Cinema: Convergente

Olá pessoas!

Chegou o grande dia de CONVERGENTE! Infelizmente, não conseguirei fazer uma crítica sem spoilers dos primeiros filmes, então se você não assistiu a Divergente e Insurgente, por favor, pare de ler por aqui, mas me conta o que acha da saga, ok? Porém, se você quer saber se vale a pena ir ao cinema ver a terceira parte da saga prossiga que tem bastante coisa para comentar.


Primeiramente: você, fã da saga, esqueça tudo o que você sabe ou espera dos personagens. Está tudo completamente diferente e não um diferente ruim, vá sem preconceitos que dá sim para aproveitar e sair feliz da sala de cinema.

A química entre Shailene Woodley e Theo James é inegável. Os atores tem o poder de transmitir mensagens pelo olhar, eles se comunicam sem diálogos o filme todo e você os compreende, é sensacional essa ligação, faz com que as cenas se tornem mais naturais e envolventes. 


O drama feito entre os protagonistas é tão leve que não atrapalha o desenvolvimento da história. O foco é completamente outro, o enredo deixa claramente visível que os problemas são maiores e mais preocupantes que uma briguinha de casal. Palmas para o roteiro. A história é sobre a humanidade, sobre em quem devemos confiar, o quanto certo e errado podem depender do ponto de vista individual e que o poder pode corromper as pessoas. 

Mesmo sendo proibidos por Evelyn (mãe de Tobias e nova líder da sociedade após a morte de Jeanine) de sair de Chicago, nosso casal se junta Christina, Tori, Peter e Caleb para descobrir o novo mundo. Logo de início descobrimos que as coisas estão mais tecnológicas do que esperávamos. Hologramas, naves, bolhas para descontaminação... A fotografia é mais 'limpa' e simples que em Insurgente, porém igualmente bem feita. Fora dos muros foi criado de forma complexa sim, mas não é necessário o uso do recurso 3D para nenhuma parte específica do filme.


Vemos uma Tris mais política e um Quatro mais soldado. Ideais são questionados e alianças colocadas a prova. Acho sim que o enredo ganhou peso, não é um simples fato de abrir a caixa (como foi no filme anterior), os segredos já foram revelados e é preciso lidar com as consequências de um povo impulsivo. Em quem acreditar? Qual o rumo devemos tomar?

Outro ponto positivo é a presença de Miles Teller no filme. Eu NÃO consigo odiar o Peter. Acho que sua presença na equipe é imprescindível, ele dá um toque todo especial no grupo com sua ironia e vontade de ser superior a todos. Já Caleb é um personagem totalmente dispensável, não consigo me apegar a ele, mas como dizem... sempre tem um cunhado chato que traz problemas, né?

Agora pensando no todo para dar uma nota justa: não concordo com algumas atitudes da Tris e particularmente, achei que ela foi meio ingrata, mas sem spoilers! Talvez isso seja o ponto que mais me incomodou, essa quebra de valores da personagem,  porque de resto... não tenho nada a reclamar. Foram duas horas de filme que se passaram muito rápido, sinto vontade de assistir de novo!


O que me lembra de avisar que este filme terá sim a parte 2, há um grande gancho ao final que me deixou ansiosa por mais. Ainda não sei se busco o final dos livros nos filmes, mas posso dizer que termino essa crítica satisfeita com o que tivemos até aqui. 

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5)



Me conta você, está ansioso para assistir ou já foi aos cinemas? Deixe seu comentário!

- Ale

Comentários

  1. Oiiiii,
    Adorei sua crítica. Só um comentário, não gosto do Peter, acho que ele só quer se dar bem. Não li os livros, mas gosto muito dos filmes. Adoro a troca de olhares entre Tris e Tobias.
    Estou ansiosa pela parte 2.
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  2. Ale, vc pode suspeitar que já li todos os livros neh kkkk...mas adorei ver suas criticas, pois ainda não assisti o filme... Estou ansiosa e quando eu for assistir volto aqui pra comentar oque achei... E concordo com a fatima tambem não gosto do Peter.

