Livro: Rede de Sussurros

Olá amores,

Recentemente a Editora Intrínseca lançou uma obra que foi escolhida pela Reese Witherspoon para seu clube do livro, a chamada "Rede de Sussurros" escrita por Chandler Baker e que é bem conhecida como um thirller feminista. Já adianto que foi uma das melhores leituras do ano!


A história possui o foco em três mulheres Sloane, Ardie e Gracie. Após a morte do atual presidente da Truvic (empresa na qual trabalham), o chefe delas (Ames, que possui um comportamento duvidoso) é o mais provavél sucessor. Porém, a rede de sussurros virá a tona para algumas verdades serem esclarecidas.

Caso você ainda não saiba o que é a tal "rede de sussurros", vou dar uma pequena contextualização social à vocês: lá em 2017, o movimento #MeToo começou nos EUA, após as acusações de assédio contra o diretor  de cinema Harvey Weintein, e essa onda de sororidade partiu para o jornalismo americano, no qual planilhas com denuncias anônimas de assédio forma divulgadas. Várias jornalistas mulheres recebiam a lista via e-mail e os homens ali eram desmascarados. E mesmo ficando disponível por apenas 12 horas as consequências já haviam sido geradas: as mulheres começaram a tomar coragem e se posicionar contra o machismo, contra o assédio moral e sexual. O que antes era motivo de medo, vergonha e auto-depreciação, tornou-se incentivo e força para fazer justiça. E é exatamente isso que acontece na obra literária em questão, as mulheres começam uma lista colaborativa de maneira anônima e nome de Ames aparece

Comparado a Big Little Lies (Pequenas Grandes Mentiras), a narrativa de vai e volta no tempo nos dá a visão das três protagonistas intercaladas com descrições de depoimentos de um caso de assassinato. Confesso que me surpreendi bastante, pois me senti mais próxima aqui do que aconteceu com o livro da Liane Moriarty. Essa narradora aproxima o leitor dos acontecimentos, como se tudo aquilo pudesse ser conosco mesmo. É uma leitura bem imersiva.



As críticas sociais são feitas de uma maneira tão sutil que mesmo sem perceber o leitor consegue sentir a história, é impossível se manter impassível e quando você termina a última página o impacto vem.  Muitas de nós se sentirão representadas pela abordagem sincera e sem julgamentos do papel que representamos na sociedade. Aqui, não há politicamente correto quando falamos sobre maternidade, família ou trabalho. Vamos descontruir a imagem de que as mulheres são perfeitas. Vamos mudar a visão de que não precisamos de ajuda e respeito. 

E o mais legal é que não haverá um padrão em relação as mulheres retratadas. Existem diversas representações femininas, desde aquela que quer ser reconhecida pelo seu profissional, sem filhos e aquela que tem que se desdobrar em três para oferecer o que se espera dela como mãe, esposa e funcionária. Não será um abordagem na qual as mulheres tentam se sobressair, é a mulher da vida real que vive um dia de cada vez quebrando tabus para ser quem ela deseja ser. Até mesmo aspectos sociais e de classe serão abordados, o quanto os assédios morais e sexuais podem ser diferentes para aquelas que tem ou não tem instrução

É uma história que te tira da zona de conforto no sentido de que você sabe que tudo aquilo realmente acontece, só que continua na inércia de deixar mais do mesmo acontecer. Acredito que faltem livros assim, ou melhor dizendo, falta divulgação de livros assim, já que é mais fácil permanecer no comodismo do que estender a mão para a amiga, a colega, a estranha ao seu lado.



"Rede de Sussurros" é uma obra que chegou as livrarias brasileiras de uma maneira tão tímida que nem parece o quão forte é. Uma leitura obrigatória para qualquer um que queira entender a necessidade da sororidade, da união entre as mulheres. Super recomendado!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia



Comentários

  1. Oi, Alessandra como vai? Já tinha visto elogios à essa obra e ao ler sua resenha certifiquei-me de que preciso conhecer de perto o livro. Sua resenha ficou maravilhosa, assim como a foto da Reese Whiterspoon com o livro em mãos. Adorei a indicação, abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale .Tudo bem?

    Esse livro parece ser incrível! Eu tenho "Pequenas grandes mentiras "me esperando na minha estante .Acho que em 2020 vou ler esses dois livros.

    Os livros do clube da Reese que eu li até agora são muito bons

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  3. nossa incrível mesmo conhecer esse livro que tem esse tema que reforça tudo isso que devemos lutar contra como machismo, assédio... adorei sua resenha e com certeza o livro vai entrar na minha TBR

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale! A Intrinseca vem lançando grandes livros e este aqui eu já estava de olho desde que vi a Reese postando. A história parece muito envolvente, meu tipo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale, tudo bem?
    A Reese arrasa nas indicações, né? Que mulher! ♥
    Adorei a resenha e tenho certeza que vou amar esse livro. Ótima dica.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ale.
    Estava esperando sua resenha e ela me deixou muito interessada no livro. Eu não li o outro citado, mas assisti a série que gostei bastante. Quanto a esse movimento, apesar de ser necessário infelizmente vi bastante denuncias de mulheres que usaram isso para se vingar de ex. Quando se tem algo para ajudar sempre tem algumas pessoas que estragam a coisa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos ter atenção para ver o que é verdade e o que não é.

      Excluir
  7. Oi, Ale!
    Ano que vem pretendo colocar na lista de leitura alguns livros pra sair da zona de conforto e esse vai estar incluído sim!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. To be the best in reading, you must be ready and come up with ways of ensuring that you remain hooked to the reading to get the most from your hobby.

    https://atriumproperties.net/

    ResponderExcluir
  9. Olá Alê, tudo bom?
    É uma excelente obra, gostei bastante da resenha.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  10. Chegou de uma maneira bem tímida mesmo porque eu nunca tinha ouvido falar do livro. E tem um assunto muito interessante e que deve ser uma leitura que acrescenta muito, principalmente por trazer essas causas sociais.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Estou com esse livro aqui pra ler e se já estava ansiosa pra ler, depois de conferir sua resenha (que está maravilhosa!) minha vontade de ler essa obra triplicou! Acho a premissa desse livro bem importante e tenho certeza que vou me envolver completamente com o livro! Achei interessante voce mencionar "Pequenas, Grandes, Mentiras", pois esse foi um dos melhores livros que li nesse ano, logo, fiquei ainda mais interessada em "Rede de Sussuros"!
    Dica anotadíssima <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então se gostou de Pequenas Grandes Mentiras vai gostar dessa leitura sim!

      Excluir
  12. Oie
    Andei vendo este livro nas redes, mas não sabia do que se tratava. Agora com sua resenha fiquei bem curiosa, parece ser uma trama bem envolvente e o tipo de contexto que eu gosto de ler. Já quero.
    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ale!

    Que demais esse livro! É importantíssimo, ainda não o conhecia, mas sem dúvida trata de assuntos de grande repercussão, o tipo de livro que merece e deve ser lido por todos. Assim que possível irei conferir também!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, mas amei a indicação amiga. O enredo é muito interessante e eu adoraria ler.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi
    pelo que falou na resenha parece ser uma leitura impactante e que ainda tem representatividade das personagens, acho que leria esse livro, pra lembrar dele coloquei na lista de desejado.
    não conhecia esse livro, não vi divulgação dele e normalmente em livros assim a editora trabalha forte em uma divulgação que pleo jeito não teve.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023