Série: Sombra e Ossos - Season 1

Olá amores, como vocês estão?

Recentemente, a Netflix lançou a primeira temporada de "Sombra e Ossos", uma adaptação do livro homônimo da autora Leigh Bardugo e publicado aqui no Brasil pela Editora Planeta. E para quem ainda não conhece ou deseja saber minha opinião, hoje trago a minha crítica sem spoilers.


Na história, Alina é uma cartógrafa do Exército que se arriscará na Dobra de Sombras (uma faixa de terra povoada por monstros sombrios) para ajudar o melhor amigo, Maly, a retornar vivo. Porém, poderes mágicos a surpreenderão e Alina descobrirá que os Grishas, guerreiros com habilidades especiais, estão mais perto dela do que ela pode imaginar... 


Como vocês podem perceber,
é uma fantasia e um novo universo nos sendo apresentado. A autora Leigh soube criar esse universo de maneira extremamente envolvente e bem delineado. Não posso falar sobre a escrita dela, já que não li, mas pela adaptação percebemos que as motivações e objetivos de cada povo são bem estruturados. O roteiro foi muito bem trabalhado e juntamente com uma fotografia linda, temos uma série de qualidade e que tem MUITO potencial para continuar por alguns anos mais.

São 8 episódios (com cerca de 45 minutos cada) que passam de uma maneira super fluída e gostosa. Foi uma maratona leve e que poderia se estender por mais tempo, já que eu estava totalmente imersa naquele mundo, torcendo para alguns personagens e surtando com outros, rs. Meu favorito, sem dúvida, é o vilão Darkling que roubou a cena totalmente! Se ele quiser, eu mudo o mundo com ele! KKKK Bom, brincadeiras a parte, o plot dele já é esperado, não acho nada surpreendente, mas a atuação, os olhares, a forma como ele se porta, nos convence. Com certeza, parte do sucesso de 'Sombras e Ossos' se deve por essa representação de Darkling.

Alina já é uma protagonista mais 'normal', que erra e acerta na mesma medida, não me conquistou tantoooo. Se fosse para destacar uma personagem feminina, seria Inej. Corajosa, inteligente e com um passado a ser superado. O equilíbrio entre força e sensibilidade. É uma das personagens que não tenho ideia do que o futuro lhe reserva, mas estou ansiosa para descobrir. 


Ah, outro destaque que preciso fazer é meu casal do coração: Nina e Matthias. Amo um 'enemies to lovers' e sinto que vou sofrer demais com esses dois. A química foi demais! Se fosse para ler a série, seria para conhecê-los melhor, sem dúvidas. Pois, como um todo, olhando a jornada de Alina/Maly/General Kirigan, assumo que não faz taaaanto meu estilo de livro. Esse tipo de obra, para mim, funciona melhor como uma produção audiovisual. 


Entretanto, não desmereço o livro e nem digo que nunca o lerei. Só acho que não seja meu momento para entrar no 'Grishaverse'. Lembrando que além da trilogia 'Sombra e Ossos', 'Sol e Tormenta' e Ruína e Ascensão', temos a duologia 'Six of Crows: Sangue e Mentiras' (este consta no Unlimited da Amazon) e 'Crooked Kingdom: Vingança e Redenção'. Lembrando que essa duologia mencionada, o foco é em 
Kaz Brekker e sua equipe



Ainda não sabemos se 'Sombra e Ossos' seguirá como uma união de ambas as séries literárias, mas que vejo um looongo futuro para a produção. Ouso dizer que percebo uma melhor aceitação dessa obra até mesmo ao comparar com o público de 'The Witcher'. Não quero criar rivalidade ou uma comparação, não. É só um termômetro para entendermos a repercursão que a Netflix está tendo. 

