quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Livro: Boa Noite

Olá amores!

Eu prometi e venho cumprir. Hoje, a resenha é de 'Boa Noite', outro livro da Pam Gonçalves publicado pela Editora Galera Record e que vocês precisam ler!!!


A história é sobre Alina, uma garota que sai da sua cidade natal para cursar faculdade de Engenharia da Computação e começa a morar em uma república. Nessa nova vida, ela precisa se adaptar as mudanças, afinal, tudo é bem diferente da época de colégio, principalmente em relação aos garotos.


O livro faz um excelente serviço social, as discussões geradas são fundamentais para tornarem a sociedade atual melhor. Há muito feminismo e compaixão na obra. Alina se vê no meio de situações nunca imaginadas e é preciso bastante jogo de cintura e coragem para enfrentar as problemáticas abordadas. 


Alina ensina as mulheres a terem voz e novamente digo a vocês: Pam Gonçalves escreveu um livro necessário para as mulheres de hoje. E vou além, para os homens também é algo relevante. Acredito que é importante sim levantar a bandeira dessas causas tão polêmicas, afinal, só conseguimos superar as adversidades com muita informação e conscientização.

Mas claro que nem tudo é pesado, a amizade dos moradores da república, a forma como a Pam escreve tornam a obra uma delícia de se ler. É envolvente e parece realmente com minha época de faculdade (claro que eu sempre fui estudiosa e não frequentava essas festas diárias, rs). 

Algo que quero destacar também é uma frase específica da Manu, a amiga de Alina, pois foi algo que eu gostei muito de ver retratado na história: "você não é obrigada a fazer nada que não queira". Não foi escrito exatamente assim, mas é essa a mensagem que a Manu me passou e eu fiquei admirada com a força desse diálogo. Uma amiga de verdade te dá o poder da escolha sim, ela não te julga se você não quiser beber, ela não briga se hoje você quer ficar em casa vendo Netflix. E por mais que a Manu seja persuasiva e convença a Alina a ir nas festas, é algo natural, pois ambas querem se divertir juntas. Então, acredito que poucos irão se identificar com essa amizade e realmente espero que seja um alerta para o leitor sobre amizades verdadeiras.


Agora, sobre os boys do livro... Ai Ai Ai. O romance é sutil e leve, algo que te faz sorrir e pensar: por que não existem mais pessoas assim no mundo? E há muita diversidade de meninos! Não pensem que todos são uns amorzinhos, porque não são. É um livro sobre realidade e obviamente, teremos que ter essa mescla de sentimentos pelos personagens, rs. Mas te garanto que no final, tudo valerá a pena. <3

Ah, algo legal de destacar é que os livros da Pam sempre 'conversam' entre si. Tem um personagem de 'Amor nos Tempos de #Likes' que aparece em 'Boa Noite' e um personagem de 'Boa Noite' que aparece em 'Uma História de Verão'. Apaixonante, né? *-*

Em breve, trarei resenha de 'Amor nos Tempos de #Likes', pois eu também tenho meu exemplar e já o li. Porém, enquanto isso, vamos aproveitar e conversar... Vocês já leram 'Boa Noite'? Gostaram? Querem ler? Deixem seus comentários!

Minha Classificação:  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Favorito!

- Alessandra Salvia

16 comentários:

  1. Oi Ale! Só falta eu comprar esse para ter minha coleção da Pam completa. Estou lendo Uma História de Verão e adorando. Fico feliz em saber que este traz uma história tão rica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale.Depois dessa resenha eu fiquei louca para ler "Boa noite" da Pam.

    Amei a sua resenha.

    Beijão
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale. Tem um tempão que quero ler essa obra mas nunca consegui compra-la. Eu gosto muito do fato da autora dar maior voz a personagem, isso porque quando ela publicou a obra, eu estava cursando uma matéria com o pessoal da Engenharia, e fato, 85% da turma era composto por eles. Parece que senti na pele o que a Alina tava passando, me senti representada.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o post ♥️ estou seguindo para acompanhar as novidades 👩🏻‍💻
    NOSSO BLOG |clique

    layoυт reѕponѕιvo | мídιa ĸιт edιтável | vιnнeтa | capaѕ | logoмarca
    PACOTE PARA BLOGUEIRA A PARTIR DE R$30|clique

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Eu li este livro e super curti, muito boa a escrita da Pam. Quero muito ler o novo livros dela, inclusive ela vai vir na feira do livro que está acontecendo aqui na minha cidade quero aproveitar e levar o livro para ela autografar.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ale!
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da Pam, mas acho interessante a premissa desse. Gostei de saber que tem feminismo nele. Li recentemente o livro sobre aquela palestra sobre feminismo da Chimamanda e fiquei com vontade de ler mais temas que abordem o assunto.
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ale.
    Eu li esse livro logo quando lançou e acabei não curtindo quanto gostaria. Li tantas resenhas super positivas que acabei achando que ele não era tudo aquilo porque fui com muita sede ao pote. Quem sabe se tivesse esperado as expectativas baixarem teria gostado mais. Mas quero ler outros livros da autora.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Uau, adorei tua resenha! Estou muito curiosa para ler este livro, até já tenho ele, porém não li ainda, hehehe. Adorei esta conexão entre os livros da autora, deve ser bem legal.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alê

    Que bom que você gostou tanto. Já li umas resenhas não tão positivas falando que o livro é bem forçado, que as mensagens não soam naturais.
    Eu tenho Amor Nos Tempos de #Likes e cheguei a dar uma folheada e não curti muito a escrita dela não, por isso não me interessei pelos livros que ela lançou depois.
    Legal essa conexão entre os livros!!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alê

    Que bom que você gostou tanto. Já li umas resenhas não tão positivas falando que o livro é bem forçado, que as mensagens não soam naturais.
    Eu tenho Amor Nos Tempos de #Likes e cheguei a dar uma folheada e não curti muito a escrita dela não, por isso não me interessei pelos livros que ela lançou depois.
    Legal essa conexão entre os livros!!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii Alê

    Tenho curiosidade em elr algo escrito pela Pam, ela é super simpática e ja fiz vários elogios aos seus livros. Gostei dos valores que a história passa e fico feliz em saber o quanto vc curtiu a leitura.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ale! Que bom que foi uma leitura boa pra vc!
    Confesso que essa leitura n me chama tanto a atenção (apesar de abordar temas legais como vc falou), ainda não consegui me interessar muito pelos livros da Pam, mas quem sabe um dia né?
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ale,

    Nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade com sua escrita.
    Gostei muito da premissa do livro, ainda mais pelos temas abordados.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Alê,
    Li a amostra desse livro outro dia na Amazon e parece ter uma abordagem juvenil bem bacana. Quem sabe futuramente eu consiga finalizar.

    tenha um ótimo domingo :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Oi Alê
    Quero ler esse livro, está minha listinha <3
    Gostei da resenha.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu conheci a Pam na Bienal e achei ela um amor de pessoa, muito simpática, e estou realmente interessado em ler o livro dela, afinal apoiar autores nacionais é essencial, e confesso que não ando fazendo muito isso.
    Gostei bastante do tema do livro, espero que seja bom, já até lembrei agora que tenho uma amiga que tem esse livro e pode me emprestar para ter certeza que é bom antes de comprar.
    xoxo

    Planeta 94

    ResponderExcluir