Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Olá amores!

Essa é uma resenha que quero trazer há tempos para vocês, mas eu nunca consigo escrever. "O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares" é uma série de livros, porém também estreou nos cinemas, sendo assim, vou trazer uma dica dupla. Inicialmente, abordarei o livro e o seu impacto, depois irei descrever um pouco sobre minha experiência com o filme, ok?


Escrito por Ramson Riggs, considero a série um clássico. Não sei o porquê, mas consigo relacioná-lo a Nárnia de uma maneira bem positiva. Talvez porque as crianças peculiares me agradaram mais que os irmãos Pevensie da história de Lewis. Mas vamos falar um pouco sobre qual é a aventura da vez... Jacob é um garoto de 16 anos aparentemente normal que possui uma forte ligação com o avô. Quando esse avô morre de uma forma bem misteriosa, é difícil para Jacob seguir em frente, há várias memórias que retornam e com a ajuda da família e de um psicólogo, o garoto segue para uma ilha na costa do País de Gales para conseguir suas respostas.

Lá ele encontra as ruínas do orfanato das crianças peculiares. Porém, há um grande segredo que quando Jacob descobrir, mudará seu futuro. As crianças tem poderes e podem ser perigosas, se quiserem. Conhecê-las é a mágica da história. Foram elas que me deixaram encantada por esse mundo. 


Fiquei extremamente satisfeita com a construção do enredo, em como tudo acontece e se torna uma missão de vida para Jacob. Gosto da maneira como ele abraça a causa. Minha personagem favorita é a Emma. A dinâmica entre os personagens é ótima e a presença da Srta. Peregrine também é marcante. 

Outro ponto que preciso elogiar é a linguagem utilizada pelo autor. Como falei anteriormente, considero um clássico até porque a história tem personagens bem 'antigos', porém a leitura é muito simples. Flui e você se transporta para aquele mundo muito facilmente. As descrições são tão visuais que é rápido para você se encaixar ali.

A edição é a coisa mais linda! Fiquei encantada com o trabalho da Editora Leya, minha edição é com a capa do filme, mas mesmo assim, fiquei apaixonada. É uma aventura tão boa que eu emendei com o livro 2, "Cidade os Etéreos" e já já trago resenha para vocês. Mas antes vamos falar um pouco sobre o filme?


Chamado "O Lar das Crianças Peculiares", já adianto que muita coisa mudou e não foi uma mudança positiva. Pode ser um spoiler, mas eu acho que você precisa saber que o filme é único, não deixa pontas abertas para continuações, como o livro deixa, ok? 

A mudança que mais me decepcionou foi o fato da Emma ser TOTALMENTE diferente. O poder dela nos livros é o fogo e no filme é a levitação. (Sério mesmo Tim Burton? --'). Acredito que o que salva a produção cinematográfica é a fotografia e a presença de Eva Green.

O início do enredo é ótimo, adoro como ocorre a apresentação das crianças e a adaptação de Jacob. Mas a continuidade da aventura, como tudo acontece e o desenrolar da morte do avô é bem chatinho. Uma cena específica dos esqueletos me deixou bem entediada.



Não que isso te surpreenda, porém precisava destacar o brilhantismo do livro ao compararmos com o filme. Ou seja, recomendo muito que vocês se joguem na leitura. Fiquei apaixonada por como Riggs faz as crianças serem peculiares e encantadoras ao mesmo tempo.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - do livro, ok? ;)

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Legal seu blog, se puder passa lá no meu, to recomeçando!

    http://legaljunior.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e o que achou da resenha? Conte-me, vou adorar saber!

      Excluir
  2. Oii.
    Amei sua resenha!
    Ainda não li o livro, mas curti o filme!
    Quero ler o livro mês que vem! Me disseram que é maravilhoso. =)

    P.S.: Seguindo o blog.

    Beijos,
    Keth.

    ♥Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br
    ♥Instagram/Sorteio

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale! Ainda não consegui ler o livro ou mesmo ver o filme, mas pelo que leio nas resenhas eu tenho certeza que vou gostar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Amei sua resenha! Tenho muita vontade de ler.

