Livro: A Tormenta de Espadas - Crônicas de Gelo e Fogo #3

Olá amores!

Finalmente eu acabei "A Tormenta de Espadas", o terceiro livro das "Crônicas de Gelo e Fogo" escrita por George R. R. Martin, publicada aqui no Brasil pela Editora Leya. E eu não posso deixar de fazer uma super resenha para vocês, não é mesmo? Lembrando que existe também a série de TV baseada nesses livros, a grandiosa "Game of Thrones".


A história original da famosa série produzida pela HBO já é bem conhecida e falar sobre a luta entre casas (famílias tradicionais) pelo trono de ferro seria redundância. A maioria dos personagens já nos foi apresentada nos livros anteriores, os moldes de capítulos alternados continuam e nada foge muito do que estamos acostumados a ver nas telinhas... Muito sangue, mortes e discussões políticas. Porém, claro que há um aprofundamento e detalhes que tornam o livro muito muito muito maior do que o imaginável.

As temáticas crescem, os personagens interagem com outros e tomam posições que geram conflitos. Por mais que a escrita seja arrastada e lenta, é impossível não admirar o trabalho feito pelo autor. A complexidade do enredo nos deixa chocados, é tãããão inteligente! Você precisa se entregar àquele universo para tudo fazer sentido.



Nesse livro 3, foi descrito uma das minhas cenas favoritas que é o Casamento Vermelho, algo bem impactante e chocante (mesmo se você já assistiu ao episódio, o livro consegue ser descritivo o bastante para tornar a cena viva na mente). Gostei muito de ver como foi o envolvimento do Rob com sua esposa, principalmente o posicionamento de Catelyn perante as atitudes do filho. 

Incrível como os nomes começam a fazer parte do domínio do leitor e isso ajuda a entender melhor as posições de cada casa nessa guerra desenfreada pelo poder. E sabe o que é mais engraçado? O que eu não gostava muito na TV foram os capítulos que eu devorei mais rápido! Por exemplo, eu adorei ler os capítulos do Jaime Lannister. A relação que ele está construindo com a Brienne pode não ser tão romântica quanto eu esperava, mas a aventura que ambos tiveram, foi algo interessante de se acompanhar.



Todavia, o grande destaque para mim foi o final da obra. ALERTA SPOILER - A volta dos mortos de Catelyn Stark foi totalmente surpreendente. Ok, eu já sabia que isso aconteceria, mas não da forma como foi e como ela nos é apresentada. Até porque, esse retorno não demorou para acontecer. Entendo os motivos deste plot não ser explorado pela HBO (a personagem Arya toma o posto de 'vingar a família'), mas que é intrigante a busca de vingança da personagem, isso é sim! - FIM DO SPOILER.

Com isso, fecho o livro três e vou para o quatro em sequência. Pois é, mudei um pouco a tática de ler GOT em doses homeopáticas, por conta do final do livro e da reta final da série na TV que está com tantas revelações maravilhosas. Preciso saber mais sobre essas profecias e teorias, principalmente a citada sobre as três cabeças de dragão. 



Sendo assim, recomendo que todos se aventurem na obra sim, porém sem pressa, ok? Deixem a história penetrar no coração de vocês, é impossível ler/assistir GOT e não sofrer!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5) - Tornando-se uma leitura mais fácil

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Ale. Você é guerreira amiga, porque apesar deu ter começado o primeiro livro há anos quando estava começando a fazer sucesso, eu não consegui terminar. A trama em si é maravilhosa, mas o livro tem a letra miúda demais, muitas descrições e várias acontecimentos. Foi difícil demais seguir em frente, acabei desistindo :/
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ale!
    Eu traumatizei tanto com A Fúria dos Reis que ainda nem me atrevi a começar esse hahahahha E dizem que é o melhor de todos. Mas do jeito que nem tem previsão de Ventos do Inverno, acho que dá pra protelar um pouco hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale, tudo bem?
    Pulei um pouco o miolo da resenha porque quero evitar spoilers.
    Pretendo ler os livros depois que a série acabar. :P
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O spoiler coloquei em Branco para ninguém ler sem querer hahaha

