Livro: Reputação

Olá amores, tudo bom?

Hoje, a resenha é sobre um livro que "Reputação", escrito por Lex Croucher publicado pela Editora Rocco aqui no Brasil. Peguei a indicação da Paola Alexsandra do Livros e Fuxicos, mas se arrependimento matasse...


IMPORTANTE: A obra contém gatilhos de abuso sexual, entorpecentes e alcoolismo.


Sinopse: "Atenção!
Este livro contém:
- Usos impróprios de uma adega.
- Cavalheiros lindos, ricos e de ar angustiado.
- Bullying em um piquenique.
- Primeiros amores.
- Primeiros baseados.
- Um cavalo com seu próprio quarto.
- Jovens damas da alta sociedade se comportando de maneira absolutamente escandalosa.

Uma mistura de Bridgerton com Meninas malvadas, Reputação é um romance de época capaz de arrancar gargalhadas. Passado em um período em que a reputação de uma dama era tudo, esta comédia romântica fala sobre amizades, primeiros amores, consentimento, hierarquia social e pertencimento, tudo através dos olhos de uma heroína inesquecível.

Ignorada pelos pais, a inteligente e ingênua Georgiana Ellers vai passar o verão com seus enfadonhos tios no interior da Inglaterra. Em uma festa particularmente entediante, ela conhece a enigmática Frances Campbell, uma integrante da alta sociedade que leva o tipo de vida com o qual ela jamais sonhou.

Para sua surpresa, Georgiana é acolhida pelos aristocráticos amigos de Frances, um grupo rebelde e indecoroso que a distrai da monotonia. De repente, sua vida se torna uma sucessão de fins de semana sem acompanhantes, mas cheios de bebedeiras, substâncias ilícitas e duvidosas, gastos frívolos e cavalheiros misteriosos — e um em especial que chama sua atenção: Thomas Hawksley, que tende a cruzar com Georgiana em seus momentos mais embaraçosos e não se impressiona com a rebeldia de seus amigos.

Sob o olhar sarcástico da protagonista, esta comédia romântica é um delicioso mergulho na era da Regência britânica, com direito a muitas festas luxuosas, homens bonitos montados em cavalos, mulheres em corseletes e pérolas, e um senso de humor que Jane Austen aprovaria."


Minha Opinião:

Decidi arriscar a leitura de "Reputação" por já ter visto uma descrição sobre a obra assim: mistura de Bridgertons, com Meninas Malvadas e Euphoria. Ou seja, era ele que me tiraria da ressaca literária dos romances de época! Apostei todas as minhas fichas, comprei com brindes e assim que chegou, peguei para "devorar". (Insira aqui o emoji de palhacinho).

O tombo veio com tanta força que eu nem sei por onde começar. Primeiro que não consegui sentir conexão com a protagonista e segundo que a amiga Frances não me convenceu em momento algum. Regina George era muito mais icônica e compará-las é um sacrilégio. Entendo que o livro precisa começar mais lento para nos ambientarmos e depois aprofunda nas temáticas, mas o achei sem ritmo e superficial.

O fato do romance não ser aprofundado é outro ponto que me incomoda. Claro, eu sei que não é o foco aqui, mas sinto que seria um ponto de conexão importante com o leitor, caso fosse desenvolvido mais abertamente. Sinto que foi uma história para tentar 'lacrar  em temas tabus', só que não atinge seu ápice. 

"Reputação" tem um boa proposta e aborda temas relevantes, uma pena que sua construção e narrativa são medianas. Personagens sem carisma, irritantes não sustentam a obra. Claro, há uma diversidade considerável e que agrega ao leitor, mas é só isso. Quando a gente acha que está chegando a algum lugar, alguém faz uma burrada e voltamos a ter ranço... Não, não estou dizendo que todos precisam ser perfeitos, mas algum ponto para criar vínculo/empatia seria muito bem vindo.


Minha Classificação: ♥ ♥ (2/5) - Regular.

