Série: Outlander - Season 4

Olá amores, 

Mais uma temporada de "Outlander" chega ao fim e dessa vez já estamos indo rumo ao quinto ano da série produzida pelo canal Starz e exibida no Brasil pela Fox Premium e pela Netflix.


Com duas temporadas a mais já renovadas, a quarta temporada de "Outlander" é baseada no livro "Tambores de Outono" e é uma série que possui pouca visibilidade, porém grandíssima qualidade. Dificilmente haverá um episódio mal produzido ou pouco envolvente, o enredo trabalha muito bem o emocional do telespectador trazendo como temáticas principais a família, relacionamentos, adaptação a novas culturas e pertencimento.


Vamos dividir essa crítica em duas partes, com e sem spoilers, ok? Mas para quem quer conferir todas as resenhas (tanto dos livros, quanto das temporadas da série), deixarei os links abaixo:

SEM SPOILERS:
Nesta quarta temporada, a história se passa principalmente na América, nossos protagonistas estão tentando refazer a vida no novo mundo, juntamente com aqueles recém chegados, além dos índios locais que podem ser bem perigosos. 

Aqui, as novas civilizações nos serão mostradas de uma maneira bem realista, vemos a dor e a coragem dos nativos ao lutarem pelo o que são e pelo seu território. Acredito que pela primeira vez, vi a posição de quem acaba de chegar em terras desconhecidas e precisa lidar com essa violência e imprevisibilidade. Afinal, não podemos dizer que foi fácil colonizar a América, houve muita resistência e conflitos.


Com 13 episódios compondo essa temporada, digo com certeza que foi uma temporada delicada, sofrida, mas muito amorosa. O perdão é algo relevante aqui e só tenho a elogiar o roteiro magnifico que soube explorar o melhor da escrita da Diana Gabaldon. Sem falar, na belíssima fotografia e maestria das atuações de Caitriona Balfe, Sam Heughan e Sophie Skelton. 


COM SPOILERS:
Vamos falar um pouco sobre acontecimentos específicos para demonstrar que algumas cenas foram muito modificadas ou até mesmo excluídas da adaptação.

Para mim, o que mais me doeu foi não ter visto o parto da Brianna juntamente com a reconciliação dela com Jamie. Era uma das cenas mais esperadas, ainda mais pela briga ter sido colocada de uma maneira muito forte na história. Sorte a nossa que ambos se conhecendo foi a perfeição total! *-* Só de me lembrar dessa cena, fico emocionada. ♥


Como personagem mais chato, destaco sem dúvidas o Roger. Suas atitudes machistas me surpreenderam, pois eu não esperava que fosse me incomodar tanto. Talvez, no livro, essa parte da personalidade dele seja mais sutil e eu não tenha percebido tanto quanto na série. 

Agora, quem me surpreendeu demais e para o lado positivo foi Marsali e Fergus. Não sei se era porque a última imagem que eu tinha do casal era aquela abordada em "Um Sopro de Neve e Cinzas", mas eu tinha me esquecido o quanto eles são lindos e necessários juntos. Para quem só acompanha a série, também acho que foi uma surpresa, já que foi a temporada mais apaixonada para eles.

E falando na Brianna, muitos a consideram mimada e chata, mas por incrível que pareça eu gosto bastante dela! Acredito que a história e a construção da personagem nessa temporada foi a mais complexa e também a mais impactante. Claire e Jamie foram sim secundários perante a força e a dor da filha. Estou muito empolgada para o futuro da atriz na série e não vejo a hora de vermos as cenas da família Fraser com o novo integrante!


AAAA, e a volta do nosso querido Murtagh? Foi uma bela de uma surpresa revê-lo nessa temporada, não é mesmo? Gostei muito da voz que lhe deram e com o último episódio exibido, vieram várias promessas de um plot intenso! 

