Férias do blog 'Estante da Ale'

Olá amores,

Após um ano turbulento, o qual a leitura se tornou mais uma obrigação e não um prazer, resolvi tirar férias. Ficaremos sem postagens do dia 14 até o dia 26 de dezembro e pretendo retornar com os melhores do ano, já que é uma tradição aqui do 'Estante'.


E se você me acompanha a bastante tempo sabe que eu não sou muito de tirar férias aqui do blog, as poucas vezes que parei, foram porque realmente eu não estava aguentando mais. Então, me sinto na obrigação de contar um pouco as decisões que tomei:

1) Estou precisando de um tempo para respirar, para retomar aquela paixão pela literatura que tanto foi desgastada. Eu não ando lendo a mesma quantidade de antes e me preocupo mais em ler algo que me agrade do que com hypes ou lançamentos. Não ganho um centavo com o blog, meu trabalho é totalmente diferente e a constante preocupação com prazos, com ortografia, com criatividade, com diversidade de conteúdos, com responder os comentários dentro de uma semana, simplesmente me faz esquecer real motivo do blog existir: eu quero me divertir! Quero compartilhar com vocês aquilo que amo, independente de dias, horários, temáticas. Quero resgatar a essência do 'Estante da Ale'.

2) Por querer voltar as origens, estou entregando todas as minhas parcerias. Tanto de editoras quanto de autores nacionais. Será um ano sabático! rs Lógico, vocês continuarão a ver resenhas da Bianca Briones, Cinthia Freire, Helô Delgado, mas isso porque eu as amo demais, admiro tanto a escrita como quem elas são, então continuarei a fazer parte do seu time de leitores COM MUITO ORGULHO. Apenas não quero vínculos com prazos e/ou discussões se a resenha será  positiva ou negativa, sabe? Esse espaço é para eu desabafar meus sentimentos sobre os produtos culturais que consumo, indepentende de ser certo ou errado. 

3) Vamos diminuir as postagens semanais. Minha intenção é trabalhar com 1 ou no máximo 2 postagens por semana em 2022. Sendo uma literária e a outra de algum entretenimento que eu amo (cinema, séries, novelas, textos autorais, música, TAG's). 

Bom, é isso. Não era a inteção escrever tanto, era só uma satisfação mesmo. KKKK 
Sentirei saudades e até dia 26! 😉

P.S.: Feliz Natal para todos vocês! ♥

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Alessandra. Tudo bem? Eu entendo perfeitamente você. Que você recarregue suas energias e volte renovada a nos presentear com suas resenhas e dicas maravilhosas. Bom Natal para você e família. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ale.
    É bom a gente ter parcerias, mas vem tanta coisa junto que acaba deixando de lado exatamente o motivo da gente ter criado o blog: o prazer de ler. Esse ano eu quis jogar tudo para o alto várias vezes também. A gente faz com tanto amor e quem recebe os créditos são pessoas que tem dinheiro para fazer fotos mais bonitas e comprar seguidores. Você deve ter visto que até sai do grupo do wats do Companhia das Letras porquê só via o povo falando de números e engajamento, e nada das leituras. Isso deixa a gente bem chateada. Mas faz tempo que estou só com a Faro e com editoras que não exigem resenhas, porque pretendo ler o que quiser e quando tiver vontade. Espero que esses dias sejam proveitosos e que você volte firme e forte para esse cantinho que a gente ama tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joguei tudo pro alto mesmo, Sil. Preciso voltar por amor, não obrigação!

      Excluir
  3. Oi!
    Te entendo totalmente, a partir do ponto que não ganha um centavo com isso e é um hobbie, o blog tem que ser um espaço para se divertir e compartilhar os gostos pessoais!
    Feliz Natal <3

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê,
    Eu te entendo perfeitamente. Isso começou acontecer comigo acho que em 2019, quando sai de uma parceria de uma editora pq queriam controlar as minhas resenhas - tipo mandando indireta que era proibido comentar o que não gostei. Eu sai mesmo e comecei a refletir sobre isso, se valia mesmo a pena ter um zilhões de parceria e tals, anulando o ar de hobby e terapia que meu blog traz. Também não tenho intenção nenhuma em ganhar dinheiro, simplesmente por ser a minha terapia. Daí veio a pandemia, tensão e tristeza mental, algumas perdas pessoais e baixa nas leituras - incluindo as obrigatórias. Uma outra parceria não aceitou isso, me chutou sem dó e nem piedade, nem eu comentando o que tinha acontecido. Foi quando me proibi de me inscrever em parcerias - há dez anos só servem pra destruir minha saúde mental - até pq a maioria só pensa em números, exposição e fama, escolhendo gente que trata livro de forma elitista, coisas que não são minha prioridade. Os números são consequências e gosto que sejam assim. Como comentei com a Ane outro dia, eu odeio a ideia de ter que ser obrigação de se expor como tá acontecendo. Só tento as renovações da Faro pq eles me respeitam e muito. Esse foi mais um ano que não consegui focar no blog, por problemas de saúde. Tive que dar atenção e fazer exames. Me senti bem em ficar longe nos dias de mente cansada pela correria. E é ótimo para refletir sobre essas coisas, voltar com a mente descansada e fresca. Eu gosto de conversar com as pessoas e trocar ideias sobre que leio e assisto. É raro encontrar por esses dias.
    E leitura de lançamentos é algo bem mínimo aqui. Não compro um livro físico lançamento desde 2014 - quando tive meu último emprego formal. E-book até já consegui alguns com google reward.
    F
    Enfim, não mude nada do que você faz por arredores não. Saiba que sou do tipo que aprecia o diferente, então vou adorar as dicas novas por aqui. É irritante você acessar a lupa do instagram e só ver fotos/resenhas do mesmo livro. tikTok não tenho e nem pretendo, então imagino que seja pior pelo teor de querer atenção. Comentar o que não estão comentando é sempre bem-vindo.

