Resenha: A Maldição do Vencedor

Olá amores!

Como eu estava sentindo falta de ler uma distopia realmente boa. "A Maldição do Vencedor" faz parte da trilogia The Winner's, escrita por Marie Rutkoski e publicada no Brasil pelo selo Plataforma 21, da V & R Editoras.


A história é sobre Kestrel, uma valoriana apaixonada por música que em um de seus passeios pelo mercado com a melhor amiga, Jess, encontra um escravo sendo leiloado. Mesmo sendo contra a escravidão, algo lhe chama a atenção e Kestrel faz um lance muito alto pelo rapaz , Smith

No meio desta confusão toda, Kestrel precisa lidar com as escolhas para seu futuro. Sendo filha de um dos principais generais de Valória, a garota precisa decidir se segue a vida militar ou se casa. Só há essas duas opções. O problema é que Kestrel não é boa em combate, o seu dom é a estratégia e para isso ela terá que abrir mão da música e de seus valores morais.


A nossa protagonista quebra todos os padrões da sociedade descrita. Inteligente, astuta, corajosa. Em diversos momentos, ela se posiciona a frente de situações nada comuns e as enfrenta com a cabeça erguida, mesmo sabendo que poderá perder.  

O envolvimento com Smith é sutil e gradativo. Sabe aqueles personagens com química? Você sente mesmo através das páginas que o sentimento está crescendo. Infelizmente, há o grande problema de Smith ser um herrani, seu povo foi massacrado pelos valorianos e com isso tornaram-se escravos. 


O livro tem uma história de amor distópica sim, mas também explica como a sociedade se tornou o que é, tem discussão política e sobre direitos humanos. Um dos grandes pontos positivos, para mim, é que a autora não teve medo de ousar. Há lutas, há confronto, há mortes. Os personagens agem e não ficam esperando o próximo livro para uma batalha. E claro que há grandes promessas para o próximo volume (The Winner's Crime) que será lançado na primeira quinzena de setembro (já confirmei com a Plataforma 21). 

Eu ouvi pessoas dizendo ser uma história clichê... Talvez sim, talvez não. Marie usou a fórmula básica de distopias para criar seu próprio mundo e personagens. Conseguimos prever o futuro da série? Pode ser que sim, mas o caminho que temos a percorrer terá ações inesperadas sim. Um exemplo? Fui surpreendida com Logro e duvido que você imaginava que aquilo iria acontecer, logo agora no primeiro livro. Abaixo, coloco as duas continuações da saga:


Terminei a leitura ansiosa por mais e contente por finalmente ler o gênero que tanto amo de uma forma cativante! É... Acho que estava traumatizada com 'A Rainha Vermelha'... Kestrel veio e me mostrou que há esperanças. Além da capa ser LINDÍSSIMA! *-*

Foi o primeiro livro da Plataforma 21 que li e já estou amando essa nova fase da V & R. Em breve, quero ler 'Perdão Mortal' e trago resenha. Mas agora chegou sua vez de me contar o que achou dessa dica literária de hoje. Deixe seu comentário! 

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)

- Ale

Comentários

  1. As capas desses livros são lindas S2
    Já estava querendo ler só pela capa rs, mas depois da sua resenha fiquei ainda mais interessada. Amo Distopias e pela sua nota fiquei hiper curiosa com esta.
    Beijos,
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  2. Já adicionei na minha lista de livros futuros!

    canaleusendoassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ale

    Eu tenho esse livro pendente há mais de um mês. Aqui onde moro já lançaram a continuação e fazx pouco tempo a editora em enviou a segunda parte. Estou tentando abrir um tempo pra ler os dois de uma vez, já que amo fantasias, amo histórias como essa e tenho as expectativas lá nas nuvens.
    Fico feliz que vc tenha gostado tanto. Essa capa é linda né?

