Livro: Ecos do Futuro - Outlander #7

Olá amores,

Estavam com saudade das resenhas de Outlander? Vamos falar hoje sobre "Ecos do Futuro" o livro sete dessa série escrita por Diana Gabaldon e publicada pela Editora Arqueiro aqui no Brasil.


Você encontrará uma cobertura completa de Outlander aqui no blog e aproveito para deixar abaixo as resenhas já disponíveis:

Resenhas dos Livros:
Outlander 1 – A Viajante do Tempo;

Crítica das Temporadas:

A resenha deste livro 7 será feita com e sem spoilers para abranger o maior público possível, já que sou aquela leitora que tem como meta propagar a palavra de Diana Gabaldon no mundo literário. E antes de começar, vou dar uma pincelada na história para quem ainda não sabe do que a série se refere: Outlander é um romance histórico com viagem no tempo e uma trama política muito bem estruturada que fará os leitores suspirarem com as cenas de amorzinho e derramarem lágrimas com a carga dramática apresentada. Claire e Jamie inicialmente são os protagonistas e conforme os anos passam, novos personagens surgem para compor toda essa trama histórica que possui como base a realidade.

Resenha SEM SPOILER:

Após minha leitura de "Um Sopro de Neve e Cinzas" ter sido tão intensa, eu confesso para vocês que esperava um pouco mais de "Ecos do Futuro". Não é um livro ruim, longe disso, é extremamente bem executado em termos de narrativa e de conteúdo, só que foi mais calmo, mais lento do que a obra anterior. Eu tive o desprazer de pegar um spoiler sobre o rumo da história e acho que isso também prejudicou um pouco a minha experiência. 

Outlander, para mim, tem que ser lido no escuro para conseguirmos aproveitar a montanha russa de emoções que ele nos proporciona. Não é fácil de entender e ter um parâmetro para seguir é importante, mas spoiler não. Talvez valha a pena uma árvore genealógica ao lado, pois a quantidade de nomes e locais pode confundir, ainda mais se você ler cada volume com grandes intervalos de tempo. Eu fiquei um pouco perdida com os dois personagens chamados William, mesmo os dois tendo núcleos diferentes, foi complicado me acostumar com os sobrenomes. Em um determinado capítulo, tive que parar de voltar tudo porque estava pensando na 'pessoa' errada, rs.

Porém, isso são detalhes perto da grandiosidade de Outlander. Mesmo após tantos livros e tantas páginas (cada livro tem cerca de 900 páginas) ainda temos conteúdo, ainda temos reviravoltas, ainda temos o que descobrir. Estamos caminhando para a revolução americana acontecer e nossos personagens são ativos nos acontecimentos, porém a vida pessoal de cada um não é deixada de lado não. Aliás, digo até que é a coisa mais interessante, os nós formados por paixonites, assassinatos e acusações de traição só deixam a gente mais fisgado a cada capítulo.

É, eu sei que a primeira vista algumas pessoas podem não gostar da ideia de acompanhar outros personagens, até porque Claire e Jamie são os queridinhos de muitos leitores. Mas essas novas abordagens só dá mais propriedade para dizer o quão grande e consolidado Outlander é. O mundo criado por Diana Gabaldon é impressionante e está em expansão. 

O próximo livro, o chamado "Escrito com Sangue do meu Próprio Coração" (título provisório, traduzido direto do inglês), não tem data para chegar aqui no Brasil mas é de se esperar que seja ainda em 2020 já que a Editora Arqueiro está lançando um livro por ano. Entretanto vale dizer que estamos com um problema, o livro 9 (título também provisório, traduzido do inglês é 'Vá Dizer as Abelhas que Fui Embora') ainda não foi lançado lá fora, estava previsto para 2019 o que (infelizmente) não aconteceu e sabe-se que a autora demora cerca de 3 anos para escrever, ou seja, por mais que o livro 9 seja lançado em 2020 e traduzido em 2021 não temos nenhuma informação sobre o livro 10 ou o fechamento da série. Quero trazer para vocês um post contando toda a ordem da saga e também detalhes sobre as séries paralelas, gostam da ideia?



