Livro: Orgulho e Preconceito

Olá amores,


Vamos para a resenha do clássico do mês? "Orgulho e Preconceito" da Jane Austen, na verdade, já tem uma postagem aqui no blog, porém é de uma edição pocket e um pouco complicada para se ler, então resolvi fazer a releitura com uma edição nova que a editora Martin Claret lançou recentemente e que por sinal é MUITO MARAVILHOSA!

O uso das cores, a capa ser dura, a fitinha marcadora, o desenho no meio da obra... Tudo está impecável e fico feliz demais em ter esperado um pouco para fazer minha coleção da Jane Austen, pois assim consegui manter o padrão com essas novas capas. *surto de felicidade aqui*



Mas agora vamos falar do enredo? Quem ainda não conhece, "Orgulho e Preconceito" foi escrito em 1797 e nos traz a história de amor do arrogante e orgulhoso Sr. Darcy e da inteligente Srta. Elizabeth Bennet. Porém, este não é um romance comum como lemos nos dias de hoje, aqui a época é muito bem retratada e a linguagem mais rebuscada, é necessário uma atenção e uma dedicação maior para entendermos os acontecimentos que levam Lizzie a odiar/amar Darcy.

Confesso para vocês que por ser uma releitura, eu comecei a ver alguns pontos que antes não tinha percebido. Acho que me encontrei melhor no enredo e naqueles personagens com nomes difíceis de pronunciar. Eu consegui desenhar melhor as relações, consegui entender os motivos pelos quais algumas atitudes foram tomadas. Isso me surpreendeu muito, pois esperava aquela confusão que tive na primeira vez que li, tanto que sempre dizia que tinha consciência de que havia deixado muita coisa passar. Talvez deva elogiar aqui o tradutor que fez um excelente trabalho

E lá vem polêmica, mas vou dizer mesmo assim: Lizzie é um pouco chata, rs. Admiro muito sua inteligência e sua ousadia para a época, mas realmente acredito que o desenvolvimento de Darcy é infinitamente superior ao dela e o próprio envolvimento emocional dele é melhor explorado. Não sei se foi a intenção de Austen  em nos envolver mais com o personagem masculino, só sei que ela fez isso muito bem e é impossível não acabar a história apaixonada por ele. Enquanto isso, Lizzie muitas vezes tira conclusões precipitadas por 'fofoca' de terceiros, até porque, vamos combinar que conhecendo a Sra. Bennet (mãe de Lizzie) ninguém culparia o Sr. Darcy por afastar o Sr. Bingley de Jane, não é mesmo?



E por falar em Jane e Sr. Bingley, confesso que até gostaria de que ambos tivessem mais destaque, pois é notável a pureza dos sentimentos do casal, mesmo com as irmãs chatas do rapaz tentando interferir o tempo todo. 

O ritmo de leitura é lento e sem muitas surpresas, principalmente se você já assistiu a adaptação. Jane Austen escreve uma grande obra, um verdadeiro clássico da literatura inglesa, mas que não é para todos os públicos, porque muitas vezes pode ser considerada entediante. Para vocês entenderem ainda mais sobre a complexidade da escrita da autora, Jane não retrata em momento algum contato físico entre seus personagens, o relacionamento e sentimentos são explorados apenas por diálogos e pensamentos, como o decoro previa na época em que foi escrito.



Desta forma, finalizo a resenha dizendo que essa segunda leitura foi diferente da primeira.  Consegui separar mais a obra literária do filme e como a Sil do blog Prefácio me disse, acredito que a adaptação para os cinemas foi tão boa, que se torna melhor que o original. Chega a ser um pouco decepcionante, mas fico feliz de ter conseguido assimilar a história de uma maneira muito mais clara do que há alguns anos. 

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ (3/5) - Bom!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Quero muito ler esse livro, sempre vejo resenhas super positivas sobre a obra, e essa edição ficou linda mesmo!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. essa é uma leitura que exige muito do leitor.
    Eu, mesmo tendo estudado a Jane Austen na faculdade, ainda não peguei pra ler.

