4 Anos de "Estante da Ale" - Desabafos!

Olá amores!

Parabéns para nós! Hoje o blog 'Estante da Ale' faz 4 aninhos e eu não poderia estar mais feliz. Venho agradecer a cada curtida, cada comentário, cada compartilhamento, cada um de vocês que leem o que escrevo. OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA. Sem vocês, esses 4 anos não existiriam, vocês fazem eu ver que não estou sozinha nessa blogosfera. ♥ 

E para comemorar, venho desabafar um pouquinho com vocês sobre alguns momentos de dificuldade que tive nesses 4 anos, afinal, não foi uma jornada fácil, mas que realmente valeu a pena! 

Desabafo nº 1: falaram que eu não iria conseguir!

E OLHEM ONDE ESTOU HOJE! 4 anos. 4 anos correndo atrás daquilo que eu amo, correndo atrás para sempre trazer o melhor conteúdo para vocês. E a cada palavra de descrença ou menosprezando aquilo que faço aqui, eu fico mais forte. Vou contar um caso para vocês... Esses dias, uma familiar me disse: 'quero só ver se você vai conseguir' e minha mãe lhe respondeu: 'ué, ela já conseguiu'. Naquele momento, meu coração se encheu de felicidade, primeiro porque tenho apoio daqueles que importam, mas também porque eu consegui mesmo, não é uma mentira. Eu consegui! E nada me dá mais prazer do que saber que estou onde quero estar e de que tenho a força para conquistar o que está por vir.


Desabafo nº 2: romances não são fúteis!

Não pense que os romances são irrelevantes! Existem muitas formas de abordar temas sérios e importantes, contar uma história é a prova disso. Os autores utilizam o exemplo para nos ensinar mais sobre assuntos como a depressão, suicídio, traumas, feminismo, relacionamento entre pessoas, aprendizado, amadurecimento, relações familiares, auto-conhecimento... O romance usa um protagonista para mostrar ao leitor quais são as possibilidades da vida. E nada se compara quando você encontra um livro que conversa com seu coração. Acredito que seja esse o gênero com mais paixão e sentimentalismo, o leitor aprende se colocando no lugar do outro, gerando a empatia. Quer algo mais importante que isso?


Desabafo nº 3: diga não ao preconceito literário!

O projeto com a literatura nacional veio um pouco depois da existência do blog. Vocês podem perceber que os romances são constantes por aqui, mas a natureza deles varia muito. Dou preferência aos nacionais, pois além da resposta do autor ser melhor e mais rápida, é algo mais 'nosso', sabe? Porém, não deixo de ler os estrangeiros. A literatura não precisa ser uma briga ou uma questão de escolhas, tem espaço para todos e se nesse mês não deu para comprar o novo livro da Paula Pimenta, porque o Stephen King lançou algum, pense que o cartão vira todos os meses e você conseguirá a obra na próxima compra! O preconceito atrapalha muito todos os autores e gera uma limitação nos leitores. Ninguém é melhor do que ninguém e nenhuma forma de conhecimento deve ser diminuída. Os livros estão aí para quem quiser apreciá-los, independente de como, quando ou onde.


Desabado nº 4: ser youtuber não te faz melhor do que os blogs de escrita!

Por que vocês valorizam mais o youtuber do que quem escreve? Por que vocês seguem mais, curtem mais e compartilham mais uma gravação do que um texto? Queria entender, juro! É preguiça? A resenha pode ser a mesma, a opinião igualzinha, vocês sempre vão para o lado do youtube. E não, não estou julgando, porque eu mesma acompanho booktubers e gosto, um exemplo disso é a Pam Gonçalves que faz vídeos e escreve livros maravilhosos, mas por que vocês tentam fazer o blogueiro de texto virar youtuber? Já cansei de responder o questionamento do porquê mantenho o blog nesse padrão e vou repetir: meu objetivo é escrever, treinar a escrita, por que eu preciso mudar??? Sério. Faça aquilo que você quer fazer, só não desvalorize o meu trabalho porque eu não mexo no programa de edição, ok? 


Desabafo nº 5: parcerias! - (Item polêmico)


Parem de achar que a parceria vai resolver seus problemas, que você vai virar um blogueiro rico e famoso só com as editoras por trás de você. O que faz alguém ler seu blog é a paixão que você tem ao escrever, é aquela empolgação, são as novidades que você traz. E vou dizer mais, tá? Isso não vale só para editora, mas também para autor nacional: não adianta vocês criticarem os blogs se vocês mesmos não dão assistência. Eu e minha amiga, Pam do Interrupted Dreamer conversamos muito sobre isso. Conseguimos algumas parcerias no começo do ano, porém os autores não nos ajudam a ajudá-los, rs. Nós não recebemos informações, nós não recebemos material para divulgação, nós não recebemos nem e-mails. E não estou pedindo livro não, porque tem autores que nem parceria tenho, mas faço questão de divulgar os materiais que me mandam. Nós, blogueiros, queremos apenas ser lembrados, queremos que vocês compartilhem nossas resenhas, queremos a valorização de nosso trabalho, assim como valorizamos e amamos o de vocês.

