Livro: Lágrimas de Amor e Café

Olá amores,

Hoje, a resenha vai unir duas coisas que gosto muito: romances e autores nacionais. Vamos falar de "Lágrimas de Amor e Café" da Babi A. Sette publicado pela Verus Editora.


Fazia bastante tempo que não trazia uma dica de romance de época para vocês, pois confesso que estava um pouco saturada do gênero. Muitos livros pareciam mais do mesmo, só que "Lágrimas" apareceu e tudo mudou. Há mais de um ano um romance de época não me prendia como este o fez. A construção tanto da história como um todo (levando em consideração momentos históricos) quanto dos personagens são uma crescente e é impossível não se emocionar com a doçura da escrita da Babi.

Aqui, conheceremos Angelina, uma jovem italiana que migra para o Brasil junto com o marido após um casamento arranjado por seu pai. Infelizmente, a visão esperançosa de um relacionamento feliz logo se desfaz, já que Pedro, o rico barão de café, é um marido extremamente violento e abusivo. A sorte de Lina é que na fazenda conhecerá Vicenzo, o rapaz italiano que lhe mostrará o quão bonito o amor pode ser. 

Se você busca algo águinha com açúcar, adianto que essa obra não é para você. Aqui, ficamos desconfortáveis com as situações vividas por Angelina e por Pedro. Você lê e dá o nó na garganta. Não houve aquela romantização dos cliquês de casamento arranjado, a autora mostrou uma visão crua do que as mulheres da época passavam e é para incomodar mesmo! Para valorizarmos nossa liberdade e um alerta para quem ainda vive num relacionamento assim, pois as cenas não são absurdas não. Elas podem muito bem acontecer na sociedade de hoje e acredito que é uma história que dará forças para muitas mulheres mudarem de vida.


Em relação a resolução das problemáticas e final da obra, alguns podem achar fácil e/ou rápido demais. Eu concordo em parte, pois acho que essa nem era a proposta do livro, o final feliz faz parte e tal, mas toda a trajetória de Angelina é o que contou para eu dar as 5 estrelinhas. A intenção do livro é te tirar da zona de conforto daqueles romances extremamente açúcarados, é para te mostrar o quanto as mulheres eram subjulgadas e inferiorizadas. (P.S.: há muitos momentos belos sim, mas muito equilabrados para nos dar a visão completa da vida da protagonista).

Vicenzo não apenas é o responsável por dar esperanças a Lina, como também é a pessoa que a faz acreditar em si mesma. O amor desses dois é tão puro que marca o coração do leitor. E grande parte de toda essa delicadeza, é por conta da narrativa. A Babi tem uma escrita tão gostosa que fica difícil não se apaixonar. A autora é uma querida e sempre muito simpática com os leitores.


E se você gosta de romances de época, os livros anteriores da Babi, os chamados "A Promessa da Rosa" e "O Despertar do Lírio" em breve ganharão uma reedição. Como eu ainda não os li, fiquem de olho que trarei resenhas! 😉

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Alessandra tudo bem? Ótima resenha. Eu li esse livro e para mim é o melhor livro que eu li do gênero, pois não estou habituado com a leitura de romance de época com certa frequência, um dos motivos é exatamente esse que você citou na resenha, os livros de romance de época parecem em sua grande maioria mais do mesmo. Este daí da Babi é a exceção. A obra é maravilhosa. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ale!
    Infelizmente não tive uma boa primeira experiência com a autora e por isso eu passo longe dos livros dela kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gostei de 'Entre o Amor e o Silêncio' mas insisti e deu certo, rs.

      Excluir
  3. Oi Ale! A promessa da rosa eu gostei bastante e tenho interesse em ler outras obras da autora. Este livro eu tenho aqui e pretendo ler em breve. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. QUe interessante Ale!
    Interessante a temática... Apesar de casamento arranjado não ser tão comum no Brasil hoje, é muito comum pensar se ama realmente ou é apenas uma ilusao de tudo que a pessoa vive, né?
    Gostei, a capa é um motivo a mais para ficar interessad0a e gstaria muito de conhecer essa leitura <3

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale.
    Ainda não li nenhum livro da Babi ,mas tenho curiosidade.
    Amei os seus comentários sobre como a trajetória da personagem foi construída.
    Lembrei um pouco de outros dois livros de época nacionais que eu li recentemente .O da Paola e um chamado "Amor nos tempo do ouro", uma parte de mim sentiu a mesma vibe lendo sua resenha

    Amei a resenha
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor nos tempos de ouro é da Marina Carvalho, né? Já ouvi falar, mas não o li!

      Excluir
  6. Oi Ale, tudo bem?
    Casamentos arranjados em romances de época geralmente dão certo porque o casal aprende que se ama, né? Achei super interessante que esse livro fuja desse clichê pra retratar o que acontece em 99,9% desses casos: não é romântico, não é fofo e dificilmente é feliz. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Alê, eu gosto muito da escrita da Babi, mas achei mesmo a resolução fácil e o amor à primeira vista do protagonista não me convenceu tanto. No entanto, fiquei super envolvida com a trama!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha. Estou querendo ler esse livro faz um tempinho. Amei a temática dele e por ser uma história tão envolvente
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Alê. Aprecio esses romances de época brasileiros que se passam na época da ascensão do café e achei interessante a autora abordar a violência doméstica no livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale!
    Eu ja vi alguns comentarios bem negativos de outros livros da autora mas pessoalmente nunca li nada dela e confesso que nao tenho muita vontade. As tramas nao fazem muito a linha do que geralmente leio.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Alê,

    Eu gostei muito do livro, mas senti falta de alguns aprofundamentos em certas partes da história. Mas mesmo assim é uma história marcante!

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resenha, Ale. Já tinha visto uma resenha sobre esse livro e fiquei curiosa para conhecê-lo! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ale.
    Eu gostei muito do livro. Principalmente por ser uma história que lembra muito a dos meus avós. Mas eu não consegui dar nota máxima por causa daquele final. A sensação que eu tive foi de que perdi o ultimo capitulo da novela e alguém me contou o que aconteceu mas o que eu queria mesmo era ter assistido hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi Alê,
    Um dos meus nacionais favorito do estilo é O Despertar do Lírio, então estou super curiosa pra conhecer esse e ainda o outro.
    Só fico olhando os lançamentos da Babi e chorando. hahaha
    Que bom que você curtiu.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Oi
    nunca li nada da autora, mas tenho muita vontade e esse está na minha listinha, interessante que ele não romantiza casamento arranjado, além de ser o diferencial de romance de época que já li, atualmente ando viciada em romances de época esse parece ser bom para fugir de um padrão.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Menina eu tenho um livro dela que quero ler, aliás, quero muito ler todos os livros dela haha eu só ouço coisas boas da escrita dela. Amo romance de época, e ainda não conhecia esse, e posso dizer que preciso desse o mais rápido possível. Sua resenha está tão legal! EU amei ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  17. Oiii,
    Eu ano romances de época!
    Já entrou para minha lista!
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023