Ah, não posso deixar de falar no vilão da vez. Stephen Bonnet finalmente apareceu e nos arrancou lágrimas. Acho que sua crueldade supera a de Black Jack Randall, pois não se vê humanidade nenhuma em Bonnet, enquanto Randall fez o possível para salvar seu irmão. Alguns comentários que li sobre a cena em que Bonnet dá uma joia a Bree na prisão me deixaram preocupada com a possível romantização do abuso, mas tenho fé que todos vão enxergar o verdadeiro monstro que este pirata é. Até porque, você não acha que ele morreu na explosão, acha? rs


Com uma season finale aparentemente fraca perto de toda a intensidade da temporada, "Outlander" termina seu quarto ano com uma promessa de afastamento dos livros. Não que eu ache que será assim, mas existe a possibilidade, pois Murtagh vem ganhando cada vez mais espaço e ele nem está mais vivo na obra literária.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Amei essa indicação, gosto muito de séries nesse estilo, essa parece ser ótima. Já anotei a dica!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê,
    Adorei essa temporada, foi uma das minhas favoritas!
    Certeza que esse Bonnet ainda vai atormentar nossos personagens.
    Ahhh a cena de Bri e do Jamie se conhecendo é maravilhosa! Não me canso de ver e me emocionar!
    Não vejo a hora de sair a próxima temporada!
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale!
    Só li a parte sem spoilers porque um dia eu pretendo me atualizar na série hahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi
    ainda não assisti essa série, mas pretendo assistir algum dia, essa temporada pelo que comentou parece ser bem sofrida, mas interessante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. muitas pessoas me recomendo essa série, mas confesso que tenho muita preguiça de assistir séries assim, mas eu gostei dessa resenha e vou tentar assistir.

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não acompanho essa série, mas toda vez que eu vejo os seus posts eu tenho vontade de assistir.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2019/02/overdose-riverdale.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ale.
    Não me mate, mas esse mês eu resolvi assistir a primeira temporada e confesso que não gostei muito. Achei o começo muito parado e depois choquei naquele final. Dai até fui ver lá no livro se acontecia aquilo mesmo e acho que não quero mais ler ele não. Acho que sou meio fraca para essas coisas hehe. Agora estou pensando se continuo a assistir a série.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que Outlander não é para todo mundo, Sil. Mas fico feliz que você tenha tentado assistir. 😍

      Excluir
  8. Oie Ale =)

    Estou esperando a quarta temporada sair no Now para começar a assistir. Vi alguns episódios quando o sinal da Fox Premium estava aberto e gostei bastante. Peguei uma birra enorme do Bonnet, isso que não vi a temporada toda rs...

    O mais engraçado é ver a série com a minha mãe. Segundo ela a Claire e o Jaime só se metem em encrenca XD

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Chocada que a série já está na quarta temporada e eu estou bobeando :O Quero muito ler e assistir essa série, parece ser incrível!
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alê

    Coloquei o primeiro livro no meu projeto de leitura desse ano, então acho que pelo menos a primeira temporada vou conseguir assistir depois de ler! \o/

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Eu juro que vou continuar essa série sem esperar os livros. Queria ler antes de ver, mas cada livro é um calhamaço... e a série continua rolando e eu querendo ver. haha

    http://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ale, tudo bem?
    Essa série é tão maravilhosa que me faltam palavras!
    Amei o desenvolvimento da Brianna nessa temporada, mas no início dela confesso que me irritei um pouco com a imaturidade dela e do Roger. Eles brigavam por coisas muito bobas hahaha!
    Mas Outlander é Outlander, ou seja = <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Alê, acredita que eu não sabia que essa série era baseada em livros? Não acabei de ler o post pois quero muito começar a assistir e estou correndo dos spoilers, mas obrigado pela dica e vi que a avaliação foi super positiva. O que aumentou minha vontade de assistir o show!

    bjsss
    www.estupefaca.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Alê,
    Li umas críticas sobre essa temporada pela timeline do twitter, e lembro que a maioria comentava sobre esse plot da Brianna. Parece que ela foi o alto da temporada.
    Preciso colocar em dia. Os livros, a leitura não deve rolar agora, infelizmente.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023