Resenha: Muito Mais Que o Acaso

Olá amores!

Hoje vou resenhar o primeiro livro que comprei na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo! O lançamento "Muito Mais que o Acaso" do Athos Briones, publicado pela editora Gutenberg.


A história é sobre Victor, um garoto pobre que ganha uma bolsa de estudos em um grande colégio particular de São Paulo. E nessa difícil adaptação encontra a doce Sophia, uma garota que sonha em se tornar veterinária e tem uma amizade muito inadequada com Henrique, o valentão do time de futebol. Já deu para perceber que vem muita confusão e suspiros por aí...

Logo que comecei a leitura pensei em como era gostoso ler. É simples, singelo, sabe aquela história de 'menos é mais'? Athos fala a linguagem dos jovens, referências atuais (Arrow ♥), expressões tipicamente paulistas e com verdade. Sim, MUITA verdade. Não temos grandes dramas, mas sim uma grande história sobre adaptação e aceitar as diferenças. A temática do livro é o preconceito. Há muita diversidade... Diferentes classes sociais, sexualidades, etnias... Eu mesma estudei em colégio particular e vi esse preconceito acontecer, então sei que não é fácil você dar a volta por cima e vencer nesse tipo de local.


Vou destacar alguns pontos que realmente me encantaram. A questão de ajudar o  próximo porque é o certo a se fazer foi um tapa na sociedade! Não entrarei em detalhes para não dar spoilers, mas eu fiquei impressionada como todos deveriam ter um pouco do Victor em si mesmos. O mundo seria muito melhor, te garanto! Outra parte que eu queria destacar é o texto final que foi um dos melhores textos para fechar um livro que já li (posso classificá-lo junto com o fechamento de 'Cidades de Papel' de John Green), fiquei emocionada com a abordagem do autor perante os sentimentos de um adolescente. Há intensidade sim, não é sua idade que determina quem você é. Palmas Athos, palmas!

Não sei se você sabe, mas o Athos é filho da Bianca Briones, uma autora nacional maravilhosa. E quando a Gutenberg soltou a notícia que ele também lançaria um livro, sei que ele mesmo deve ter sofrido preconceitos. Tanto com 'ele precisa ser tão bom quanto a mãe' como também 'ele só publicou um livro por ser filho de quem é'. Mas NÃO. Athos mostrou a que veio. Sua simplicidade e sorriso conquistam os corações dos leitores e mostram que ele não é apenas filho da Bianca, ele é um autor em ascensão. Ele pode sim ser o futuro da literatura brasileira e o novo príncipe da Bienal (palavras da minha mãe que eu super concordo, rs). 


Ah, e antes de finalizar, devo agradecer a paciência com a chorona aqui e dizer que vocês foram incríveis comigo. Prometo que da próxima vez vou falar menos e sorrir mais! HAHAHA Quanto amor nessa foto, é uma das minhas preferidas. ♥

Diversas vezes, durante a leitura me vi em um filme. Tudo muito visual e direto, não tem enrolação não, sinto que o Athos pensou 'vamos contar a história da maneira como ela poderia ter acontecido realmente'. E foi isso que me conquistou. Além da capa estar um amorzinho, não é? Super recomendo a leitura! Uma pena que a Bienal já acabou, porque você merecia um autógrafo e um abraço quentinho também. ;)

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)

- Ale

Comentários

  1. Que livro mais fofo! Amei a premissa dele, a capa também é linda, adorei mesmo! Sua resenha ficou ótima, me deixou com vontade ler!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lilian, fico feliz em saber disso, leia sim! ;)

      Excluir
  2. Olá!
    Ai que resenha, só fez aumentar a minha vontade de conferir esse livro. Gostei de saber mais sobre o livro e saber que é um livro claro que vai direto ao ponto e ainda mais com assuntos que precisam ser falados abertamente. A capa é um amor mesmo. Não consegui ir na Bienal, mas espero no próximo ano eu consiga meu autografo e um abraço desses dois lindos!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou torcer por você e quando ler, venha me contar o que achou Tahis!

      Excluir
  3. Parabéns, que resenha maravilhosa. Vou ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Cá, vai gostar e já aproveita e emenda 'Como Se Fosse Magia' <3

      Excluir
  4. Oi, Ale! Já tinha me interessado pelo livro, mas agora, com sua resenha fiquei com mais curiosidade ainda, parece ser ótimo mesmo. Ah! Eu adorei as suas fotos da Bienal e fiquei muito feliz por você <3 E tem razão, a foto está super linda!

    Beijos!
    https://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Milena, nós duas realizamos um sonho né? Sua foto com a Marian Keyes está emocionante, sei o quanto você a adora.

      Excluir
  5. Oi!
    Essa leitura parece ser bem leve e gostosa de fazer, não conheço o autor mas pelo jeito deve ser bem legal.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Guilherme, é o primeiro livro dele, mas já está no TOP 5 da Ed.Gutenberg!

      Excluir
  6. Oi, Alessandra.
    Parece uma leitura leve, divertida e que nos distrai.
    Fiquei curiosa para ler.

    http://www.revelandosentimentos.com.br - Lançamento da Arqueiro a escolha do vencedor no Top Comentarista de Setembro. Participe e escolha seu livro!

