Livro: Os Bons Segredos

Olá amores!

Não sei se todos lembrarão, mas há algum tempo atrás eu fiz uma resenha bem empolgada sobre "Só Escute" da Sarah Dessen e comentei que gostaria de ler todos os livros dessa mulher. E cá estou eu, trazendo a resenha de "Os Bons Segredos" publicado pela Editora Seguinte.


O enredo gira em torno de Sydney, uma adolescente que sempre viveu a sombra do irmão problemático e agora, após ele ser condenado a prisão por dirigir bêbado e atrolar um garoto de bicicleta (deixando-o paralítico), Syd se vê julgada e analisada por todos os amigos. Assim, ela decide mudar de escola para continuar sendo 'invisível'.

Logo no primeiro dia de aula, Sydney decide passar em uma pizzaria para lembrar os velhos tempos, porém o que ela menos espera acontece. Ela ganha uma nova família. Layla é a melhor amiga que alguém poderia ter, mesmo com seus problemas amorosos, a garota é divertida, animada e leal. Mac é o irmão mais velho de Layla e muuuuuuito bonitão. Rosie é a garota problema da família Chathan, mas com pais tão amorosos é difícil imaginar porque Rosie fez o que fez.


Esse livro me surpreendeu com a protagonista chata, Sydney é muito apagada e sem atitude. Fiquei com raiva dela a maior parte da história, querendo vê-la agir, dar uns gritos, ser um pouco mais humana. Ela é muito compreensiva, passiva e sem vida. No final do livro, há um paralelo que fez todo o sentido, é como se a protagonista fosse Dorothy de O Mágico de Oz, antes estava no mundo preto e branco e quando conhece a família Chathan tudo ganha cor.

E realmente é isso. Os personagens secundários brilham e ofuscam toda a insossa Syd. A abordagem da prisão do irmão dela é bem tediosa, mas verdadeira. Eu fico me imaginando no lugar dela ou até mesmo da mãe, pois todos vivem em função do garoto e em diversos momentos conseguimos ver discussões sociais sobre a reinclusão de ex-presidiários.

Novamente, o livro de Sarah Dessen não é apenas uma história. São várias. Há uma vida toda sendo abordada. Sydney tem seus problemas em casa, mas tem Layla, tem Mac, tem Jenn, tem Ames... Diversos assuntos são discutidos, desde assédio a culpa e perdão. Temáticas atuais e que fazem o leitor refletir. Algumas cenas são bem fortes pelo seu significado, mas a leitura é leve e divertida. A narrativa é muito bem construída, o livro é delicioso de ler. 


“Ninguém era capaz de saber o que viria adiante; o futuro era a única coisa que jamais poderia ser destruída, porque ainda não tivera a chance de existir. Num minuto, você está andando sozinha pelo bosque escuro; noutro, a paisagem muda e você enxerga. Enxerga algo maravilhoso e inesperado, quase mágico, que jamais teria encontrado se não tivesse seguido em frente” 

Uma coisa que eu queria destacar é o quanto a Sarah Dessen é injustiçada. Sabe aquela autora que você acredita que o mundo precisaria conhecer? As obras dela sempre tem assuntos sérios e relevantes, assuntos que precisam ser abordados e ela traz isso em uma linguagem jovem, atual e gostosa. É muito bom ler as obras da Sarah e recomendo de todo meu coração, por mais que esse não seja o meu livro favorito da autora, ele é muitoooo bom e seria injusto não classificá-lo de tal forma.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥  (4/5) -  Muito bom!!!!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi Ale,

    Ainda não li nada da autora, mas pretendo conhecer suas histórias, pois parece ter bastante conteúdo.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Alê! Já li Os Bons Segredos e ame! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu gostei desse livro e da protagonista,mas os secundários como falou também roubam a cena. Quero ler um outro livro dela que seguinte também publicou.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou lendo 'Uma Canção de Ninar', mas amei muito 'Só Escute'.

      Excluir
  4. Oi, Ale
    Eu comprei esse livro na Bienal tem anos mas nunca li, perdi o interesse. Eu já tinha lido um livro da autora mas achei a personagem também muito chata, meio frígida, insuportável e por isso não curti, então fiquei com o pé atrás em relação aos outros da autora, mas vou tentar ler mesmo assim.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Só li um livro da Sarah (Just listen) e gostei bastante do livro!
    Não sei se leria esse porque a história não me atraiu tanto e já odiei a Sydney :/ Mas também gosto muito da forma como a autora aborda temas tão relevantes!
    Ótima resenha ♥

    beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ale!
    Eu até acho a Sarah bem conhecida por aqui.. Infelizmente os livros dela ainda não me chamaram atenção. (Veja que falei ainda; tem uma esperança hahaha)
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Ainda não tive oportunidade de ler livros da autora, mas morro de curiosidade e este livro já está na minha lista.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ale!
    Ainda não li nada da autora e não tenho muita curiosidade, sabia?
    Pode ser por não ter lido nada dela ainda, mas quem sabe um dia...
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Oi Alê, tudo bem? Agora me sinto culpada por nunca ter lido nada da autora hehehehehe achei mega interessante que mesmo com a protagonista apagada a história seja tão boa e com tantos temas interessante, só mostra o quanto a autora sabe construir bem a trama. Dica mais que anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Alê, tudo bom?
    Nunca li nada da Sarah. Até tenho um livro dela aqui, mas ainda não achei o feel necessário pra embarcar na leitura, sabe? Tenho muita curiosidade, tho. Vou só esperar o momento certo.
    ADORO quando a história consegue conduzir várias tramas sem se perder em nenhuma, deixa tudo muito rico <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De, acho que você gostaria da abordagem da Sarah sobre assuntos sérios.

