Livro: Escrito com o Sangue do Meu Coração - Outlander #8

Olá amores, tudo bom?

Que saudade eu estava de vir aqui pra postar uma resenha de Outlander! Hoje, vamos falar do livro oito da série, o chamado "Escrito com o Sangue do Meu Coração" escrito por Diana Gabaldon e publicado no Brasil pela Editora Arqueiro


Antes de mais nada, sobre a premissa: o livro começa em 1778 e será dividido em partes, já que temos personagens em 1980 também. Teremos outra linha temporal sendo abordada, mas não vou contar qual será para vocês se surpreenderem assim como eu. O que posso adiantar é que acompanharemos a narrativa de Claire, Jamie, Brianna, Roger, Ian e William. E caso você não saiba nada de nada da série, que tal conferir as resenhas anteriores? Abaixo deixarei os links dos livros e da série de TV:

Resenhas dos Livros:
Outlander 1 – A Viajante do Tempo;

Crítica das Temporadas:


Bom, chegou a hora: vamos falar um pouco sobre esse livro 8? Não se preocupe, não trarei spoilers relevantes sobre o momento no qual a história está, vou fazer considerações gerais para conseguir passar um pouco do que senti lendo a obra.

Por mais que seja um drama, uma fantasia com temas políticos fortes, Outlander é um romance de alto nível. O casal permanece apaixonado, fiel aos seus sentimentos, com diálogos memoráveis e nada de frescuras. Já maduros e com um passado conturbado, Jamie e Claire se encontram em uma fase mais segura quanto ao seu relacionamento e por mais que tenhamos alguns detalhes a resolver (resquício do livro 7), todo o desenrolar é coerente e cheio de paixão. Chega até mesmo ser inspirador já que a base da relação é simplesmente o amor e confiança, qualquer problemática que surge, ambos estão lá juntos para resolver. A sinceridade das respostas e a maneira de respeitarem os momentos um do outro, é maravilhoso.

Neste capítulo da saga, a viagem no tempo permanece intercalada com a realidade. A revolução americana está se aproximando e nosso casal não ficará imune. E quando falo casal, falo que Claire não deixará Jamie ir sozinho para a linha de frente não, ela é uma apaixonada médica que segue sua missão a risca, então prepara o coração! A força dessa protagonista permanece intacta mesmo após tantas perdas e conflitos. Sua inteligência e dedicação se destacam ao lado do sentimento puro e sincero de amor, amor este pelo marido, pelos filhos e até mesmo por sua profissão. 

Paralelo a Claire e Jamie, temos Roger e Brianna que geram muuuuita discussão para os fãs da série. Sei que tem um fandon enorme que não gosta desses personagens, mas eu os amo e vou defendê-los até o fim. Ops, quero dizer, eu amo a Brianna. O Roger tem algumas partes bem chatinhas, assumo. Mas Bree é minha pedrinha preciosa que vou defender até o fim, rs. A relação deles com os filhos está muito gostosa de seguir e o desfecho do casal é o que mais me empolga para a continuação. Sem contar que são eles que estão construindo toda a base para a viagem do tempo, a parte "lógica" da questão, fica totalmente por conta de Bree.

Enquanto isso, temos William... Ai ai ai, eu juro que tento gostar dele, mas não dá, não me desce, o acho muito mimado e irritante. As partes as quais ele é o foco (foram muitas nesse livro!) são bem cansativas. Minha sorte é que Ian está ali para manter minha atenção. Pois é, os primos passarão boa parte desse livro juntos, o que vejo como uma tentativa da autora de me fazer engolir William (não deu certo, mas pelo menos ela tentou, né? rs). 

E é claro que eu vou citar meu outro casal perfeito: Fergus e Marsali. Como eles me fazem sofrer! Minhas lágrimas vieram por conta deles e com certeza, foi um dos maiores dramas de todos os livros. Não sei nem se vou conseguir superar! Eles sempre foram bem secundários, mas passaram por tanta coisa e ainda permanecem na luta para criar suas crianças. Confesso que queria muito mais deles do que nos é apresentado. 

Entretanto, ainda assim considero a obra equilibrada e muito bem desenvolvida. Você vai sorrir, você vai chorar, você vai surtar muito e ao chegar ao final ficará impressionada para onde toda essa jornada te trouxe. Não é repetitivo, são histórias de vida com erros e acertos. Encontros e desencontros. Dores e felicidade. Sei que sou suspeita, mas realmente considero Outlander uma das melhores sagas literárias da atualiadade. Completinha, com detalhes históricos e criativos que deixam o enredo cada vez mais rico e envolvente. Personagens icônicos. PERFEITO DEMAIS! É um livro favoritado sem sombras de dúvidas!


"Escrito com o sangue do meu coração" parece que realmente foi escrito com o coração. É uma jornada sensível, dolorosa, inspiradora. Tem pontos abertos para serem resolvidos no livro 9? Sim, tem. Porém, não vou negar que o final da obra deixa o leitor com um delicioso e satisfeito sorriso. Sobre a continuação, ainda não temos datas no Brasil. Lá fora, o livro "Go Tell The Bees That I am Gone" será lançado em 23 de novembro de 2021. Vale lembrar que a autora demora cerca de 3 a 4 anos para escrever um livro da saga, ou seja, o décimo livro não tem nenhuma previsão de lançamento.


