Feminismo - He For She

Oi Pessoal!

Hoje o "Estante da Ale" vai falar sair um pouco do mundo cultural (livros/filmes/séries) e falar um pouco sobre um tema que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia: Feminismo.

Para quem não lembra, tudo começou com o épico discurso da Emma Watson em uma palestra da ONU. Para quem não viu, colocarei o vídeo abaixo:


Assim, iniciou-se a campanha "HE FOR SHE" (Ele Por Ela) que vem ganhando mais e mais adeptos. E não estou falando só das mulheres não, vários homens vem apoiando a causa que luta por igualdade dos sexos. 


E domingo, dia 22/02, no Oscar, Patrícia Arquette ao receber seu prêmio como melhor atriz coadjuvante pelo filme Boyhood também demonstrou seu apoio pela causa, o que gerou mais repercussão ainda. Ela disse: “É a nossa vez de ter direitos salariais iguais, de uma vez por todas, para as mulheres nos Estados Unidos da América”. Porém, não devemos apenas pensar nos Estados Unidos da América e sim no mundo todo. 


Quem me conhece, sabe que eu sou sim um pouco machista, por apoiar o cavalheirismo dos homens e a doçura das mulheres. Porém, acredito que devemos nos unir e apoiar a causa. O feminismo é mais que uma luta comportamental, devemos entender o feminismo como luta por uma sociedade melhor.
  1. "Feminismo é um movimento social, filosófico e político que tem como objetivo direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero."
Abaixo, colocarei um vídeo encontrado no site Catraca Livre sobre este caso:


Quando terminei o vídeo pensei comigo mesma. Mas isso é ruim só para mulheres? Ou para o ser humano em geral? Não prestar atenção em uma conversa ou soltar um pum não são atitudes masculinas. São atitudes de seres humanos. E seres humanos são diferentes. Podemos generalizar que todos os homens são assim? Claro que não, assim como nem todas as mulheres são frágeis e delicadas. 

O mundo merece mais que igualdade, merece respeito e educação.

E para completar o Catraca Livre colocou o seguinte questionamento quanto ao vídeo: Vivemos em uma sociedade em que, há tempo, o público feminino luta pela igualdade de gênero. É possível generalizar tanto assim um comportamento a ponto de defini-lo como predominantemente masculino ou feminino?

É certo dizer: Coisa de menina? Coisa de menino? NÃO! Já nascemos com esterótipos prontos, padrões a seguir. Por que será que existe o bullying? Pela falta de respeito e tolerância que a sociedade nos impõe. Está na hora de começarmos a abrir os olhos e fazermos diferente do passado. Está na hora de termos orgulho de nós mesmos, independente de sermos homens ou mulheres. Todos somos capazes e diferentes.


Totalmente apoio a campanha He For She. E espero que esse post te faça pensar um pouquinho sobre a sociedade em que vivemos, se realmente é isso que você quer passar para seus filhos.

- Ale

P.S.: Esse texto é assinado por uma garota que AMA as princesas da Disney, porém tem uma quedinha pelos super heróis da Marvel e pelo Batman da DC. Olha só: ela sabe a diferença de Marvel e DC, o que deveria ser 'coisa de menino'. ;)

Comentários

  1. Adorei, acho inspirador a Emma ser a porta voz desse projeto, é uma coisa a se pensar, temos que mudar a visão machista desse mundo .
    Já estou seguindo seu blog, se puder retribuir :)
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk, nada a ver, eu também sei a diferença entre Marvel e DC kkkkkkkk, e também adoro as princesas disney, mas pensa bem: é melhor ser a mulher maravilha, que é heroína e princesa, bem legal, né? ahahahah

    Eu não vi o discusso dela, mas ela é uma jovem mulher bem articulada e antenada com o tempo em que estamos, gosto muito dela.....mas penso que serão ainda anos e anos de "luta" para alguma coisa acontecer, penso que já se conseguiu "muito" da queima dos sutiãs para cá....um feminismo bem radical né?......Mas a sociedade tem que rever muitos conceitos ainda
    bjs
    ps: não somos nós, a cassandra que não sabe colocar tempero num casal, kkkkkk, a Tessa, das peças infernais quase me irritou igual a Clary, e olha que eu amei a outra trilogia
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que prefiro ser a Katniss HAHAHAHA
      Gosto dessa coisa de arco e flecha!
      Beijos Renata

      Excluir
  3. Oi!
    Acho o feminismo uma causa extremamente importante, é realmente muito triste quando a sociedade ve a mulher de maneira errada.
    Adorei o post!
    Abraço
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ale, muito bom abordar esse tema. Sou a favor da campanha He For She, acho que demorou muito para as mulheres serem valorizadas, tratadas igualitariamente e não mais taxada como brinquedos dos homens.

    http://www.grazihaveablog.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro o projeto He for She e adoro os discurso da Emma. Acho legal e importantíssima a iniciativa. Acho legal a Emma ter aproveitado o fato de ser famosa e um ícone atual para chamar a atenção para uma causa tão importante.

