Livro: Céu Sem Estrelas

Olá amores!

O intensivo Bienal do Livro de São Paulo continua e essa dica de hoje é daquelas de ficar arrepiada, hein? "Céu Sem Estrelas" da Iris Figueiredo e publicado pela Editora Seguinte, tornou-se um dos meus livros favoritos da vida e eu não posso deixar de explicar os motivos a vocês.


A história é sobre Cecília, uma garota que acabou de entrar na faculdade e que precisa lidar com o desprezo da mãe e com a pressão para adequar-se aos padrões de peso e vida social. Enquanto isso, em paralelo, temos Bernardo narrando sua vida solitária e incompreendida. Ambos, farão muitas descobertas no decorrer dessa obra, inclusive sobre quem eles realmente são e onde se encaixam nesse mundo louco.

Ok, minha sinopse não ficou muito boa, mas é porque eu não quero dar spoilers e queria dar algo diferente a vocês em relação ao que a Editora já apresentou. "Céu Sem Estrelas" é um livro sobre aceitação, auto conhecimento, sobre saber valorizar cada momento, sobre você conseguir enxergar a luz em um caminho escuro e vazio. É sobre saber que você não está sozinho.  A autora conseguiu abordar temáticas pesadas de uma maneira tão simples que facilita MUITO para nós (os leitores) absorvermos cada palavra. É aquela obra que nos faz sentir. O enredo pode derrubar, mas ele também estende a mão para nos ajudar a levantar. É superação. É amor, é carinho, é respeito, é altruísmo.


As descrições dos problemas de Cecília são completas e determinantes para você se entregar àquele momento. Torna-se visível o quanto a personagem está fragilizada e entendemos o quão relevante essa história é, porque muitas pessoas não imaginam como alguém consegue chegar ao fundo do poço. Ou talvez, você esteja no fundo do poço, em um céu sem estrelas e precisa de ajuda para voltar a sorrir. Cecília vai te ajudar nisso. Ela é uma garota normal que dá risada, tem amigos, tem uma avó que a adora, mas é suficiente para ela ser saudável? Cecília consegue enxergar a realidade com clareza? Não. Mas ela quer isso. E algo que me marcou muito, foi que teve muitos momentos de introspecção e tristeza, Cecília pode ter se afastado do mundo, mas em momento algum ela desiste. Não. Ela pode resistir de início, mas ela aceita ajuda. Ela aceita quem é e vai querer tornar-se alguém melhor. 

Bernardo é outro ponto que precisamos abordar, porque ele é apaixonanteeeeee! Ele pode errar sim, tem piadas inadequadas, mas foi muito bem colocado no decorrer do enredo para mostrar o quanto algumas atitudes inofensivas podem afetar o outro. Tanto para o bem, quanto para o mal. Porque as cenas em que ele se mostra presente para a Cecília.... AI MEU CORAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E quando eles trocam dicas literárias? AAAAAAAAA.


Outro coisa importante nesse livro é que existe amizade. Pura e verdadeira. Aquela que você deseja ter para você. Aquela que te abraça com seus defeitos e inseguranças. Iasmin, principalmente, pois ela aceita as diferenças e as respeita. Rachel é minha favorita, porém acho que é por eu me identificar mais com ela, seu jeito mais sonhador, romântico e otimista. A autora Iris já deu declarações que cada garota ganhará sua própria história e já temos uma ideia da temática de Iasmin, pois seu futuro ficou bem aberto... SEM SPOILERS, rs.

E eu ficaria aqui até amanhã elogiando o trabalho ousado, intenso e necessário da Iris. É uma história delicada e sensível, muito bem estruturada e que faz a diferença para o leitor. Você será outra pessoa após essa leitura, não tenha dúvidas. 


Deixo AQUI o link para compra na Amazon e AQUI para vocês marcarem no skoob, tudo bem? Ah, e não esqueçam de deixar um comentário me contando o que acharam da dica de hoje, hein?

