Série: Areia Movediça

Olá amores,

Recentemente, assisti a uma série da Netflix chamada "Areia Movediça" e hoje vim contar um pouco da minha experiência com a história para vocês. Preparados? Serão fortes emoções!


Para quem ainda não sabe, essa série foi uma adaptação do livro homônimo, escrito por Malin Persson Giolito e publicado pela Editora Intrínseca e nos traz a história de Maja, uma sobrevivente do massacre escolar que seu namorado organizou. Porém, será que Maja é uma vítima ou uma cúmplice? 


No decorrer dos 8 episódios da primeira temporada, somos colocados a prova diversas vezes. Todas as atitudes de Maja são analisadas, tanto do passado com o uso constante de flashbacks quanto no atual cenário, com a garota de 16 anos presa e caminhando para um julgamento. O telespectador não sabe o que pensar, mas consegue fazer diversas reflexões sobre os abusos e alienações que ocorrem na vida dos adolescentes.

Falo de alienação, pois estava muito nítido que os personagens caminhavam para o precípicio, metaforicamente falando. Ninguém entra em uma sala de aula e atira em todo mundo do nada. O uso de álcool, drogas, violência e atitudes depressivas foram ignorados pelos adultos da série e quando finalmente um professor parece se incomodar, todo o desastre acontece. E por mais incrível que pareça, eu não acho que isso seja algo absurdo. Muito pelo contrário. A série é um reflexo da realidade e retrata isso de uma maneira muito crua e chocante para incomodar quem assiste. Até mesmo o sistema carcerário da Suécia (país original da história) nos é apresentado como uma forma de complementar essa proposta.

Não é algo fácil de se assistir e temos muitas cenas expostas. Alguns dizem que a série se aproxima muito de 13 Reasons Why e eu até concordo, porém a grande diferença e vantagem de "Areia Movediça" tem um suspense inquietante e mostra claramente a dor e arrependimento como consequência de cada ato.


O uso da amizade e do amor adolescente é um contra ponto importante nessa história. Afinal, nos é mostrado todas as emoções de Maja. Sua relação com Amanda, Sebastian e Samir possuem altos e baixos, mas são todos sentimentos sinceros e que nos aproximam dos personagens. Principalmente, quando Maja começa a se aproximar de Sebastian e do sogro. Aqui temos uma importante discussão sobre quem Sebastian é e como se tornou assin. É culpa do pai e de como foi educado? Ou melhor dizendo, negligenciado? Maja não tinha responsabilidade para com o namorado, ou será que tinha?


A série é muito bem produzida e os atores souberam usar as emoções para mexer conosco. Não sei se haverá uma nova temporada, mas digo que tudo foi extremamente fechado e sem necessidade de uma continuação. 

Se você for mais sensível, não recomendo assistir, porém se é como eu, que gosta de temáticas fortes, abertas para discussão e reflexão, "Areia Movediça" é ótima. Agora, me contem, já conheciam a série? Gostaram da dica?

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Ótima!!!

- Alessandra Salvia

Capa do livro para quem se interessar!

Comentários

  1. Unbelievable story telling. This was a great series.
    Helene Goldnadel

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale, já tinha ouvido falar da série e olha, nunca pensei em assistir, até agora rsrs
    Depois dos seus comentários quero ver pelo menos o piloto pra ver se eu irei gostar!

    Beijinho Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale!
    Menina, essa série está na minha lista desde que saiu, mas como ainda não tinha lido nenhum comentário sobre ela, acabei deixando de lado e esquecendo. Mas agora você me atiçou a curiosidade e quero saber o que aconteceu hahaha Eu amo esse tipo de série e acho que vou gostar!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  4. POxa.. essa série deve ser de tirar o fôlego. Fiquei muito interessada, realmente esses adolescentes que fazem essas atrocidades com certeza estavam doentes e ninguém se importava. São bombas relógio, só esperando explodir!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale! Já tinha ouvido falar, mas ainda não conferi. Queria ler o livro antes, mas esta série está na minha lista. Fiquei empolgada com seus comentários. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi
    já vi resenhas positivas e negativas dessa série e ai fico na dúvida se assisto ou não ela, mas que bom que gostou, apesar das cenas fortes, nem sabia que era baseada em um livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para quem tem estômago forte, se não, não é recomendável.

      Excluir
  7. UAU, parece ser uma série SUPER forte. Gosto desse clima de suspense, de não saber quem são os verdadeiros culpados até o final, acho que iria gostar! Um beijo :*

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alê

    A série está lá na minha lista, mas ainda não sei quando vou assisti-la. Achei 13 Reasons Why um desserviço, então não sei como vou encarar esta temática que não é igual, mas, como você disse se parece em alguns pontos.
    Vamos ver.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu abandonei 13 Reasons na segunda temporada, nem tenho como comparar.

      Excluir
  9. Oi, Ale!

    Na verdade, achei que essa série mega parecida com o livro A Lista Negra. A base é a mesma, o namorado que sai atirando em todos do colégio. Tenho muita curiosidade em ver essa série, certamente mostra todos os sinais ignorados presentes nos dois personagens. Adorei a resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu estou com essa série rolando na lista há séculos e nunca vejo. Sempre acabo optando filmes a séries mas a premissa tinha me chamado a atenção, porém não imaginava qe teria uma carga dramática tão pesada e que seria tão boa também. Vou ver se largo a preguiça de lado e dou uma chance a ela essa semana ainda.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale, tudo bem?
    Depois de 13RW, fiquei reticente com séries assim, mas é bom saber que Areia Movediça vai por um caminho mais responsável. O tema dos tiroteios ou massacres em escolas infelizmente é muito real e pertinente, em várias sociedades isso vai se tornando cada vez mais comum. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e a série levanta questões importantes para ficarmos atentos aos sinais.

      Excluir
  12. Que artigo excelente, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Resultado Loteria Vale Sorte

    ResponderExcluir
  13. Amigaaa que dica maravilhosa! Eu não conhecia essa série, mas achei o tema muito interessante e tenho uma amiga que vai amar ler, já vou indicar pra ela. Hahaha
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que interessante Alê!
    Fiquei curiosa mais depois de sua resneha, vi que saiu o livro mas ainda não li heheheh
    fiquei com vontade de sair

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  15. Oiiii,
    Eu assisti essa série e confesso que no início fiquei um pouco assustada e achei pesada. Mas continuei firme, kkkk.
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023