nunca li essa série e nem A Mediadora, eu sei devo parecer um alien, mas nunca tive vontade, os filmes eu gostei muito, é ruim vermos diferenças nada a ver de um para o outro, as capas antigas são realmente lindas! Você já leu os livros da autor como Patricia Cabot? Recomendo muito!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! Eu amo a Meg como Patricia. Ela faz romances como ninguém! Tão bons quanto Júlia Quinn hahaha

      Excluir
  5. Pensei em ler esses livros, mas minha idade também pesou. Achei que seria algo mais infantil. E como nunca li nenhum desses, acho que seria complicado, só vi os filmes e faz muito tempo hahah.

    BEijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infantil não é. Só que a história sobre um amadurecimento da personagem né? Então diversas vezes você pode se irritar com algumas atitudes ou diálogos.

      Excluir
  6. Não li os livros mas vi o filme, um verdadeiro conto de fadas
    beijinhos
    new post http://sarameirelesthesnowwhite.blogspot.pt/2016/01/whats-new-in-my-closet.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é mil vezes mais contos de fadas ainda. Mas com um toque de realidade surpreendente!

      Excluir
  7. Oi Ale, acho que essa série não faz muito a minha cabeça, não é o tipo de história que eu curto ler. Não vi os filmes também... acho que vou deixar passar. Beijo, beijo :*

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ale, tudo bem?

    Confesso que não li toda a resenha por que esta na minha meta de leitura ler esta serie, eu mesma não sabia que existia tantos livros, mas como sou apaixonada pelo filme, fiquei bastante curiosa para ler os livros! Espero ler todos esse anos *-* a Meg e maravilhosa! Uma pena você não ter conseguido ir na sessação de autógrafos ;(

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, é... Tem spoilers se você não sabe nadinha sobre o filme ou livro. Mas coloquei só a sinopse do livro 11 ;)

      Excluir
  9. Oi Ale, nunca li nada da Meg Cabot (além de um conto aqui e um acolá). Queria ler essa série de princesas mas acho ela muito grande, acabaria me perdendo..

    Beijos,
    Natália

    Do Prefácio ao Epílogo

    Participe do sorteio do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se perder, acredito que não. Tenha sempre o skoob do lado que ele te ajudará a se achar, rs. Mas pode ser cansativo sim. Não leia em seguida todos os livros. Se conseguir hahaha

      Excluir
  10. Alê, querida!
    Quanto amor quanta paxão!
    que saudade de ler essa serie deliciosa! to colecionando as capas antigas entao to no terceiro ainda, tenho o quinto e nao comprei o quarto, ai meu Deus!!!
    E essa meg lacradora hein que lança continuação dessas series maravilhosas anos depois
    eu preciso ler pq ja vi spoiler mas tudo bem kkk
    olha, eu sei que o Nicholas nao existe no livro, mas que eu achei um pitelzinho ele com a anne, isso eu achei
    ai Michael!!!!!!!!!!!
    tem tudo isso de referencia? amei hahahah super quero tambem
    ALEEE COMO ASSIM voce achou decepcionante rainha da fofocA? KKKKK é um liro que se vc ler o primeiro, tem um final ok e satisfaz, mas se le o segundo precisa ler o terceiro para ter o desfecho... ok que acontecem MUUUUITas coisas kkk jamais imaginariia no primeiro livro...
    Nao li abandono dela, quero muito, mas li mordida e insaciavel (confesso que fui mais pela capa de insaciavel rsrsr)
    bem, fico fliz que tenha tido um final bem do bom rsrs
    as vezes minha idade influencia sim o tipo de livro que eu leio, e o clima que eu to sabe? as vezes eu so preciso de um chick lit, mas tem hora que eu preciso de algo mais drmaatico, forte ou fugir completamente com fantasia...

    preciso comprar uns par ainda rsrs

    voce viu que lindeza <3

    quero ver resenha sua da Nixon heinnnnn rsrs
    vamos esperar entao to com uns livros em ingles pra ler aqui mas nao criei coragem ainda rsrs

    vou ler sim! ja baixei talvez um dia (to pensando em ler ele de proximo de tanto que vc falou rsrs) quero só ver hein dona ale u.u KKK

    sotaque britanico é sexy de-mais HHAHAHAHA nao me aguento tambem!
    aiiii eu vi legends of tomorrow... ale nao to podendo com a quantidade de series que to assistindo, to vendo a faculdade voltar semana que vem e eu ter um surto psicotico (é o último ano rsrs) poxa, tadinha da fefê </3 ela vai virar tipo uma oraculo agora... e esse final?? quem será que foi que morreu hein??? nao seeeeei!

