Resenha: Pequenas Grandes Mentiras

Olá amores!

Hoje, vamos falar um pouco sobre o livro que deu origem a série que estreou na HBO há algumas semanas, "Big Little Lies" ou então, como podemos traduzir, "Pequenas Grandes Mentiras". Escrita por Liane Moriarty e publicada pela Editora Intrínseca, essa obra é tão cheia de altos e baixos que fica difícil comentá-la em paralelo com a série, ou seja, muitas vezes, vou cruzar os caminhos, mas não se preocupem, não tem spoiler!


A história acontece em Monterey, cidade litorânea dos EUA, onde um assassinato ocorreu. Porém, não sabemos quem morreu e nem mesmo quem matou. A série terá 7 episódios que brinca entre passado e futuro, mostrando como eram as vidas das pessoas envolvidas nesse crime. O foco fica, principalmente, em Madeline, Jane e Celeste. Todas são mães e cheias de problemas pessoais.

Madeline (Reese Witherspoon) está na crise dos 40 anos e está perdendo a filha mais velha para a atual esposa de seu ex-marido. 

Jane (Shailene Woodley) é nova na cidade e seu filho Ziggy é acusado de tentar estrangular Amabella, filha de Renata, uma executiva extremamente inconveniente. 

Celeste (Nicole Kidman) que tem gêmeos com um marido mais novo, precisa lidar com o fato de que o casamento perfeito não é tão perfeito assim, podendo até mesmo ser violento. 


Pelo que estou percebendo, a série está bem fiel ao livro. Gosto do fato do roteiro muitas vezes utilizar os mesmos diálogos ou frases dos personagens, isso o caracteriza como realmente a autora pretendia. Não é nada simples ou bobinho, é um enredo inteligente, com personagens complexos que te questionam a todo momento.

O que me levou a escrever esse texto antes da série ser finalizada (além do fato de eu já ter lido o livro)? É muito inquietante! Você se vicia, fui lendo conforme os episódios iam saindo e quando chegou o momento decisivo (Jane contando seu passado para Madeline) eu engoli a leitura. Confesso que demorou para a escrita da autora me conquistar, porque há alguns pontos lentos, mas seu enredo é extremamente bem desenvolvido e coerente.

Formei várias teorias, uma delas estava certa e a outra TOTALMENTE errada, ou seja, eu fui surpreendida! Não vejo a hora de ver tudo retratado nas telinhas. O elenco é impecável, Reese faz uma Madeline com maestria, achei que Shailene não iria me convencer como mãe, mas fui totalmente pega de surpresa com sua intensidade e Nicole Kidman? O dilema de Celeste não poderia ser melhor retratado, queria destacar as cenas de sexo, porque há aquela tensão que o livro (com descrições e pensamentos) consegue nos transmitir perfeitamente. Nicole usa o olhar e as expressões para nos contar o quanto dói uma relação abusiva.



Outro ponto que quero ressaltar é que a autora traz discussões muito importantes e feministas durante a obra. Jane explicando como a sociedade vive em função da beleza e do corpo ideal, Madeline confrontando o marido quando o mesmo chama uma garota estuprada de boba e principalmente Celeste com as agressões e proibições. Uma das cenas que mais me impactou foi quando Celeste diz que ama ser mãe, mas isso não a completa, ela precisa trabalhar, ser auto-suficiente, para assim poder ser plena. É sensacional a maneira como assuntos do cotidiano se tornam fundamentais para construir uma forte história. Senti que aquilo poderia ser real, na verdade, é real! Muitas mulheres passam por isso e precisamos mostrar ao mundo o quão errado pode ser o fato de uma mulher se limitar ao que o companheiro quer.

Ah! Não posso ignorar a presença das crianças na história. O fato do tema central dos pequenos ser o bullying é outra confirmação que o enredo é atual e precisa ser discutido abertamente. O mais legal  e original disso tudo é que vemos a perspectiva de uma mãe que precisa lidar com os dedos apontados para ela, o seu filho é o acusado, não a vítima. A dúvida e certeza que Jane tem perante Ziggy e como ela conduz a situação é o ponto alto desse plot. 




Fiquei apaixonada por como a HBO trouxe o melhor da obra. Estou totalmente viciada na série e assim que novos episódios são liberados, eu corro para ver (a entrada é tããão linda que é impossível pulá-la, rs). Acho que foi uma ótima iniciativa trazer a adaptação nesse momento da sociedade e já temos a confirmação de que mais livros da Liane virão para a TV. 

Já a leitura, eu super recomendo, principalmente para as mulheres. O problema da fluidez existe, mas se vencido é uma grande história. Ela te faz pensar sobre sua vida e como você gostaria de segui-la. 

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5) - Muito bom!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. OI Aleeeee, tudo bem?
    Meu, eu to LOUCA pra ver essa série e depois de ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Ta todo mundo falando super bem e que esse elenco ta arrasando, também né...que elenco!!!!!!
    Beijos, e mais uma vez, adorei o post!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale!
    Nunca senti vontade de ler esse livro mas lendo sua resenha me despertou! Ainda mais tendo a série para ver também... vou ver se leio e assisto depois!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima escolha, mas foi o piloto da série que me animou a ler, rs.

      Excluir
  3. Oie Ale =)

    Estou vendo o pessoal comentar dessa série, mas ainda não consegui assistir ela. Li um livro da Liane Moriarty e gostei bastante e esse sempre me deixou bastante curiosa.