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi Ale! Eu ganhei este livro, mas ainda não li. Não nego que depois da sua resenha meio que já desanimei antes de começar, mas também fiquei curiosa para verificar tudo que comentou. Estou dividida entre ler ou não. Acho que a curiosidade vai falar mais alto, mas vou sem muitas expectativas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ale.
    Eu queria muito ler esse livro desde que lançou, mas já vou tirar da lista. Eu odeio quando escrevem um livro pensando em causar. Não é todo livro que precisa ter isso não. Eu como leitora as vezes só quero aquele romance bobinho para alegrar meu dia e quando penso em romance de época é isso que me vem a mente. E quando não aocntece é só decepção.

    ResponderExcluir
  3. Quando lançou eu até fiquei curiosa, mas acho que me desmotivei e não lembro o motivo, não sei se li resenhas no goodreads e vi que não gostaria ou se só desanimei. Vendo sua resenha fico feliz de não ter comprado hahah
    Eu gosto muito de romance de época, mas quero ver romance quando pego para ler, tem que ter amor haha

    Não se conectar com o personagem também é dose. Acho que os personagens tem que gerar sentimentos na gente.

    Estou na torcida para sua próxima leitura ser maravilhosa.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale, tudo bem?
    Ganhei esse livro e ele tá aqui, me olhando na estante, mas tô sem coragem de pegá-lo. Até agora não li uma única resenha positiva SOS
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oii Ale,

    Não conhecia esse livro, que pena que a leitura não foi como você esperava :(
    Que venham leituras melhores!

    Beijos
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale,
    Eu já tinha visto esse livro pelo Instagram e nunca tinha me animado pra ler (especialmente agora depois da sua resenha). Achei a capa bem com um toque de Bridgerton mesmo, mas a comparação com Euphoria é que me deixou curiosa haha
    Uma pena que a leitura não funcionou para você :/ Personagens carismáticos que conquistam a gente faz uma grande diferença na experiência de leitura.
    Beijos ♥
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  7. Oie, eu achei interessante a proposta, mas o livro realmente não me cativou com ela. portanto não senti vontade de ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro. Amei ver por aqui, a sinopse eu amei. Já a resenha quando você disse que não aprofunda tanto os relacionamentos fiquei um pouco curiosa para ver como a leitura fluiria comigo.
    Anotei aqui e vou tentar arriscar essa leitura.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que pena que a leitura não rolou. Já peguei esse livro para ler, mas larguei bem no comecinho pois fui ler em viagem e não tava na vibe. Sempre achei que voltaria para terminar e até agora nada.
    Muito complicado quando prometem e não entregam no enredo.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale,
    E que tombo hein menina? Esse livro parece ter inúmeros problemas, haha. Uma pena, por que ele tem mesmo uma base bem legal pra construir uma boa história. Já sei que vou passar longe dele...
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que pena que a leitura não funcionou, pois pela sinopse eu me lembrei da série de tv Dickinson (que é histórica e com pegada bem divertida e contemporânea que adoro!) e fiquei pasma em como uma proposta dessas poderia dar tão errado!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu até recebi esse livro da editora, mas não tive tanto interesse. Pela sua resenha, eu acho que seria uma leitura que seria uma perda de tempo pra mim
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Alessandra, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas, olha, depois de sua opinião vou pensar bem se quero ler, pq não gosto de histórias que são se aprofunda nos assuntos e pior ainda quando o romance é raso. Mas toda a leitura está valendo, né!

    Abraços!
    Líh
    relatosdalih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    eu já vi a capa antes, mas não tenho interesse em ler, pelo que entendi parece ser uma história mais rasa, sem aprofundar os temas e os romances, pena que não foi a leitura que esperava.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiiii,
    Fui atrás desse livro exatamente pelos mesmo motivos que você. E descobri agora com sua resenha que não irei conseguir ler. Que pena!
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Xeque-Mate

Livro: Amor Corrompido

Últimos Assistidos #5