    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe o quanto fico feliz em te ver por aqui Erika, volte sim e me conte o que achou do filme. Mas pensa que o Peter é mais verdadeiro que o Caleb, ele nunca enganou ninguém e soube reconhecer quando a Tris o ajudou. ;)

      Excluir
  3. Oi Alessandra!
    Vou ir assistir este filme quarta-feira, e meu maior medo é que tenham cortado muitas cenas na adaptação de livro para filme, como fizeram com Insurgente. Mas estou muito ansiosa pra assistir, até porque já faz um tempinho que eu li o livro e não me lembro da estória muito bem. Bem legal a sua resenha, parabéns!

    livrosdocesestardoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquece tudo que sabe sobre o livro, não tem quase nadinha dos livros Letícia. Vá sem expectativas, porque poderá se decepcionar.

      Excluir
  4. Oie,
    confesso que ainda não assisti nem o segundo filme, mas já fiquei desanimada de saber que tb dividiram este filme em 2 partes.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aleeee!
    Preciso ir ao cinema o mais rápido possível! *-*
    Acho melhor mesmo que o filme seja diferente, o livro é parado demaaais! Kkk
    Já fico animada por vc ter gostado ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OIii!

    Alê, vi MUITA gente reclamando do filme, e como eu não assisti ainda, não tenho o que opinar, até porque eu não li as obras :(
    Mas assim, gostei da forma como você assistiu ao filme sem preconceito nenhum, acho que o quer estraga é que as pessoas vão com tanta sede para ser fiel que acabam não aproveitando os filmes mesmo.
    Desde Simplesmente acontece eu não faço mais isso.
    Gostei da sua resenha e espero de coração que a segunda parte seja agradavel <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu fui assistir ontem o filme e nossa, curti pra caramba! Não li o livro ainda, tô na fila hehe mas tenho que dizer que gostei muito do filme. Tenho certeza que tem diferenças com a obra literária, mas realmente passou rápido. E deixou aquela ansiedade pela última parte. Aliás, virou moda agora dividir o último livro em dois filmes, só pra judiar da gente né...

    abraço!

    Marcelo Brinker
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividir é multiplicar para eles né? Deve dar um livro enorme! Hahaha Mas voou o filme né? Muito rapidinho!

      Excluir
  8. Mesmo não tendo assistido aos filmes anteriores, acabei lendo o texto porque não tenho muita curiosidade sobre a obra escrita.
    A premissa do filme é bem interessante, principalmente por causa da parte política, mas tenho receio de não gostar por causa dos personagens mais jovens.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes, personagens imaturos demais me deixam irritada também.

      Excluir
  9. Gente, assisti o primerio filme e descobri que, apesar de ter me entretido, não é mto o meu estilo de filme, sabe?

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
  10. Ameeei a sua resenha amiga! Como uma grande fã da trilogia, eu estou muito ansiosa pra assistir o filme e depois de ler a sua resenha, essa ansiedade aumentou ainda mais!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi querida,
    Então fui assistir ao filme ontem também e ainda estou pensando nas minhas opiniões sobre o mesmo. Omo estou lendo o ultimo livro ao mesmo tempo, cheguei a metade, mas não consegui terminar, não conseguir não fazer comparações entre as historias. Realmente uma coisa que me agrada e que você comentou e que o romance não e o foco dessa historia afinal temos grandes problemas que a humanidade esta enfrentando. Gostei muito das cenas de ação que foram mostradas, pois no livro temos mais historia mesmo. Sobre os personagens tenho que comentar que para mim esse filme foi do Quatro o cara vira literalmente um “rambo”, como você não gostei de algumas atitudes da Tris e não sei se serão assim no livro, mas espero que no próximo filme as coisas sejam melhores ainda e sim pretendo terminar de ler o livro antes do filme sair, então saberei logo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu ia assistir final de semana no cinema, mas não tempo de ir, não vejo a hora de assistir.
    Beijoos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu não li os livros então não me animei para assistir ao filme, geralmente não gosto muito desse gênero, mas que bom que você gostou!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  14. Oi Ale,

    Os filmes sempre chamaram mais minha atenção do que os livros. Principalmente após o final de Convergente, ainda não li e acabei perdendo a vontade. Quero muito ver o filme pretendo ir no feriado.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim Cintia! E também desanimei um pouco do livro ao descobrir o final da saga.

