Resenha: O Doador de Memórias

Oi Pessoas!

Hoje a resenha especial sobre o “O Doador de Memórias”, primeiramente, vou falar sobre o livro. Escrito por Lois Lowry, publicado pela Editora Arqueiro, e que me deixou com grandes expectativas.

A história de Jonas é retratada de forma muito bem construída, numa sociedade onde não existe dor, desigualdade ou guerra, priva os cidadãos de conhecerem o amor e as alegrias, ou seja, a Mesmice. Tudo é controlado pelos Anciãos e caso você comece a despertar sentimentos (o que é comum na adolescência), você é obrigado a tomar um remédio para inibir a verdadeira essência do ser humano.

Aos 12 anos, Jonas recebe a sua ‘profissão’, qual será sua incumbência na sociedade. E para sua surpresa, ele será o Recebedor de Memórias. O Doador irá passar para Jonas toda a carga intelectual do ser humano, todos os conhecimentos e ensinamentos que puder. Dá para perceber que nem tudo é tão fácil quanto parece? Existe a dor que Jonas desconhece, e ele começa a abrir os olhos para a sociedade em que ele achava ser ‘perfeita’.

Gostei muito da construção da história, o livro é muito envolvente. Mas vou ser sincera, não foi nem a falta de romance que me atrapalhou a leitura, o que realmente fez minha opinião cair sobre o enredo foi o final. Ok. Muitos vão dizer: ‘é uma série, Ale’, mas isso não justifica (para mim) por três motivos:

1º) Não existe o segundo livro no Brasil ainda;

2º) É outra história, na mesma sociedade. (Me corrijam se eu estiver errada, pois, foi MUITO difícil encontrar informações conclusivas sobre os livros da Lois. São 4 livros, porém com histórias diferentes, não seria a continuação da história do Jonas e sim com outros personagens);

3º) Não precisa de um segundo livro, preciso apenas de um final coerente e claro! Não fiquei com ‘gostinho de quero mais’;

Agora, antes de fazer vocês desistirem de ler, vamos falar do filme “O Doador de Memórias” que está no cinema! E gente! Foi melhor do que eu imaginava! HAHAHA

Um filme corrido para quem leu o livro, mas a Fiona, Jonas e o final realmente fizeram minha opinião melhorar. Ok, terá uma continuação. Algo que eu realmente não queria e não achava necessário pelo livro, mas o filme merece sim.

Já vi mil críticas negativas pela internet, mas eu gostei. Foram fiéis até o ponto que deveriam ser, mostrar a sociedade após a tomada de decisão do Jonas foi algo que mais me agradou. (Viram meu cuidado para não dar spoiler? HAHA, como isso é difícil!).

E vocês? Foram ao cinema? Me contem tudo!

- Ale

Sensação Após o Término do Livro: Esperava mais!

Avaliação do Livro: ♥ ♥ ♥  

O Doador de Memórias
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Média de Preço: R$24,90
Quantidade de Páginas: 185



Comentários

  1. Oi Ale, tudo bom??
    Eu ainda não li o livro, e também fiquei mega confusa quando soube que não tinha continuação dele aqui no Brasil (apesar do livro ser de 1993) e fiquei mais confusa ainda com essa história de que os protagonistas dos próximos livros serão outros personagens oO Enfim, uma confusão só.

    No entanto, fui ao cinema e assisti ao filme e bem... Eu adorei! Fiquei muito feliz com a produção e os efeitos usados. O recurso b&w, que dificilmente é usado em grandes filmes comerciais, insere o expectador naquela sociedade sem graça e sem vida... Achei muito bom! Também fiquei meio frustrada com o final, mas vai saber, né? rs!!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Venha participar do sorteio do livro "Pó de lua" autografado pela autora!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu estava com muita vontade de ler esse livro, adoro distopias e a premissa dele me chamou bastante atenção. Eu sempre prefiro ler o livro antes para depois assistir o filme, mas depois de sua resenha fiquei mais inclinada á assistir o filme primeiro.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale, como vai?
    Eu gostei muito do livro, diferente de você fiquei com gosto de quero (muito) mais. O filme também foi muito especial pra mim e estou vendo o pessoal falando super bem dele.
    Eu sou amante de distopias, então sou suspeito para me manifestar, rs.
    Beijos,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  4. Nooossa to louca pra ler esse livro, ainda mais agora com o filme!! Mas ele tá na fila dos milhares de livros que eu ainda quero ler esse ano hahaha Adorei a postagem!! Beeijoss, Gabi!!