      Excluir
  11. Tenho alguns ebooks da autora, mas nunca li nada, é daquelas autoras que tenho muita curiosidade em ler, acho que ela não tem muitos livros publicados aqui em Portugal.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Oi Ale, tudo bem?
    Esse livro é bem elogiado, mas por algum motivo a premissa não me fisgou. :(
    Ainda mais sabendo que a protagonista é insossa.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, porque vale a pena, os outros personagens roubam a cena!

      Excluir
  13. Nunca li nenhum livro dessa autora amiga, mas pelo que tu falou na resenha, os livros dela devem ser realmente muito bons mesmo. Gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de ler esse livro sim. Muito obrigada por essa ótima dica!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ale.
    Esse é o único livro da autora que tenho aqui na estante. Ganhei ele em um sorteio. Mas ainda não consegui ler. Mas espero gostar da história, mesmo a protagonista não sendo lá essas coisas hehe. Acho que as editoras sempre dão preferencia para um ou outro autor a outros eles deixam passar batido. Realmente vejo poucas resenhas dos livros dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ale!
    Meu primeiro contato com a Sarah foi através de "Uma Canção de Ninar" e eu logo me vi apaixonada por sua escrita. Concordo muito com a autora ser injustiçada e acredito fielmente que todo mundo deveria ler pelo menos uma de suas muitas histórias!
    Eu li Os Bons Segredos inicialmente encantada pela capa e depois de saber que era dela, tive que comprar. Adoro esse livro e os personagens secundários de fato são muito mais relevantes do que na maioria das histórias, e acho isso muito interessante e diferente.
    Amo, amo, amo!
    Linda resenha.
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber disso me empolga, estou com 'Uma Canção de Ninar' aqui!

      Excluir
  16. Que legal! Eu realmente não conhecia a autora ainda, mas fiquei curiosa pra ler as obras dela. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Ale! Eu adoro essa autora, uma pena ter tão poucos livros dela aqui. Eu achei esse tão legal, a forma como a protagonista foi acolhida pelo pessoal das pizzas e tudo que ela enfrentou em família me comoveu. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu já li um livro da autora tempo atrás e achei legal a abordagem juvenil.
    Espero ler mais em breve. Que bom que curtiu.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  19. Eu amo DEMAIS a Sarah Dessen, amo a escrita, amo a forma natural e harmônica que a história leva.. é maravilhosa! Ainda não li esse livro, mas está na lista dos desejados! ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  20. Oie Ale =)

    Faz tempinho que li esse livro, mas gostei bastante da narrativa da Sarah. A autora soube como abordar temas difíceis de uma forma leva e madura. Tenho os outros livros dela que a Seguinte lançou e espero poder ler logo, por que está doendo meu coração não ter lido eles ainda rs...

    Beijos ;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library

    ps: Também tenho um carinho muito especial por você. E saiba que pode contar comigo sempre!

    ResponderExcluir
  21. Ainda nao li anda da autora e é uma pena! Fiquei chateada com a protagonista ser sem sal, mas os outros podem compensar. Quero ler!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  22. Não li nada da autora e que pena que a personagem não agradou muito!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiii Ale

    Apesar da protagonista chata a história vale apena pelo visto e é sempre bom quando outros personagens também brilham já que a autora trabalha várias histórias ao mesmo tempo. Quero conferir Os Bons Segredos.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Alê, tudo bem?
    Ainda não conhecia, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia a autora nem esse livro. Não me interessei nele em si não, mas fiquei curiosa pra procurar mais sobre a autora haha.

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  26. Oi, Ale!

    Que pena que a protagonista seja assim tão passiva e sem sal, onde já se viu os personagens secundários se destacarem tanto? O fato de várias histórias serem contadas deve ser o que dá forças a seguir em frente com a leitura, porque se dependesse da protagonista, não ia rolar hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto desse crescimento de personagens secundários! HAHAHAHAH

      Excluir
  27. Oi Ale, tudo bem?
    Acho que eu também ficaria com um pouco de raiva da protagonista, porque acredito que na vida precisamos ter voz pra qualquer coisa! Não podemos ser passivos... E adorei o fato dos personagens secundários crescerem bastante.
    É muito bacana saber de livros como esse que retratam temas sérios!
    Acho que nos tempos que vivemos é importante lermos sobre isso!
    Adorei a resenha como sempre <3
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, mas nem todos tem essa força. Syd precisa aprender essas lições na prática!

      Excluir
  28. Oi Alê!
    Lembro bem de quando esse livro foi lançado.Fiquei louco pra ler,mas não sei por qual motivo minha vontade passou.Tenho certeza que vou amar a escrita da autora,mas até agora não li nada dela :(
    Amo história que os personagens secundários se destacam,isso dá a possibilidade de mais histórias serem contadas dentro da própria história,dando uma dinâmica bem bacana ao livro.
    Quero ver se esse ano consigo ler :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023