Livro: Uma História de Verão

Oi amores!

Como vocês estão? Eu vim contar para vocês do meu mais novo vício literário: Pam Gonçalves! Sério. Vocês já leram algo dela? Eu tive meu primeiro contato recentemente, porém já me joguei de cabeça e posso dizer: é incríveeeeel! Sendo assim, trouxe para vocês a resenha do lançamento "Uma História de Verão" que a Editora Galera Record publicou.


A história de Analu começa quando as férias chegam. O último ano de colégio acabou e é preciso se adaptar a vida adulta, ou seja, é necessário se afastar dos amigos e iniciar a vida na cidade grande. E é nesse clima de despedida e descontração (afinal, é verão) que Analu reencontra Murilo, um canalha que quebrou seu coração anos atrás. Claro, isso não seria problema se nossa protagonista não ficasse balançada cada vez que Murilo se aproxima. (Agora me diz: quem nunca???)

Quando eu peguei a obra para ler, confesso que não sabia da importância que ela teria na minha vida. E se eu pudesse descrevê-la em uma palavra seria: necessária. "Uma História de Verão" é necessária para a sociedade atual. O enredo é tão verdadeiro que chega a ser nostálgico. Eu não quero dar spoilers, mas o fato da Analu ser ela mesma, admitir que gosta do Murilo, mesmo ele sendo alguém que a magoou, isso nos mostra que podemos fazer o mesmo, não é errado sentir. Nós só precisamos saber escolher o que é melhor para nossa vida.


E é exatamente aqui que quero chegar, quero falar sobre a temática central: o poder da escolha. Não sei se a Pam escreveu pensando nisso, mas é exatamente o que me deixa encantada. Não importa o certo ou errado, importa o que você quer! Claro, é preciso aguentar as consequências de cada escolha, mas fora isso, a vida pode ser simples sim. Aprender a lidar com os erros e acertos é um problema pessoal, que cada um tem que resolver internamente.

A família da Analu é cheia de problemas e pode ser bem irritante às vezes, mas é essa família que nos mostra (mais do que todos) que não é possível você querer mudar a vida do outro se este outro não quer mudar. É injusto? Sim. É triste? Sim. Mas não deixe que isso afete sua vida, siga em frente, faça escolhas, mude. Se for isso que você quer.


A presença de Nico é importante, ele mostra a Analu a grandiosidade do mundo e que nem sempre Murilo precisa ser a escolha dela. Chega a ser apaixonante o modo como ele a olha... Mas confesso que meu coração batia pelo idiota do Murilo, rs. 

E sobre o final... É polêmico, mas eu AMEI TAAAAANTO!!!! <3 <3 <3 Acho que faz parte da proposta apresentada pelo livro desde o início e repito: necessário. Queria compartilhar com o mundo, sabe? Olha, leia e aprenda sociedade!!!  Ah, eu vou ter que dar um mini spoiler, porque eu não me aguentei ao ver Analu no meu bairro aqui em SP!!! <3 MUITO AMOR!!!! <3 <3<3

Sendo assim, não posso deixar de agradecer a Pam por me receber tão bem no lançamento aqui em São Paulo, foi um sucesso e eu amei demais ter meus filhotes autografados. O bate papo foi super divertido e deu para descobrir sobre os próximos projetos. Aliás, prometo que semana que vem sai resenha de 'Boa Noite', afinal, eu já li e digo que é outro livro que entrou aos favoritos, rs.


Então é isso, pessoal! Vocês já leram algo da Pam? Ansiosos para 'Uma História de Verão'? Deixem seus comentários!!!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Favorito!!!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Olá! Tudo bem?
    Eu com certeza adoraria ler esse livro!
    Já estou seguindo seu blog, poderia seguir o meu tbm?
    Link ~> Misto Quente !

