Novelas Turcas - Dizi #1

Olá amores, como estão?

Hoje, vou contar para vocês sobre meu mais novo vício chamado dizi's. Sim, eu entrei para esse mundo um pouco atrasada, porque não sou daquelas dos grupos do Telegram, eu acompanho pelos streamings, então é com um atraso enoooorme. Ou seja, provável que vocês já conheçam algumas das novelas que vou mencionar aqui, mas poxa, quando eu descubro algo que eu gosto, quero compartilhar com o mundo! kkkk


Para quem tem interesse, o novo canal TNT Novelas é o percursor do meu amor pelas novelas turcas. Aqui no Brasil, eles dividem um episódio turco em uns 3 de 45 minutos cada, mas super funciona. Ok, temos temporadas muito longas, mas como geralmente são dramas ou comédias românticas, eu fico viciada e nem vejo o tempo passar. kkkk Todas que vou mencionar aqui estão disponíveis também na HBO Max.


"Sadakatsiz" ou como é mais conhecida aqui no Brasil, "Iludida" foi a primeira dizi que realmente chamou minha atenção. Bom, eu já tinha assistido alguns episódios de Fatmagul (disponível na Globoplay), mas tenho um sério problema com o plot central, então prefiro não comentar por agora sobre ela, mas caso queiram, também posso falar dela nas outras postagens... Enfim, foco: 'Iludida' tem como tema principal a vingança e é um drama puro. Pessoalmente, não acho fácil de assistir, porque traz vários gatilhos pra minha saúde emocional, mas não posso deixar de destacar a força do enredo sobre a traição e como uma mulher com o ego ferido pode ser determinada. 


"Kara Sevda" ou "Amor Sem Fim" é a novela turca mais tradicional que já assisti. Não que seja minha favorita, não é, mas é o enredo mais dramalhão mexicano, sabe? kkk A mocinha rica que se apaixona pelo mocinho pobre, é obrigada a se casar com o marrento vilão por conta da família e o mocinho pobre fica rico para se vingar. Tudo que rege essa história é o amor, seja ele doentio ou abnegado. O casal mesmo se odiando na vida real tem uma boa química e destaco apenas que o final poderia ser outro... Mas é uma dizi bem produzida e envolvente.


"Mucize Doktor" ou "Um Milagre" é a minha cota de série médicas, ok? rs Eu sofro demais e não é uma história confortável PARA MIM. Mas basicamente é a versão turca de The Good Doctor. Ali, o protagonista tem Síndrome de Savant e cada episódio o mostra em uma superação diferente junto com um caso médico que pode te fazer rir e chorar, na mesma proporção. Sua inocência é bonita de ver, isso somado ao romance leve e doce com Nazli me faz gostar da proposta. Só não é realmente o tipo de história que me deixa 100%, cada episódio é uma tensão por medo de que alguém morra. rs


"Doğduğun Ev Kaderindir" ou "Meu Lar, Meu Destino" é o meu drama do coração. A história de Zeynep e Mehdi sem dúvidas mexe demaaaaaaaaais comigo. E o mais engraçado é que, por mais que eu e minha mãe assistamos juntas, cada uma tem uma opinião totalmente diferente sobre esses personagens. Para mim, é uma história a qual a protagonista precisa de terapia urgentemente, porque o abandono parental e a violência psicológica sofrida desde a infância a fazem simplesmente aceitar qualquer tipo de relacionamento, seja ele tóxico ou não. Vejo que o brilhantismo da série é essa evolução, amadurecimento da protagonista, não é fácil ou confortável, mas é necessária. Não consigo enxergar Mehdi com bons olhos mesmo ele tendo um passado que 'justifique' as atitudes. Não quero dar spoilers para vocês, só destaco a densidade de cada episódio. Por mais que seja algo mais linear, você se vê com a respiração presa a cada cena. Ai ai ai, é maravilhosa para quem gosta de um belo drama romântico! 


E como estou absolutamente apaixonada por um tal de 'Sen Çal Kapimi', prometo que a próxima postagem vai ser TODINHA especial para a maior dizi de todas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vocês gostam desse tipo de conteúdo? Assistem novelinhas que fazem o coração bater mais forte? 

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi Ale! Faz muitos anos que não assisto novelas, via muito na adolescência com minha mãe, mas hoje acabamos optando mais por filmes, série e animes. Eu nunca tinha ouvido falar de dizi e achei bem legar ter mais essa opção para fãs de novelas. Traga mais para nós conhecermos.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Eu acho os turcos tão bonitos hehehe... Essas eu nunca assisti, mas já assisti algumas séries deles que adorei.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale, tudo bem?
    Não vejo novelas há muitos anos, assim como a Cida, mas tem uma turca que quero ver: Vatanim Sensin.
    Porém, não faço a menor ideia de como se usa o Telegram pra achar essas coisas rs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Alessandra, tudo bem?
    Eu já conhecia todas as dizis mencionadas no post, mas só acompanhei Sadakatsiz e Sen Çal Kapimi na época que era exibida na Turquia.


    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Admito uqe não tenho assistido nada por falta de tempo mas quando o faço, costumam ser filmes pq se for algo muito longo eu acabo flopando kkkkk
    eu já tinha visto sobre essa Iludida mas aidna sim nunca assisti nada da Turquia.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu não tenho mais paciência pra acompanhar novelas :( hahaha fato que nem Rebelde me animou pra rever. Mas de novelas turcas lembro que vi uma todinha na Band, Mil e Uma Noites - anos atrás, e achei bacana.
    Tem umas dessas aí na hbomax que até salvei pra ver por parecer comédia romântica msm, mas nem sei se vou hahaha principalmente essa aí que vc mencionou com a moça de Táticas do Amor.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oie, não sou de nenhum dos grupos, então não conhecia nenhuma dessas kkkk. Adorei saber mias delas, quem sabe eu não me renda em algum momento.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Alessandra,
    Vendo esse post me lembro das minhas novelas turcas inacabadas. Sério! Não terminei nenhuma e tenho umas 3 em andamento. Uma das minhas favoritas é Kiralik Ask, não sei se viu, mas é maravilhosa. Essa é que está mais perto do fim para mim. Kara Sevda também estou vendo, mas acho que nem cheguei na metade. Tenho muita dó dela casada com aquele cara doentio. Coitada dela. E tem As Filhas de Fazilet que também falta pouco para terminar e é o supra sumo, minha mãe amou ^^. Mas ainda falta uns episódios para eu ver kkkkkkkk.
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu queria ter disciplina para ver as novelas turcas, adoro as vibes mas episódios de 2 horas é complicado de ver, Sen Çal Kapimi eu comecei a ver no boom que ela teve, mas fiquei com raiva na reta final da primeira temporada e ainda não terminei.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiiii,
    Adorei sua postagem!
    Eu já era fã das novelas turcas, já assisti, Fatmagul e Sila. Gosto muito de conhecer cultura.
    Eu assisto, Isso é Amor?( não sei escrever o nome Turco das novelas), Meu Lar, meu Destino é Iludida.
    Gosto muito de todas elas e fico no aguardo de outras postagens sua.
    Bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Amor Corrompido

Série: Menajerimi Ara

Livro: Xeque-Mate