    Gostei da sua sinceridade na resenha!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  3. Que edição do livro linda Ale. Eu li o livro mas confesso que me apaixonei. Lembro me de sentir a própria Lizzie ao ler a carta que tem de Mr. Darcy
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ale!
    Essa edição é muito linda!
    Ainda não li esse livro, mas pretendo um dia e já sei que não devo ir com muita expectativa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale!
    Eu li esse livro há muuuito tempo, e me lembro que não me marcou tanto como acontece com algumas outras pessoas. Talvez um dia eu releia tbm pra ter certeza!
    Mas eu amo muuuito o filme, acho lindo, realmente uma adaptação pra aplaudir!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive que fazer uma releitura para entender tudo mesmo, Carolzinha!

      Excluir
  6. Ale! Eu conheço a história apenas pela adaptação, sei que muitos dos romances de hoje foram inspirados nessa obra, mas não tenho vontade de ler. Da autora eu gostaria de ler A Abadia. Esta edição é muito linda, que capricho da editora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale, tudo bem?
    Que edição linda! Esse livro tá nas minhas metas há anos, mas sempre desisto.
    Gostei muito dos seus apontamentos, inclusive a crítica a Lizzie. rs Senti um pouco isso no filme também.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos não fui a única que se sentiu assim com a Lizzie, todos a amam tanto! Rs

      Excluir
  8. Oie
    Adoro esse livro, mas a leitura é meio lenta mesmo. Meu preferido da autora é A Abadia de Northenger.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale,

    Eu li o livro e vi a adaptação e confesso que amei os dois rsrs.
    A leitura de inicio foi lenta, mas depois acabou fluindo.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu quero muito ler esse livro, ainda mais depois do lançamento da edição, que bom que curtiu a releitura, apesar de não ter sido as mil maravilhas conseguiu compreender mais a história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ale! Tudo bom?
    Eu vivo e respiro um livro e é este. Amo as sutilezas e o humor da narrativa da Jane e de como tudo flui tão bem. Razão e Sensibilidade é um queridinho também, mas esse tem meu coração <3
    E amo como as adaptações foram fieis de diferentes maneiras KJANSUOFASBGUOAB deu até uma vontade de maratonar todas de novo!
    Essa edição é DIVINA.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso tomar vergonha na cara e ler esse livro. Nunca li esse clássico, você acredita? Sei que é maravilhoso.

    Beijos!
    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
  13. Oiiii,
    Assisti o filme e amei!!! Tenho um pouco de dificuldade de ler o livro depois que assisti o filme😔. Por mais que tenha amado, não sei.
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é um clássico e a capa dessa edição está impecável, assisti apenas o filme e gostei muito, tenho certeza que irei me surpreender ainda mais com o livro!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ale!

    Essa edição ficou maravilhosa, imagino que você tenha gastado mais tempo admirando a capa do que lendo a história em si hahha conheço Orgulho e Preconceito pelo filme, e talvez por isso mesmo me dá uma preguiça de conferir a obra por já saber o que acontece, mas gostei muito de saber sua opinião a respeito da obra, é curioso a autora ter desenvolvido o Darcy melhor do que a própria Lizzie como protagonista, não é a toa que na época ele faz tanto sucesso hahaha

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Alê

    Logo depois que comprei minha edição de capa dura rosa, aquela com três histórias, a editora lançou essa. Fiquei bem revoltada na época! Hahaha
    O livro está na minha TBR do ano e espero conseguir ler desta vez, pois da primeira, quando eu era adolescente, não funcionou.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ale.
    Eu amei essa edição, é tão linda. Eu li o livro em uma edição que tem três livros dela junto e as folhas ainda são brancas para ajudar hehe. O livro é bom, mas o filme é tão mais hehe. Mas uma coisa boa do livro é que tem mais explicações no final do que o filme, por isso vale a pena a leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023