Livro: A Imperatriz

Olá amores!

Conforme prometido, estou aqui para a resenha completinha de "A Imperatriz", o lançamento da M. Monni na Amazon!

Se você ainda não leu a postagem de primeiras impressões, vou te dar um resumão da obra: Lívia, é uma carioca que muda para SP junto com a mãe e se torna uma bolsista em um clássico e renomado colégio particular. Lá, não teremos apenas estudantes ricos e mimados, como também um novo sistema de castas (chamado Dinastia) que Lívia precisará entender e se adequar, ou então, será condenada a humilhação, mesmo após o fim do período escolar.

Pode parecer mais um sistema basiquinho de estudantes de Ensino Médio arrogantes, eu sei, mas a Dinastia é mais do que isso. Esse sistema de castas vai muito além das paredes da escola, é todo um sistema que rege a sociedade e isso é surpreendente! Lívia custa a entender a grandiosidade da Dinastia e esse fato, representa muito o leitor que também está no escuro quando os personagens mencionam cargos de Imperadores, Duques, Duquesas, Damas, Cavalheiros... Entretanto, algo que está bem claro é: para garantir seu espaço, é preciso lutar por ele. Várias provas virão e todos os estudantes participarão de uma seleção para saberem quem representarão nessa hierarquia. 

E é por isso que eu amo um livro! As provas (aparentemente absurdas) só comprovam o quanto o ser humano gosta desses jogos de poder e por mais que seja uma realidade diferente da nossa, é impossível não enxergarmos determinadas cenas em nosso cotidiano. Eu estudei em escola particular minha vida toda e de certa forma, entendo a pressão dos estudantes para pertencerem a algo, ou então pelo menos, se encaixar e passar despercebido perante os 'populares'. O grande 'problema' é que Lívia não é exatamente a pessoa que permanece invisível. Ela tem garra, coragem e senso de justiça. Lívia não se omite e fará o que estiver ao seu alcance para quebrar o sistema.

Que protagonista! Lívia é tudo aquilo que a Dinastia realmente precisava: alguém que questiona, alguém que defende os oprimidos, que aceita as diversidades e entende que privilégios existem, mas que nem sempre são justos. Nem consigo enumerar a quantidade de críticas sociais e reflexões que a obra nos propõe. A questão de classes sociais é uma das mais gritantes, porém também falaremos sobre estereótipos e pré-julgamentos/preconceitos. 

Quero destacar uma cena específica de Lívia com suas duas melhores amigas no qual ofensas envolvem a participação de todas no 'processo seletivo da Dinastia'. E por mais que Lívia saiba que as palavras citadas não foram verdadeiras, a situação a afeta muito. Isso me mostra que muitas vezes, nós não temos consciência do quanto uma simples palavra jogada ao vento pode marcar o outro. Não sabemos a realidade de cada um, não sabemos os medos, as angustias, os traumas da outra pessoa. Não sei qual o nível que essa cena afetará a amizade das meninas, mas sei que na vida real, uma situação dessa não seria facilmente apagada. Que seja um lembrete para todos: empatia. Sempre tenha empatia.

Em relação a escrita da Mari, só tenho elogios, pois sua narrativa é muito visual e ela nos dá aquilo que queremos. Não sei se vocês já tiveram essa sensação, mas eu queria que determinada coisa acontecesse e ela vai lá e nos dá. É gostoso, em muitos momentos clichê, só que era exatamente o que eu queria! AAAA, como é delicioso ler algo assim! Você se sente à vontade e ganha agilidade na obra.

Ah, uma observação: caso você tenha lido minha postagem de 'primeiras impressões', sabe que eu estava tentada a dar meu coração a Vinícius e infelizmente, o desfecho amoroso de Lívia não será um dos pontos abordados aqui, já que seria spoiler. 😁

Sendo originalmente uma duologia, acredito que "A Imperatriz" tem muito o que nos contar. Estou empolgada com a continuação, mesmo ainda não tendo datas para informar a vocês. Senti um toque de Pretty Little Liars nesse final, isso deixou a experiência de leitura ainda mais cheia de adrenalina! É um livro que merece ser lido e discutido!

Link de Compra do e-book (Disponível no Unlimited)

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Gostei da premissa do livro e da protagonista, e realmente, por mais que o livro pareça ter uma história irreal, ainda assim a gente consegue entender a aplicação e a metáfora na vida cotidiana.
    Coloquei ele na minha lista, uma pena que ainda não tem continuação, pois quando se trata de séries gosto de emendar um livro no outro, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ale!
    Fiquei com vontade de ler esse livro desde que vi a capa haha. Ainda bem que é uma duologia, já sei que vou conseguir finalizá-la sem problemas haha.
    Se tem um toque meio PLL já amei!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu vi algo sobre ele no instagram, já super me interessei pela leitura, parece ser uma boa leitura e que bom que gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie Alê!
    Se te empolgou tanto e VOCE QUIS DAR SEU CORAÇÃO A VINICIUS, ACHO QUE PRECISO LER E ANALISAR O RAPAZ TAMBÉM kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu ja tinha gostado da premissa e agora que quero ler mesmo

    ja tem no unlimited, uhullllllll
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alessandra como vai? O livro parece-me muito bom! Que bom que a leitura lhe agradou. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie que linda sua resenha ..
    Eu ainda não tinha ouvido sobre...
    Mas já quero ver.
    Beijinhos
    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale! Que bom que o livro atingiu suas expectativas e que protagonista interessante você descreveu. Eu vou ler em breve e espero me sentir assim, tão empolgada.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Olá Ale
    Não conhecia essa história mas parece ser interessantíssima. Esses questionamentos sempre são válidos. Já deixei anotado aqui e espero ler em breve.

    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ale, eu amei muito a resenha. Estou querendo muito ler agora, adoro essa ideia provas e sistemas de poder. Já vou pegar para ler.
    Espero que no próximo livro a protagonista derrube todo o sistema rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ale.
    Eu já tinha adicionado o livro no meu KU com suas primeiras impressões. Agora com sua opinião final então fiquei ainda mais animada. Porque geralmente as nossas opiniões coincidem hehe. Já vou passar a leitura na frente. Só fiquei triste de saber que tem continuação e sem previsão hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Gente, um sistema de castas em pleno Brasil... Se essa moda pega... quero nem pensar... =s Mas fico feliz em saber que a protagonista é bem forte e vai lutar pela coroa. Só é ruim saber que não tem continuação tão cedo...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ale. Tudo bem?
    Achei interessante, principalmente todo o mundo envolvido na dinastia. Irei procurar mais sobre.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  13. Oi Ale, tudo bem?
    Que bom que o livro atendeu às primeiras impressões e surpreendeu até o final.
    Mesmo não sendo um estilo que eu costume ler, eu daria uma chance por ser uma obra nacional e ambientada por aqui, o que é muito legal.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro incrível, já vi algumas resenhas e sempre falam bem dele.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
  15. Senti um quê de A Seleção na história, mas acho que é só impressão mesmo kkkkkk
    Eu sou apaixonada nessa capa, mas talvez eu leia quando sair logo o segundo livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Tô apaixonada e não é pouco por esse livro. Fiquei doida para conhecer a história! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii,
    Adorei !!! Gosto muito de livros assim!
    Com certeza já está no meu KU e logo, logo lerei.
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Amei a sua resenha 💖 já li o livro é amei a personalidade da Lívia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023