Discussão: Morte de Personagens

Olá pessoas!

Resolvi escrever esse post para abordar um assunto polêmico para nós, fã de séries de televisão. Recentemente a internet foi invadida por spoilers sobre a morte de um grande personagem em Grey's Anatomy e também da season finale de Game of Thrones. Mas não se preocupem que não citarei nomes e spoilers. Apenas vou perguntar para onde essas histórias caminham. Não vale a pena discutir aqui as mortes em Game Of Thrones e The Walking Dead, por exemplo. Todos sabemos que as mortes tem motivos e consequências importantes para a história. Porém em casos de Grey's e de The Vampire Diaries, o que a saída de um personagem significativo acarreta?

Quem se lembra de The O.C? A série foi ao ar de 2003 a 2007 e tinha Marissa Cooper como uma das protagonistas. Sua interprete, Mischa Barton, decidiu sair da série na terceira temporada por não ser mais uma 'atmosfera saudável' (palavras da atriz). Infelizmente, a série não foi muito longe e só teve mais uma temporada (e ainda mais curta que o normal, 16 episódios, para dar aos fãs um final adequado).

Já a saída desse grande personagem de The Vampire Diaries já era esperada. Quando os atores assinaram o contrato do projeto, eram 6 anos. Claro que quando você faz uma série já existe a possibilidade de estender esse contrato, porém a atriz que saiu já tinha dito que não faria sua personagem para o resto da vida. E sendo assim, não estará presente na sétima temporada da série.

Outro caso parecido com TVD, mas que ainda não perdeu protagonistas é Supernatural. O produtor tinha a história original em 5 temporadas apenas. Era um sucesso? Era. Então vamos renovar para a sexta! Sabe o que o autor fez? Largou a série, disse que o projeto dele era aquele e não queria estragar sua obra. A audiência continuou boa, porque a série possui fãs fiéis, mas que a qualidade da série caiu absurdamente, isso caiu.

E aí que eu chego onde queria chegar. Por que estender tanto um projeto a ponto de perder a qualidade e os próprios atores perderem a motivação de interpretar seus personagens? Isso não desmotiva até mesmo os fãs? Vale a pena acabar a série rápido demais ou inventar histórias sem cabimento só para ter lucro? Quem acompanha TVD sabe o quanto essa sexta temporada foi enrolada e sem histórias envolventes. 

A lição que eu tiro disso é que o capitalismo compromete até mesmo a qualidade da história! Não acho errado atores saírem em busca de outras realizações e projetos, mas é errado estender algo só porque a audiência é alta o bastante. Qualidade caí, finais corridos, personagens perdidos buscando o nada. Vale a pena alterar um projeto para ter um futuro assim? Queria saber a opinião de vocês!

AH, mas eu sou o tipo de pessoa que sofre sim, que chora, se descabela e fica mal por dias. Então, por favor, roteiristas, atores e produtores: pensem duas vezes antes de matar alguém que eu amo!



- Ale

Comentários

  1. Eu fiquei traumatizada com a Season Finale (11) de Grey's Anatomy!
    Os meus personagens preferidos da série já morreram :/ Ou no caso da Cristina Yang que foi embora.
    Isso me deixa super desanimada para continuar assistindo a série. Mas já acompanhei 11 temporadas, então quero chegar no final, né... Que dá um desânimo, dá.
    E eu fico do mesmo jeito que você! Choro por dias! :(
    Beijos :)

    www.diadeescrever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Concordo com você. Acho melhor terminar uma série em menos temporadas do que ficar dando um jeito de estender. Supernatural já não é mais como antes e eu vi várias séries ficando um tanto perdidas ante de acabar CSI (que ficou extremamente repetitiva) e Arquivo X (que ficou um tanto confusa quando David Duchovny abandonou o barco, mas retomou o rumo e terminou quando ele voltou). Pra gente é perfeito um projeto longo (como Os Simpsons e suas 25 temporadas), mas para quem trabalha nisso às vezes pode ser meio complicado. Principalmente para os atores com o desgaste das gravações e todo o pessoal envolvido em externas, cenários, figurinos... Acho que o melhor mesmo é eles sentarem, conversarem e combinarem o fim do projeto mesmo que ele ainda esteja em alta.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tentei ver CSI e Arquivo X, já ouvi pessoas dizendo que é sempre 'mais do mesmo'
      Beijos Helaina

      Excluir
  3. Eu fico na sofrencia com qualquer morte de personagem para ser bem sincera, eu assisti Grey's Anatomy por um tempo, mas não consegui acompanhar por falta de tempo, prefiro uma série com poucas temporadas mas com um bom conteúdo haha !!

