Livro: Um Sopro de Neve e Cinzas - Outlander #6

Olá amores,

Como vocês estão? Hoje, a resenha vai ser uma obra que significa muito para mim, o volume 6 da série Outlander, o chamado "Um Sopro de Neve e Cinzas" escrito por Diana Gabaldon e publicado de maneira única pela Editora Arqueiro.


A obra que contém 1.165 páginas não pode ser lida de maneira independente, há muitas ligações com os livros anteriores, porém farei a resenha dividida em duas partes, uma sem spoilers e outra com spoilers, ok? Assim, ninguém ficará sem informações sobre essa série que é uma das minhas preferidas!

Ah, só que antes de começar, deixarei aqui abaixo os links das resenhas anteriores e as críticas das temporadas da série de TV produzida pelo canal Starz e transmitida no Brasil pelo canal Fox Premium ou Netflix:

Resenhas dos Livros:
Outlander 1 – A Viajante do Tempo;

Crítica das Temporadas:
Outlander - Temporada 3;

OBS: Para muitos a série Outlander é considerada sensual, pelas constantes cenas íntimas de Jamie e Claire, porém na leitura o grande foco é o romance, é aquele amor que transcende o tempo e como qualquer casal, há cenas de sexo, só que com um tom diferenciado, pois sempre há um motivo para elas acontecerem. 



SEM SPOILERS

Para quem não conhece nem a sinopse de Outlander, posso dizer que é um romance histórico com viagem no tempo muito bem construído e apaixonante! E para quem já tem alguma noção do enredo, acrescento que aqui no volume 6 ainda temos MUITA história para acontecer. Na verdade, eu mesma não imaginaria a quantidade de plots abordados. Diana Gabaldon consegue dar reviravoltas incríveis, ela reconstrói personagens, dá novas aventuras e desafios a cada um. Claire, Jamie, Brianna, Roger, Ian, Lizzie, Fergus, Marsali... Todos eles estão presentes para te fazer amar e também sofrer. Afinal, ninguém é totalmente mocinho ou vilão. Além do fato de estarmos em outra época, então a cultura é diferente. Destaque para os plots de Fergus e Marsali que não são tão aprofundados, mas tem um peso considerável para o leitor, e até mesmo para o prosseguimento da história.

Pois é... Sofrimento. Outlander tem uma grande ênfase no drama. Não há meias palavras ou situações amenas. É uma história para se sentir, lágrimas vão rolar e é impossível não se envolver com os acontecimentos. Mas também valerá a pena, pois é uma belíssima história de amor, de família, de reencontros

Sei que a maior preocupação de quem ainda não se aventurou nos livros, mas quer é o fato das obras serem enormes e cheias de detalhes, por isso minha dica é: quem quer começar a ler precisa ter ciência que o investimento de tempo aqui será grande, porém valerá cada momento. Dói o coração ler os comentários de vocês com a palavra 'preguiça'. Outlander é uma série tão completa, existe aventura, existe fantasia, existe realidade, existe conhecimento, é engraçada... Sei que pode ser cansativa para alguns por conta da sua trama política forte, mas a tendência disso é diminuir para os personagens ganharam espaço com seus plots pessoais. 

Claire, Jamie e Jovem Ian

Outro ponto que preciso destacar são os cenários abordados. A Diana tem um preocupação muito forte com a verdade, tanto que seus livros tem vários detalhes históricos verdadeiros, como a batalha de Culloden ou a ocupação da América. Mas também ressalto os detalhes médicos da Claire. As operações ou simples atendimentos feitos pela médica são interessantíssimos de ler, pois ela precisa adaptar o conhecimento adquirido no futuro em um mundo precário e cheio de acusações de bruxaria. 

Aliás, por falar em bruxaria, gostaria de falar também sobre o poder das mulheres nesse livro. Mesmo vivendo no século XVIII nossas protagonistas são fortes e emponderadas, expressam opinião, é nítido a diferença de pensamentos entre passado x futuro. E quem mais sofrerá com isso serão Claire e Brianna, já que os homens em geral (menos Jamie e Roger) não entendem o quanto as mulheres podem ser inteligentes e pró-ativas (lembrando aqui que estamos falando de uma história que acontece em meados de 1770). 

E para finalizar essa parte sem spoilers, destaco um artifício de escrita muito bem vindo: uma hora, estamos lendo uma cena pesadíssima, cheia de momentos decisivos e  angustiantes, e no capítulo seguinte há um alívio cômico com cenas mais descontraídas, diálogos sinceros e maravilhosos. Chega até ser engraçado a sinceridade dos personagens. (Pequeno spoiler: a cena da discussão sobre papel higiênico x espiga de milho foi ótima, rs). Esse é o tal equilíbrio de escrita da Diana que eu amo tanto. ♥

Jamie Fraser

COM SPOILERS

Agora, vamos falar um pouco sobre o livro "Um Sopro de Neve e Cinzas" especificamente? Esse livro teve um rumo que eu não esperava. Ai Deus, meus olhos já encheram de água. Confesso que o considero um dos melhores livros que eu já li e o segundo melhor da série! 

