Resenha: A Guerra dos Tronos

Olá pessoal!

Mais uma meta de leitura terminada! Decidi que em 2015, não vou contar a quantidade de livros lidos e sim a qualidade deles. Quem vê meu blog sabe que eu tenho uma tendência enorme para ler romances, principalmente históricos. Porém, esse ano quero vencer desafios. Já consegui ler um Jane Austen e trouxe resenha para vocês (quer ler? É só clicar AQUI!). E hoje é dia de Game Of Thrones (Guerra dos Tronos): As Crônicas de Fogo e do Gelo do incrível autor George R. R. Martin publicado pelo Editora Leya. Na verdade, é uma série, até o momento temos cinco livros publicados e o autor está escrevendo o sexto. Na televisão, a série produzida pela HBO está com a quinta temporada sendo exibida.

Sinopse: 
"Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos" (Fonte: Skoob)

Como vocês perceberam, nem o Skoob conseguiu dar informações sobre essa Saga. Vou tentar resumir. Apesar de ser totalmente impossível resumir uma história com tantos personagens, tantas histórias, intrigas, mentiras e lutas. O trono está com a família Baratheon, Robert é o rei casado com Cersei Lannister (gêmea de Jaime Lannister com quem tem um relacionamento amoroso), porém após a morte da Mão do Rei (John Arryn era um conselheiro e amigo), o Rei Robert busca o amigo Eddard Stark para ocupar o cargo. Os Starks são uma família enorme que traz a honra e verdade acima de qualquer coisa. Outro ponto importante da história é que a antiga família que ocupava o trono, os Targaryen estão em busca de um exército para retornar ao reinado.

O que eu achei?

É isso? Nããão! Muitas outros detalhes, personagens e histórias existem por trás desse pequeno resumo. Mas vamos a minha opinião em si. Eu sou uma pessoa que prefiro ler o livro antes de assistir o filme ou a série. Sempre fico comparando e algo não flui na minha leitura, acho que gosto de me surpreender com o que as páginas me mostram, não gosto de ler algo que já sei o que vai acontecer, sabe?

Isso aconteceu comigo com o livro "Dezesseis Luas" e até mesmo "Cidade dos Ossos - Instrumentos Mortais" da Cassandra Clare, porém com "As Crônicas de Gelo e Fogo" não foi assim, muito pelo contrário. Eu me apegava cada vez mais a história, os personagens que eu não gostava na série me mostraram outra perspectiva, os que eu gostava, passei a gostar ainda mais. Os produtores da série realmente fizeram um excelente trabalho nessa adaptação, bem fiéis, mas o livro tem o um toque a mais que deixou tudo simplesmente sensacional, não queria largar, parecia que estava lendo coisas inéditas. Mesmo sabendo o que iria acontecer pela série de televisão, eu conseguia me apegar mais e mais a cada palavra que eu lia.

É uma leitura MUITO cansativa. Muitos nomes e muitos detalhes, até mesmo línguas diferentes. Quando comecei a assistir a série, eu me perdia totalmente nesses nomes, mas o livro me ajudou bastante a compreender todas as intrigas e diálogos que muitas vezes se tornavam confusos para mim. É um livro para você ler descansada, com a cabeça focada na história, não é aquela leitura de final de tarde chuvosa e preguiçosa. A história te faz pensar e se surpreender como cada personagem constrói sua personalidade e se interliga aos outros. Muito violenta sim, muitas mortes, nada e nem ninguém está a salvo nessa história.

Os capítulos são alternados com personagens diferentes, os meus favoritos são os capítulos da Arya Stark e da Daenerys Targaryen, (quem me conhece que sou uma fã de carteirinha da Khaleesi, então não se surpreende com isso). E geeeente, esqueci de mencionar uma parte super importante: Daenerys Targaryen é uma filha de Dragão, sua família além de governar também tinha ligações com os Dragões (eles não morrem com o fogo), porém a muitos anos os dragões foram extintos (ou não, leia e descobrirá! HAHA). 

Só posso dizer mais uma coisa: o livro vale MUITO a pena! É incrível! Sei que é grande, denso (592 páginas!), não precisa ler toda a série em sequência, mas é o tipo de livro que todos deveriam pelo menos tentar ler uma vez na vida!

Me conta, já leu ou viu a série? Deixe seu comentário!

- Ale

Comentários

  1. Oi Ale!
    Sempre ouvi boas recomendações desse livro e da série de TV! Porém acho que a maior dificuldade que tenho em relação a esse livro é o fato de ele ser muito grande o que dificulta carregar ele por aí na bolsa rsrsss Acho que esse é um livro que você tem que focar totalmente na leitura dele e ler com calma, pacientemente para não deixar escapar nenhum detalhe importante :) Com tantos personagens assim tem que prestar bastante atenção haha

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade Daisy.
      Andar com o livro físico é uma ginástica. HAHAHA
      Beijos

      Excluir
  2. Oi como vai?

