Livro: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Olá amores,

Hoje, a resenha é de um livro lançado esse ano e só agora reuni coragem para lê-lo: "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" escrito por Suzanne Collins e publicado pela Editora Rocco.

Esta obra é um prequel da trilogia Jogos Vorazes, ela nos conta a história de Coriolanos Snow, ou também mais conhecido como o temido Presidente Snow. Tudo se passará 64 anos antes de Katniss Everdeen, no qual Snow será mentor dos Jogos Vorazes. Ele, bem estudado, inteligente, de família influente, poderia muito bem ser escolhido para mentorar os tributos dos Distritos 1 ou 2, seria uma grande honra! Entretanto, o inesperado acontece e ele é colocado com a garota do 12. Quer maior desgraça? Snow precisará se esforçar ao máximo ou então todas as chances de salvar sua família da ruína irão por água abaixo.

Como é engraçado ler um livro no qual ele vai contra tudo aquilo que você acredita... Não que a leitura não seja válida, eu acredito mesmo que ela nos traz questionamentos e reflexões sociais e políticas importantes, mas eu JURAVA que iria ODIAR esse livro! Não ache estranho se em algum momento dos últimos meses, você tenha me ouvido falar (ou leu) que eu não leria por achá-lo desnecessário. Eu queria realmente o livro do Haymich, não do Presidente Snow. Porém, eu paguei minha língua. Assumo, zero vergonha, zero arrependimentos. Eu falei mal do livro sim e levei vários tapas na cara. 

Claro, não vou ser hipócrita e dizer que não enxergo vários problemas de narrativa nele, a autora enrola sim, tem diversos pontos que dava para cortar na edição final, mas como um todo, eu super gostei da experiência. Cheguei ao final com a sensação de que aquela jornada valeu a pena e acima de tudo, entendi o porquê a Suzanne fez o que fez. Entendo que não é um livro para todo mundo. Ainda mantenho a opinião que é um livro para fãs da saga original, já que é repleto de nostalgia e pontos importantes que amarram um dos maiores vilões de distopias com coerência e precisão. 

Sei que a maioria dos leitores não está gostando e isso me deixa confusa. Será que eu li algo errado? Será que minhas expectativas estavam tão baixas que foram superadas? Bom, são tantas perguntas que eu já me fiz que desisto. Eu simplesmente vou aceitar que amei retornar a uma das minhas sagas favoritas e pronto. Não vou mais me justificar ou tentar me encaixar nesse padrão de críticas.

"A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" me surpreendeu num nível tão alto que eu não poderia dar qualquer nota. São 5 estrelinhas pela montanha russa de emoções que senti, são 5 estrelinhas pela trajetória e crescimento de cada personagem. A temática principal de "quem somos" e "que tipo de seres humanos nos tornamos em sociedade" nos mostra o quanto é necessário discutir política. Mostra como uma realidade tão 'paralela' pode vir a ser possível quando banalizamos a necessidade de controle dos governantes ou até mesmo quem colocamos no poder. E claro que com isso, vemos também a verdadeira essência dos Jogos Vorazes: o porquê ele existe, como ele funciona, como fazê-lo dar certo

Outra coisa que eu gostei, foi ver como foi a sua evolução. Como a Capital faz para atingir e controlar os rebeldes com um 'programa de TV', como inovar, quem teve a ideia de tal aburdo e quem o executou. É um livro que traz consistência ao seu drama central (que até então é fictício). Acredito que talvez esse seja um dos aspectos que faz de Jogos Vorazes um sucesso: o leitor se vê diante do quanto a ficção pode se fundir a nossa realidade, mas de maneiras/caminhos diferentes. É um livro para pensar e talvez, ser o estopim de mudanças. 

Agora, vamos falar de um dos meus personagens favoritos: Lucy Gray! Esperta, corajosa e espirituosa. Não quero falar muito para não dar spoilers, acho que vocês precisam descobrir todos os ângulos da personagem sozinhos, só quero destacar o quanto sua personalidade pode ser comparada a Katniss e o quanto esse lado feminino "afrontoso" funciona. A vejo como o equilíbrio e como um divisor de águas para Snow. Ela é o fator determinante para nós entendermos quem ele é e o que ele está disposto a fazer para atingir seus objetivos. Agora, se ela vence ou não os Jogos e ajuda Snow, isso só lendo para descobrir. 😉

NUNCA, NUNCA, NUNCA mais eu vou ovir "Are you, are you, coming to the tree" da mesma maneira! Só de pensar, já fico arrepiada... Que leitura, meus amores! Que leitura!

Vale dizer que o filme adaptação da obra já foi confirmado pela Lionsgate e com parte da produção sendo com a equipe original! Eu estou beeeeem animada com o que vem por aí e espero que vocês também. Deixem seus comentários me contando o que acharam desse lançamento e também se a saga "Jogos Vorazes" fez parte de suas vidas, assim como fez da minha. 

