Livro: O Teste do Casamento

Olá amores, tudo bom?

A partir de hoje, as resenhas vão mudar um pouco de formato para se tornarem um pouco mais dinâmicas. Confesso para vocês que pensei em desistir diversas vezes, porque toda a dedicação a este blog nem sempre é algo que compensa, mas como ele ainda é meu porto seguro, meu cantinho especial, vou tentar formatá-lo para algo mais prático, rs. E para esse pontapé inicial, o livro escolhido é "O Teste do Casamento" da autora Helen Hoang, publicado pela Editora Paralela. Vale lembrar que esse livro é um spin off de "Os Números do Amor" já resenhado AQUI.


Sinopse: "Continuação de Os números do amor, O teste do casamento é uma história apaixonante sobre um romance que cruza fronteiras entre os países e os limites do coração.

Khai Diep não tem sentimentos. Bom, ele fica irritado quando mexem nas suas coisas e satisfeito quando os centavos são incluídos nos livros contábeis, mas não consegue vivenciar nenhum sentimento profundo, como luto ou amor. Ele acha que tem algum problema, mas sua família sabe que, por ser autista, ele processa as coisas de um jeito diferente e tem dificuldade com as emoções. Como Khai se recusa a arrumar uma namorada, sua mãe resolve viajar ao Vietnã para encontrar a noiva perfeita para ele.
Sendo birracial em Hồ Chí Minh, Esme Tran sempre se sentiu deslocada. Quando surge a oportunidade de ir para os EUA e conhecer um possível marido, ela sabe que não pode recusar, pois é a chance de mudar a realidade de sua família. Mas seduzir Khai não sai como o planejado. E assim ela se apaixona por um homem que está convencido de que não pode retribuir seu afeto.
O tempo de Esme nos EUA está se esgotando. Será que Khai vai admitir que estava errado, e que pode haver mais de uma maneira de amar, antes que seja tarde demais?"

CONTEÚDO ADULTO


Minha Opinião:

Eu gosto bastante da escrita da Helen, gosto mesmo, é divertida, leve, rápida. Mas o enredo em si, eu não consegui comprar. Entendo que pode ser uma realidade em algum lugar do mundo, mas alguém simplesmente virar para você e falar: "bora, viajar para outro país pra casar com o meu filho?" E você simplesmente VAI? Não. Não. NÃO. Acho que até falta um pouco de responsabilidade social, sabe? Em um mundo o qual existe tanto tráfico humano, venda de órgãos, sei lá, acho que uma reflexãozinha sobre isso seria bem vinda.

CLAROOOO que eu sei que em livros de romance TUDO é possível. E está tudo bem se é uma obra para se alienar mesmo. Só que ESSE (especificamente) algumas coisas não me passaram uma boa impressão. Vi tudo como algo bem banal mesmo, e quando digo 'tudo', digo os sentimentos desses protagonistas, como eles se envolvem e simplesmente confiam um no outro do nada. 

Outra coisa que me incomoda é a resolução do plot 'mãe solteira'. A filha de Esme chega do nada e é ben recebida como se fosse um detalhe pequeno na vida dela. Afinal, mentir sobre um FILHO, desculpe, para mim é algo que diz muito. Eu, Alessandra, não aceitaria muito bem.

Contudo, preciso dizer que o livro tem seus pontos positivos também: aplaudo de pé a representatividade e como o mocinho autista nos é apresentado, em detalhes nos é passado um conhecimento muito bem vindo e por isso recomendo sim a leitura, mesmo tendo aspectos que não me deixaram 100% feliz.


Avalição: ♥ ♥ ♥ (3/5) - Bom!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Alessandra. Como você está? Ah, que alívio que você não desistirá do blog. Já não temos a Sil na blogosfera, não podemos perder você também. Gostei do novo formato de resenha. Que bom que você curtiu a obra, apesar dos pesares. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um livro deslumbrante, fascinante de ler.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro, mas acredito que as coisas que te incomodaram me incomodariam também. Eu penso logo durante a leitura: "gente, e o senso de autopreservação?!". Mas que bom que a leitura teve seus aspectos positivos. Gostei do mocinho, ele deve ser um personagem bem fascinante!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu comprei o primeiro e segundo livro de uma vez, tô no aguardo do terceiro hahah Eu li o primeiro e foi uma leitura muito importante para mim. Tô segurando um pouco esse porque já queria ter o terceiro, mas tô pensando seriamente em ler logo de uma vez após terminar o que está na minha lista mental para ser lido agora.
    Eu acredito que também vá ser minha ressalva a plot da moça vir sem saber nada para casar com um desconhecido. E isso dela mentir sobre a filha, acho que também pode ser algo que me faça travar.