      Excluir
  15. Eu estou muito ansiosa para assistir esse filme porque Convergente foi o livro que eu mais odiei de todos!! Hahaha. Estou louca para saber se na telona vai ser tanto ódio de novo ou se eles conseguiram melhorar um pouco todas as decepções que eu tive com o livro.
    Beijos da Vaca ♡

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura também não foi a minha preferida HAHAHA entre os 3 livros, fico com Divergente!

      Excluir
  16. Olá, tudo bom? Menina estou doida pra assistir esse filme... não li os livros por falta de interesse, mas o filme já estou entrando em desespero porque ainda não assisti hahah

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie Ale =)

    Eu fiquei tão, mas tão decepcionada com o ultimo livro da série que perdi a vontade de assistir ao filme. Achei a narrativa lenta, cheia de mimimi e o final foi decepcionante.

    Fico feliz em saber que tiram a parte chata do roteiro do filme, mas vou esperar chegar no Telecine rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também não gostei muito do ritmo de Convergente, Ane :( mas o filme é melhor.

      Excluir
  18. Oi Ale! Eu tenho gostado dos filmes e mesmo que o pessoal já tenha vindo me falar que este não ficou bom, eu preciso ver para crer. Eu aceitei bem as mudanças que ocorreram até agora, pois acabaram encaixando bem e torço para que o final dos filmes seja diferente dos livros. Quem sabe, não é?

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo vai com expectativas lá em cima por ser fã da saga, mas eu acho que melhoraram e muito o enredo.

      Excluir
  19. Oi
    eu só assisti o primeiro filme e por enquanto não sinto a minima vontade de assistir o 2 , mas algum dia irei. Que bom que acabou gostando do filme.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito do filme 1, se não te empolgou acho que não vai gostar dos outros, rs.

      Excluir
  20. Tenho muita vontade de assistir, mas antes quero muuuuito ler <3
    Que bom que você avisou dos spoilers rs

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem spoilers do terceiro filme Thay! Pode ler sem medo.

      Excluir
  21. Oi, Aleeee, tudo bem?

    Menina, e se eu te contar que achei esse filme uma verdadeira bomba? Eu ia até fazer uma review, mas eu só teria críticas, então preferi me abster.
    Achei os efeitos especiais de péssima qualidade, eles me fizeram literalmente gargalhar. Quando eles entraram naquela bolha laranja que grudou na nave eu soltei uma sonora gargalhada! Hahahahaha
    Ao contrário de você, não acho que Shailene e Theo tenham química. Acho que ela é uma atriz muito expressiva, porém, muito limitada. Já o Theo eu concordo, ele é bom.
    E fora que mudaram muita coisa e colocaram praticamente o livro todo nesse filme, ou seja, vão inventar moda para o próximo...
    Mas que bom que você gostou, fico contente por você.


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, a bolha laranja não foi boa, HAHAHAHAA. Mas mesmo assim não consigo não gostar! HAHAHAHA

      Excluir
  22. Oi Ale, tudo bem?
    Gostei da resenha! Estou louca pra assistir. :)
    Não li os livros, então as mudanças de enredo não me incomodam. Só estou curiosa sobre o desfecho da Tris (será que manterão igual ao livro? Acho pouco provável).
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nesse caso, não ler o livro fará diferença positiva para você Priih!

      Excluir
  23. Gostei bastante da resenha. Estou ansioso para ver a continuação dessa distopia. O último filme se chamará "Ascendente" né?!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie,
    Sou muito fã da trilogia e estou louca para assistir ao filme, mas ainda não tive tempo... =/
    Eu já imaginava que teriam mudanças quanto ao livro, pois elas aconteceram gradativamente em cada filme, e essas mudanças são como uma bola de neve, depois que começa não para. Mas é bom saber que as mudanças foram para melhor.
    Agora é ir assistir para tirar as minhas opiniões.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu não li os livros, mas vi os filmes e estou adorando! Tô mega ansiosa para assistir esse, rs.