E é claro que eu simplesmente, indico de olhos fechados! Uma das melhores séries que assisti esse ano!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhosa!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Olá...
    Estou me sentindo um extraterrestre por não ter lido nem assistido essa série!
    A todo canto tem um leitor tecendo elogios sobre essa série e, é claro, depois de ler seu post todo apaixonado não resto dúvida de que seja uma excelente dica pra assistir... dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspo.com/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa pra assistir :)

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale, eu já tinha ouvido falar dessa série, mas no momento estou sem Netflix vou ter que esperar.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Olá! pelo título eu com certeza não assistiria e nem leria uma série de livros mas, pela sua resenha e por saber sobre a ficção e saber que são só 8 episódios me animou um pouco. Gostei e vou tentar.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ale.
    O Darkling conquista a gente já no livro, imagine na série então que ainda deram um passado justificável para ele hehe. Eu gostei bastante da série porque melhoram o que falhou nos livros como o Maly por exemplo que não tinha como torcer para ele ficar com a Alina nos livros. Quanto aos personagens de Six Of Crows só uma dica não se apegue hehe. E quero muito ver o meu Kaz nas próximas temporadas e já estou em preparando para me apaixonar novamente pelo Nikolai hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu assisti a série e curti, ainda não li o livro, mas algum dia pretendo.
    Também gostei das cenas do casal Nina e Matthias e de como o romance vai desenvolvendo, a série ainda tem muito o que explorar.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Essa acho que vou assistir primeiro, se eu curtir leio futuramente.
    Ai o vilão é o Ben Barnes, né? Deve ser difícil ter ódio kkkkkkk
    Acho bem bonita a diversidade no elenco tb, já me ganhou aí.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quis mencionar, porque pode ser spoiler. Mas sim, é ele, rs.

      Excluir
  8. Eu não vi ainda, porque não li os livros, mas é uma série de livros meio grande kkkkkkkkkk
    não sei se leria no momento
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Essa série foi uma das melhores adaptações sem dúvidas! Quero muito essa renovação pois no segundo livro aparece apenas o melhor personagem de todo o Grishaverse
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Os personagens dessa série são tudo para mim. Eu imaginava que a combinação da trilogia com o spin off não iria dar certo, mas fico feliz em estar errada hahaha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que vão continuar a mistura? Não vi nada de dividí-los.

      Excluir
  11. Amei o post. Ainda não vi a série, mas vi todo mundo falando bem. Sempre fico meio assim para ler os livros quando já tem adaptação, mas acho que leria esses.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu estou louca para assistir a série, mas nunca consigo assistir algo que é adaptado de um livro sem lê-lo antes. Para mim sempre acaba estragando a leitura , porque gosto de imaginar os personagens e quando assisto a serie antes eles já ficam com os autores na minha imaginação haha

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu ver a adaptação, meio que desanimo para ler. Quando tem potencial para eu gostar, eu prefiro ler antes!

      Excluir
  13. Todo mundo falando dessa série que acredito que terei que assisti-la. Mas um dia, não planejo vê-la por agora.
    Parabéns pela resenha!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    A adaptação de Shadow and Bone foi uma surpresa positiva para mim, pois os episódios são mais enxutos e objetivos (achava que seria mais uma série da Netflix com episódios chatos de mais de uma hora), e como conseguiram misturar as histórias das duas séries de livros, também amei a química da Nina com o Matthias!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito do seriado, mas a personagem principal pra mim foi uma verdadeira decepção. Eu pretendo ler os livros e acho que tem muito potencial para melhorar a série, espero q seja melhorado mt coisa no seriado.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  16. Oiiii,
    Eu assisti e confesso que ADOREI, kkkkkkk
    Que vilão lindo!!! Será que torço muito por ele????? Kkkkkkkkk
    Esperando ansiosa pela próxima temporada!!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi Ale,
    Amei o post! Não li a trilogia, mas li Six of Crows e amei muito mais as partes em que os Corvos apareceram do que a Alina e o restante, que são os principais hahaha
    A Inej é realmente incrível e super recomendo ler Six of Crows pra ver muito mais da Nina e Matias!
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023