Agora, vamos para a resenha COM SPOILERS:

Ai gente, nem sei por onde começar. Acho que não conheço ninguém que está acompanhando a série no mesmo ritmo que eu e fico um pouco chateada com isso, pois não tenho com quem surtar a cada reviravolta, então, dá licença que chegou o meu momento!

"Ecos do Futuro" não possui uma história linear e mais um personagem ganhou espaço, além de Jamie, Claire, jovem Ian, Brianna e Roger, agora William (o filho bastardo de Jamie) receberá seu destaque. A narração em primeira pessoa é apenas Claire que a faz e os outros são em terceira. Em momento algum isso te deixa confuso, como disse em cima, a história aqui se torna mais lenta, mas é apenas até nos localizarmos em cada uma das situações.

Admito que não me apeguei logo de cara a William, mas ele se mostrou um bom garoto e com potencial. Por incrível que pareça, um dos personagens que mais amei nesse livro foi o Jovem Ian, ele ganhou seu merecido destaque e uma história digna de Romeu e Julieta, o que era merecido, já que há tempos ele vivia sempre a margem de Brianna e Roger, né? E por falar nesse casal do futuro, não sei se foi a série de TV ou o Roger mesmo que pisou na bola, só sei que peguei um ranço dele, aff... Brianna é muito maravilhosa para ficar com esse bundão, rs. 

Jamie e Claire... Insira suspiros aqui... Meu casal está mais vivo do que nunca, com muitos dramas, perseguições, sangue e dedos costurados. Fiz uma brincadeira no twitter do blog, mas é uma verdade: um dos motivos que me faz amar Outlander é que em uma cena há juras de amor e na seguinte dedos estão sendo amputados e a descrição é toda detalhada, rs. Não espere monotonia em Outlander. Nada, nem ninguém está a salvo, rs.

Outro ponto que queria destacar é que mesmo estando no livro 7, não dá esquecimento de personagens nesse caminho. Aqui, personagens antigos voltarão para sabermos seus desfechos, saberemos como cada um está se sentindo e já que posso soltar spoiler, digo que finalmente teremos nossa querida Lallybroch de volta, mesmo que seja de maneira rápida. Será emocionante!

Em relação ao final da obra, achei um pouco rápido demais, mas se não fosse assim, eu ficaria surtada esperando o próximo livro, então ok, não vou reclamar, rs. Há pontas soltas sim e pontas importantes. O coração do leitor fica aquecido por Ian, mas pesado por Brianna. Saiba que é essa reta final da história que mais te fará sofrer.


Vi em uma entrevista que a autora coloca a temática central desse livro como "nexo". Entendo isso como um elo, como se tudo aqui fizesse sentido. E é uma verdade, por mais que Outlander sempre tenha a trama fechada e bem amarrada, em "Ecos do Futuro" novas ligações surgem e isso pode mudar todo o rumo daquilo que pensávamos que era o certo. Nem arrisco dizer o que me espera no oitavo volume... 

Espero que tenham gostado da resenha de hoje, acho que foi bem completinha e se alguém quiser conversar comigo sobre algo mais pontual, estou à disposição. Amo demais Outlander e sempre quero passar esse sentimento à vocês!