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Favorito!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oiii Alê

    Me apaixonei por essa resneha, dá pra sentir o impacto e a intensidade da história em cada palavra. Ainda não conhecia a Iris, e fiquei curiosa em ler sua história, com certeza vou anotar pra conferir futuramente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei se consegui passar o tanto que amei, porque foi muito muito muito muito. <3

      Excluir
  2. Oi
    não conhecia esse livro e pelo que falou parece ser uma linda história, que fala de assuntos como aceitação, super chamou minha atenção, vou até adicionar como desejado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale! Tudo bom?
    Esse livro vai ficar no meu coração pra todo o sempre. Coisa mais linda e sensível de história! Me apaixonei pelos personagens, pela trama e pela Cecília, principalmente. Mais do que uma personagem, ela é a voz dessa história.
    A Iris arrasou demais com esse livro.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo, fiquei encantada pela escrita da Iris e pela construção da Cecília.

      Excluir
  4. Gostei da resenha Alê. Acho ótima essa linha de romances que enaltecem que devemos nos valorizar e também aprender a aceitar as diferenças do outro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale, tudo bem?
    Adorei a resenha, deu pra sentir o quanto você gostou do livro. <3
    A capa é muito linda e me chamou a atenção. A história parece comovente também. Se surgir a oportunidade, tentarei ler. =D
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê, tudo bem?
    Ameei essa capa, super bonita!!
    Adorei a dica, já quero conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ale
    Eu recebi o livro e amei a capa, mas ainda não senti vontade de ler. Acho que parece meio pesado, não sei se quero ler algo mais denso por agora, mas eu adoraria conhecer a história da Íris, só vejo resenhas positivas.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ale! Quando vi o lançamento do livro chamou a atenção pela capa, mas a sinopse me dizia que poderia ser um drama meio carregado. Enfim, eu gosto desse tipo de leitura, mas tenho que dosar com leituras mais leves.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ale.
    Eu já tinha lido uma resenha do livro lá no blog da Denise e colocado ele na minha lista. O tema abordado é um que me interessa muito. E a sua resenha me deixou ainda mais com vontade de ler porque ela transborda sentimentos. Amei sua resenha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ale!
    Eu vi a Iris no estande da editora, mas não consegui conversar com ela. Sei que as pessoas estão falando muito bem desse livro e a sua resenha não foi diferente disso. Não estava muito animada para ler, mas você me convenceu haha Adoro livros que nos tocam e mexem com nossos sentimentos.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale
    Estou sumida por aqui, eu sei

    Amei A sua resenha,acho que já tinha visto a capa desse livro no Instagram ,mas não sabia nada a respeito

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ale!
    Menina, está todo mundo comentando desse livro que eu estou com medo de ler. Geralmente quando hype de uma história é enorme, eu sou sempre aquela do contra que acaba não gostando.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que com a Bienal aí, os nacionais ganham destaque né? <3

      Excluir
  13. Oi Ale,
    O livro é tudo isso mesmo e muito mais. Muito amorzinho e reflexões maravilhosas.
    Eu amei a construção dessas meninas, principalmente a Ceci e a Rachel.
    Me identifiquei com várias coisas.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Alê

    Eu acho a capa do livro linda e os temas abordados muito relevantes e necessários. Eu ainda estou meio que naquele impasse leio-não leio, até a Black Friday vou me decidir, pois é quando comprarei livros novamente.
    Adorei a resenha, cheia de sentimentos.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Alê!
    Ah só aumentou ainda mais minha expectativa e curiosidade por esse livro.Inclusive já comprei outros dois livros da autora porque já tenho certeza que vou gostar.
    Super importante termos autores abordando temas que são necessários e terão impacto na vida dos leitores.
    Essa capa tá a coisa mais linda!
    Não vejo a hora de começar a ler e final do mês vou autografar o meu :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Aleee
    Nunca li nd da Irís, mas está td mundo falando muito bem desse livro e me interessei pela temática, então já coloquei na listinha. E a capa é linda! *-* Amei saber sua opinião, resenha ótima como sempre!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023