Filme: Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

Olá amores, 

Como estão? Faz tempo que não trago uma dica de filme para vocês, então vou tentar voltar com essa coluna aqui e hoje a dica não poderia ser mais especial. É de uma adaptação literária chamada "Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata" que encontra-se disponível no catálogo da Netflix.


Na obra, Juliet (interpretada por Lily James) é uma escritora renomada que perdeu os pais na Segunda Guerra Mundial e que está em uma fase sem inspiração, enquanto seu agente Sidney a cobra para um novo trabalho. E no meio de eventos e lançamentos, Juliet recebe uma carta da Sociedade Literária de Guernsey, uma organização que surgiu em meados da grande guerra, enquanto os nazistas ocupavam a região. Cheio de simpatia e referências a clássicos, Dawsey (Michiel Huisman) surge para marcar a vida de Juliet, ou quem sabe, trazer a tona uma grande e misteriosa história que tocará o coração de todos que a conhecerem.


Confesso que eu esperava algo desesperadamente triste e cheio de sofrência, mas a obra é tão delicada que te faz sorrir. Mesmo sendo um período difícil e cheio de desespero (historicamente falando), o enredo consegue trazer uma beleza única para o telespectador. Há um mistério que ronda os personagens da ilha de Guernsey e Juliet não descansará até descobrir toda a verdade, além do que, precisamos saber quais as decisões pessoais que a protagonista tomará, afinal, há sim um envolvimento romântico, porém muito respeitoso, sensível, delicado... APAIXONANTE!

roteiro da obra, a fotografia, a presença da Lily James... GENTE! Que filme maravilhoso. É um presentão para nós, leitores, pela riqueza de detalhes e citações. As referências a literatura são maravilhosas! A obra em si me fez perceber que muitas vezes, o menos é mais. Não precisamos de grandes vilões, efeitos especiais ou sangue para um filme ser bom. Este, toca o coração. Torna-se uma história marcante por sua complexidade histórica, mas ao mesmo tempo por sua simplicidade ao demonstrar sentimentos.


Entendo que uma mulher, escritora ainda por cima, talvez não tenha o sucesso que Juliet demonstrou ter na obra, mas acho que foi benéfico o uso de uma personagem feminina forte para comandar todas as descobertas. Até porque, não é apenas o relacionamento de Juliet e Dawsey que está em foco. Elizabeth, a criadora da sociedade literária desperta a admiração e curiosidade da escritora de uma forma muito positiva. Não há ciúme ou competição entre elas, muito pelo contrário, Juliet mesmo sem a conhecer respeita e quer ajudar sua família.

Todos os personagens são incrivelmente carismáticos, você se apaixona por cada um a sua maneira e já adianto que você terminará as 2h de filme com lágrimas nos olhos. 


Um filme adorável, delicado, muito bem executado e que realmente deveria ter mais visibilidade. Netflix, mais uma vez, acertou em cheio o meu coração e eu super indico a vocês!!!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Aiiiiii,
    Eu amei o filme!!!!
    Concordo com você em tudo!!!
    Maravilhosa sua resenha!
    Parabéns
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê, várias pessoas já me indicaram esse filme! Está na minha lista da Netflix e fico feliz que tenha uma trama não tão pesada apesar do período em que se passa. Acho que vu gostar tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale! Tudo bom?
    AAAAAAAAAAAAA ESSE FILME, EU TÔ LOUCA PRA VER! Tá na minha listinha, vou conferir no sábado. Amo a Lily e tudo que ela faz geralmente rouba meu coração <3
    A premissa parece muito, muito fofa e emocionante. Mal posso esperar pra conferir.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey Ale! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse filme, mas adorei a premissa dele. Vou colocar na minha lista pra assistir em breve.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    miiistoquente

    ResponderExcluir
  5. Que coisa boa quando assistimos um filme "simples" e que nos encanta né? É bem como você falou, nem sempre precisamos de um grande vilão e grandes efeitos especiais, as vezes a narrativa fala por si só, gostei bastante da premissa do filme, quem sabe eu assista já que está disponível na Netflix.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale! Que amorzinho! Já sei que vou amar, sempre que pego dicas aqui me dou bem. Eu amei a premissa e confesso que acreditava que fosse bem cheio de drama. Preciso ver. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Esse filme apareceu como sugestão pra mim na Netflix, eu queria mesmo saber se era bom... Agora eu vou assistir com certeza. Amei sua resenha!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2018/08/top-5-novidades-da-semana_17.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Alê
    Assisti ao filme ontem de noite e amei. É lindo, mágico e para nós que somos leitores acho que o filme mexe com a gente, o amor pela literatura e o romance é lindo. Em breve tbm farei post sobre ele no blog.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale, adorei a indicação. Conforme comecei a ler sua resenha e a sinopse, já gostei das referências à literatura rs Parece ser uma dica muito boa para quando não conseguimos achar nada pra assistir na Netflix. Adoro esses tesouros escondidos hahaha :)
    Bjs
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ale
    Meio que fiquei: Que diabos de título é esse?" Achei engraçado KKK Estou precisando de filmes fofos e singelos no momento, e eu achei também que fosse ser uma história super triste, e pelo visto a gente se engana. Vou assistir assim que possível.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles colocaram esse nome no grupo de literatura para fugir dos nazistas, rs.

      Excluir
  11. Gostei da dica Alê. Não conhecia o filme e além de ter achado o título intrigante, notei que o enredo é sensível e incrivelmente romântico. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alê

    Ainda não consegui parar para assistir, mas quero muito. Tenho adorado todos os trabalhos da Lily, estou sentindo que este será mais um deles!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. oi
    que bom que gostou do filme, coloquei ele na minha lista da netflix e confesso que quando coloquei foi mais pelo nome, mas pelo que falou parece ser uma história gostosinha de se assistir.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Alê!
    Fiquei bem curiosa pra assistir esse filme desde que o trailer saiu no canal da Netflix no YouTube. Parece ser o tipo de história que todo apaixonado por literatura vai acabar se encantando. Espero conseguir assistir ainda essa semana *-*

    Um super beijo e uma ótima semana! :* <3
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. QUE FILME LINDO ESSE !
    Tbm adorei tudo nele, a Lily James está tão encantadora *----*
    Fiquei chateada que a minha mãe achou chato e ainda dormiu no meio do filme :'(
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Melhores Livros 2023

Expectativas 2024