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Eu acredito que o roteiro é fundamental para manter a qualidade... melhor acabar com dignidade do que comprometer um trabalho excelente.

    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  5. AlÊEEEE
    eu to lendo game of thrones, né, to tipo em A furia dos Reis. E o que aconteceu? EU VI ESSE BENDITO SPOILER FILHO DA MAE, e é um dos meus personagens favoritos </3 sofri muito, de verdade :(
    Morte de personagem acaba sendo muito sofrido e às vezes só mascara uma coisa ruim, não sei, a serie começa a ficar ruim e pufffff
    matam alguem para mudar todo o rumo, depende...
    once upon a time é cheio dessas graças tb :(((
    mas a gente supera né? :/
    menina do céu, esses produtores de arrow e flash sao enrolados, vao querer colocar todo mundo que morre nessa série kkk nao que vai ser assim mas vai entender :I
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei Once na segunda temporada, preciso voltar Pam!!!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Alessandra, tudo bem?
    Bom, eu não assisto Grey's Anatomy mas presenciei toda comoção diante de uma morte que chocou muitos fãs, assim como em GOT, mas entendo perfeitamente, é triste demais pra quem acompanha e criou um elo ter que se despedir, mas também concordo que muitas são esticadas por conta da audiência e vão perdendo a qualidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Essa é a pior parte, eu acompanhava Grey's em algumas temporadas, fiquei muito triste.

    Dá uma passadinha lá e se gostar, segue.
    http://ooraculodeelfos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Bem, eu não assisto Grey's mas sei a dor da morte de um personagem! TVD era cheio de matar personagens que eu amava, mas não levo muito para o "pessoal", afinal é só uma série. AUSHUAS

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. morte de personagens e saída de protagonista é HORRIVEL! Fiquei em depressão por 3 dias com a saída da Nina de TVD mas até agora ainda não superei!

    Achei super interessante o post.
    beijooos♥
    http://tonsdesentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É muito chato e frustrante quando algum personagem querido morre. Das séries que mais acompanho, morre sempre tanta gente que já me acostumei!
    Amo Supernatural, mas confesso que ando perdendo o interesse de acompanhar porque os episódios das novas temporadas andam repetitivos e sem tanta qualidade como de temporadas antigas.
    E TVD, que tbm amo, acho que não vai durar muito após a saída da Nina.

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larguei Supernatural na temporada 7, porque já não aguentava mais, hahaha
      Beijos Mah

      Excluir
  11. Oi, Ale!
    Concordo com você. Não vejo motivo para estender tanto uma série a ponto dela perder completamente seu foco inicial e se tornar um monte nada com uma qualidade baixíssima.
    E é obvio que os atores vão se cansando e abandonando o barco. E nós ficamos aqui sofrendo por perder personagens que amamos e ao ver que transformaram a nossa série preferida em um merd*
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alessandra! Tudo bem? Adorei o post e super concordo contigo. Os produtores, diretores e sei lá mais o quê são influenciados apenas pelos números e a audiência. Se a série está bombando, pronto! Eles estendem por mais e mais temporadas! E isso é muito ruim, pois prejudica (e muito) a qualidade do produto em questão. Uma das coisas que mais gostei em Revenge foi que mesmo os envolvidos no projeto quererem estender a série por mais temporadas, eles resolveram parar para dar um final digno para os fãs da série. Seria bom se todos seguissem esse exemplo, né? :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. ooooi, tudo bem?
    Mencionar THE OC mexe muito comigo, haha. Minha série favorita de todos os tempos. E com a morte da Marissa a série perdeu bastante audiência, até ser cancelada na temporada seguinte.
    Quanto a TVD... eu desisti. A série ficou muito cansativa e cheia de mimimi.

    PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Morte de personagens é sempre um tema polêmico, minha mãe era viciada em Grey's Anatomy e sempre comentava comigo essas coisas. The O.C. marcou e a morte de uma das protagonistas chocou, tanto que depois disso a série caiu...
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oláaa,
    Ahh eu morro de vontade de ver Grey's Anatomy, mas são tantos episódios que eu fico com uma preguiça... As vezes eu pego uns episódios soltos, mas assim não tem graça. Aliás, eu não sou muito de ver séries, mas eu concordo que fica uma coisa meio desgastante quando estende. Parece que não tem assunto... Mesma coisa com algumas séries de livros, da qual a escritora força e prolonga algo que não necessita por conta do sucesso.
    Ah, você não está sozinha nessa, eu também morro junto quando um personagem morre, mas não dá para aguentar, né? hahaha

    Beijos,
    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie Ale =)

    O mesmo aconteceu com o Daniel em Revenge. O ator queria sair da série e então mataram ele =/
    Acho que isso é comum em seriado. Os autores ficam muito tempo em um mesmo papel, deve chegar um momento que nem eles mesmo aguentam rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Eu odeio quando os protagonistas resolvem sair da série! Na minha opinião isso atrapalha muito a qualidade da série e seria bem melhor encerrar a série antes do ator ter vontade de sair,
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. OIIII!

    Eu cho que isso é uma coisa complicada. Pelo meu ponto de vista, se eu amo uma série eu não quero que ela acabe sabe? Porque acaba se tornando essencial, mas acho que isso se torna cansativo, acho que tem que haver um senso porque como vc usou como exemplo, chega uma hora que não há mais história a ser contada :(

    Ps: Se você quiser conhecer a Pepper e for de SP, ela estará no dia 18 na Martins Fontes da Paulista, acho que as 14:00. Eu vou também ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro que eu fique mal, mas tenha um final sensacional, do que continue e eu acabe decepcionada! :(
      Beijos Ana

      Excluir
  19. Oi Ale!
    Sobre TVD especificamente: é uma das minhas séries favoritas, mas acho que deveria ter acabado há tempos. Odiei a temporada 4 e mais ainda a 5, mas, felizmente, eles retomaram um pouco do brilho inicial da série na 6ª temporada. Espero que finalizem a série com um pouco de dignidade que reconquistaram na season 6.
    Sobre Game of Thrones: está sempre partindo meu coração hahaha! </3
    Mas é complicado, o lucro acaba falando mais alto e acabam afundando com bons enredos.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo ver luz no fundo do túnel para TVD :(
      GOT é um caso a parte né? hahaha
      Beijos

      Excluir
  20. Oii Ale
    N vejo Grey's nem GOT, mas até eu vi os spoilers, rsrs
    Cara, concordo muito cntg! É realmente desnecessário uma série se perder só pra ter mais temps. No caso de TVD, a série já está começando a se perder antes da saídas da Nina, e agora acho q eles podiam dar um final digno, já q vai ter a sétima temp...
    Bjs, ótimo post!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, antes da Nina sair já estava mal.
      Beijos Carol

      Excluir
  21. Eita! Esse é um babado forte. Nem sei o que falar... não sou de acompanhar séries. Mas deve ser chato quando isso acontece. Infelizmente quem fala mais alto é o dinheiro.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  22. Parei de assistir Greys Anatomy na queda do avião, fiquei muito de cara com a morte dos personagens naquele desastre, e agora com a atual morte chocante deste personagem que não citaremos, fiquei feliz em ter abandonado a série antes.
    Supernatural já deveria ter acabado a muito tempo, eu ao menos que era bem fã, nem sei em que pé aquela história anda.
    Quando Marisa Cooper morreu fiquei arrasada, mas assisti até o final por amor ao Seth & Summer.
    beijinhos
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava mais do Seth e Summer! HAHAHA
      Beijos Alice

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023