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Ale!
    Odeio a Tris desde Divergente e esse sentimento nunca mudará. Ela pode morrer que vou soltar fogos hahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  27. Eu só assisti o primeiro filme e li o primeiro livro pq descobri o final com spoilers e não gostei :( ai parei de ler e assistir pra nao me decepcionar mais hahah mas tem muita gente que gosta e pelo primeiro livro a historia é muito boa :D
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... o spoiler do final desagrada muita gente, eu mesma desanimei.

      Excluir
  28. Ai, já tô louco pra conferir esse filme, eu adoro a saga!!!
    Massa seu post, abraços!

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi Ale,
    Estou doida para assistir, ainda não tive um tempinho para ver :(
    Mas estou super ansiosa por esse filme, pois no outro para mim foi muito bom.
    Estou feliz que você tenha gostado.
    Preciso ver ♥
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  30. Oiiii Ale :D
    Ainda não fui ver o filme acredita ?! Parece que essa estreia passou batida pra mim :(
    Li todos os seus pontos e acho que vou gostar. Desde Insurgente o filme esta com um rumo diferente e eu estou gostando!
    Quero ver logo pra poder dar uma opinião :D


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ola, eu não sou um fa dos livros, mas eu me diverti bastante com a leitura.
    Quanto aos filmes eu assisti somente o primeiro, que me surpreendeu bastante, do jeito bom.
    Eu estava um pouco desanimado ja com Divergente por causa de algumas coisas que ouvi sobre Insurgente, mas quando vi o trailer de Convergente passou quando fui ao cinema segunda eu fiquei louco para ver, parece que mudaram mesmo muita coisa, mas mudaram para melhor.
    Quanto ao final de tudo, eu li uma noticia que o final do livro será sim mantido no filme Ascendente que estreia ano que vem.
    xoxo

    Planeta94.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que mudaram para melhor sim, e olha que eu não sou dessas que descarta livros por filmes, rs.

      Excluir
  32. OMFG já saiu? Eu tô completamente perdida no tempo kkkkkkkkkkk
    tenho uma história de amor e ódio com Divergente... assisti ao primeiro filme: amei. Li o primeiro livro: amei. Li o segundo livro: gostei. Assisti o segundo filme: gostei. E desde então não tive coragem de ler Convergente e me decepcionar. Mas sei que terei que fazer isso antes de assistir :/ o Caleb é um malaaaaaaaa, fico olhando pra ele e pensando "Gus, quando foi que você se tornou esse babaca?" kkkkkkkkk

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras| CONCURSO CULTURAL: escolha um nome, ganhe prêmios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso assim... NOSSA! Como o Caleb me irrita, rs.

      Excluir
  33. Aiiii mds alee! Eu estou doida pra assitir esse filme, mesmo vendo muitas pessoas falarem que ta bem infiel, mas sabe, a franquia de divergente nos cinemas nunca foi 100% fiel aos livros, mas eles fazem algo tão bem feito e bom que a gente abstrai e consegue amar os filmes rsrs
    Na minha cidade não tem cinema, mas assim que eu puder vou ver!

    Beijoo da Roque

    http://www.depoisdevoar.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fidelidade em Divergente é algo relativo, né? Porque eles conseguem fazer algo melhor na telona mesmo criando novas histórias. Me conta o que achou depois de assistir ;)

      Excluir
  34. Oi Alessandra,

    Eu tenho uma relação complicada com esses filmes. Não li os livros, mas peguei spoiler do final, acho que como todo mundo. Acabou que eu acompanho só a adaptação e gostei muito do primeiro e do segundo, mas esse eu achei estranho. Não vi muita conexão com os outros e me lembrou demais Maze Runner.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023