Gêneros Literários

Olá pessoas!

Decidi fazer um post com alguns dos principais gêneros literários para ajudar nessa imensidão de livros que temos. Vale ressaltar que muitos desses gêneros que vou citar surgiram a pouco tempo e podem confundir um pouco na hora de escolher sua próxima leitura. Então, vamos lá?



1) Chick - Lit:

Esse é um dos gêneros mais comentados aqui no blog, afinal, sua principal representante é a diva Meg Cabot, mas também temos grande nomes como Marian Keyes ou Sophie Kinsella. São livros para mulheres modernas, mas que podem ser considerados de 'mulherzinha' (termo machista, eu sei), geralmente são romances leves e divertidos. 

2) Sick - Lit:

Esse termo começou a ganhar mais destaque com Nicholas Sparks e John Green, afinal, é o tipo de livro que aborda doenças, depressão, problemas psicológicos ("As Vantagens de Ser Invisível" pode se enquadrar aqui!) ou até mesmo o suicídio ("Por Lugares Incríveis" é um grande representante desta literatura). Basicamente, é a literatura 'doente'.

3) Literatura YA:

A Literatura Young Adults é muito forte hoje. Os jovens adultos (entre 14 e 20 anos) podem se identificar aqui. Foi necessário separar esse gênero do famoso 'Infanto-Juvenil' para tratar de temáticas mais complexas, porém com personagens que o público alvo se identifique. Um exemplo de literatura YA é "Will e Will" de David Levithan e de 'infanto-juvenil', podemos citar os livros da Thalita Rebouças.



4) New Adult:

O gênero "novo Adulto", como pode ser traduzido para o português, surgiu da necessidade de subdividir o gênero Adultos. Esses livros são para pessoas com mais de 20 anos, porém que estão na fase de transição... descoberta da independência, mudar da casa dos pais, iniciar a carreira profissional, dentre outra situações comuns para quem está iniciando uma vida. Porém, há algumas pessoas que perguntam: 'por que foi necessário dividir o gênero Adulto?'. E eu te responso: porque o gênero Adulto possui temas mais complexos e uma linguagem mais adequada para a faixa etária específica. Quer exemplos? Um "new adult" bastante famoso é "Belo Desastre", ou até mesmo um dos meus favoritos que é "As Batidas Perdidas do Coração" da Bianca Briones. Já como livros adultos podemos citar o "50 Tons de Cinza" ou livros do Dan Brown. 

5) Distopias:

Um gênero que eu, particularmente, gosto muito. É o inverso da utopia, ou seja, é aquela sociedade cheia de problemas, caótica e geralmente com um governo totalitário, opressor. Há grandes sagas como representantes desse gênero, nem precisaria citar "Jogos Vorazes" e "Divergente" aqui, não é mesmo? Mas fica a dica: "Todos Os Nossos Ontens" também é incrível.

6) Drama:

Hoje em dia quase todos os livros possuem dramas, mas acho que a rainha das minhas lágrimas é Jojo Moyes e seu eterno "Como Eu Era Antes de Você". Os livros dramáticos tem o poder de envolver emocionalmente o leitor. Outro título que podemos colocar nesse gênero é "A Menina Que Roubava Livros".


7) Fantasia:

Acredito que dispensa apresentações a esse gênero, não é mesmo? Bruxos, vampiros, fadas, tudo que há no mundo místico pode ser encontrado em Fantasia. A saga "Harry Potter", "Senhor dos Anéis", "Game of Thornes" são os destaques não somente da atualidade como podem ser considerados clássicos.

8) Ficção x Não Ficção:

'Não ficção' não precisa ser necessariamente baseado em fatos ou histórias reais. Podem ser simplesmente narrativas ou descrições de algo que o autor acredita, como por exemplo mitologia, religião, filosofia... Já a ficção é sim algo criativo, sem base na realidade.

9) Thriller:

Livros que abordam crimes, suspenses... Geralmente há vítimas e vilões incrivelmente bem trabalhados para dar um base sólida ao enredo. O grande representante deste gênero é "Psicose", mas "Dias Perfeitos" de Raphael Montes ou "Garota Exemplar" também são histórias que marcaram para mim.