    http://fofocasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pela primeira vez vejo alguem falando bem do filme e dizendo que 'não curtiu' tanto o livro. Já fiquei curiosa =D beijos

    http://www.baladecaramelo.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Ale =)

    Estou com esse livro no Kobo a algum tempo, mas admito que estou enrolando para ler rs...
    Acho que vou assistir primeiro ao filme e se gostar leio o livro rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler este livro também, parece ser bom. É uma pena o final não ter sido como esperado!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei a sua resenha amiga, eu acho o enredo desse livro muito interessante e tenho muita vontade de conhecer, mas acho que prefiro ver o filme primeiro. hahahaha
    Mil Beijos!
    pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o filme Gabi, mas aí não precisa ler! HAHAHA
      Estou sendo sincera!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi,

    Tá pipocando resenhas sobre a obra tanto o filme quanto o livro, eu ainda não vi nenhum dos dois... Confesso que seus pontos sobre o livro me tiraram a vontade de ler, então acho que vou ficar só com o filme mesmo :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tenho o interesse de ler/ver esta história. Não me chamou a atenção, juro!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii Ale. Ainda não pude ler o livro e nem ver o filme. Mas estou com muita vontade. N conheço muitas distopias ( na verdade estou lendo a primeira), mas achei essas premissas bem legais. E tbm ja tinha ouvido falar que o filme eh melhor que o livro. Isso eh dificil neh? hehhehe, beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo Gih, mas consegui achar um exemplo! HAHA
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Ale!
    Gostei bastante da sua resenha, ainda mais as explicações sobre o final. Tem muitos livros que são séries mas poderiam ser um livro só.
    Não li o livro ainda, mas quero ver o filme!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Alê,
    Que estranho isso das continuações, deveria seguir.. pelo menos para informar sobre o personagem, sei lá O.o

    To doida para assistir o filme!

    P.S: Somos duas, participo de todas promos no Skoob também haha
    Ganhei uma vez!

    bjs e tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Nana! HAHAHA
      É super difícil ganhar lá né?
      Beijos

      Excluir
  14. Oi Ale, tudo bem?
    Recebi na livraria o primeiro capitulo do livro, mas ainda nem peguei para ler, porém to bem curiosa.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, leia o primeiro capítulo, já dá pra ter uma ideia pelo menos da escrita da autora né?
      Beijos

      Excluir
  15. A história em si me chamou muita atenção, mas essa capa... ninguém merece. Acho que por esse motivo ainda não comprei o livro, na esperança de lançarem com outra capa, porque essa não dá...

    Ótima resenha
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros que se passam em sociedades alternativas, com um quê de distopia. A história parece muito interessante; não consigo imaginar um mundo sem sentimentos!
    Quero muito ver o filme!
    Beijos, Cyn
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Alee!!
    Eu fiquei curiosa para ler esse livro, mas nesse momento eu estou a procura de livro românticos, sabe?? Mesmo que eu goste de livros distópicos.
    Então eu fico para o filme mesmo haha
    Adorei a resenha!
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Ale!
    Vi m uita gnt reclamando do final do livro tbm! E tem continuação, mas com outros personagens, rs. Eu não ia gostar nada disso!
    Quero ver o filme primeiro pra ver se gosto da história, parece ser uma distopia bem legal!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    // tem MEGA SORTEIO rolando: 9 livros, 3 ganhadores! //

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Pelo menos não fui a única que achou o final ruim né?
      Beijos

      Excluir
  19. Se quer romance, fuja do Doador de Memórias Fer! HAHAHA
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei esse livro, não pela história em si mas pela crítica oculta nele. A visão do paradoxo de uma sociedade, entre segurança e liberdade, a questão dos sentimentos, a mesmice, etc...