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tal como os Homens, as mulheres têm o direito de lutar por aquilo que querem :)
    Adoro o seu trabalho.

    thatstory1.blogspot.com
    https://www.facebook.com/porvezesserespecialtemconsequencias

    ResponderExcluir
  7. OOi,

    Alê, penso como você!!!
    Acho que merecemos respeito, tanto homem quanto mulher.
    Gostei MUITO do seu post e eu não sei a diferença entre DC e Marvel, mas gosto dos herois da Marvel hahahaha

    Parabéns pelo post!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ale!

    Concordo plenamente com você! E também apoio essa campanha! A principio, amei o discurso da Emma, e no Oscar não me liguei que o que a atriz lá falou estava relacionado ao feminismo, mas, enfim, totalmente apoio!

    Por direitos iguais!

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi querida,
    Gostei muito do seu post, porém não gosto de dar muito minha opinião sobre esse assunto porque acabo me estressando demais. Afinal trabalho em um ambiente onde 99% das pessoas são do sexo masculino e já vivi muito preconceito disso, na questão de que os homens tem mais cerebro que nós mulheres...então enfim..sabes minha opinião sobre isso tudo.
    BeijoS
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi! Gostei muito do post e dos vídeos. Muito bom ver até os homens apoiando essa causa. Realmente, precisamos de respeito, não só às mulheres, mas respeito para todos!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Ale =)

    Eis um assunto delicado. Sinto que por mais que nos últimos anos nós mulheres conquistamos alguns direitos, a estrada ainda é muito longa ...
    Parabéns pelo post!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alê, tudo bem?
    Esse é um assunto relativamente relativo, rs. Claro que apoio o He for She, o discurso da Patricia no Oscar e etc, mas assim como você também apoio o cavalheirismo no homem e a doçura na mulher. Por isso que acho que feminismo é relativo. Se mulher feminista é aquela que é contra mulheres apanharem dos maridos, contra mulheres ganharem menos nos mesmos cargos... Então sou feminista. Se machismo é achar que mulher deve se valorizar, não deve pegar geral e tal. Então sou machista...
    Enfim, entende meu ponto?
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente e acredito que você me entendeu quando citei o cavalheirismo! ;)
      MUITO obrigada Roberta!
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Alê!
    Eu vi o discurso da Emma e simplesmente adorei. Se antes eu já era fã, agora sou mais ainda.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oláa Ale,
    Adorei o seu post, de verdade! Acho que esse é um assunto muito abordado, apoio o He for She, todos devemos ter direitos iguais, independentemente de como você é. Maaaaaassssss eu apoio o cavalheirismo também, quem não ama um homem todo fofo e gentil?? Isso podemos deixar passar, kkk Eu sou feminista, mas tem uns pontos que eu fico completamente confusa. Isso é um assunto muito delicado e relativo. Mas eu acho muito legal de nós estamos cada vez mais pegando os nossos direitos.
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você entendeu o que eu queria dizer Ana!
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  15. Eu ainda não sei o que eu acho do feminismo. tipo eu acho a causa legal, igualdade e tudo mais, sempre gostei de muitas coisas "de menino" e achava chato quando alguém me falava que eu não podia gostar, mas eu sempre gostei de quase tudo do universo feminino, ai ai. Mas, pra mim tem muita feminista extremista, que eu acho as atitudes horriveis, gosto de bom senso, gosto de gente que não sai pelada por ai, que não desrespeita a religiao dos outros, mas não vamos entrar em maiores discussões. Concordo com o seu ponto de vista! Também amo princesas, heróis, e ben 10 KKKK Minha prima de 6 anos vive me dizendo que eu não posso gostar de ben 10 porque eu sou menina e porque eu sou grande, apoio uma causa pra não infantilizarmos os desenhos também! kkkk
    beijos!
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também apoio essa causa de não "Infantilizar Desenhos"! Adorei, haahhaha
      Beijos Larissa

      Excluir
  16. Olá! Adorei o seu post, acho que devemos falar mais dessas coisas e trazer o assunto cada vez mais para o nosso "meio". Acho que sou um pouco parecida com você, apoio o cavalheirismo e gosto da "doçura" que as mulheres tem. Mas também acho que devemos ser tratados todos como iguais, com bom senso.

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz, fico feliz que tenha entendido meu ponto de vista!
      Beijos

      Excluir
  17. Adorei o post, Ale! Também sou super a favor dos movimentos pela igualdade de sexos. #HeForShe :)

    http://blogdocmedeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    AMO o feminismo e tudo o que ele representa para o mundo, é incrível! O triste é que algumas pessoas ainda tem uma imagem deturpada da causa, porém adorei o post. São postagens assim que alegram meu dia!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Ale, adorei o post.
    É incrível como as pessoas acham que o mundo é uma dicotomia. Não acho que pedir um pouco de cavalheirismo seja ser machista e não entendo porque tudo para menina tem que ser rosa.
    Amei seus comentários.
    Bjs
    tear-de-informacoes. blogspot. com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023