P.S.: Vou deixar claro que tenho parceiros maravilhosos e que se você (autor) está lendo isso nesse momento,  deve relaxar, porque você não se encaixa nesse item. Os autores que fazem pouco caso do nosso trabalho, nem se importam em nos visitar de vez em quando, coisa que você está fazendo nesse momento. 😊

P.S.2: Estou revoltada, eu sei, mas é porque a gente nunca pode falar o que pensa. E sei que muitos autores podem não me escolher para parceria ou até mesmo irão romper comigo por conta dessa opinião. Mas de verdade? Acredito que talvez seja o melhor, porque eu quero ler, eu quero resenhar, eu quero divulgar. Quero uma via de mão dupla. 



E acho melhor eu parar por aqui, porque foram muitas polêmicas, rs. Novamente, eu agradeço a você e espero que esses 4 anos se multipliquem por mais e mais. Quero trazer novidades em breve, colunas novas e muuuuuuuita literatura! Um OBRIGADA gigantesco.

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oii Alessandra.
    Estou digitando com os pés e aplaudindo de pé esse seu post maravilhoso. Concordo com tudo que você disse, principalmente em relação as parcerias. Recentemente fiz dois anos de blog e cada dia é uma nova conquista. Correr atrás, isso que importa.
    Amei.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Amiga, em primeiro lugar: PARABÉNS PELOS 4 ANOS DE BLOG! Eu amo o seu blog, amo os seus textos e amei o seu post de hoje, tu escreveu tudo que eu penso sobre como funcionam ou deveriam funcionar os blogs. Ahhh seu blog é um dos meus favoritos e tu merece todo sucesso do mundo!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/05/top-5-novidades-da-semana_25.html

    ResponderExcluir
  3. Ale, meus mais sinceros parabens pelos 4 anos de blog!
    Sempre que posso estou visitando por aqui e gosto muito do seu conteudo. Como voce disse, os leitores voltam porque se interessam pelas novidades e tudo o que esta escrito ali, nao por causa de uma parceria ou qualquer coisa do tipo. Fico feliz que tenha desabafado! Nao devemos ignorar esses sentimentos jamais. Concordo com tudo o que voce disse, em cada virgula, e desejo muito mais sucesso por muito mais tempo!
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê, eu adorei esse texto! Sabe, infelizmente, tem gente que a gente que temos bola de cristal e quer divulgação sem fornecer nenhum material e se eu dependesse do blog pra pagar as contas... ahhaahhaah ri pra não chorar kkkkkkk faço porque amo mesmo, assim como vc <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Gente, que hino!
    Primeiro, feliz aniversário para o blog. O sentimento de conquista é infinitamente melhor quando a gente tem com que comemorar, e você merece isso e o mundo inteiro, Ale.
    Devo enaltecer seu texto sobre as parcerias porque sempre digo isso. Muita gente fica triste porque não consegue parceria com as autoras ou editoras e fazem disso um objetivo, esquecendo que o blog é muito mais que ter um parceiro ou não. E sim, tem autores que acham que só porque escrevem tem que ganhar ajuda dos blogs literários, sendo que eles não se oferecem para ajudar. Infelizmente vejo isso e por isso me estresso tanto com algumas pessoas por aí.
    Em relação aos youtubers, também fico indignada porque todo mundo manda eu fazer vídeo, e eu sempre quero deixar essa relação da escrita no blog bem específica no blog. Não me sinto bem fazendo vídeos, talvez um dia eu pense em começar, mas até lá, me sinto bem assim, adoro visitar os blos que também podem escrever e não somente ficar divulgando coisas através do Youtuber. O nosso trabalho merece ser reconhecido sim, não fazemos nada diferente dos outros!
    E vou deixar aqui meu desabafo... eu estou passando por umas coisas irritantes com os colaboradores do blog. Como eu só tive duas colaboradoras que não deram certo, eu nunca entendi bem como funcionava. Agora arranjei alguém que parece estar competindo comigo pra ver qual post tem mais comentários, ou visualizações. A menina me envia uma mensagem dizendo pra eu não postar tal dia porque ela quer postar e quer que as pessoas vejam o post dela... Juro que isso está me tirando do sério mas estou tentando aceitar. Mas nunca imaginei que os colaboradores do blog se vem numa competição, pra mim se você quer escrever num blog, você quer ajudar aquele blog a crescer, não somente conseguir algo com suas resenhas ou indicações. Aff...
    Agora parei!!!
    Beijos, Ale

    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que te entendo, Mi... E nem sei o que te falar porque é uma situação bem chata essa, mas de verdade? Talvez você nem precise de colunistas. Diminua as postagens, quem é fã do seu trabalho irá permanecer contigo e isso te fará mais feliz. ;)