10) Horror x Terror:

O Horror é aquela sensação de repulsa que temos ao ler/assistir a algo extremamente forte, como um assassinato ou estupro. Já o Terror são aquelas cenas que nos dão sustos, sabe? Causam pânico e desconforto.

11) Contos:

Contos não são gêneros literários, são pequenas histórias, é apenas a forma utilizada pelo autor para escrever. E esse enredo pode ser classificado como um romance, um drama, uma distopia... Há diversos livros por aí que são coletâneas de contos do mesmo tema, o que faz o leitor ter diversas obras em um livro só.



Podíamos ficar horas conversando sobre isso, não é mesmo? Mas eu quero saber: qual o seu gênero literário favorito? O post foi esclarecedor? Deixe nos comentários!

- Ale

Comentários

  1. Que legal! Não sabia dos 4 primeiros, achei incrível a definição e leio os quatro gêneros hahahaha

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii,
    Gostei muito do seu post, acho que ficaríamos aqui falando sobre vários deles. Gosto muito de ler, tenho minhas preferências, porém, dependendo da época tenho minhas fases.
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale!
    Amei seu post.
    São tantos gêneros que gosto que posso passar o dia falando...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post Alessandra, esse assunto é motivo para muitas discussões.

    De alguma forma é necessário se adaptar à uma nova visão, visto que antes os gêneros eram e até continuam divididos oficialmente como romances, contos, crônicas, fábulas, novelas, etc.

    No gênero Romance (que não se refere a obras românticas) há divisão de romance policial, romance dramático, romântico, ficção, etc. O público alvo dos romances Chick-List, Sick-List, New Adult e Young Adult se misturavam dentro do romance romântico e dificilmente encontrariam essa divisão.

    Hoje em dia é muito importante definir o público alvo por que assim fica mais fácil definir a publicidade e divulgação, alcançando com isso o sucesso de vendas, algo que qualquer escritor deseja.

    Isso não impede que um adolescente tenha predileção por NA ou o inverso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Eulálio. O intuito deste post é ajudar leitores a escolher suas histórias, não limitá-las! Quanto mais se conhecer, melhor será. ;)

      Excluir
  5. Oi Ale...
    Muito legal este post... é tanto gênero que eu confundia os dois primeiros q vc citou... rsrsrsrs...
    E realmente, se for parar pra conversar poderíamos ficar horas....

    Belas terapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê !!
    Eu estava aqui torcendo para o post não acabar !! kkk
    De tão bom que ficou *-*
    Eu gosto de tantos gêneros que é difícil escolher meu preferido hehe
    Gostei de saber dessa classificação !! Alguns gêneros eu não sabia !!
    Bjim

    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre é um amor, né Paty? Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  7. Oi, Ale!
    Bem legal e informativo seu post. Eu gosto de tantos gêneros... O único que não consigo curtir de jeito nenhum é New adult.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    Já conhecia todos os gêneros, mas desconhecia a diferença entre terror e horror, gostei de saber!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei o seu post amiga, muito interessante e detalhado. O meu gênero de livro favorito é o: Chick - Lit. <3
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Que post legal, primeiro por saber um pouco mais dos seus autores de cada estilo, segundo por tirar duvidas sobre alguns, eu mesma sou um pouco tapada com esses generos.
    Tem alguns que eu não sei mesmo o que significa.

    Meg diva <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom? Adorei o post, sou meio tapadinha pra entender essas coisas e seu post foi bastante explicativo hahah Tirando distopias , eu leio de tudo, mas confesso que adoro romances e chick-lits <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi ale,
    São tantos genenros bons. Amo distopias, chick-lit, fantasia, YA e praticamente todos hahaha.
    Tia Meg é diva nos Chick-Lit simplesmente amo demais ela.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Participe do Sorteio do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos aproveitar que tem montes de livros diferentes para não enjoar de uma leitura apenas, né? ;)

      Excluir
  13. Olá!
    Adorei o post! Geralmente eu não sou muito ligado nessas coisas e me perco. Nem sabia da existência dos termos Sick-lit e Chick-lit! De fato uma vergonha um blogueiro literário deixar isso passar!!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é vergonha não, apenas não é seu tipo de literatura ;)

      Excluir
  14. Tantos gêneros incríveis *----* Amo Chick-lits, YA, NA e históricos \o/ Mas leio de tudo um pouco ♥
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ale. Tudo bem?