Esse volume 6 trouxe uma frequência de acontecimentos absurdamente intensa e se eu contar algumas coisas que acontecem vocês ficariam surpresos (preparem-se para spoilers diretos): há sequestros (mais de um), há roubo, a Claire fica careca, há a tão esperada vingança sob o Stephen Bonnet, há uma despedida do Murtagh de cortar o coração, há aquela temática "quem matou fulano", Claire e Jamie são presos de novo, Ian conta sua história com os índios, Fergus e Marsali passam por grandes provações no casamento... E eu não falei nem metade do que acontece. O livro é enorme? É, mas tem MUITO conteúdo. E é extremamente viciante. 

Outro ponto interessante é que por mais que mais personagens surjam, não há uma quebra de protagonismo. Jamie e Claire ainda são o foco e os outros conseguem se unir a eles de uma maneira complementar. Ok, Brianna e Roger crescem muito na história, mas mesmo assim, os plots de ambos conversam com Jamie e Claire o tempo todo. E é impossível não querer ler as partes em que Brianna aparece, viu? Ela é uma das minhas personagens favoritas de Outlander!

Brianna e Roger

E eu sei que preciso falar com vocês sobre o final, só que eu não estou preparada. Eu lia e a lágrima escorria. Não sei o que esperar para o próximo livro, não sei qual caminho a Diana seguirá. Já estou torcendo para a Editora Arqueiro dar notícias do sétimo livro ainda nesse primeiro semestre de 2019. (POR FAVOR!!!!)

Se eu vou continuar a ler e sofrer? Vou. Outlander me trouxe uma animação que eu não tinha há tempos, que é ler na madrugada. Fazia MUITO tempo que uma obra não me prendia tanto a ponto de eu largar tudo e só querer ler ler e ler. 

Parabenizo a editora Arqueiro pela edição, o volume único ajudou muito no ritmo de leitura e a capa está linda, super condizente com a história apresentada. E leitores, desculpem a resenha enorme, rs, só não se esqueçam de deixar nos comentários a opinião de vocês!

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - MARAVILHOSO, FAVORITO!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oie
    Nossa, eu parei no segundo livro e ainda me falta ler todos os outros. Amo a série, mas acho que o tamanho dos livros me intimida. Quero muito voltar a ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ale.
    Esse livro ficou enorme hehe. Eu preciso começar a ler essa série mas o preço dos livros não ajuda. Vou ver se até a promoção do dia das mulheres a Saraiva já melhorou um pouco e compro porque dai é a metade do preço hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oláá Ale! Tudo bem?
    Ahh que maravilho!! li a parte sem spoilers, porque ainda não li nenhum livro, só comecei a série. claro que já me apaixonei e fiquei com vontade de conhecer os livros, ainda mais você falando da construção do romance e essa coisa de partes super dramáticas e depois alívio cômico, adoro isso em livros!! ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale! Você é mesmo apaixonada pela série, que bom que a cada livro a história está melhor e a autora não se perdeu. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Alê! Sua paixão pela série é sempre empolgante! Amei sua foto com a pilha e ao ler suas resenhas eu sempre tenho a certeza de que os livros são ótimos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Hey Ale! Tudo bem?
    Eu não sabia que Outlander tinha tantos livros assim, adorei a resenha.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog miiistoquente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oiiii,
    Adorei sua resenha mais uma vez!
    É nítido seu amor por essa série, espero que venha logo o livro 7, kkkkk.
    Comecei a ler o livro 1 e parei, quem sabe volto a lê-lo.
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  8. Essa série vem fazendo muito sucesso não é mesmo? Eu não me aventuro nessa leitura porque dificilmente consigo acompanhar uma série com tantos livros e com histórias tão complexas, mas talvez eu possa assistir a adaptação audiovisual, a história em si parece ser realmente interessante.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ale!

    Meu deus, haja criatividade pra tantos livros e tantas páginas, é tipo GOT da vida hahaha eu honestamente não me interesso muito na história, mas fico feliz de saber que a obra mantem a qualidade a cada volume!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie Ale =)

    Eu parei a leitura no segundo livro, mas estou acompanhando o seriado pela Fox. E de verdade não sei por que a Diana faz o Jaime e a Claire sofrerem tanto. A história deles é tão linda, mas tem momentos que é de partir o coração também.

    Espero conseguir voltar a acompanhar os livros em breve!

