Cinema: A Esperança - O Final

Olá amores!

"A Esperança - O Final" está oficialmente nos cinemas de todo o Brasil! Como estou de férias do trabalho, peguei a primeira sessão disponível (12:00 e eu já estava vendo Katniss apontar as armas para a Capital). E como uma fã bem empolgada, decidi começar a crítica do filme explicando os motivos pelos quais eu amo essa saga (ah, e o mais importante, sem spoilers, se você ainda não assistiu nenhum filme ou não leu nenhum livro, talvez eu possa te convencer a fazê-lo).


Jogos Vorazes não é uma simples história inventada por Suzanne Collins, há todo um enredo que aponta diversas críticas sociais, desde a desigualdade social, ao descaso e controle do governo perante sua população. A alienação do povo através do 'entretenimento' dos Jogos pode muito bem ser vista nos dias de hoje. Além de ser descrito no decorrer dos livros que a política seguida em Panem é a "Panem et Circense", ou seja, a famosa política Pão e Circo.

Outro fato importante que chama a atenção é a presença de uma personalidade feminina forte que precisa ponderar entre a razão e o coração, entre a necessidade de justiça e a segurança daqueles que ama. Katniss é um exemplo claro que precisamos saber lidar com as consequências de nossas escolhas, e nem sempre a melhor decisão pode nos trazer uma recompensa satisfatória.

E com isso o fator humano entra em cena. A protagonista não é 100% boazinha e nem vilã. Katniss não sabe lidar com seus medos, traumas e inseguranças. Em muitos momentos ela perde a paciência, é bruta, mas também sofre com a falta da irmã e quer a presença de Peeta, que sem julgamentos faz seu sono ser mais tranquilo... ela é real. Simples assim. E é exatamente isso que me encanta nessa saga, você vê a fragilidade e força de cada personagem.


Até mesmo o triângulo amoroso foge do óbvio. Enquanto na maioria dos livros, os homens sugam a personalidade da 'mocinha', fazendo o foco ser somente o amor e ponto final, Peeta e Gale sabem que Katniss os ama, mas não tornam isso uma briga de egos, eles sabem quais são as prioridades e focam em vencer a 'ditadura' da Capital. Sim, ela ama os dois, mas de maneiras diferentes, não vou contar a escolha da personagem, mas é descrito nos livros que Gale é o fogo e Peeta é a calmaria. (Sem spoilers, mas eu sou #TeamPeetaAlways)

Vamos para a parte do filme? Vale ressaltar que enquanto muita gente achou desnecessário o filme "A Esperança - Parte 1", eu gostei bastante e achei um grande acréscimo a personalidade abalada de Katniss. O livro 3, chamado "A Esperança" é sim dividido, porém em 3 partes diferentes, sendo elas: "As Cinzas", "O Assalto" e "A Assassina". Claro, a divisão de acontecimentos pode ter sido desigual na versão cinematográfica, mas não que isso tenha me atrapalhado na hora de assistir aos filmes.


SENHORAS E SENHORES, BEM VINDOS AO 76º JOGOS VORAZES!

"A Esperança - O Final" chegou para abalar os corações dos fãs. Enredo rápido, muitas vezes corrido, deixa passar emoções importantes para Katniss. Novamente sinto falta da participação de Sam Caflin como Finnick (o personagem tem uma história tão forte que poderia ser mais aproveitada, além da amizade que ele tem com Katniss, que novamente não foi explorada da maneira correta). Tenho consciência que muitas vezes eu só entendi o que estava acontecendo por ter lido o livro, as coisas passam muito rápido e é preciso prestar atenção em cada diálogo, cada ação dos personagens para não perder nenhum fator importante para o fechamento da história.

A interpretação do elenco está impecável. Jennifer como sempre arrasando e Josh muito centrado no papel de Peeta 'telesequestrado'. Diálogos fiéis aos livros e final arrebatador fecharam a franquia com chave de ouro na minha opinião. Um filme cheio de ação que não dá para ficar entediado. Efeitos muito bons (eu assisti em 3D, mas para ser sincera, não achei tanta necessidade desse recurso, o filme estava envolvente mesmo sem esse efeito) e história surpreendente (sim, deu para tomar alguns sustos, os bestantes e Tigris estavam incríveis!). Além da emoção... eu comecei a chorar logo no início do filme com o Finnick e Anne se casando (isso não é spoiler, está no trailer) e fui até a última cena. Alguém acredita que a segurança do shopping veio perguntar se eu estava bem? Sim, eu sai da sala bem emocionada! HAHAHA


O último filme da franquia trouxe ainda mais críticas sociais: guerra x humanidade. Algo bem presente nessa última semana com os atentados terroristas a Paris, não é? Mas a postura de Katniss nesse filme é o mais importante, pois ela toma consciência do que a revolução realmente significa. 

Ah, e não posso esquecer de elogiar a forma como os produtores fizeram a despedida de Plutarch Heavensbee, já que o ator Philip Seymour Hoffman morreu no decorrer das filmagens e ainda faltavam algumas cenas para gravar. Suas falas foram passadas a Haymitch e sua imagem foi colocada como holograma, mas nada que atrapalhe o filme. 