    Entendo o que você disse sobre o blog, as vezes eu penso isso também, mas gosto de lembrar que escrevo para mim porque preciso colocar o que senti e pensei sobre o livro em algum lugar e que não tenho quem me ouça falando e falando sobre hahahah

    Eu gosto muito das suas postagens. As vezes temos perspectivas diferentes sobre alguma leitura e me faz ver de outra forma o que li, ver o que não tinha visto por questões de foco.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale, tudo bem?
    Faço minhas as palavras da Emi na tentativa de motivar você também: quando comecei o blog foi com a intenção de tirar meus pensamentos de dentro de mim e, apesar do blog ter crescido, esse segue o objetivo. Espero que você não desista do seu. ♥
    Acho que os mesmos elementos que incomodaram você me incomodariam. Não sou a maior fã desses romances super improváveis.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oie, as situações que apontou são bem tensas, algumas atitudes eu também seria relutante em aceitar. Que bom que a escrita da autora é boa e teve alguns pontos positivos. Gostei do novo formato da resenha :)

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Sei que às vezes bate um desanimo mesmo. Mas faz isso, vê o que funciona melhor e não desiste! ♥ Quanto à história: eu sou louca para ler ambos os livros. Não sabia sobre esse personagem autista e achei bem legal falar sobre. E me lembrou um pouco (por mais que seja com uma outra pegada) aquela série "90 dias para casar" hahaha. E concordo com alguns pontos que falou, por mais que a gente saiba que em romances tudo pode acontecer, tem limite, né? Enfim, vou tentar ler o primeiro para ler esse depois! ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ale! Confesso pra você que sempre fiquei curiosa para ler os livros dessa autora, mas não curto conteúdo adulto, então acabo deixando pra lá.
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Escrita boa faz maravilhas na experiência de leitura, pois no início também estranhei essa proposta da protagonista rodar o mundo para conquistar o marido, mas o ponto de vista do Khai e o jeito que a Esme é trabalhada mais pra frente me ganharam demais.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Quero muito ler esse livro, espero conseguir em breve pois ainda não experimentei nada do autor. Fico muito feliz que tenha gostado. Obrigado pela resenha.
    Uma saudação

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha. Esse é o meu favorito dos três, eu gosto muito de como a protagonista foi atrás do seu futuro e em como o protagonista derrubou várias barreiras e achou o amor. Óbvio que teve coisas que eu revirei os olhos, mas meu cérebro apagou completamente rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu gostei do outro, mas umas atitudes despertaram esse pensamento de que não é tããão real pra minha mente. E esse aí vai ter tb, pq eu jamais aceitaria um negócio desse, ainda mais pelas paranoias loucas que minha ansiedade alimenta. haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi
    segunda resenha que leio do livro hoje, gostei de ver duas opiniões diferentes, a mulher foi doida mesmo em aceitar viajar pra se casar, pois primeiramente ela poderia estar caindo em um golpe e ser sequestrada, porque eu não confiaria facilmente assim nas pessoas não, mas acho legal a autora trazer representatividade para a história, apesar dessas coisas sem nexo parece ser uma leitura rápida.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Great review! The book sounds good.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  15. Também já mudei meu jeito de escrever no meu blog, porque as vezes dá muita preguiça. Coloquei uns tópicos e respondo sempre as mesmas perguntas em relação aos livros e assim fica mais fácil. O que tá difícil pra mim agora é ler, estou meio de ressaca. hehehhe bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, eu já não consegui comprar a ideia do outro livro. Porque geralmente quem tem Asperger não ia tomar uma atitude igual a da protagonista hehe. Mas ainda quero ler esse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023