Sei que Outlander não é para todos os públicos, assusta só pelas suas 883 páginas e é sim uma leitura mais lenta. Contudo, vale a pena. Ao investir seu tempo e sua atenção em uma história complexa e cheia de detalhes, quando concluímos a leitura é emocionante e fica a sensação de vitória.


Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Favorito!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Alessandra. Como vai? A capa deste livro é muito bonita, embora seja bastante simples. Parece-me uma obra maravilhosa. Esta série possui muitos livros, não é mesmo? Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHA....taí uma série que sou obrigada a falar aquele meme "não li e nem lerey"....Cara, muito compridaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....Eu li os Bridgertons...Todos aqueles volumes, mas meu Deus, quando estava no livro 5 eu já não aguentava mais kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que dor no coração! KKKKK Eu amo histórias bem construídas que se estendem, que nos dão vários caminhos!

      Excluir
  3. Oi Ale! A sua paixão por esta obra é inegável, eu adoro ler as suas resenhas da série. O casal central parece ter aquele relacionamento que amamos ver nas histórias e a Claire, pelo visto, é uma excelente protagonista e parceira. Que bom que gostou. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez é mais difícil trazer uma resenha dessa série para vocês, fico feliz que consiga passar meu amor pelos livros no texto.

      Excluir
  4. Oi Ale,

    Essa série é incrível, quero muito ler os outros livros e claro completar minha coleção!

    Beijinhos🥰

    https://tecendoaliteratura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ale.
    Eu não me assusto com livros enormes assim. Até prefiro quando é de alguma história que amo, quero é mais que tenham mil páginas cada um hehe. Mas essa história deles não deu para mim. Eu resolvi assistir a primeira temporada da série e me choquei com algumas coisas e desisti de ler, até doei meu exemplar hehe. Mas que bom que continua gostando tanto e que o próximo seja perfeito também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem forte mesmo, isso não posso negar. rs
      Tem que ter coração (e estômago) forte(s)!

      Excluir
  6. Oi Ale, tudo bem?
    Como não pretendo ler os livros, adoro saber de detalhes deles por suas resenhas. Eu também adoro o Fergus e a Marsali e já fiquei receosa por tudo que eles vão viver de dificuldades que você mencionou. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fergus e Marsali são fortes, mas não desejo a ninguém o que eles passarão!

      Excluir
  7. Nunca consegui passar do primeiro volume porque ainda não consegui me dedicar a ele. Mas amo a proposta e ainda vou chegar nesse hahaha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série que precisa de paciência e dedicação mesmmo, mas vale a pena!

      Excluir
  8. Oi Ale, tudo bem?

    Preciso voltar a ler os livros, pois nos últimos tempos acabei dando prioridade a série. Confesso que não gosto do Roger e que de todos os personagens ele é o que mais me irrita (rs...).

    O que mais gosto da narrativa da Diana é justamente, o fato dela nos entregar um romance maravilhoso, entrelaçado com fatos históricos importantes.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger não é dos melhores, mas eu amo tanto a Brianna e as crianças que sou obrigada a engolir kkkkk

      Excluir
  9. Olá, gostei muito dessa capa. A história parece bem interessante. Tenho vontade de lê-lo, mas tenho dificuldade de termina serie compridas rs depois de um tempo perco o interesse.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas ainda acho que deve ser pelo envolvimento que a série te dá. Quando você mergulha meeeesmo, quer sempre mais, rs.

      Excluir
  10. ah a serie adoro e ja assisti todinha, quero mt começar a ler os livros tbm

    ww.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu acompanho a série religiosamente, mas nos livros estou meio empacada (li uns 10% do quinto!), mas que delícia saber que no oitavo livro ainda tem um bom espacinho para o Ian e pelo visto ainda vou passar muita raiva com o Roger né? Também adoro a Bree, mas ele é difícil viu.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O quinto não é meu livro favorito, mas o 6 siiiim! Insiste mais um pouco que melhora!

      Excluir
  12. Oi Ale,
    Menina, eu acho maravilhoso quando os livros de uma série tem um bom desenvolvimento, a história é fechadinha e ainda tem detalhes históricos, mas eu não consigo ler Outlander por que é uma saga muito grande, e tenho certeza que em algum momento eu a abandonaria. Quanto a série, ainda não assisti por falta de vergonha na cara mesmo, haha. Vou só protelando, mas um dia eu assisto.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue umas férias para maratoná-la! Assim, você pode terr mais sucesso.

      Excluir
  13. Oiiii,
    Eu não li nenhum livro mas estou acompanhando a série.
    Acho uma série muito difícil, sofrida, mas com uma pitada de amor.
    Quem sabe ainda leio todos os livros, porque suas resenhas são maravilhosas!
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023