    Menina, antes de eu falar sobre seu post, tenho que te contar que vi mais do que 1 minuto daquele vídeo que vc me mandou! hahahhaa
    Que homem lindo, pela misericórdia! Pensando seriamente em assistir a série mesmo antes de ler ao menos o primeiro livro só pra usufruir mais daquela beleza! hahahahhaa

    Bom, chega de fogo, né? hahaha

    Sobre o post, muito bom! Muitas pessoas realmente se confundem na hora de ver a classificação dos livros. Os únicos que não costumo ler são YA e sick-lit, o resto eu leio, principalmente NA e thriller! Um thriller MUITO bom é A Garota no Trem, já leu?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando a me cansar de sick-lit, mas sempre acabo me rendendo a algum título, rs.

      Excluir
  16. Muito bom esse post Ale, realmente é super útil!
    Ainda mais com as mudanças que vieram ocorrendo, existem momentos que ficamos perdidas nos gêneros dos livros hahaha
    Gosto da maioria, mas os thriller são meus preferidos. A garota exemplar também marcou bastante para mim.
    Beijos
    http://lovelyplacee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Meus favoritos são Distopia e Drama, Ale! Sick lit eu evito um pouco sabe, rs. E tem os romances é claro, pra mim todo livro precisa de um pouco de romance XD
    bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ale!
    Os gêneros que mais leio são Distopias, Thriller, Fantasia, Horror, Terror e Steampunk.
    Tá, eu leio quase tudo! kkkkkkkkk
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Alê,
    Que ótima a ideia da postagem, amei.
    Ainda confundo um pouco o New Adult, mas é pq preciso ler mais haha
    Thrilles adoro, geralmente só fecho o livro depois que descubro quem matou kkkkkkkk

    tenha uma ótima quinta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Oi Alê!
    Adorei o post, fiz um parecido no Blog a um bom tempo, é sempre bom
    trazer assuntos informativos né? E cada dia surgem mais subgêneros que
    ficamos perdidos haha
    Ah, e fiquei feliz de ver que mais alguém acha a literatura de Nicholas Sparks e
    Jhon Green beeeem parecida haha

    Um beijo!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim, né? Eu já desisti de ler Nicholas Sparks parece sempre a mesma história, rs

      Excluir
  21. Oi Ale, gostei da ideia do post. Sempre me confundo e não sei definir os gêneros, isso me ajudou bastante.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    Participe do sorteio do blog!

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post! Meu gênero preferido é o chick-lit, mas também gosto muito de drama. Não conhecia o termo sick-lit, mas também gosto de alguns livros com essa temática.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e ajudado a conhecer mais termos literários. ;)

      Excluir
  23. Amei o seu post!
    Gosto de posts assim que esclarecem a curiosidade do leitor e ajude nos situar nesse mundo repleto de gêneros, inclusive costumo fazer posts assim também.
    Os meus favoritos dos que você citou são: chick-lit, YA, NA, fantasia, distopia e drama. Além do Sick-lit, que aliás é a primeira vez que vejo o nome, e descobri que gosto muito.
    Parabéns pelo post.

    blogquerida.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  24. Adoro todos os gêneros!! Muito boa a explicação, eu não sabia o que era sick-lit, adorei post!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ale! Tudo bem? Como ainda não li "Como Eu Era Antes de Você" pulei para esse post, para não passar batido pelo seu blog e não deixar nenhum comentário rs Gente, adorei conhecer melhor cada gênero! Amo Thriller, Drama, Distopia, Fantasia e Young Adult. Agora uma dúvida: meu conto se encaixa em qual gênero? O enquadrava em YA, mas percebi agora que a idade dos protagonistas é um pouco avançada rsrs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023