Livro: Rio Vermelho

Olá amores!

Vocês já conhecem "Rio Vermelho" da Amy Lloyd publicado pela Faro Editorial? A obra já ganhou alguns prêmios fora do Brasil, porém, infelizmente, minha experiência de leitura não foi das melhores e hoje trago a resenha completa, com e sem spoilers à vocês.


Primeiro, para quem ainda não conhece a história, digo que é sobre Dennis, um rapaz condenado por assassinato que já está preso há 18 anos e tem muitos fãs por todo mundo que realmente acreditam em sua inocência. Uma dessas fãs é Samantha, ela mora na Inglaterra e se sujeita a trocar cartas com Dennis, chegando a se apaixonar e viajar para conhecê-lo. Por essa sinopse, já percebemos o quanto a história pode ser maluca, certo? Mas tudo fica ainda pior quando Dennis é solto e Sam se vê em dúvida sobre a inocência do companheiro.

Eu sei que tem pessoas que se envolvem com assassinos, então essa nem será minha principal crítica a Sam, afinal, mesmo o relacionamento tendo sido um ponto que me incomodou, acho que a protagonista é mais do que isso: ela é chata, ela tem sérios problemas psicológicos, ela não quer ver a verdade bem a sua frente e principalmente, ela assume responsabilidades que não deveria. Ah, e ainda a fazem parecer insensível e vítima de toda a situação. Como eu queria que alguém a levasse a terapia... 🙄


E não acho que isso seja parte da função de Dennis na obra, acho que é uma crítica a narrativa e construção que a autora fez, pois muitas vezes, os problemas se perdem no meio do desenvolvimento da história e ficamos 'a ver navios', somente para Dennis sair como beneficiário. Quer exemplos? Vamos aos spoiles: o fato de Sam estar se tornando viciada em remédios, qual foi o desfecho disso? O final da Carrie? O final do policial e seu filho? Senti que para o suspense ser mantido, ou justificar um final 'surpreendente', ela não terminou plots realmente relevantes.

O final não foi total surpresa. Eu acertei de quem era a culpa, mas não a forma como tudo se resolveria. Não acertei as decisões tomadas por cada personagem, mas também foram tão absurdas que só problemas psicológicos justificam aquilo, sendo sincera. rs

Agora, caso vocês estejam se perguntando se algo valeu a pena na leitura, vou ter que dizer que sim. É impossível parar de ler na metade. A gente se vê presa aos personagens seja para surtar, seja para xingá-los, seja para ficar com dó. Talvez seja a mágica da incerteza que os thrillers nos oferecem? Talvez sim, então a obra como um todo funciona. Não posso dar uma nota muito baixa, porque fiquei entretida e totalmente envolta àqueles sentimentos. E ainda super recomendo que vocês leiam para saberem se terão a mesma opinião que eu.


Deixem seus comentários, vamos conversar sobre "Rio Vermelho" e os thirllers que não chegaram ao ápice para vocês, que tal?

P.S.: Só eu me incomodo com o fato da capa ser verde enquanto o título possui a palavra 'Vermelho'? rs

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ (3/5) - Bom!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Olá, Ale.
    Eu já li algumas resenhas desse livro e ele me interessa. Já aconteceu comigo várias vezes de ler o livro nem que seja só para xingar os personagens hehe. Tem livros que a gente acerta o final, mas a graça está em como chegou aquilo. Vou querer ler ele mais para frente e dai venho aqui comentar se concordei com você hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ale!
    Nunca li nada do autor. Acho que a sua foi a primeira opinião que vi que não foi 100% positiva. Eu já sei que vou encontrar uma personagem não muito legal... Respirar fundo quando for ler.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale! Este livro é daqueles que mexeram comigo. Eu não sei como aquela mulher conseguia agir daquela forma, mas o pior é que não é apenas na história, sabemos que existem pessoas que entram em relacionamentos doentios como o abordado na trama na vida real.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. A história desse livro me deixa bem interessada, uma pena que para você a história tenha tido tantas falhas. Sobre a capa, sim, me incomoda muito a contradição da cor com o nome do livro!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii,
    Esse livro está na minha lista de leitura. Assim que eu ler passo aqui e falo o que achei.
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  6. Oie Alê =)

    Confesso que mesmo com todas as resenhas positivas que eu li de Rio Vermelho, esse foi um livro que nunca me chamou a atenção. Acho a premissa interessante, mas sabe quando você olha para um livro se sente que se você for ler ele, vai passar raiva? Pois é exatamente assim que me sinto em relação a ele rs...

    Mas é uma pena que a narrativa não tenha atingido as suas expectativas. Infelizmente isso às vezes acontece. =( E realmente a capa devia ser vermelha.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    confesso não me interessei pela leitura, eu já ande lendo resenhas negativas que desanimou, pena que também não curtiu muito a leitura, tão ruim quando a leitura não é tudo aquilo que esperávamos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ale
    Eu jamais ouvi falar sobre a sinopse desse livro, entao eu fiquei bem boiando com sua resenha, mas eu entendo quando as justificativas que a autora usa pra criar certa obra não colam com a gente. É uma pena que essa tenha falhado justamente nisso.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma pincelada na sinopse no início pois vejo poucas pessoas conhecendo a obra!

      Excluir
  9. Oi Ale!!
    Que pena que você não gostou. Acho que pela história eu também não gostaria, mas o livro já ganha um ponto por nutrir o desejo de terminá-lo, segundo vc disse.
    Também fiquei agoniada com a capa não ter nada em vermelho hahahaha.
    Beijos!!!

    Estou te acompanhando...

    Borboletra

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale, tudo bem?
    Quando vi a sinopse pela primeira vez, fiquei interessada.
    Mas aí pesquisei resenhas e muita gente fala que o livro não cumpre bem o que promete, sendo meio fraquinho. :( Acabei desistindo por isso.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale, tudo bem?
    Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa pela premissa, que pena que a leitura não foi tão boa pra você, apesar de eu ter ficado bem curiosa com o tema, acredito que também sentirei muito o peso de cada personagem na história, mas ainda assim quero ler um dia...

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  12. Amei seu post, ainda não tinha visto nada sobre ele, uma pena a leitura não ter sido tão boa com você!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ale!
    Não sabia que essa era a história desse livro, que loucura! hahahah
    Nunca prestei muita atenção nele...
    Mas é dificil msm abandonar um thriller na metade, a gnt quer saber o q vai acontecer kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023