    Beijokas

    unbloglitteraire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oii Ale,
    Eu adorei esse livro e por mais que eu veja algumas criticas nele em algumas resenhas na internet, eu não consigo achar algo de ruim na história ou um ponto fraco.
    Acho que ele me conquistou de um jeito que tive uma opinião firme dele desde o inicio da leitura e acabou sendo uma das melhores distopias que li esse ano. Virou um dos meus queridinhos rsrs.
    Que final não? Não vejo a hora de sair o próximo.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não tenho ~~muita curiosidade com esse livro. A minha curiosidade tá sendo cultivada mais por tantas resenhas positivas a respeito dele, cheias de elogios. Além do fato de ele ser um escravo, não vejo lá muita novidade na história, maaas eu vou acabar lendo esse livro, tenho certeza, e muito provavelmente amando também hahaha ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alessandra.
    Eu achei essa capa o máximo e como amo livros do gênero ele me interessa. Gostei de ver sua opinião. É interessante como um mesmo livro gera opiniões diferentes. Li uma resenha dele esses dias e a pessoa não gostou muito e diferente de você não sentiu química entre os protagonistas. Mas cada um tem uma opinião diferente mesmo. Assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. ooi!
    esse livro está sendo tão bem falado tanto aqui quanto fora e eu acho as capas simplesmente maravilhosas! tá na listinha de desejados!
    bjs
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ale!
    Não conhecia a série ainda.
    Tenho a mesma reação que você com relação aos clichês: se o caminho a ser percorrido for interessante e empolgar, não importa que algumas coisas sejam previsíveis.
    Legal também que a autora usa da história para abordar temas importantes.
    Tomara que os próximos livros sejam bons com esse.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha e a sinopse, o livro realmente parece ser super interessante. Vou colocar na booklist, apesar de eu estar meio cansada das trilogias (louca? eu? talvez hahahahahaha). E achei essas capas tãaaao lindas, gente! <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  10. Oi. Eu não me dou bem com distopias, é o gênero que mais detesto. Já tentei três livros e até agora, nada. Pois bem, ainda tenho A Rainha Vermelha para começar e ver se essa relação começa ou termina de vez. Acho uma boa indicação de livro, apesar deu provavelmente não ler.
    Beijos! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena. Eu amo distopias. Jogos vorazes é minha preferida!

      Excluir
  11. Oie,
    ainda não conhecia o livro, mas confesso que estou um pouco saturada de distopias.
    A história parece ser interessante, vou tentar dar uma chance

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava bem desanimada do gênero também. Mas "A Maldição do Vencedor" me renovou!

      Excluir
  12. Oi, Ale!
    O livro eu não sei, mas as capas são divosas. Com certeza vou ler esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia esse livro, mas eu estou completamente apaixonada por essa capa, muuuuuito criativa e bonita! Amei o enredo e adoraria conhecer melhor essa história!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Alê, tudo bem minha linda?

    Menina comprei esse livro faz umas semanas e estou contando os segundos para inciar minha leitura, ouvi ótimas criticas em relação a este livro ao menos lá fora, fiquei surpreendida quando a plataforma 21 trouxe o livro para Brasil! Lê sua resenha confirma que o livro vai atender as minhas expectativas, eu fico admirada quando os autores resolver ousar e escrever cenas fortes sem medo de que possamos ficar chocados, espero gosta tanto quanto você, devo posta a resenha este mês.

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale, tudo bem?
    Clichês, desde que bem feitos, são bacanas. Eu gosto. :P hahaha!
    Gostei da resenha e a capa do livro me chamou a atenção, é muito bonita!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Adoro as capas da série, rs. O livro parece ser bom, já vi vários leitores elogiando ele e tudo mais. Gostei da resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  17. É o tipo de livro que acho que eu gostaria muito de ler!! Já está na minha listinha <3
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  18. Oi
    que bom que gostou da leitura do livro, vi umas resenhas do pessoal falando que o romance não convenceu, eu to curiosa para ler e gostei de sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023