    olha, nao ouvi sotaque escocees... é sechi? rsrsrs
    ja ouvi falar de outlander e as capas sao maravilhosas, mas nao vi nem li ainda rsrs aquele livro de mais de 800 paginas vale a pena?? eu vi vc comentando eu acho...

    adorei a resenha de guerra civil, fiquei com vontade de ler rsrs ai tem tanta coisa que quero ler que to surtndo KKKKK

    partiu SP exposição vingadoresss
    shopping eldorado? vou procurar na net... fica ate quando? rsrsrs

    bom serviço viu!tudovolta ao normal, é as correrias! eu ando trabalhando muuuito mas ta otimo rsrs

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  11. adorei a dica, vou ler bjs : )

    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. É uma pena que você não conseguiu ir na tarde de autógrafos sendo que este livro você acompanhou deste pequena :/ Acredita que eu ainda não conhecia a obra? Mas adorei é muito empolgante, adoro um romance com uma pegada de comedia. Beijos
    http://www.quintagaveta.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia? Nossa! Que bom que consegui trazer novidade com esse post! Achei que ia ser repetitivo, rs.

      Excluir
  13. Nunca li os livros dessa serie, alias, nenhum da Meg, acho que sou meio velha, sei lá, tenho medo de não gostar :((

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, depende do livro que você escolhe para ler. Esse já é mais sobre amadurecimento. Escolha um mais adulto que vai gostar.

      Excluir
  14. Nunca li nenhum livro da série, só assisti ao primeiro filme. Vi uma resenha sobre esse último livro recentemente e a pessoa teve a mesma opinião que você.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  15. Oii Alê, tudo bom?
    O Diário da Princesa é um desses que está na minha lista para ler desde sempre, principalmente porque no passado eu era uma grande fã da Meg Cabot, porém a quantidade de livros que faz parte dessa saga e a própria narrativa da Meg (que, vamos combinar, enrola um pouco) me desmotivaram, mas sempre achei O Diário da Princesa uma leitura indispensável e vou ver se esse ano vou finalmente poder colocar os livros dessa saga em dias!
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que consiga Dani e realmente... ela enrola um pouco, rs.

      Excluir
  16. Então, eu nunca li os livros dessa série, mas tenho muita vontade de ter a coleção inteira na minha estante, porque eu amo demais a Mia dos filmes. Hahahaha Mas também acho que a minha idade pode influenciar na leitura e eu posso achar a história um pouco infantil demais para o meu gosto. Mesmo assim, acho que é um risco que vale a pena.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente verdade. Vale a pena o risco, HAHAHAHAH. Beeijos Gabi

      Excluir
  17. Amei a sua resenha, eu sou mega fã da Meg, meu primeiro contato com a autora foi através da série A Mediadora e não tem como não se apaixonar pela escrita dela. Entretanto eu não sei o que estou esperando para ler a série Diário da Princesa rs Não acredito que não li ainda :/ Terei que fazer algo sobre isso rs
    Beijo*
    Amei aqui ♥
    Ps: Te indiquei em uma Tag lá no meu blog ♥
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A Mediadora" é puro amor também, hein? *-*
      Vou lá ver a TAG sim ;) obrigada

      Excluir
  18. Vou ser sincera: não li a resenha. Não vi nem a sinopse direito do livro e estou sofrendo MUITO porque ainda não pude comprá-lo. Eu sou uma eterna fã loucamente apaixonada pelo "Diário da princesa" e estou fissurada por esse livro. Não quis saber de nada, nem mesmo as coisas mais simples, porque quero tudo do zero. *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então está perdoada porque não leu a resenha, HAHAHAHA. Para fãs, sempre é melhor ter a surpresa, né?

      Excluir
  19. Oi Alê !!
    Achei que era só comigo que acontecia isso de parecer que minha idade influencia minhas leituras !! Bom saber que não estou sozinha rsrs
    Também sou grande fã da Meg Cabot e posso dizer que a Mia fez parte de minha adolescência !! Eu acabei lendo os 2 primeiros livros da série, mas não cheguei a ler os outros hehe
    Bjim

    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já a conhece, leia o resto, Paty! O último livro vale a pena para os fãs ;)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023