Livro: Assassinato no Expresso Oriente

Olá amores,

O clássico do mês de abril foi o "Assassinato no Expresso Oriente" escrito pela Agatha Christie e publicado pela editora L&PM Pocket. Minha versão foi em e-book que adquiri em uma mega promoção na Amazon


Já tinha recebido diversas dicas para me aventurar nos livros da Agatha, porém sempre ia adiando. A Carolzinha do 'A Colecionadora de Histórias' foi uma das minhas maiores incentivadoras e por ela, não vou parar por aqui, rs. Quero conhecer outros livros da autora para ter uma opinião formada sobre o seu tipo de escrita. Até porque, essa leitura não foi das mais especiais.

A obra publicada pela primeira vez em 1934, nos conta o caso de um misterioso assassinato no 'Expresso Oriente'. A bordo desse trem luxuoso, está o famoso detetive Hercule Poirot que será o responsável por solucionar o crime em pouco tempo, afinal, o culpado ainda está a bordo e as pistas precisam ser analisadas o quanto antes. 

Primeiramente, deixo aqui registrado o quanto admiro a inteligência da autora e a construção da história. Tudo muito organizado e detalhado. As pistas, as linhas de raciocínio, tudo é muito bem explicado e com coerência. Porém, nem tudo foram flores, pois eu tive uma certa dificuldade com a quantidade de personagens (seus nomes um pouco confusos) e com o caso em si.


A linha de desenvolvimento da história é linear, não houveram grandes reviravoltas. Poirot é um detetive sem emoção e meio que distancia o leitor da obra, ao invés de aproximar. Mas sua genialidade é admirável. As pistas, as análises que ele faz... Fiquei de boca aberta com a conclusão final, ainda mais sabendo que ele descobriu tudo sem a ajuda de colegas ou informações adicionais da polícia. 

Uma pena que eu tenha lido a obra mais por obrigação do que por estar envolvida... Confesso para vocês que não senti aquela necessidade de desvendar o mistério como costumo ter, então foi frustrante levar a obra até o final. Acredito que parte desse desanimo tenha sido porque não tive um personagem para me apegar. 


Pesquisando mais sobre a obra, consegui achar diversas edições do mesmo livro (como demonstrei a vocês nas fotos acima), então talvez daqui a algum tempo, eu arrisque a releitura com alguma outra edição, ou até mesmo, posso pegar outro livro da Agatha, agora da Harper Collins e ver como me saio... Estou bem otimista! E também vale destacar que tivemos uma adaptação para o cinema recentemente, mas que, convenhamos, não teve a devida atenção do público. 

Desta forma, finalizo a resenha dizendo que "Assassinato no Expresso Oriente" é um dos livros mais famosos da autora conhecida como "Rainha /Dama do Crime" (Queen/Lady of Crime), só que, infelizmente, não atingiu todas as minhas expectativas.


Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ (3/5) - Bom!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oie
    Tenho curiosidade por esta obra, principalmente esta versão da LPM. Pena que a leitura não foi o que esperava.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ale.
    Você partiu meu coração agora. Como assim o Poirot é sem emoção? Ele é meu personagem favorito de todos os tempos hehe. E esse livro é o meu favorito de todos, já li ele mais de dez vezes. Mas gosto é gosto hehe. Indico que leia E não sobrou nenhum que não tem detetive e é um dos melhores dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale!
    Menina do céu, eu quase morro lendo esse livro. Foi uma péssima experiência e já sei que Agatha não é pra mim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme e gostei muito, todo o trabalho audiovisual foi muito bem feito. Após assistir o filme me empolguei para ler algo da autora, li "O Natal de Poirot", e confesso que fiquei bem decepcionada com a escrita da autora, acabei deixando de lado minha curiosidade pela autora de lado.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não assisti ao filme, mas me lembro que esse foi o primeiro livro da Christie que eu li. Na época, havia gostado.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê! De fato o Poirot é uma pessoa que não fica todo sentimental,mas este é uma das características dele que mais gosto. Assim como o jeito sabichão do Sherlock Holmes. Acho que se ambos fossem muito emotivos não me deixariam impressionada. Eu gosto demais deste livro, assim como da obra da autora, que pena a leitura não ter sido muito boa para você. O filme é diferente do livro, mas ambos me agradam.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou arriscar uma releitura em outra edição mais para frente...

      Excluir
  7. Oi Ale, tudo bem?
    O único livro dela que li não foi com o Poirot, e amei demais (E Não Sobrou Nenhum).
    Esse eu ainda não conferi, mas amei o filme. O final até me emocionou! Pena que não tenha funcionado pra você. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oie Ale =)

    Li esse livro quando eu tinha 14 anos e agora que parei para pensar percebi que faz quase 20 ano (eu velha) rs... Quando li fiquei completamente fascinada pelo escrita da Agatha, tanto que depois dele li todos os livros da autora que tinha disponível na biblioteca do meu colégio.