    Uma ótima semana para você!
    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ale!
    Eu já ouvi falar muito dessa série, todo mundo adora ela mas eu morro de preguiça de começar devido as tantas páginas. Fico imaginando o que a autora inventa tanto pra justificar tantos livros... mas quem sabe um dia eu não veja!
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ale!
    Acho que o problema da série é o canal que produz. Starz é conhecido por ter umas cenas mais calientes em suas séries e isso meio que foge do rumo algumas vezes.
    Assim.. eu ainda vou terminar a série, mas não me arrisco nos livros não. São demais hahahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oi Ale,

    Ahhh amo Outlander.
    Estou assistindo a 4° temporada e estou encantada!
    Eu tenho o primeiro livro para ler, mas devido ao preço ainda não consegui adquirir os outros para leitura. Estou esperando uma promoçãozinha rsrs.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram


    ResponderExcluir
  14. Eu só posso bater palmas para quem lê essa série, porque são enormes os livros hehehe. Mas a história parece ser muito interessante!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale, tudo bem?
    AAA toda vez que leio um post seu sobre Outlander morro de vontade de voltar a ler e assistir! Essa é uma das metas pra 2019!
    Eu adoro também quando o foco é no drama e tudo é consequência disso!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ale, tudo bem?
    Eu pretendo ler Outlander, mas provavelmente depois que a série acabar. Não curto muito acompanhar a "mesma" história em paralelo, sabe? Me desanima a ler porque meio que tô com a história muito fresca na cabeça. Mas no futuro lerei. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Ainda estou no livro anterior a este, faltam só umas 40 páginas, então em breve estarei adquirindo Um sopro...
    Eu tb sou viciada nesta série, seja nos livros ou TV. A preguiça passa longe qdo se trata de ficar próximo de Jamie e Claire. Pra mim a capaxdeste livro já é um spoiler kkkkk.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi
    eu tenho curiosidade com os livros, mas são vários e com muitas páginas, que da até um desanimo, mas quem sabe um dia, mais um livro que parece ser bom.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ale!
    Eu não sabia que a série de livros era tão grande assim, socorro! hahaha
    Ainda não assisti a série e por isso quero tentar ler. Não sei o que vai ser, mas acho que a experiência pode ser boa. Vai que eu me apaixono do mesmo jeito que você, né? haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  20. Oi Alê,
    Bom eu tenho minhas ressalvas para ler ou assistir a série. Porque pode até parecer bobeira, mas eu fiquei super irritada quando foi lançado, foi tão falado, mas tão falado, que parecia que eu sabia de tudo e ficou tão falado que eu ejuei e peguei birra. Ainda não me sinto preparada para assistir a série, mas tenho certeza de que não lerei os livros. Eu fiquei muito encantada com a forma que você resenhou este sexto livro. É apaixonante a forma como que você fala, por isso amo vir aqui acompanhar as tuas postagens. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu acho que Outlander tem pouca divulgação, até porque tem tantos detalhes que é impossível não se surpreender em algum momento.

      Excluir
  21. Nunca li os livros e nem vi a série, mas o enredo parece ser bem interessante!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2019/01/playlist-janeiro-2019.html

    ResponderExcluir
  22. Amei seu post, ainda não conhecia essa história, mas a premissa parece ser incrível. Fiquei bem curiosa para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ale!
    Eu quero muito começar a ler essa série, mas o número de páginas me deixa muito preocupada. Tenho certeza que é uma série que vale a pena pois só ouço opiniões positivas sobre ela, mas será que eu daria conta de tantas páginas? Esse ano eu quero comprar o primeiro livro e ir lendo aos poucos.
    Fiquei feliz em ler que tem muito empoderamento feminino, adoro livros onde as personagens femininas são bem marcantes. Fico até emocionada hahaha Adorei a sua resenha, deu para ver o quanto você gosta da série.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  24. Oi Ale, sua linda, tudo bem?
    Feliz 2019!!!!!!! Que seja um ano cheio de amor, saúde e realizações. Engraçado, comigo funciona diferente, ao contrário da maioria, eu amo livros grossos, os famosos cachamaços, risos... Só não comecei a ler, pois estou esperado publicarem toda a série e depois darem uma mega desconto na compra dela completa, risos...Sabe o que me impressiona a cada resenha que leio? Como essa autora não perde o rumo da história e como ela não perde a energia, depois de tanto escrever, como ainda pode ter o que ser contado??? Um dia eu descubro. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro livros grossos! HAHAHAH Ixi, não sei se vão publicar box tão cedo, Cila. Porque a série não terminou de ser escrita.

      Excluir
  25. Oi, Alê

    Eu peguei um spoiler monstro sobre essa Brianna essa semana, fiquei bem fula da vida!
    Eu coloquei o primeiro livro da série no meu projeto de leitura desse ano e espero que role.
    Que bom que mesmo com tanto livro e TANTAS páginas, a autora ainda consegue criar tramas e reviravoltas interessantes!


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas saiba que sempre tem um detalhe a mais para se surpreender, rs.

      Excluir
  26. Nossa, você já fez dezenas de resenhas dessa saga :O hehe Parabéns!
    Parece um livro muito bem escrito; me lembrou muito da saga "Perdida" da Carina Rissi, que tem elementos bemmm similares porém livros bem mais finos; taí, é uma boa para quem está "com preguiça" (kkk) de ler Outlander. Da saga "Perdida" acho que só li os dois primeiros e abandonei. Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita, pois AMO muito mais Outlander do que Perdida, mas eu também os li, rs.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023