Evento: Cordel em Portugal e no Brasil - Casa das Rosas

Olá amores,

Hoje, a dica é para quem mora em SP ou quando visitar a cidade e comparecer a Avenida Paulista, conferir a programação literária da Casa das Rosas, uma mansão localizada em frente ao Shopping Pátio Paulista e que é um prato cheio para amantes de romance de época!


Para os curiosos de plantão, já adianto um pouco da história envolvendo a Casa das Rosas, uma construção iniciada em 1928 e finalizada em 1935 pelo famoso e renomado arquiteto da época cafeeira, o chamado Francisco de Paula Ramos de Azevedo (que também projetou a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Prédio da Light e o Mercado Público de São Paulo). Ele construiu a casa para sua filha e e genro que viveram lá até 1980, quando a Av. Paulista mudou seu padrão para prédios comerciais e mais modernos.

No centenário da Av. Paulista (em 1991), a casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural. Em 2004, houve sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, para oferecer cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc.





Casa das Rosas, uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista, local que reunia a maioria dos milionários barões do café. É uma viagem ao passado e muito inspirador para nós, amantes de romances de época. Confesso para vocês que tanto eu, quanto minha mãe começamos a criar possíveis histórias para cada cômodo.

E claro que amamos os espaços dedicados a exposição do mês de julho: o cordel de Portugal e do Brasil. Abaixo, colocarei várias fotos dos espaços que visitei:

Espaços restaurados da mansão original

Espaços dedicados a literatura e também a história, essa última foto é a escada utilizada apenas pelos empregados da casa

Há literatura, poemas, cordeis espalhados por toda a mansão. Inclusive na varanda.

O jardim é um espetáculo a parte e estão fazendo um Orquidário também.

Há vários detalhes que merecem destaque, o teto todo trabalhado, o chão e também é possível ver os banheiros da época.
  
No instagram, deixarei nos destaques alguns dos vídeos que fiz lá. Até porque, há diversos programas no local: há uma biblioteca, um restaurante super gostoso no fundos da casa juntamente com acesso ao Parque Cultural Paulista. É um passeio perfeito e gratuito aqui em SP que vocês não podem deixar de fazer!

 - Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi Ale! Eu amei suas fotos. Acho que eu já vi falar desse lugar em algum livro, mas quando fui em SP nem fazia ideia de que podia visitar. Quem sabe quando eu voltar aí né? Eu amei o lugar, achei lindo!

    https://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra!

    Este é um lugar que adoraria conhecer... Já tinha ouvido falar e agora, vendo tuas fotos, fiquei com mais vontade ainda!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale! Já fui lá para visitar os jardins e me senti transportada para outra época, preciso visitar a casa e agora conhecer o orquidário. Eu acho um lugar divino.
    Boa semana!!! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale, tudo bem?
    Eu adorei as fotos e o clima do lugar.
    Parece o tipo de passeio que automaticamente te transporta pra um mundo novo, né?
    Muito legal mesmo (fora a cultura envolvida).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Adorei as fotos, o Lugar, a ideia no geral.
    Não sabia quem tinha sido o arquiteto responsável, adorei saber mais sobre a história dele e que foi ele o responsável pelo teatro Municipal.
    www.verdeveggie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei conhecer sobre esse lugar, e quando viajar com certeza vou dar uma passadinha aí! Post muito interessante. Conheci seu blog agora e já segui <3 gostei demais

    Beijos!

    https://ldesaturno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ale! Eu fico indignada que nasci e moro em São Paulo e tem muitos lugares legais que nunca nem ouvi falar. Acredita que nunca fui nem na Av. Paulista? Um absurdo mesmo haha
    Amei saber mais sobre esse lugar! Com certeza vou programar uma ida e provavelmente também vou criar histórias para cada cômodo haha
    As fotos ficaram lindas! ❤️

    Beijos!
    Estante Bibliogáfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merece o passeio, eu só fui depois de velha, Laura! HAHAHAHA

      Excluir
  8. Oiiii,
    O que falar desse passeio?
    Realmente incrível!!! Quando entrei na casa realmente fui transportada para uma outra época. Fiquei imaginando como teria sido viver naquela casa e naquela época.
    Obrigada pelo convite!
    Obrigada pelo passeio!
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Me deu vontade de conhecer o lugar, adorei suas fotos.


    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da dica Alê. Mesmo sendo paulista da gema, nunca visitei a Casa das Rosas e fiquei encantada com o seu post. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só fui depois de velha, rs. Quem mora perto, não vai HAHAHAHA

      Excluir
  11. Gostei da dica , me deu vontade de conhecer o lugar um beijo . Ganhou mais uma seguidora !

    www.segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que lugar incrível, com tantas histórias.. não conhecia. Amei suas fotos!

    https://www.kailagarcia.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ale!

    Que legal!! Já fui também na Casa das Rosas, fiquei tentada a ir na cafeteria que tem lá, mas tinha acabado de almoçar e deixei passar :( o lugar é mesmo muito bonito, perfeito pra tirar fotos <3

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, e eu to super feliz de você ter gostado de Segredos de uma noite de verão!!! Quero ver sua resenhaa

      Excluir
  14. Parece ser um lugar muito bonito e com muitos detalhes cheios de cultura. Já queria conhecer!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ale.
    Aqui na minha cidade só tem um ou dois lugar para se visitar e já fui muitas vezes neles hehe. E quem mora onde tem não vai hehe. Eu já tinha visto as fotos que você e sua mãe postaram e achei o passeio bem legal. Que pena que pra mim é longe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Aaaa que linda! Parece aquelas mansões onde rola os bailes e esse jardim aí aqueles que o povo sempre dá uma fugidinha hahahhahah
    Aqui em São Luís tem um lugar que o clima é bem parecido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  17. Oi, Alê

    Desconhecia esse local, mas adorei saber que ele existe. Tenho um amigo morando em SP e ano que vem vou visitá-lo, é uma ótima oportunidade para fazer este passeio. Pode ir vestida à caráter? Hahahaha


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Oi
    pena que onde moro não tem lugares assim para visitar, deve ser uma experiência interessante visitar uma casa desse estilo e quantos comodos em.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023