Livro: A Paciente Silenciosa

Olá amores,

Depois de tanta propaganda, resolvi ler "A Paciente Silenciosa", o thriller escrito por Alex Michaelides e publicado pela Editora Record. Preparados?


O livro retrata a vida de Alicia, uma mulher de 33 anos que dá 5 tiros no rosto do marido e após o ocorrido, simplesmente não emite mais nenhuma palavra. Mesmo no julgamento. Mesmo ao ser internada num hospital psiquiátrico. Agora, o psicólogo recém chegado a clínica Grove, Theo Faber tentará obter respostas. Será que Alicia voltará a falar?

O thriller é muito bem escrito, muito bem estruturado e envolvente. As cenas são rápidas e diálogos simples, fazem a leitura ser bem rápida e com isso, todo o desenvolvimento é muito bom. Não fiquei entediada em momento algum e super leria outra obra do autor, PORÉM é isso. O livro não é algo surpreendente ou que te marca com o seu suspense, como a editora insiste em vendê-lo, infelizmente. 

Para mim, o que pode fazer a obra funcionar nas telonas (os direitos já foram vendidos) é se explorarem a questão psicológica da protagonista, isso sim deixa o livro mais forte, questionável e interessante. Talvez seja exatamente isso que eu buscava e o final não entregou. Queria algo mais interpretativo, mais envolto na psique de Alicia. Vou dar um spoiler para quem leu, selecione a seguir caso queira saber: lembram da parte que a Alicia diz ao primo que o pai a matou no lugar da mãe? Eu esperava que Alicia tivesse morrido no lugar do marido e o autor fosse um gênio para dar uma grande reviravolta e dar sentido em toda essa loucura. Só que não. É algo meio que previsível e normal.

Uma pena, eu queria tanto uma história arrebatadora que me desse uns tapas na cara... Talvez seja o fato de eu já estar inserida no mundo do suspense, às vezes, sinto que já esgotei as possibilidades do gênero, sabe? Vocês já se sentiram assim? Meio exauridos?


Para finalizar, quero deixar claro uma coisa: não pensem que é um livro ruim, não é está longe de ser, o que estragou toda minha experiência foram as expectativas nele colocadas. Vão com menos empolgação e vão gostar bem mais do que eu. Certeza.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ (3/5) - Bom!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Alessandra como vai? Que chato que o livro não tenha suprido suas expectativas. De todo modo é um livro que eu pretendo ler futuramente, pois gosto muito do gênero, então, sempre que possível eu leio thriller, apesar que ultimamente tenho lido pouco, este gênero que tanto aprecio. O fato de estarmos nesta quarentena interminável contribui para eu não ler thriller neste momento, infelizmente. Sua resenha dá aquela sensação de quero mais. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou preferindo leituras mais leves para a quarentena.

      Excluir
  2. ah é sempre ruim qd a gente acaba colocando mt expectativa em cima de um livro e acaba meio decepcionada né hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale! Eu li sem esperar muito e fui surpreendida, mas que pena que para você não deu certo. Já me senti exaurida de um tipo de história, quando acontece eu dou um tempo e depois volto a ler. Aconteceu isso com romances de época ano passado. Já passou e voltei a ler com prazer. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ale
    Infelizmente eu não leria devido ao gênero, mas eu esperava mais confesso. Vi muitos comentários bons, talvez seja porque você já esperasse algumas das coisas e por isso não se surpreendeu, sei lá hahaha
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale, nossa que agonia que essa capa me deu!
    Uma pena tu não ter curtido tanto a história, as vezes a gente esperava outra coisa mesmo e acaba decepcionada. Esse é o problema das expectativas, hahaha

    bjos ;)
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ale.
    O ruim da gente se tornar "especialista" no gênero é que precisa ser muito bom para alcançar nossas expectativas. Eu gostei como um todo, o meu problema foi o final aberto hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiim! O final me incomoda como um todo, não por ser aberto.

      Excluir
  7. Oii Ale.
    Ultimamente estou lendo muitas coisas do gênero e esse livro está na minha lista. Pena que ele não superou suas expectativas. Adorei sua resenha
    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Faz tanto tempo que não leio um thriller.
    Fiquei com vontade, mesmo que o livro não tenha atingido as suas expectativas.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se faz tempo que você não lê, talvez goste do ritmo desse.

      Excluir
  9. A maioria das resenhas que vi sobre esse livro realmente falaram que ele não é lá isso tudo. Então vou até passar a dica pra não passar raiva kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale, tudo bem?
    Como leio muitos suspenses e thrillers, compartilho da sensação de estar exaurida. Tenho sentido saudades de ser surpreendida, arrebatada. Esse livro está na minha wishlist porque achei a premissa muito interessante, mas agora vou controlar as expectativas pra não me frustrar.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto assim também, acho que por isso estou indo para os darks ultimamente.

      Excluir
  11. Oi, Ale. Tudo bem?
    Minhas expectativas para esse livro estavam altas também, faz algum tempo que estava querendo e ainda bem que li sua resenha, quando for ler vou estar com tranquila e quem sabe me surpreende.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  12. Oi Alê, tudo bem? Que pena que a leitura não foi tudo que você esperava, eu tb li resenhas bem positivas sobre a obra, mas é bom alinhar as expectativas.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Olá Ale,
    É realmente muito chato quando botamos muitas expectativas em um livro e ele não é como esperamos, já aconteceu comigo e fique bem decepcionada. Já tinha visto algumas coisas sobre o livro, mas não sabia do que se tratava.
    A resenha está muito boa parabéns!
    Bjsss

    Helo
    https://pensamentossoavento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ale, eu gosto bastante de thrillers psicológicos, mas sempre fico com o pé atrás quando ele passa a ser um "favorito famosinho". Eu sempre vou ler cheia de expectativas, e não é nada daquilo. Tomara que o filme explore mais o assunto que não teve um final como no livro.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  15. Oiee Ale! Por esse motivo que não gosto muito de ler livros que todo mundo está lendo e falando muito! Criar muitas expectativas nos faz decepcionar... Mas acredito que seja um livro legal.

    Tem postagem nova lá no blog e gostaria muito de saber sua opinião.
    Bjus!!💟😽

    ResponderExcluir
  16. Oi
    eu já li resenha de pessoas que amaram esse livro, uma pena que suas expectativas não foram atendidas o que acabou interferindo na experiência da leitura, mas parece ser um suspense bom de se ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que ama, tem gente que tem ranço. Vai saber... rs

      Excluir
  17. Amei a resenha. Eu estou louca para ler esse livro e estou tentando não criar expectativas para ter um bom momento.
    não sabia que os direitos tinham sido vendidos, já quero ler antes que algo saia
    bejos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Gostei de saber que gostou do enredo da história e que acha que seria uma boa virar filme, acho que muitos livros poderiam virar filmes é só seguir certinho a história para ficar perfeito.
    Amei saber sua opinião.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  19. É muito ruim quando acontece isso, eu sempre crio expectativas, principalmente, com livros, filmes ou séries, e ver que a história não conseguiu superar as expectativas que criei, é um tanto quanto frustrante.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Livros são meu maior problema, filmes e séries eu paro no meio sem dó. rs

      Excluir
  20. Oiiii,
    Eu li esse livro e gostei muito!!!
    Conforme minha leitura ia seguindo eu tinha várias suposições de final kkkkk
    Que pena que o livro não atingiu suas expectativas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  21. Olá Alê,


    Uma pena que o livro não atendeu as suas expectativas, mas li algmas resenhas dele e foram positivas e eu gostaria de ler futuramente.

    Beijos!!


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023