Cinema: Extraordinário

Olá amores,

Finalmente assisti "Extraordinário" e confesso estar arrasada, o filme mal começou e eu já estava aos prantos... Pois é, a adaptação do livro homônimo escrito por R.J. Palacio e publicado pela Editora Intrínseca foi um sucesso e hoje, venho contar um pouquinho da minha experiência com a obra.


A história é sobre Auggie, um garoto com uma deformidade facial que estudou em casa até agora. Prestes a iniciar no 5º ano, sua doce e amorosa família decide que está na hora dele frequentar a escola, porém as crianças do Ensino Fundamental não serão tão gentis quanto sua família.


Retratando a adaptação escolar de Auggie de uma forma bem dolorosa e sincera, o filme é muito fiel ao livro. Alguns podem pensar que o enredo é simples e bobinho, afinal, o protagonista é uma criança. Mas nããããao. Essa obra é daquelas necessárias, o mundo precisa conhecer e absorver sua mensagem. É o que eu costumo dizer: um serviço social!

Jacob Tremblay é o ator que faz Auggie. E que atuação! O menino traz a sensibilidade e emoção do personagem de uma maneira bem impactante. Ele é excelenteeeeee e o principal responsável pelas lágrimas que derramei desde o início, porém preciso dizer que o filme não seria o mesmo sem Julia Roberts interpretando Isabel, a mãe do protagonista. Julia passa emoção com o olhar, suas expressões foram tão sinceras que comovem o telespectador mesmo sem diálogos.


O filme tem cerca de 1 hora e 50 minutos, mas passa de maneira bem rápida. Intercalando os pontos de vista e fazendo o que faz de melhor: jogar na cara da sociedade que podemos ser bem malvados quando queremos, o enredo é cheio de preceitos, mensagens de otimismo e ensinamentos. O bullying é abordado sem receios, gerando questionamentos sobre o que realmente faz a maldade em uma criança, será que não é um preconceito dos próprios pais que sem perceber passam isso aos filhos?


Infelizmente, os pré-conceitos estão intrínsecos no ser humano. Basta ver o quanto as palavras 'gay', 'gorda', 'gordice', 'viado', 'dragão' são usadas. Tudo é uma questão de esteriótipos. "Extraordinário" vem para quebrar esses tabus, mostrar a todos que o coração e o caráter precisam falar mais alto. Depois não sabemos o porquê existem altos índices de depressão e suicídio. Atualmente, a bondade está em falta nas pessoas.


"Entre ser gentil e estar certo, escolha sempre ser gentil"

Outro ponto que gostaria de ressaltar é a presença e o posicionamento da irmã do Auggie nessa história. Via se torna importante por sua maneira honesta de ser. Ela não é malvada, não é chata e muito menos raivosa. Ela apenas quer ser tão filha de seus pais quanto Auggie. Há a compreensão pela condição do irmão, mas ela também se mostra real, também merece ser vista e valorizada.


Um filme sobre amizade, sobre amadurecimento, sobre família, sobre ser humano. Delicado, sensível e eficaz. Ele muda você. Recomendo a todos que vão ao cinema o quanto antes, esse clima de final de ano merece um toque de esperança!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Emocionante, um dos meus filmes favoritos!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Esse filme é maravilhoso! E o melhor: ficou super fiel ao livro <3 não cheguei a me comover como você, mas talvez porque já sabia como a história ia se desenrolar. O tipo de filme que todos deviam assistir e refletir mais sobre como tratamos o próximo né?

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um daqueles filmes que quero muito mas mesmo MUITO ver! Além de ser uma adaptação, o tema diz-me muito e tem actores que gosto muito. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  3. Olá Ale, tudo bem?

    Sempre que tem uma adaptação de um livro que amamos, ficamos com receio né? Ufa,fiquei muito feliz com o resultado. A história está bem fiel a do livro e o filme ficou incrível. Espero que todos assistam pois a mensagem que o filme passa é muito importante.

    Beijos!
    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alê!
    Acho que ainda sou a única que não assistiu a obra e nem leu o livro. Sei bem que o livro é emocionante e por isso espero encontrar justamente isso com o filme, ainda mais com um elenco tão arrasador como esse.
    Beijão
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii Ale, tudo bem?

    Estava tão empolgada para assistir e ai desanimei esses dias, fui ao cinema e acabei assistindo "O rei do show" que é um filme maravilhoso por sinal.
    Espero ir novamente ao cinema e ainda ter tempo de assistir... depois dessa resenha eu quero ver... Rs

    Beijos,
    Keth ♥

    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Ale!

    Nunca tive coragem de ler o livro e assistir o filme pior ainda.
    Talvez agora me ceda para chorar muito e leia o livro kk
    Beijão e Feliz Ano Novo!
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale, td bem?
    AAAA suas resenhas *-*. Eu to louca pra ver esse filme e ler o livro, só de saber que ele é super fiel já me animei mais ainda hahahaha. Parece ser lindo mesmo! E é como vc disse, necessário de ser assistido!
    Beijos e feliz ano novo!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=xsLYXWj4yPg&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  8. Oi Ale
    O filme é lindo né? Eu amei, e fiquei com vontade de reler o livro, é tocante e emocionante.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ale!
    Eu estava louca para assistir o filme, mas infelizmente os cinemas da minha cidade não colaboraram comigo. Choro toda vez que lembro desse detalhe.
    Pelos comentários que vi, ele ficou bem fiel.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale,
    Eu adorei o livro e estava com um pé atrás de conferir o filme, por medo de que a adaptação nao fosse tão boa. Mas só estou vendo comentários positivos sobre o film, então acho que vou encarar rsrs.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Apesar de não ter o livro, o filme quero MUITO assistir <3
    Adorei a resenha.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Ale =)

    Eu chorei o filme todo rs... De todos os lançamentos cinematográficos de 2017 esse era o que eu mais estava ansiosa para assistir. E ficou perfeito!

    Singelo, delicado e emocionante como o livro.

    Beijos e Feliz Ano Novo ;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não fui ver, mas quero muito, me parece muito bom!! Quero ler o livro também!!
    Meu blog: https://jadiziaoamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ale! Que bom que o filme te encantou. Eu não conferi esse, acabei vendo outros nesse final de ano. Acredito que seja garantia de lágrimas pelo teor da trama. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Aleeee
    Realmente é um filme perfeito pra ver nesse fim de ano!
    Eu ameeei muito tbm, o Jacob e a Julia realmente estão ótimos; e a Via é uma ótima personagem msm, tanto no livro qnt no filme! Todo mundo devia MSM ver isso ❤
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Alê, tudo bom?
    Tô muito ansiosa pra ver esse filme. Vou acabar conferindo quando chegar na Netflix ou em DVD (o que for mais rápido) porque cinema nesse fim de ano só Star Wars de novo e de novo :P
    Achei o trailer e a história muito tocantes, tô pronta pra me emocionar!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ale.
    Eu estou para ler o livro e assim que ler vou assistir. Bom saber que o filme é fiel ao livro e sua história. Eu já me emocionei com o Jacob em O quarto de Jack, por isso estou ansiosa para ver a atuação dele nesse. Espero gostar e chorar muito hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  18. EU AMO ESSE LIVRO ♥
    E tô mt mt mt mt curiosa pra conferir como ficou o filme!
    Que bom que você gostou!
    É uma história tão linda que eu torço muito pra que TODOS possam conferir <3

    Feliz ano novo!
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  19. Oi Alê,
    Estou doida para assistir, adoro Jacob e a Julia.
    Mas, vou ler antes.

    Tenha um próspero 2018!
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023