    ResponderExcluir
  21. Atenção por FAVOR,

    Isto é para informar ao público em geral que o homem ou a mulher que são saudáveis e 100% sérios na venda de seus rins devem entrar em contato urgentemente com o Minot Center. Como temos muitos pacientes que estão aqui para transplante de rim, você está procurando por uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro devido a quebra financeira e nós ofereceremos US $ 550.000 para o seu rim. Meu nome é Doutor Brad Hilaman, sou representante no Hospital Memorial Dosher. Nosso hospital é especializado em Cirurgia Renal / transplante e tratamento de outros órgãos, também lidamos com compra e transplante de rins com um doador vivo e saudável. Se você está interessado em vender seu rim, por favor, não hesite em nos contatar via e-mail: doshermemorialhospital1@gmail.com

    Email: doshermemorialhospital1@gmail.com
    Ou whatsapp: +2348110652559
    Dr. Brad Hilaman.

    ResponderExcluir
  22. Isto é para informar o público em geral do sexo masculino ou feminino que são saudáveis
    e 100% sério em comprar ou vender rim, você deve com urgência
    Contate-Nos . Como temos muitos
    pacientes que estão aqui para transplante de rim, você está procurando por um
    oportunidade de vender um de seus rins por dinheiro devido a finanças
    quebrar ou pagar sua dívida, e nós lhe ofereceremos $ 500.000,00 USD por um de seus rins. Minhas
    O nome é Doutor David Mike, sou Nefrologia neste hospital
    HOSPITAL DE TRANSPLANTES. Nosso hospital é especializado em rins
    Cirurgia / transplante e tratamento de outros órgãos, também tratamos da compra
    e transplante de rins com um doador vivo e saudável.
    localizado na Índia. Nigéria, Emirados Árabes Unidos, EUA e todas as partes do
    país. Se você estiver interessado em comprar ou vender rim, por favor
    não hesite em nos contatar por e-mail no Hangouts: doctordavidmike@gmail.com

    Nota: Internet, há muitas pessoas com motivos diferentes, então
    Por favor, seja sincero e verdadeiro, trata-se de salvar vidas, Best
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  23. Doador de rim necessário urgentemente no Hospital Apollo, oferecemos uma quantidade enorme de apenas um rim, entre em contato comigo através do número WhatsApp: +918122208392 E-mail: apollohospitalkidneydep@gmail.com


    Doador de rim necessário urgentemente no Hospital Apollo, oferecemos uma quantidade enorme de apenas um rim, entre em contato comigo através do número WhatsApp: +918122208392 E-mail: apollohospitalkidneydep@gmail.com


    Doador de rim necessário urgentemente no Hospital Apollo, oferecemos uma quantidade enorme de apenas um rim, entre em contato comigo através do número WhatsApp: +918122208392 E-mail: apollohospitalkidneydep@gmail.com


    Doador de rim necessário urgentemente no Hospital Apollo, oferecemos uma quantidade enorme de apenas um rim, entre em contato comigo através do número WhatsApp: +918122208392 E-mail: apollohospitalkidneydep@gmail.com


    Doador de rim necessário urgentemente no Hospital Apollo, oferecemos uma quantidade enorme de apenas um rim, entre em contato comigo através do número WhatsApp: +918122208392 E-mail: apollohospitalkidneydep@gmail.com


    Doador de rim necessário urgentemente no Hospital Apollo, oferecemos uma quantidade enorme de apenas um rim, entre em contato comigo através do número WhatsApp: +918122208392 E-mail: apollohospitalkidneydep@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023