Livros: O Vale dos Mortos

Olá amores,

Que tal já começarmos oficialmente o Halloween aqui no blog? Hoje, vou falar da série de zumbis do Rodrigo de Oliveira publicada pela Faro Editorial cujo primeiro livro é o "O Vale dos Mortos"? 


Eu sempre assisti The Walking Dead e após alguns acontecimentos que eu não gostei, acabei largando a série em sua oitava temporada. Desde então, procuro uma história de zumbis para cobrir esse espaço que ficou e agora eu acho encontrei! Rodrigo de Oliveira nos traz uma base muito sólida sobre como os zumbis dominaram o planeta e nos envolve através de Ivan e Estela, o casal com seus dois filhos veem o mundo desmoronar no shopping em que estavam. O amor pelas crianças lhes dará força para construírem um plano de fuga, mas onde estarão em segurança? Nada mais é como antes e o sangue derramado jamais será esquecido.


Um dos pontos que eu mais gostei é que existe luta pela sobrevivência e não vitimismo. Há sim uma adaptação dos sobreviventes frente à nova realidade (o que é normal), até eles entenderem como devem matar, como devem se proteger... Porém ninguém aqui tem medo do embate. O ser humano se mostra corajoso e inteligente. O fato de valorizarem as outras vidas humanas e não quererem se isolar nos cativeiros me deixou surpresa, sei que na realidade, poucos pensariam assim, mas é uma visão super coerente para quem deseja se manter em segurança e com recursos para tal. E claro, em momentos de desespero é quando conhecemos a verdadeira índole de cada um. 

Agora, mesmo que a segurança seja almejada, ninguém está a salvo e o autor deixa isso bem claro com cenas impactantes, sanguinárias e extremamente visuais. Eu adorei a escrita do Rodrigo, é muito envolvente, rápida e fácil! Por mais que eu não seja fã de narrativas em terceira pessoa, admito que foi uma escolha muito inteligente para esse tipo de história, com isso, conseguimos nos inserir em diversos cenários com mais facilidade, até porque, existem diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto e com esse tipo de narração, todas as possibilidades podem ser abordadas.

Eu acredito sim que a obra é para fãs do gênero, pois se você não está acostumado(a) com essa intensidade de vida/morte/sangue/violência, com certeza ficará desconfortável. Principalmente, pelo enredo ser intenso e totalmente possível: além de se passar no Brasil, o autor usa trechos da Bíblia para justificar e consolidar o apocalipse, parece até verdade ao vermos nomes conhecidos como Lula e Dilma nesse contexto aparentemente bizarro. 


Sendo um livro bem equilibrado, é um ótimo ponto de abertura para a série "Crônicas dos Mortos", o próximo livro será chamado de "A Batalha dos Mortos" ganhará destaque aqui no blog em breve, afinal, já o tenho em mãos para ser devorado, rs.

 

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Olá, já conheço o autor❤ Já faz um tempo que quero ler esse livro, mas eu só enrolo rs.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra. Como vai? Parece interessante este livro. Fiquei tentado a lê-lo. Que bom que gostou. Abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente do que estou acostumada, mas foi uma boa experiência!

      Excluir
  3. Olá, Ale.
    Eu amo essa série do Rodrigo. Desde que li esse livro fiquei apaixonada pela escrita dele e considero essa série a melhor de zumbis que eu já li. As cenas são muito boas e a gente se apega aos personagens em vão hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,
    Quando li sua resenha, fiquei com muita vontade de ler essa série! Também assistia TWD, mas como você também parei, porque achei que já estão enrolando.
    Tenho os dois primeiros volumes dessa série do Vale dos Mortos e começarei a ler.
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023