    Feliz Natal para vc e sua mãe. Põe uma coluna de leitura pra ela aqui! hahaha
    Você vai ver que vai voltar cheia de ideias desse seu hiatus - dos outros dias que vc se dar a folga.
    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKK minha mãe diz que 'não sabe escrever resenha, porque esquece os nomes dos personagens' KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Nana, muito obrigada por seu comentário. Foi muito importante para mim. De verdade.

      Excluir
  5. Vai fundo nas suas reformulações. Estarei por aqui acompanhando.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Oi
    é sempre bom descansar, para espairecer a cabeça e acabar com essa preocupação por não estar lendo, não estar atualizando o blog, essa preocupação acaba atrapalhando o prazer de ler e cuidar do blog , eu já fiz isso algumas vezes esse ano, inclusive eu posto quando eu estou bem disposta.
    Bom descanso e já desejo um Feliz Natal para você.


    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. well written review....

    thank you for sharing

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ale.
    Primeiramente, já quero logo dizer que te entendo completamente. Às vezes a gente precisa dar uma sumida ou simplesmente modificar e chutar o balde. Acho que aqui perde o sentido se não for por prazer e representar a nossa essência. Isso tudo começou por esse motivo e é assim que deve ser. Eu só posto o que quero e quando quero, pq acho que essa obrigação toda não compensa. Passei um tempo sumida tanto do blog quanto instagram por questão de tempo corrido e depois também em razão de buscar novamente o meu significado interior.
    Voltei agora com esse pensamento de leveza e tranquilidade, pq é assim que tem que ser.
    Espero que você renove suas energias e que consiga sentir novamente que o seu blog te representa e dá prazer.
    Feliz Natal!!
    beijos,
    Beijos, dear masen

    ResponderExcluir
  9. Oi Alessandra
    Bom descanso e Feliz Natal!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale! Eu entendo bem você, em 2021 também me dei um tempo para respirar. É ótimo. Boas férias e boa sorte na renovação. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Poxa Alê, te entendo perfeitamente, viu? O blog já é nossa válvula de escape de tantos estresses que temos no dia-a-dia, ser cobrada pelo que fazemos como hobby, se nem ganhamos por isso, é desanimador demais. Eu super apoio sua decisão, tenha um bom descanso, você merece. E, quando voltar, que seja mais leve e com a sua cara, que é o que você deseja.
    Bjks e boas festas!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alê... minha irmazinha literária <3

    Te entendo COMPLETAMENTE! Por anos eu levei o Coisas de Diane de forma bem intensa e, vez ou outra, precisava dar aquela pausa pra descansar minha cabeça. Eu AMO LER, amo de verdade, mas, estou sentindo cada vez mais essa pressão, sabe? Tem hora que eu quero simplesmente chegar em casa, deitar na minha cama e não fazer absolutamente nada... e tá tudo bem! Demorei anos pra descobrir isso, mas, é assim que funciona pra mim, pois, criei o meu blog com o mesmo objetivo que você: hobbie, diversão...porém, ás vezes, me cobro mais do que deveria, afinal, não ganho um centavo com o meu blog e ando transformando algo que era pra ser uma distração num fardo. São duras essas palavras, mas, são verdadeiras. Por isso, em 2021 postei beeeeem menos, só posto quando estou bem e, é claro, no máximo dois posts por semana... se estou naquela vibe de produzir muito, programo para as próximas semanas... e estou super bem com isso. Ás vezes eu sumo, mas, é porque é preciso mesmo. Enfim, acabei me desabafando junto com você kkkk... mas, é assim que acontece com as irmãs literárias, né?

    Um grande beijo e descanse o tempo que precisar... estaremos aqui te esperando!

    Até dia 26 <3

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM CERTEZA ♥
      Você é muito especial e seu comentário realmente fez a diferença para mim, ver que você entende e me apoia foi bem especial. Obrigada, Di! ♥

      Excluir
  13. Oi Alê.
    Eu super te entendo. Por conta do meu trabalho na agência, eu parei com todas as parcerias no blog. Para não gerar conflito de interesses. Então lá se vão quase cinco anos sem nenhuma parceria. E devo dizer que não me arrependo da decisão. Posto o que quero postar, quando quero e sempre sendo verdadeira em minhas resenhas e posts em geral. E isso é libertador.

    Tome o seu tempo e se cuide. Fico aqui no aguardo das suas novidades.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. NÃO DESISTE NÃO
    FICA AQUI POR FAVOR ALESSANDRINHA
    VAMOS JUNTASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    vamos reviver nossas textos e reinflamar esse amor pela leitura, o que precisamos é menos prazo, menos ódio e mais leituras por amor, não é verdade?
    Esse negócio de prazo acaba comigo também :T

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023