    Talvez se eu reler hoje, a obra não cause o mesmo efeito que causou no ano passado. E o filme de tantas criticas ruins desisti de assistir, mas é uma pena que a leitura não tenha fluido tão bem para você.

    Beijos e uma linda semana para você!;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar outra obra dela, mais para frente. Pode ser o período em que li mesmo. Beijos Ane <3

      Excluir
  9. Oi Alê, não é meu preferido da autora, mas eu gostei da leitura, minha experiencia foi com Haper Collins, particularmente não tenho o que reclamar da edição deles. E apesar de algumas modificações, tb gostei do filme rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. oi
    já tentei ler um livro da autora, mas não consegui. Preciso dar uma nova chance, que bom que curtiu a leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Alê! Já li Assassinato no Expresso do Oriente e curti bastante. Pretendo ler maia livros da autora. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca li a história e nem assisti o filme, mas várias amigas já me indicaram dizendo que é muito bom. Nunca li nada da autora mas quero começar talvez este ano.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ale, tudo bem? Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas da vida, mas passei um tempão ser ler os livros dela e nesse ano decidi voltar a ler obras que ainda não tinha lido tive a mesma impressão de distanciamento da obra e excesso de personagens, o que antigamente passava sem que eu percebesse. Enfim, acredito que esse seja o estilo da autora porque é possível encontrar esses elementos (positivos ou não) em diversas obras dela. Que bom que gostou, apesar das ressalvas; eu acho que todo leitor deveria dar chance a um livro da Agatha Christie, pelo menos.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Ale
    Eu já fiquei muito interessada nesse livro mas quando ele chegou aqui em casa o interesse sumiu. Já não curto muito suspense então foi difícil tentar ler a obra e eu acabei não conseguindo, passei pra frente. Não sinto que perdi muito.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale!
    Me identifiquei com sua resenha. Quando li esse livro também achei a quantidade de personagens muito grande e fiquei um pouco perdida. Não consegui me envolver muito com a história também. Mas nada disso tira a genialidade da autora.
    O filme também não me impressionou.

    Bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  16. Fiquei impactada com a capa desse livro, linda demais. Uma pena a leitura não ter te surpreendido!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. Esse já é um enorme clássico, também quero ver se leio pelo menos um clássico este ano, acabo sempre por ler livros mais recentes esquecendo os do passado.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, por isso o projeto clássico do mês para ver se deslancho leituras!

      Excluir
  18. Oi, Alê

    Sempre me dizem (inclusive a Carol) que eu não deveria ter começado a ler os livros da autora através deste livro. Mas ne disseram isso tarde demais. Achei a história muito overrated e achei o Poirot um chato de galocha. Não pretendo ler outro livro da autora, pois não me impressionei.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Oiiii,
    Confesso que já ouvi muitos comentários sobre Ágatha Christie mas nunca li nada dela.
    Quem sabe um dia me aventuro.
    Obrigada
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  20. Oi Aleee!
    Fico muito feliz que vc tenha dado uma chance pra Rainha (e quer continuar! hahah)
    Infelizmente esse livro é um problema, rs. Concordo cntg, o Poirot tá uma chatice nele, os personagens são desinteressantes, a trama é arrastada e linear, e só a revelação no final salva um pouco a coisa!
    Enfim, por isso digo e repito: NÃO COMECEM POR ELE! kkk
    Para a sua próxima leitura da Agatha, eu indico 2 livros sem o Poirot: E não sobrou nenhum (que é o melhor de todos) ou A Casa Torta (que é surpreendente e tem um pitada de romance, acho q vc vai gostar!)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ale,
    Tudo bem?
    Eu já ouvi muito falar da Agatha, mas ainda não cheguei a ler. Até tenho um livro dela aqui, mas nunca me inspirou a ler, apesar de amar um mistério. Isso que você falou de não se envolver com o personagem significa muito. Se eu não me envolvo, mesmo que seja com algum além do principal, também não curto muito.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é um dos principais pontos na leitura que me atraem, mas não vou desistir dela!

      Excluir
  22. Oi Alê!
    Apesar desse ser o livro mais conhecido da Agatha,não é dos mais fáceis mesmo.A complexidade do caso misturada com uns nomes bem estranhos dos personagens acaba prejudicando o ritmo da leitura mesmo.
    Tenta ler E Não Sobrou Nenhum.Sem dúvidas o melhor livro da Agatha,com um desenrolar muito mais envolvente e dinâmico!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Últimos Assistidos #5

Série: Menajerimi Ara

Livro: Xeque-Mate