      Excluir
  4. Olá, Ale.
    Esse é o meu livro favorito da série. Depois de tanta espera nos livros anteriores nesse acontece tanta coisa que fiquei de queixo caído. Eu gostei do Jaime nesse livro, mas agora na série estou odiando ele novamente hehe. Quando lançar os outros vou ter que reler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Alê. Tenho uma amiga que é apaixonada pelos livros e vive me falando maravilhas a respeito do seriado, que pretendo assistir em breve. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê!

    só li o primeiro livro, mas pretendo ler todos sim porque o tio George consegue nos prender de um jeito que... orra.
    Nem me fale no casamento vermelho. Até hoje sou traumatizada com aquilo. HAHAHAH

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso me focar, porque me distraio facilmente com a escrita do George R R Martin!

      Excluir
  7. Nunca li os livros dessa série e nem assisti ao seriado da Tv. Mas sei o quanto essa história tem fãs ao redor do mundo e o quanto o enredo é interessante. Acredito que vale a pena conhecer essa trama sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/08/dica-de-serie-jane-virgin.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase um classico! As pessoas precisam ter essa experiência.

      Excluir
  8. Oi Alê!

    Menina você me deixa de boca aberta sério, não sei como você consegue ler esses livros enormes, não vou mentir eu morro de curiosidade de ler sabe? Antes não mas hoje sim! Na verdade uma vez eu peguei para ler e quando chegou na metade eu já tinha esquecido o nome de uma porrada de gente hahaha então eu desisti! Mas eu comprei It a coisa e vamos ver o que acontece kkkkk, fico feliz que tenha gostado.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ale!

    Admito que nunca tive interesse por Game of Thrones, tanto a série como os livros. São enormes! E por terem uma narrativa um pouco mais lenta não sei se iria gostar muito. Mas que bom que o livro te agradou!

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Houve um tempo que eu queria ler esta série, agora já não é mais prioridade, mas tenho muita curiosidade, ainda mais por ver que todo mundo gosta de série de tv, que tbm nunca assisti.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale, tudo bom?
    Só de lembrar que algum dia consegui ler esse calhamaço já fico assustada UHASUHUHASUHAS não sei como, porque ô livro gigante e inacabável. Maravilhoso, sim, mas eu não teria coragem de reler.
    Eu amo ASOIAF e tenho muitos problemas com Game of Thrones por todas as mudanças absurdas que eles fizeram na série (nunca vou perdoar D&D pela quinta temporada, principalmente pelo arco da Sansa e pelo corte da minha Arianne). Espero que GRRM se vingue deles <3
    Apesar de Tormenta ser muito foda, acho que meu favorito sempre vai ser Fúria dos Reis.
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tormenta é o meu favorito, mas parece inacabável mesmo HAHHAHAHAHAA

      Excluir
  12. Oi
    Preciso ler os livros, só assisto as série e que bom que gostou, deve ter aquelas teorias de explodir a cabeça só de ler, preciso conhecer a escrita desse homem.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. SIM SIM SIM
    é incrível, Alê!
    Realmente aquele final é chocrível! Por isso eu preciso terminar logo o que estou lendo também pra poder ler o quarto - mas acho que via demorar um pouquinho
    o casamento vermelho foi maravilhoso!
    Mas vc viu que a esposa dele não morre no livro e morre na série? Não me aguentei e fui ver as várias mortes da série e É TÃO LEGAL!!! Fizeram muito bem, né??? <3
    fico feliz que tenha gostad e leu rapidinho hein?? M
    beijocas

    ResponderExcluir
  14. Oi Alê,
    Que bacana que está lendo os livros. Decidi ler só quando a série acabar.
    Ver o Casamento Vermelho já foi algo traumatizante, imagine ler, com os detalhes ricos do Martin, sos. Sdds Robb ♥

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023