Minha Classificação:  ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5) - Muito bom!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi Ale! Eu não pensei que está série fosse tão grande e ainda estivesse em publicação lá fora, tomara que a autora se empolgue na escrita e não deixe os fãs na espera (como o George Martin). Que bom que mesmo não sido o melhor dos livros, ainda te proporcionou uma boa leitura.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ale!
    Meu pai amado! Eu ainda tenho esperança de acompanhar a série, mas desisti de querer ler os livros hahhhahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alessandra como vai? Essa série é gigante! Acredito que deva ser uma série incrível, mesmo tendo tantos livros para acompanhar. Adorei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ale,
    DETALHE:
    ODEIO PEGAR SPOILER QUANDO TO LENDO UMA SERIE (cavaleiro de bronze que o diga) e SUPER TE ENTENDO
    E ainda mais um livrao!
    Eu só li o primeiro mas o segundo ainda ta aqui na estante me esperando... Sao muitos acontecimentos ao mesmo tempo, mas sao muitas coisas que acontecem, como bem voce falou!
    Acho tao lindo voce ler todos e depois trazer uma resenha completissima para nós <3
    Eu li a parte sem spoilers, me perdoaaaa rsrsr
    Eu gosto sim da ideia de trazer um post falando da ordem dos livros e das series paralelas, viu??

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale, tudo bem?
    Você sabe se Outlander termina no livro 10 mesmo?
    Eu queria muito ler, mas o tamanho me intimida. Amo a série de paixão e, por enquanto, ela me basta rs. Mas um dia quem sabe eu crie coragem pra encarar esses calhamaços. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não temos certeza de nada, Priih. Só que o livro 9 ganhou data: 15 de outubro de 2020 (a informação saiu após eu postar essa resenha).

      Excluir
    2. Bom dia!!! Alê por favor me explique o prólogo do livro 7, Ecos do futuro?

      Excluir
  6. Oi Ale!
    Eu nao tenho corage de ver ou ler essa serie. Jesus e muito grande os livros. Eu fico com preguiça so em bater os olhos. Sem falar nos preços. Sao bem salgados. Mas falam super bem. Romance historico nao e algo que eu tenha vontade de conhecer.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale,
    Eu ado esta série, mas ainda não tive coragem de ler os outros livros. Li só os dois primeiros. E realmente, não vi mais ninguém ir tão longe na série como você. Adoro acompanhar suas resenhas da série.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Eu sou completamente loooouca pra ler essa série! Meu único desânimo é que os livros são verdadeiros calhamaços e sempre fico naquela de atrasar todas as minhas leituras, porém, acho a premissa dos livros tão legais que acho que vou me arriscar nesse ano de 2020!
    Amei sua resenha e minha vontade de ler só aumentou <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Uau, amei essa série, principalmente porque ela sai da minha zona de conforto. Fiquei bem curiosa para conhecer! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Alê,

    Eu adoro Outlander, mas ainda não me aventurei nós livros. Quem sabe quando a série se completar eu não leio tudo RS. Mas por enquanto vou vendo a série ♥️

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como faremos com a série quando alcançar os livros.

      Excluir
  11. Gente quantas páginas em... Caramba kkkk mas parece ser incrível e só fico namorando os livros nas livrarias haha Embora a capa sempre tenha me fascinado eu nunca tinha visto alguém falar deles. Amei a resenha sem spolers <3
    Beijos ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no blog, sempre vai ter um cantinho para Outlander, fique de olho no instagram que sempre posto as novidades lá primeiro.

      Excluir
  12. Oii Ale,
    eu tinha muita curiosidade sobre essa série, todo mundo fala tão bem que eu me sinto cada vez mais atraída pela série. Mas confesso que o tamanho dos livros e a quantidade deles me assusta um pouco, pois tendo a enrolar bastante quando livros são grandinhos. Essa autora deve ser realmente incrível para manter uma série com tantas tramas e acontecimentos em tantos livros e com tantas páginas. Parece ser uma obra bem completa. E eu adoraria conferir um post com a ordem dos livros, pois estou bem perdida.
    Beijos,
    https://blog-apaixonadaporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ale.
    Eu jurava que a série já tinha terminado lá fora porque já havia sido publicada por outra editora anteriormente. Eu não me animo a ler e nem é pelo tanto de páginas. Foi porque assisti a primeira temporada e vi que a história não é para mim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Sil. Tem uma pegada dramática que tem gente que não gosta.

      Excluir
  14. Oi Ale. Eu não sabia que a série outlander
    Continha tantos livros. No começo até acompanhei,mais no final acabei me perdendo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023