      Excluir
  6. Oi, Ale!
    Obrigada por falar isso dos youtubers. Tudo o que eu ouço é "Faz canal! Tenta de novo! Volta com o canal!", não! Parem com isso. Eu acho que acaba sendo preguiça de ler as nossas resenhas e postagens. Se você parar pra prestar atenção, até instagram tá tendo mais resposta e reconhecimento que os blogs em si. As pessoas querem coisas rápidas ou que chamem muito a atenção. Isso já me deixou chateada, até pensei em qual é o motivo de continuar se ninguém se importa. Mas tem gente que se importa, sim! Tem você, eu e muitas outras pessoas que as vezes não se pronunciam, mas elas estão aqui! <3
    Eu adorei a sua postagem e acho que precisamos falar disso mais vezes. O assunto só é polêmico porque nós o tratamos com cuidado demais ou como tabu. Falar que parceria não te transforma em alguém melhor, não deveria ser considerado polêmica. Tem que ser tratado como a verdade que é. Eu odeio ver tanta conversa que deveria ser mais aberta, mas que ainda é tratada como polêmica. Isso é horrível para quem está começando agora, sabe?
    Bom, vou parar de falar hahaha mas parabéns pelo blog e eu espero que você tenha muitos anos pela frente e muito sucesso <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ale! Tudo bom?
    Adorei a Harley bebendo cházinho ali no final, bem fechar com chave de ouro esse post :P
    É legal pistolar de vez em quando porque parece que dá uma clareada nas ideias, né? E seus argumentos são todos muito pertinentes e bem pautados. Sobre a parceria, por ser autora E blogueira entendo perfeitamente o que tu explicou. Esperar serviço de agenciamento literário do blog é muita folga por parte de um autor; ambos os lados trabalham muito, mas é aquele esquema: ajuda pra ser ajudado.
    4 anos de muito sucesso e muitos anos que ainda virão, lindona! Arrase <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise! Você é um exemplo de autora e blogueira para mim. De todo coração, seu trabalho é sempre detalhado e próximo ao do leitor. Muito obrigada!!!

      Excluir
  8. Oiii Alê

    Parabens por esses 4 anos de blog, vc merece muito mais e espero que teu prazer e amor de blogar continue sempre. Nunca, jamais dê ouvidos aos que dizem "vc não vai conseguir", não interessa se vem da familia, da escola, do trabalho, esse tipo de comentário derruba e entristece muita gente mas não deixe te abalar, pelo contrário continue provando sempre que vc consegue sim e mais, que tem apoio com certeza
    Ah esse tema das parcerias, é complicadinho. É gostoso receber livros, mas aff realmente isso não é tudo mesmoooooo. No começo é empolgação, ai a empolgação se trasforma em "será?" até a gente finalmente concluir que "tanto faz" porque como vc bem disse é a qualidade, o amor e sinceridade o que vai pesar na balança ao final. Com autor acho complicado, tem vários tópicos que gostaria de dizer à respeito de parceria com autores, mas nem acho o momento, só te digo que fiquei triste com autor que pede parceria e desaparece, autor que não aceita critica negativa, e por aí vai, realmente parceria é mão de via dupla, se uma das vias não quer dar seu apoio, complica, e ai não vale jogar no blog realmente.
    Enfim lindona, desfruta esse aniversário de blog e continue sempre assim, atenciosa e sincera.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Tô aplaudindo de pé. Que estante da Ale tenha muitos aniversários por vir 💙

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ale.
    Primeiro meus parabéns pelo aniversário do blog. Desejo que ele seja sempre motivo de alegria em sua vida, independente da opinião das outras pessoas. Eu já ouvi muito isso também para criar um canal. Eu não gosto de gravar, acho minha voz horrível e não vou mudar o que faço só porque as pessoas tem preguiça de ler as postagens. E sem falar que é muito mais fácil falar do que escrever. não precisa se preocupar com fotos, revisão nada, mas... E sobre parcerias com autores nacionais eu tenho muitos parceiros e alguns interagem bastante. Mas tem uns que enviam e-mail hoje para publicar algo amanha e ainda nem comentam na postagem. Fica dificil né? hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Alê!

    Parabéns pelos 4 anos do blog!
    E mais um parabéns, uma salva de palmas e um "viva" bem alto para esse post maravilhoso.
    Eu sou "recém-nascida" na blogosfera e adorei tudo o que li aqui... a experiência de blogueiros que já estão nesse universo a mais tempo é muito importante.
    Parabéns pelo desabafo respeitoso, estou te aplaudindo aqui.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Uau Ale!
    Que texto! Consegui até ouvir você me dizendo ele!
    Parabéns minha amiga. Você sabe que que o Estante da Ale foi minha motivação para várias coisas né? Sem você aqui escrevendo, eu não teria retomado o blog e não descobriria minha paixão por falar de cinema, e as vezes de livros rsrs.
    Você sempre foi minha guru da literatura e também é da blogosfera.
    Te adoro parceira!
    E sim, tenho que vir mais aqui. Perdão.
    Parabéns e que venham muitas outras conquistas.

    Beijos
    http://tear-de-informacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Melhores Livros 2023

Expectativas 2024