    O elenco é ótimo, e acredito que mesmo com os pequenos pontos "negativo" que você trouxe, a série parece valer a pena.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Queroooo ler! Comecei a assistir a série e agora quero ler o livro pra poder voltar a assistir porque sou dessas <3

    Beijos,
    Clarissa do Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  5. Uau!! Amoo! Já quero ler, deve ser tão emocionante! Amei a resenha!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ale!
    Eu estou amando essa série. Eu ia ler o livro, mas agora que sei que está acabando, vou esperar mesmo pra saber quem foi o assassinado.
    Reese e Nicole estão dando um show de atuação, mas não tem quem faça eu gostar da Shailene.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério??? Eu adooooro a Shailene!!! Mas a Reese e Nicole estão arrasando mesmo.

      Excluir
  7. JÁ QUERO ASSISTIR SÓ PQ A TRIS ESTÁ NA SÉRIE hahahahah <333 não conhecia essa série ainda, mas adorei a premissa dela e o fato de ser baseada em um livro me deixa ainda mais animada, com certeza assistirei! Ótimo post!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah Quem nunca chamou Shailene de Tris mesmo ela não estando no papel? HAHAHAHAHAHAHHAHA

      Excluir
  8. Oie
    Sempre tive vontade de ler algo da autora, e este livro tem um enredo muito bom. Fiquei com vontade de assistir a série.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Ale, tudo bem?
    Li o livro já faz tempo e me esqueci de algumas coisas. Mas estou assistindo a série e estou adorando relembrar essa história. Ótima indicação!
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão sendo até que fiéis, né? Algumas mudanças, mas nada drástico até agora.

      Excluir
  10. Oi Ale,
    Não sabia da série :o
    Tenho uma amiga que leu o livro e gostou bastante.
    Adorei a duca.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale, td bem com vc?
    Vc podia ter me convidado pra ler junto, tenho esse livro aqui! haha Na vdd, já tentei começar a lê-lo algumas vezes, mas senti uma pontinha dessa falta de fluidez que vc falou. Vou tentar novamente ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENTIRA! Podíamos mesmo! Veja alguns episódios da série, talvez ajude. Me ajudou, rs.

      Excluir
  12. Que legal! Eu nem sabia que tinha livro acredita?
    Eu assisti ao primeiro episódio da série recentemente e curti para caramba, principalmente pelo mistério do assassinato.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa série e muito menos esse livro, mas a sua resenha me deixou louca pra conhecer melhor essa história. Eu amei o enredo, parece ser muito interessante e é o tipo de história que eu gosto de acompanhar. Amei a dica!
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/03/resenha-do-filme-bela-e-fera.html?m=1

    ResponderExcluir
  14. Como assiiiiiiim você me trás essa resenha??? hahaha precisoooooooooooooooo ler. Droga, mais um livro pra comprar kkkkkkkkk Nossa, achei tudo o que você falou muito interessante e intrigante. Não vi a série ainda, mas já tinha ouvido falar do livro há um tempo. Mas confesso que nunca parei para procurar. Também sou do time que a Shai não me convence como mãe. Como ainda não vi a série, bora ver se vou morder minha língua hahah. Amo Nicole e acho que não há nada que ela faça que seja meio que meia boca, então aposto numa atuação super brilhante dela nessa série. E quanto aos temas em questão, já estou mega curiosa pra saber como a escritora escreveu a questão do relacionamento abusivo porque, parece meio coisa de "isso nunca vai acontecer comigo", mas o pior é que sim, pode acontecer. Já aconteceu comigo a propósito e custei para realmente afirmar ser um relacionamento abusivo, porque, por mais que os sinais estejam lá na nossa frente, ainda achamos que somos nós as erradas. Porque no fim é isso que eles querem passar né?

    Nossa, só sei que PRECISO LER feat.. PRECISO ASSISTIR hahaha

    Beijos
    http://www.mayaquaresma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Maya? Deve ter sido bem complicado. Talvez algumas situações que a Celeste passe, você se identifique. O fato dela não poder trabalhar, me impactou bastante.
      Acho que valeria a pena você assistir, viu? E depois vamos comentar tudo!!!

      Excluir
  15. Oie! Eu vi esse livro super baratinho nas Americanas, e me arrependi por não ter comprado. Fico feliz pois resolveram fazer uma adaptação, estou curiosa para assistir!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devia ter investido, Elidiane! Procure da próxima vez que for lá.

      Excluir
  16. Oi, Ale! Tudo bem? Pois comigo nem rolou isso da fluidez... Eu amei o livro e estou torcendo o nariz para algumas mudanças que estão fazendo na série (ex: plot da Madeline com o diretor da peça). Mas ainda assim, vale a pena ver. A trilha sonora é a abertura são maravilhosas <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Alessandra,

    Eu tô querendo ler esse livro desde quando anunciaram a série. Tenho acompanhado e gostado bastante, agora quero conhecer a escrita da autora. Ainda mais que outros livros dela serão adaptados.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  18. A série é uma produção realmente incrível, vou tentar pegar o livro. A séries de drama são os meus preferidos, mas Big Little Lies se tornou no meu filme preferido. Sua historia é muito fácil de entender e os atrices podem transmitir todas as suas emoções. Na minha opinião, Sharp Objects serái uma das mehores series drama que será lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. O série superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Esta série conta uma história extraordinária.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023