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Alessandra como vai? Eu quero ler este livro ainda neste ano se possível, pois gosto muito de Jogos Vorazes, certamente este livro me agradará por completo. Que bom que você se surpreendeu positivamente com a obra! É tão bom quando isto ocorre né? Adorei sua resenha, fiquei com vontade de iniciar a leitura em breve. Pena haver certa enrolação por parte da autora, por isso esse número alto de páginas, mas se não fosse assim talvez não funcionasse. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale! Não li nenhum dos livros desta série até hoje, mas você é a primeira que elogia esta obra com tanta empolgação. Já tinha visto comentários que este prequel não era tão bom. Um dia ainda vou ler Jogos Vorazes.Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale! Já li os dois primeiros livros da trilogia, e infelizmente nenhum deles funcionou comigo :(
    Por isso nem me animei com esse lançamento. Mas é muito bom quando um autor consegue retomar com sucesso, uma série que conquistou os leitores! Vou ler mais resenhas desse livro para descobrir o porquê de muita gente não ter gostado haha.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu andei lendo comentários negativos, mas mesmo assim eu quero ler ele, adoro a trilogia e quero ver como seria uma história com o snow como protagonista, mesmo que a autora tenha enrolado em algumas partes, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ale. Tudo bem?
    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, não só por expandir o universo, mas achei muito interessante a premissa da construção do Snow para se tornar o vilão que conhecemos. Amei sua resenha e estou muito empolgada para ler essa obra.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  6. Em meio a tantas pessoas falando que não gostou, fico feliz que tenha algumas opiniões positivas do livro. Ainda não cheguei a ler a trilogia nem este livro, mas já tenho todos os livros em mãos e pretendo ler em breve.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Acho que eu precisava me expressar para as pessoas verem que 'há esperanças', rs.

      Excluir
  7. Olá, Ale.
    Eu não vou ler esse livro por enquanto por causa do preço e não porque está todo mundo falando mal não hehe. Acho sem necessidade, acho, mas quem é fã da saga fica coçando de vontade de ler sim hehe. Eu já nem ligo para opiniões negativas porque por exemplo gostei muito de Corte de Gelo e Estrelas e todo mundo odiou. Acredito que cada um tem um gosto e deve ler o que gosta hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei em uma promoção do ebook por R$ 16,00, mas já aumentou de novo!

      Excluir
  8. Oii Ale!
    Bom, não li os livros dos Jogos Vorazes, apenas assistir a adaptação e amo bastante. Quero muito compra os livros para ter a oportunidade de ler e saber mais sobre esse universo. Vi muitos fã falarem desse livro quando teve a pre-venda, fiquei até curiosa. Espero algum dia ler!

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi Alê, tudo bem?
    Eu não li essa série e na verdade não curto muito ler distopias. Mas vi os filme e gostei muito. Vai entender... Achei muito legal que o livro tenha te surpreendido assim e que você tenha gostado tanto.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Ah! Sobre a Tag da Fruta. Escolhi melancia para você.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. AHHH você me deixou ainda mais empolgada para ler! Tenho ele no kindle e quero começar logo mas tenho algumas prioridades e esse livro é meio grandinho.
    Já vi algumas resenhas dele positivas e negativas mas ainda assim continuo achando que não vou me arrepender, (in)felizmente as minhas expectativas estão lá em cima, Jogos Vorazes foi uma trilogia que li na infância e me apaixonei de verdade pela escrita da autora. Enfim, ansiedades por aqui hahaha
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBA! Então já aproveita o final de semana e maratona a leitura!

      Excluir
  12. Oi Ale, tudo bem?
    Eu gostei do livro, daria uma nota de tipo 3,5/5.
    Meu problema com ele foi a terceira parte, no 12. Achei meio descolado do resto da trama e o final da Lucy Gray foi muito ???
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais parada mesmo, mas eu queria tanto saber o final que não me atrapalhou. E eu gostei do final da Lucy Gray, rs.

      Excluir
  13. Oi Ale!
    É tão bom quando nos surpreendemos com um livro né?!
    Eu não conheço nada do universo de Jogos Vorazes, mas combinei com uma amiga de ler toda a série com ela, pra me incentivar já que é bem fora da minha zona de conforto.
    Espero me surpreender também com todo o enredo.

    Beijos!

    Camila - www.bookobsessionblog.com

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha. Eu estava doida querendo ler esse livro, mas ai só li comentários negativos sobre como a autora queria pintar o Snow de 'bonzinho' ai desisti de ler.
    Adorei ver uma resenha positiva, assim posso me motivar a ler.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que a autora quis pintar o Snow de bonzinho, acho que ela o mostra humano, com lados bons e ruin, iguais a pessoas reais, só que ele segue o mal caminho.

      Excluir
  15. Oi, Alê! Tudo bom?
    Socorro que esse livro me assombra do tanto que eu odiei e do tanto que fui canceladah na internet por dizer que odiei :v UHASUHASUHASUHASUHASUH o fandom de Jogos Vorazes continua perigoso.
    Essa leitura realmente foi um grande NAH pra mim, do Snow à Lucy e ao tédio total. Mas que bom que tu não sofreu com ele!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ale,

    Eu acho que vai muito da pessoa a o livro sabe? Eu li Corte de Gelo e Estrelas na época que o pessoal falou muito mal do livro, e não é que eu gostei?
    Esse eu tenho curiosidade em ler para conhecer mais do nosso vilão, mas acho que se eu pegar para leitura será mais para frente.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser! Corte de Gelo e Estrelas é outro livro "polêmico".

      Excluir
  17. Oiiii,
    Não li nenhum dos livros, apenas assisti aos filmes.
    Sua resenha mostra o quanto você gostou realmente!
    No início achei que seria um livro meio que desnecessário mas pelo visto me enganei.
    Depois de ler sua resenha fiquei com vontade de lê-lo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Parece ser um livro interessante. Não sabia que terá o filme. Parabéns pela resenha.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023