    Como consegue resenhar esse livro? Meu deus, não consigo nem pensar em como começar se for resenhar os livros ou até a série de tv.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil mesmo, mas sempre estamos buscando desafios né? haha
      Beijos

      Excluir
  3. Alêeeee
    eu to lendo esse livro depois de 13874831749187 anos parado na estante, ok nao tudo isso mas pelo menos 3 anos sim.
    E tipo, EU TO AMANDO
    é um livro que vc nao pode ler muito rapido porque tem muita historia pra assimilar, estou quase acabando ai meu Deusss
    altos acontecimentos
    mt mt mt bom!
    nao sabia que vc tinha jardim secreto hehehehe vale a pena msm?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMANDO é uma boa descrição ao ler esse livro Pâm!
      Parei um pouco para respirar, mas já estou com o livro 2 aqui. ;)
      Beijos

      Excluir
  4. Sério que animou ler tudo? Tenho preguicinha de Game of Thrones, não consegui curtir nem a série, mas se um dia o livro parar na minha mão eu dou uma chance.

    Vc vai ver que essa coisa de resenhar livros de gêneros diferentes é bem interessante, só toma cuidado pra direcionar as resenhas para um público específico.

    Beijinhos,
    www.julietices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de escrever o que sinto Julieta, não consigo pensar em um público específico para minhas resenhas. Gosto de diversificar! Como eu disse, é um livro que todos deveriam ler, pelo menos uma vez na vida.
      Beijos

      Excluir
  5. Sou louca pra ler os livros da Guerra dos Tronos. Já vi vários amigos lendo e eles simplesmente AMAM! A história me atrai, e mesmo os livro sendo MEGA GROSSOS E ENORMES, sou louca pra comprar e ler!
    Amei a resenha!

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oláa!

    Eu queria ser assim como você sabe? Mudar um pouco ler coisas que não estão na minha zona de conforto, mas não consigo :(
    Fiquei MUITO feliz em ver que você conseguiu ;)
    Não tenho vontade de ler esse livro, mas TODO mundo curte o que é bom né?


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que você não consiga, talvez no futuro... não diga nunca ;)
      Beijos Ana

      Excluir
  7. Oi, Alessandra! Tudo bem? Eu tenho bastante curiosidade em ler "A Guerra Dos Tronos". Algo me diz que vou adorar o livro! Eu já assisti alguns episódios da série e (apesar da alta dose de violência) curti bastante! Espero algum dia ler o livro. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMOOOOOOO a série, tem violência sim, mas é tão incrível a história. *-*
      Assista e leia ;)
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Ale!
    Pena que as temporadas atuais estejam cada vez mais distantes dos livros, vejo uma galera reclamando... :( Por enquanto, sou apenas fã da série, mas tenho todos os livros e pretendo começá-los! Era uma meta começar esse ano mas (shame on me) ainda nem tentei. </3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih!
      Ainda não consigo ver como alguém reclama de GOT, mas é porque ainda não cheguei a ler os 5 livros né? Mas é uma meta minha também! hahaha
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Ale! MEGA Resenha linda! Me deu muitaaaaaaa vontade de ler, to me aguentando pq vejo a série, até vi hj e o eps foi um dos mais pesados dos pesados que vi, mas mega foda! Enfim, quero ler todos os livros, mas vou esperar a série terminar, então vai demorar um pouco! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-suspeitos-robert-crais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Paula! Fico feliz que tenha te animado.
      E eu também estou achando a série incrível.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá,
    Eu acho que sou a única pessoa que não tem interesse em ler essa obra, gosto da premissa do livro, mas ele não faz muito meu estilo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale,
    Muitas pessoas em minha volta (familiares) gostam da série e dos livros, mas não consigo assistir e, consequentemente ler. Acho que não me dou muito bem com tantas mortes, mas sua resenha ficou tão boa que tive vontade de tentar mais uma vez :)
    Beijos e tenha uma boa semana!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Ale
    Tenho muita curiosidade em ler essa série, mas a grossura dos livros me desanima um pouco. Vou ver se nessas férias deixo essa preguiça de lado e tento dar uma chance para ele!
    Adorei a resenha

    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais grosso, melhor! Mais detalhes, mais história! Pense assim e você consegue se animar, hahahaha.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi gatinha, amei seu blog!
    Eu tava precisando mesmo de dica de livros haha <3
    http://rabiscos-no-papell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu sou louca para ler esses livros, assisto a série e me encanto muito
    Mas eles são muito caros aqui na minha cidade, ai sempre deixo pra lá!
    Adorei sua resenha
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja na Americanas Tabatha! Paguei 19,90 em cada um.
      Mesmo estando na etiqueta 54,90, valeu muito a pena.
      Beijos

      Excluir
  15. Oie =D

    Amo fantasia, e sou louca para começar a ler GoT. Nunca quis ver a série, pois um amigo (que confio na opinião) leu o livro e ficou revoltadíssimo com a série. Enfim... quero muito começar a ler. Quero pegar nas minhas férias XD

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já AMO a série e por enquanto, vejo fidelidade a história.
      Então estou mega animada. Depois me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  16. Recomendaram-me Game Of Thrones e realmente é muito interessante. A historia está bem estruturada, adorei a trilha sonora. Estou emocionado com Game of Thrones episodios o último capitulo me deixou super intrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023