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ale.
    Por isso fica a grande dúvida, ler ou assistir primeiro? Se ler o filme vai ser muito ruim, mas se assistir vai perder muito espaço na imaginação do lugar e das pessoas. Mas sem dúvidas o livro será sempre melhor hehe. Eu tenho os três livros aqui e assim que der eu vou ler. Deixei um pouco de lado porque falaram que era meio parado no começo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, eu não achei. Mas eu estava bem animada para a leitura, então pode ter sido essa empolgação que ajudou.

      Excluir
  6. O tempo passou e eu ainda não li nem assisti O Orfanato da Srta Peregrine, acredita? Mas vamos na fé que desse mês não passa!

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale, tudo bem?
    Preciso dizer uma coisa... EU AMO SEU BLOG E VOU PROTEGÊ-LO HAHAHAHAH, sério. Li esse livro no final do ano passado e simplesmente se tornou um dos meus favoritosssss! Acho que o que mais gostei nele foi a inocência e a amizade! Estou louca pra ler o segundo, e quanto ao filme não gostei muito :(, exatamente pelo fato de mudarem os personagens... Mas como é uma adaptação, tudo bem...
    Mas AMEI sua resenha, sério!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=rnVUbcgvqq0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor! Obrigada Ana, o elogio vindo de você me deixa muito feliz, de verdade.

      Excluir
  8. Eu amei a sua postagem.
    Adorei cada coisa sobre a qual falou.
    Amei.

    http://renatacaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ale!
    Eu tinha vontade de ler a série, mas vi algumas pessoas dizendo que esse primeiro livro é lento, que a história demora a engatar... Tô na dúvida ainda, porque ao mesmo tempo vejo opiniões super positivas e empolgadas como a sua. Acho que vou ter que ler pra tirar minhas próprias conclusões. Ai, ai, ai... As adaptações sempre mexendo demais, né?! Tem alterações que eu entendo, mas outras acabam descaracterizando a história original.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, eu não achei o livro tão lento. Mas talvez seja porque eu estava bem animada para lê-lo.

      Excluir
  10. Oi Alê! Gostei muito da sua resenha, mas confesso que não tenho vontade de ler o livro e nem assistir o filme... Mas é uma pena que o filme tenha mudado o poder de Emma para levitação, muito fãs deve ter se decepcionado!
    Um beijo!!
    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ale.
    Eu tenho os dois primeiros volumes da série, mas ainda não me senti pronto para iniciar a leitura da série.
    Provavelmente, vou acabar assistindo ao filme primeiro.
    Não sabia que o filme é único nem das outras mudanças que ocorreram. Apesar disso, acho que vou gostar de ambos, pois adoro obras onde os personagens têm poderes, dons especiais.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
  12. Oi Ale, sua linda, tudo bem?
    Não entendi o motivo pelo o qual ele mudou o poder da personagem no filme. Uma pena que não tenha agradado tanto. Mas que bom que o livro é fantástico. Eu achei essa história diferente e acho que descobrir essas crianças é realmente o peculiar. Você me deixou mais empolgada ainda para ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ale, concordo com você com relação ao filme. O livro é 1000 vezes melhor pois a mudança realmente não foi positiva. Ainda não li os outros dois, mas lerei com certeza!
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Alê. Eu quero muito ler esse livro. Assim, o gênero não me chama atenção mas eu amei tanto a premissa que ainda não sei como não li ainda. Espero que a narrativa e a leitura realmente me agradem como agradaram você!
    Beijo, Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho o costume de ler livros do gênero, mas esse me conquistou!