    ResponderExcluir
  2. Olá! tudo bem? Nunca li nada dela...confesso que tenho um certo "pré-conceito" com esss blogueiros/ booktubers que viram escritores, nunca sei se vendem porque escrevem tão bem ou se é porque já tem um público enorme sabe? Tipo a Bruna Vieira, acho ela fofa e tal, os livros vendem pra caramba, mas ...falta um mas....Acho que minha idade tá fora do público alvo desses livros. Mas da Pam confesso que os livros estão na minha lista, justamente porque quero conhecer a escrita dela,
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Ale
    Ainda não li nada da autora, mas essa é a segunda resenha que leio desse livro, vi a primeira no Cláudio, e estou apaixonada por esse plot sensível, verdadeiro, possível, com final surpreendente e polêmico, falando sobre a importância das escolhas, o quanto é necessário refletir tb sobre as consequências.
    Amei sua resenha e querooooo *__*
    Já está na lista dos desejados.
    Excelente semana pra ti Ale
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OOi, ainda não conhecia o livro, mas adorei a dica, o enredo parece ser muito bom.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ale. Que resenha mais amor! Eu também quero ler algo da autora mas ainda não consegui, mas adorei a temática dessa história. O fato é que a gente sempre gosta da pessoa errada, mesmo que todo mundo diga que ela não preste e que já tenha nos magoado, porém, o coração é falho e a gente sempre deixa ele bater mais forte pela pessoinha errada. Gostei de ver que a autora aborda esse negócio de não é errado sentir, porque a gente sempre se trava quando alguém comenta que aquela pessoa que a gente gosta não é pra gente. Com toda a certeza vou ler essa obra.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  6. Fiquei mega feliz quando vi as suas fotos com os autores, Ale!! Deve ter sido um momento super marcante! Quanto ao livro, eu já li Boa Noite da Pam e gostei bastante. Foi um livro importante pra mim na época em que li, e acho que a Pam vem sempre pra contar sobre a vida pós escola. As decisões, as escolhas, os dilemas... E pelo visto Uma história de verão não é diferente. Fiquei super curiosa com todo o desenrolar da trama, principalmente com esse final polêmico, mas ao mesmo tempo acho que vou me irritar com a protagonista apaixonada por alguém que já a magoou. São escolhas, sim, e você tem que escolher o que te faz feliz, mas tem certas situações também que a pessoa não da o valor merecido a si mesma e aceita o pouco que é ofertado achando que é o bastante... Mas vamos ver, preciso ler primeiro pra construir uma opinião direita hahaha ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    que legal que ele está autografado, eu solicitei ele de parceria e não sabia o que esperar e agora já quero que ele chegue logo, pois sua resenha me deixou curiosa, pena que o meu não vai estar autografado. Parece ser daqueles livros que faz o leitor ficar encarando o livro depois de terminar.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Alê. Ainda não li nada da Pam Gonçalves, mas achei essa história tão leve e cativante que fiquei bastante interessada pelo livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale, tudo bem?
    Admito que Boa Noite chama mais a minha atenção do que Uma História de Verão.
    Mas admiro muito a Pam e desejo todo o sucesso do mundo a ela, que foi minha inspiração na blogosfera. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Já coloquei este livro na minha lista de comprinhas, quero aproveitar e autografar quando a Pam vir aqui na feira do livro. Tive o prazer de ler Boa noite e autografar também, acho a Pam uma querida.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li nada da Pam, mas amava acompanhar os textos do blog dela e os vídeos do canal do youtube. Com certeza, eu gostaria de ler esse livro sim.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/10/resenha-do-filme-amorcom.html

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alê

    Eu não tenho muito interesse nos livros da Pâm, eu tive uns feedbacks bem negativos de Boa Noite, sobre ser uma história muito estereotipada e forçada. E se eu te falasse que nem sabia que esse livro novo tinha sido lançado? Hahahah
    Esse é meu nível de interesse...
    Mas que bom que você gostou tanto do livro e que você conseguiu enxergar mensagens importantes nele!

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ale, tudo bem?
    Nunca li nada da autora e sua empolgação acabou me contagiando, fiquei completamente louca para ler esse livro depois de ler sua resenha, estou curiosíssima para saber mais sobre esse relacionamento e como as coisas aconteceram no final. Espero ter oportunidade de ler em breve!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ale!
    Eu já li um livro da Pam e achei mais ou menos... por isso tenho um pé atrás pra ler esse.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oie Ale =)

    Eu achei Boa Noite bom, embora o final tenha deixado um pouco a desejar. Solicitei esse livro para a editora e espero assim como você me encantar pela história.

    Beijos ;***

    Ane Reis | My Dear Library 

    ResponderExcluir
  16. Olá, Ale.
    Eu li Boa Noite e acho que fui com muitas expectativas pelo tanto de resenhas positivas que tinha lido e acabei achando bem mais ou menos. Mas pretendo ler outros livros da autora. Só não sei se será esse porque o enredo, apesar dos seus elogios, não me chamou muito a atenção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Que fofa a resenha, não conhecia ainda esse livro dela e que chique o autógrafo e foto!!!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Ale,
    Os livros da autora não me chamam muito atenção, mas deu para perceber o quanto a leitura foi impactante para vc. Quem sabe um dia eu dê uma chance.
    Abraço,
    Alê
    Alem da Contracapa

    Não deixe de participar da Promoção de Aniversário do blog, serão 23 prêmios para 12 vencedores.

    ResponderExcluir
  19. Bem a sua resenha fez me ficar curioso com o livro, parece ser uma leitura interessante :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  20. Oi Alê! Caracas super curiosa com esse final polêmico, mas se você gostou eu já fico mais animada, de mal gosto certeza que não é! A premissa é boa e adorei o gif com o mar, tranquilizante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023