    ResponderExcluir
  7. Oiii, ALe!! Tudo bem??
    Awn, q resenha lindinha!! Eu vi que o autor estaria na bienal em outro blog literário e aproveitei para ler a sinopse desse livro. Achei fofo, sabe? Não faz muito o estilo que estou acostumada a ler, mas estou querendo mais romance na minha vida hahah Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  8. olá Alessandra, td bem?

    adoro livros, leves e singelos. e esse será uma ótima escolha, vou comprar .
    sua resenha foi maravilhosa flor beijos

    Taynara MEllo | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  9. O:i
    que bom que gostou e parece ser uma história gostosa e leve apesar da história, eu vi a divulgação do livro e fiquei curiosa já que é um tipo de livro que curto, quem sabe eu tenha chance de ler ele.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale, sua linda, tudo bem com você?
    Estou apaixonada, não esperava que esse livro pudesse ser tão fofo e cativante. Adorei essa capa e pela sua empolgação fica difícil resistir. Que sonho poder encontrá-los na Bienal, é tão legal quando conhecemos o autor pessoalmente. Sua resenha ficou ótima, depois dela não vejo a hora de ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cila, fico muito feliz com esse comentário. Realmente foi uma alegria imensa para mim conhecê-los.

      Excluir
  11. Preciso começar a dar mais atenção a autores brasileiros. Nem conhecia o livro para você ter uma noção :( e parece ótimo! E foi super legal que você conseguiu conhecer ele e a mãe <3.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    já tinha visto a capa por ai, mas é a primeira resenha que leio e gostie bastante da premissa.
    adorei

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ale! Eu li um livro da Bianca (as batidas perdidas...) e gostei muito. Vi todo o burburinho sobre o lançamento do livro de seu filho e, como uma mera leitora mortal, fiquei curiosa para saber se o talento faz parte da genética Briones rsrsrs. Adorei a história, fiquei encantada por sua resenha que me mostrou muito e ao mesmo tempo nada (me deixando curiosa). Quero ler!
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Alessandra, eu achei bem interessante essa abordagem mais "real" dos temas abordados. Às vezes as histórias são tão cheias de eventos super-dramatizados que fica difícil acreditar no livro como um todo. Bacana a dica!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ale!
    Essa capa é muito bonita, né? Ela vem me chamando muito a atenção, já li algumas coisas sobre o livro em alguns blogs e eu tô muito interessado em ler a obra. Fico feliz em saber que você gostou dela! Adorei a resenha. <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    É a primeira resenha que leio desse livro e confesso que adorei! É tão bom viver no mundo da fantasia, porém é bom quando um livro trás toda a realidade. Fiquei com interesse de lê-lo.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  17. Gostei da sua resenha! Não conhecia o autor, mas gostei do tema que o livro aborda, fiquei curiosa pra ler.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ale.
    Parece ser uma excelente leitura, bem leve e interessante. Além disso, é bom ver um autor nacional já começando tão bem.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  19. Amei o livro, me reconheci logo no início, em sonhar em ser veggetariano, haha.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Que capa mais lindinha! Adorei sua resenha e fiquei doida para ler o livro, parece ser uma ótima estória!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  21. Oi Ale, tudo bem?
    Adorei a indicação do livro, confesso que não conhecia!
    A história parece ser bem legal e eu adorei a capa do livro! =)

    Ah, tem post novo lá no blog amore, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, Ale.
    Eu não conhecia esse livro ainda mas me interessei em ler. Gosto de livros assim, onde o autor não inventa muita coisa e a história se torna especial. Desejo boa sorte para ele. Não deve ser fácil vencer na carreira quando se é filho de alguém famoso não.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Sil, é muita responsabilidade. Fico feliz que o Athos esteja conseguindo.

      Excluir
  23. Oi Ale,

    Acabei de ler o livro e concordo com você o texto final é maravilhoso, emocionante. Sua resenha está excelente, desperta o desejo da leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Ale,
    Não conhecia o livro mas adorei a premissa.
    Vou colocá-lo na lista.
    A Bienal foi embora tao rápido :(
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  25. Oiii Ale! Que post mais amor <3 É tão bom quando a gente gosta de um livro né?! Eu ainda não conhecia, mas parece ser um romance de muita reflexão! Eu também já estou seguindo o seu cantinho, adorei!

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz

    ResponderExcluir
  26. Muita gente que conheço adquiriu esse livro na bienal. Já está na minha lista do Skoob para ler. Sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Bjs ♥️

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ale!
    O livro deve ser lindo! Parece tão singelo e delicado e ao mesmo tempo trazer mensagens tão importantes através dos temas que aborda... Gostei muito!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  28. Oiiiiie, acabei de ler o livro e resenhar tmb. Amei a sua resenha, simples e bem direta, até eu que já li fiquei com vontade de ler. rs Amei seu blog :)

    ResponderExcluir
  29. Oi Ale,

    A resenha me lembrou a escola rsrs. Não sei se quero relembrar essa época rsrs mas gostei da resenha. Seus textos cada vez melhores.

    Beijos

    https://tear-de-informacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lah, lembrar a escola e saber que você superou esse período difícil deve te trazer um sorriso. ;)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023