      Excluir
  15. hello, write sensational blog, you may be
    in love with him right away!
    I like the text and design blog.
    You can agree on follow for follow?
    I like to be in touch with the wonderful blogs :)
    kisses from Poland :*
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ale!
    Não tenho vontade de ler os livros, mas vi muita gente que leu reclamando das mudanças, principalmente sobre a peculiaridade da Emma. Até agora não entendi essa mudança.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Eu até curti o livro, o enredo é muito bom, a única coisa que eu achei os monstros muito toscos eheheheh.

    beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu não sabia que esse filme tinha sido baseado em um livro. Eu assisti o trailer e achei o enredo muito interessante. Sua resenha me deixou com muita vontade de conhecer melhor essa história.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/02/playlist-fevereiro-2017.html?m=1

    ResponderExcluir
  19. Esse livro pra mim foi uma decepção, infelizmente. Li na época que ainda só havia boatos sobre se tornar filme, e pela capa, eu imaginava algo puxado mais pro terror, e quando não encontrei nada disso, fiquei bem chateada e não consegui curtir direito a leitura. A adaptação também não ficou uma das melhores, principalmente aquele final doido.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li porque soube que não era tão pesado no terror, rs.

      Excluir
  20. Oi Ale, eu acabei não lendo o livro (e também não assistindo ao filme) porque não curto muito essa pegada de fantasia na literatura. Mas só tenho lido resenhas positivas sobre o livro!!!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  21. Li o primeiro livro e AMEI. Tem resenha no meu blog. O livro 2 tá na fila dos "pra serem lidos" e pelo jeito não pego ele tão cedo. Que pena essa distorção do filme. O filme eu ainda não vi.
    Ale, tem uma tag literária que publiquei no blog e indiquei vc para participar, mas se vc quiser, é claro!
    Link: http://www.caprichosbyneli.com/2017/02/tag-literaria-para-quem-e-apaixonado.html
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oie Ale =)

    Vou te falar que sempre achei que esse era um filme mais com uma pegada de terror, tanto que sempre passei longe dele. Porém depois que vi o trailer do filme, vi que ele é meio fantasia com sobrenatural e fiquei um pouco curiosa.

    Ainda não sei se é o tipo de livro que vai me agradar, mas pretendo ao menos dar uma chance para o filme.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fugia dele por achar que era terror. Mas essa fantasia me agradou, Ane!

      Excluir
  23. Oi
    que bom que adoroi o livro, todos falando bem dele, estou mega curiosa para ler a trilogia, também quero assistir o filme parece que é interessante

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Ale!
    Olha, eu assisti o filme e sinceramente... Não me agradou em quase nada =/ Achei parado, forçado e clichê em alguns momentos, e não consegui gostar do Jacob. E olha que eu adoro o trabalho do Tim Burton, rs. Sei lá, perdi totalmente a vontade de ler os livros... :'(
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Carol! Porque talvez se tivesse lido o livro antes, iria gostar mais.

      Excluir
  25. Oi ALe! Eu adooooro o livro, achei o universo contruído pelo autor maravilhoso. Tb gostei do filme, mas achei super Sessão da Tarde, eu esperava um pouco mais. Agora, eu realmente achei que o final ficou com uma deixa pra continuação, pequena, mas ficou. Se vai ter eu não sei, não sei se foi um sucesso de bilheteria hehehehehehe

    Bjs, Mi
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  26. oi tudo bem?

    eu já assisti o filme , mas não li o livro. Mas estou com vontade de ler. Achei o filme bom apesar de ter alguns momentos que poderia ter ficado melhor. adorei a resenha beijos

    taynara mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Li tanto o livro quanto assisti ao filme e gostei de ambos, mesmo tendo algumas diferenças, como o poder de Emma.
    Estou querendo ler os demais livros, mas ainda não tive a oportunidade de comprar.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta o 3 e o de contos, tomara que o final seja tão bom quanto o início!

      Excluir
  28. Oi, Ale!! Tudo bem??

    Não conhecia a história até a editora Intrínseca lançar A Cidade dos Etéreos. Aquilo me deixou fascinada. Aquelas fotos, puxa! Quis comprar logo. Mesmo sabendo ser o volume dois, achei que não seria problema começar por ele. Pois bem, comecei por ele rsrs Não senti falta de não ter lido o primeiro, mas depois pensei comigo que com certeza seria melhor ler em sequência. Agora estou ansiosa para o filme, meio que desanimei da leitura.Ah, e só pra finalizar, que bosta que ficou essa troca do poder da Emma mesmo :// Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023