Resenha: Orgulho e Preconceito

Oi Pessoal!

"Orgulho de Preconceito" de Jane Austen era uma das minhas metas de leitura para 2014 e consegui acabar em 2015.

Não foi uma leitura fácil, confesso. Muitas vezes tive que parar, voltar, respirar, ler novamente. Porém agora posso dizer que li o clássico inglês.

O casal: Elizabeth Bennet e Sr. Darcy são extremamente envolventes. O livro pode ter sido escrito em 1813, porém os problemas, conversas e situações descritas são comuns ao cotidiano atual. Talvez não com a mesma linguagem, porém com os mesmos sentimentos.

Para quem não conhece a história, Sr. e Sra. Bennet possuem apenas filhas meninas e a motivação da Sra. Bennet é casar todas as filhas, algumas mais queridas que outras, claro. Com a chegada de Sr. Bangley a cidade, ele e Jane Bennet se envolvem, o romance dos dois poderia ser o foco, mas a espirituosa Lizzie Bennet e o orgulhoso Sr. Darcy roubam a cena. 

A construção do amor entre os personagens é gradual. A cada capítulo detalhes sobre a vida dos personagens tornam a história mais próxima do leitor e até um pouco cansativa (desculpa se você gosta, mas para mim alguns parágrafos poderiam não existir ali). Vou ser sincera ao fato de que eu não esperava que fosse ser uma leitura como foi. Não sei dizer se me agradou ou cansou. Altos e baixos, ora eu me empolgava com os diálogos com o Sr.Darcy e ora me cansava com Lizzie preocupada com as irmãs e com os Lucas.

Gostei muito do romance, mas queria algo mais direto, mais dinâmico. Como todos sabem, Jane Austen é famosa por suas obras não possuírem nem mesmo um beijo entre os protagonistas. Acho que li muitos romances atuais e me viciei nessa demonstração mais escandalosa (se podemos assim dizer, HAHAHA), mas é um belo livro, um belíssimo romance. Valeu a pena a leitura!

E você já leu? Venceu essa barreira? HAHA Me conta tudo!


- Ale

Sensação Após Terminar o Livro: Missão Cumprida e quero um Sr. Darcy para mim!

Avaliação do Livro: ♥ ♥ ♥ 

Orgulho e Preconceito possui diversas edições, procurem qual mais agrada seu bolso! Consegui encontrar o livro por R$7,00, porém já vi por R$35,00.

Comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Tenho vontade de ler esse clássico. Pode ser também que a escrita tenha contribuído para você ter "cansado" da leitura, algumas escritas antigas são assim. Mas acredito que o teor do livro seja ótimo.

    BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, tudo sim e com você?
      Leia sim porque é uma linda história de amor!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Ale, tudo bom?
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro. Sei que eu irei ter um pouco de dificuldades na hora de ler por ser um clássico, mas acho que no final vai valer a pena. Já vi a metade do filme e posso dizer que me interessei bastante, e além do mais tenho uma amiga que a cada cinco minutos ~exagerei~ fala desse livro!
    Beijos,
    Ana!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alê c:
    Apesar de não ser o tipo de livro que costumo ler, confesso que gostei bastante da história, me chamou atenção... E já vi muitas pessoas falarem dele, o que me deixou com uma pontinha de curiosidade hauh...

    Beijorejas <3

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ale!
    Já ouvi muito falar desse livro (e do filme também). Mas é uma divisão de opiniões, sabe? Alguns falam que a história é cansativa e não vale a pena, outros dizem que o clássico é maravilhoso... Provavelmente terei dificuldade em ler porque eu sou um pouco chata com clássicos, mas nada impede! Adorei a resenha.
    Beijos ♥
    Rabiscos & Cenas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valer a pena, vale sim. Pode ser cansativo, mas é uma linda história!
      E obrigada Carolina!
      Beijos

      Excluir
  5. Oooi,

    Ale, eu não li ainda, porque não consigo me concentrar com leituras dificeis, mas tenho vontade de ler só para entender o que o pessoal gosta tanto.
    Estou como você, acostumada com o escandalo entre os personagens principais, acho que sentiria falta.

    Acho que vou assisti o filme mesmo :P

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o filme não tem como não se apaixonar! HAHAHA
      Beijos Ana

      Excluir
  6. É um livro grande? As vezes livros grande me cansa um pouco. Adoro romances, mas não gosto muito de livros antigos que tenham palavras difíceis, que não são habituais ao nosso vocabulário, isso me cansa!

    http://grazihaveablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto Grazi, mas para quem não está acostumada, ele fica grande sim, hahahaha.
      Beijos

      Excluir
  7. Oiii Ale. Eu ainda não li, mas meu exemplar acabou de chegar aqui em casa. Pelo q vc citou, n sei se vou gostar. aiaiai, já estou com medo, ahsuahsuhaush
    Mas tenho muita vontade de ler, já que nunca li nada da autora e vejo muitos elogios. Espero que eu goste :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Aiiii como eu amo esse livro!! Hahaha
    Adorei a resenha!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi que você tinha postado sobre a Jane Austen, sabia que você tinha amado o livro! HAHAHA
      Beijos Milena

      Excluir
  9. Até gosto de classicos, mas alguns são demais pra mim. HAHA Esse é um deles, mas até que pretendo ler algum dia, só não agora. Curti essa parte de não ter beijo, acho maneirissimo! hahaha
    beijos
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sentimento realmente é o foco do livro, isso é bacana da Jane!
      Beijos Larissa

      Excluir
  10. Como eu disse, um tempo atrás, quero muito ler mais clássicos esse ano! E como ler clássico sem ler Jane Austen!!

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale!
    Já vi o filme tantas vezes que nem tenho mais vontade de ler o livro... Mas amo o filme!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Acho que se tem um livro que eu tenho muita, mas muita vontade mesmo de ler e não tenho um exemplar é esse. Já vi o filme (incontáveis vezes) e me apaixonei pela história. Adoro romances de época e, muitas vezes, me sinto uma titia solteirona daquelas de antigamente, sabe? kkkk
    Pena que a leitura se arrastou um pouco pra você.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu também me encaixaria na tia solteirona, HAHAHA
      Beijos Lary

      Excluir
  13. Olá!
    Eu gosto muito de ler livros clássicos, mas não é sempre que me sinto no clima para eles. Querendo ou não, essas narrativas são mais lentas e não é sempre que esse tipo de leitura me cai. Como no seu caso, que você esperava algo mais dinâmico.
    Já li "Orgulho e Preconceito" e gostei. É um livro que tenho vontade de reler.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler o livro, desde que assisti o filme no final do ano passado. Qual é a edição que você tem? Eu queria a obra completa, ou pelo menos uma que chegue perto disso. São tantas edições publicadas aqui no Brasil - umas com traduções bem elogiadas e outras nem tanto - que eu até fico perdida.

    Adorei sua resenha e bem, espero que quando eu ler a leitura me empolgue e não passe por uma fase cansativa como aconteceu com você. =/ Pelo menos, n final, valeu a pena. ^^

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023