Gênero Literário: Romance

Olá amores!

Quem nunca recebeu um olhar torto ao dizer que o seu gênero literário favorito é o Romance? Muitas pessoas pensam que é só amorzinho e lágrimas. Poucos realmente entendem que Romance não é uma apenas uma forma de escrever sobre o sentimento amor. O gênero literário tem algumas características como: 

  • Exaltação dos sentimentos pessoais;
  • Expressa os estados da alma;
  • Exaltação da liberdade, igualdade e reformas sociais;
  • Valorização da natureza;
  • Sentimento nacionalista;
Por que isso tudo? Porque existem diversos tipo de romance. O romance nacionalista, o romance Iluminista, o Barroco... O gênero literário pode abordar diversos assuntos: guerra, aventura, suspense, fatos históricos e até mesmo o amor. 

Não existe motivos para torcer o nariz quando uma pessoa lê Nicholas Sparks, ou quando gosta de John Green. Temos que acabar com esse preconceito literário. O Romance possui uma narrativa completa, com temporalidade, ambientação e personagens claramente definidos. É isso e ponto. O tema abordado pode ser qualquer um, o importante é você se identificar com a história e ler. Acima de tudo: ler sempre! E sim, você pode ter seu  gênero preferido.

O que me leva a outra palavra que acho importante sabermos a diferença: história ou estória? Qual delas está correta?

Antigamente, história era usado para fatos verídicos, biografias ou relatos de fatos que realmente aconteceram. Já estória era para qualquer descrição fictícia, foi usada na época medieval quando não se existia a grafia uniformizada para o vocabulário. Chegou até mesmo a existir hestória ou istória. 

Ou seja, atualmente, estória é a maneira arcaica de fazer referência a fatos fictícios, não chega a estar errado, apenas não se usa mais essa linguagem.

Espero que esse post acabe com alguns preconceitos literários e esclareça algumas dúvidas que todos temos na hora de escrever!

- Ale 

Comentários

  1. Amei o post, está de parabéns! Realmente é muito bom falar sobre isso, arrasou!

    www.antesdaprimavera.com.br

    ResponderExcluir
  2. Alê, fofa, VOCE FALOU BONITO obrigadao brigada
    eu gosto de romance sim!
    Posso não gostar de alguns melosos ou até gostar de alguns melosos demais, mas isso é opiniao né? Falam do preconceito para livros eroticos e esquecem que romances assim como qualquer outro genero sofre do mesmo mal. Hoje em dia eu mudei um pouquinho a visao sobre isso sabe ? Acho que só ler, independente de genero, ja agrega e muito!!! :D

    Verdadeeeee
    adoro mandar cartinhas :o ja conheci gente de várias partes do BR (to querendo mandar até uma carta para o Club di Giulieta igual do filme... quero só ver o tempo R$$$$$$$$) rsrs

    Um abraço!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    adorei seu post. Realmente os livros de romance sofrem preconceito no mundo literário, por ser muitas vezes clichê, mas eu gosto, principalmente se ele vem com uma comédia junto rsrsrsr

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. "Quem nunca recebeu um olhar torto ao dizer que o seu gênero literário favorito é o Romance?"
    Me identificando super. haha
    Deveria haver menos preconceito.

    Beijos

    Ana - http://goo.gl/543XMQ

    ResponderExcluir
  5. Post esclarecedor! Parabéns.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  6. Palhaçada esse preconceito com romances, sinceramente! Melhor gênero do mundo! Kkk *-*
    Adorei seu texto Ale, e ainda tirei a dúvida história/estória ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu nunca li um romance alem do A Culpa é das Estrelas, mais nada contra a esse gênero e estou querendo ler um outro que todos estão comentando que é muito bom, se eu não me engano se chama Cidades de Papel do John Green!!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi querida,
    Adorei o post e falo com orgulho que sou uma romântica de plantão sim...Adoro livros de mulherzinha e que tem muito conteúdo como você mesma citou...Enfim Se puder dar uma passadinha lá no blog hoje tem um super post sobre a Bienal e sorteio.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-i.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida,
      Então vim responder sua pergunta sobre como guardo meus livros. Olha, antes eu plastifica tudo...rsrs. Prós e contras disso: o livro fica realmente mais protegido, porém para retirar eles da estante é bem complicado, porque eles se grudam (eu usava aquele papel filme sabe?), e eles não ficam tão bonitos esteticamente de se ver. Agora estou tentando deixar sem plástico para ver como vai ser, se vai amarelar mais rápido, espero que não. Eu te diria para fazer um teste com alguns para ver se você gosta antes de plastificar todos...rsrs..Avisando também tem resenha de um dos primeiros livros que comprei na Bienal.
      Beijos

      Excluir
  9. Olá! Adorei seu post sobre o romance. Eu também adoro romances, principalmente romances históricos.
    Bjs!
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/2015/09/o-que-estou-lendo_19.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Ale! ^^
    Gostei do post! Apesar de eu mesma torcer o nariz quando o assunto é romance, tenho que admitir que as histórias boas geralmente não são apenas melação entre casal. Como você disse é muito mais que isso. Pode ler sem medo que não machuca. Se não agradar, pelo menos saímos da zona de conforto.
    Ah, eu escrevia estória quando falava dos meus contos, mas acabei parando com isso. Não lembro bem como. Acho que foi um vídeo sobre literatura ou texto... não me lembro. Desde então só tenho histórias pra contar! ^^

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023