História muito bem construída e com apelo emocional fortíssimo. Eu gostei MUITO do resultado final. Sim, o livro ainda é melhor, mas é uma das poucas adaptações fiéis e que fizeram jus a obra original.

Agora me diz... o que achou? Animado com esse filme? Me conte nos comentários! Eu não acredito que a Saga acabou! Tomara realmente que façam um filme com os Jogos Vorazes do Haymitch, essa história nos foi apresentada no livro 2, "Em Chamas" e há grande apelo dos fãs para Francis Lawrence (diretor de A Esperança) adaptar mais filmes no universo de Panem.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 

- Ale

P.S.: Grande surpresa para os fãs de Effie e Haymitch nesse filme, hein? 
P.S.2: Nos créditos podemos ouvir Jennifer Lawrence cantando Rue Lullaby... emocionante para lembrarmos de como tudo começou! Assim que eu encontrar essa versão disponível eu coloco aqui para vocês ouvirem.

Comentários

  1. Lele, foi uma das melhores críticas que você fez, você se empolgou realmente e percebemos sua paixão por essa história. E você chorou bastante mesmo, fiquei preocupada com você, kkkk. Obrigada por me mostrar o quanto essa saga é ótima!
    Amo você filha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mãe! Por tudo, até me aguentar chorando no cinema, hahaha <3
      Amo você!

      Excluir
  2. Aii sim, hein? Não vi o filme nem vou ver. Infelizmente não li nada e nem vi nenhum filme. #choreilargado
    Mas vou conseguir ver um dia e ler também. Fiquei mais ansiosa com a sua resenha positiva.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Paloma! Quando tiver um tempo, assista e leia, vale a pena.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá flor, ainda não assisti o filme, mas já to ansiosa por um tal beijo entre a Effie e Haymitch <3
    Beijos.


    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Alê !!
    Eu sou simplesmente apaixonada pelos filmes *-*
    Não vejo a hora de poder assistir este último !!
    Mas quero muito ler os livros também !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que assistir, me conte o que achou.
      AH, e leia sim, os livros são melhores ainda.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Ale!
    Estou doida pra ver esse filme! O livro foi muito bom e é uma das minhas trilogias favoritas.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    ainda não vi o filme, mas parece ser bem legal, mas acho que não vou no cinema, meu marido não curti a trilogia rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ale!
    Hoje vou assistir essse filme e sua crítica me deixou bem mais ansiosa!!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Estou tão ansioso para conferir o ultimo filme da série mais ainda não tive tempo de ir ao cinema, não gostei muito do A Esperança Parte 1, espero que o final me surpreenda!

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o filme 2, está melhor que o Parte 1, isso está sim!
      Acho que vai gostar Robson!

      Excluir
  9. Oie Ale =)

    Vou assistir ao filme em breve, mas me incomoda muito que o Finnick não tenha sido melhor aproveitado nos filmes, já que ele além de ser o meu personagem favorito tem um papel importante na trama. Confesso que dos livros A Esperança foi o que eu menos gostei, mas estou bem ansiosa para assistir ao filme. Sei que vou chorar de raiva se algumas coisas foram iguais ao livro rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finnick é a minha maior dor... ele tinha tudo para se destacar, mas desde o filme 'parte 1' o deixam de lado... Mas me conta o que achou depois de assistir Ane. Beijos

      Excluir
  10. EU TO ENLOUQUECIDA PRA VER ESSE FILME! Na verdade eu já estava desde ano passado quando terminei de ver A Esperança parte 1 no cinema. E por enquanto todas as resenhas e críticas que ando vendo da conclusão da saga são positivas, o que me deixa ainda mais animada. Todo mundo curtiu a força da Katniss, o modo como os personagens terminam e tudo mais.
    Adorei sua resenha e só posso dizer uma coisa: preciso ir num cinema o mais rápido possível! kkkk
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU NECESSITO SABER O QUE VOCÊ ACHOU! HAHAHAHAH
      Você é empolgada como eu Mah! *-*

      Excluir
  11. Gostei da sua resenha. Trouxe aspectos novos que eu não conhecia sobre o filme.
    Estou ansioso por ver!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aiiiiii amiga que resenha maravilhosa! Sério, eu estou super emocionada aqui! Eu sou muito fan dessa saga mas só vou poder assistir o filme amanhã porque é feriado. Estou muuuuito ansiosa. Em breve também farei uma resenha sobre o desfecho da série no meu blog.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou lá no seu blog ler sua resenha, Gabi!
      Leve um lenço para o cinema, ok?
      Beijos

      Excluir
  13. Olá, parabéns pelo blog, estou te seguindo. Pode dar uma passadinha lá no meu?
    Link do blog: http://sacoliterario.blogspot.com.br
    Ah, lá tem uma tag bem legal que eu criei (Whatsapp literário) e sinta-se desafiada a respondê-la aqui, ok?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ale!
    Só quero dizer uma coisa: SUA POSTAGEM ESTÁ INCRÍVEL!!!
    Estou super ansiosa para assistir o filme e agora mais ainda depois do seu comentário sobre a Effie e o Haymitch <3
    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Depois que assistir me conta o que achou, especialmente essa cena Effie e Haymicht. Beijos Mariana

      Excluir
  15. Oi, Alessandra! Tudo bem? MENINA, QUE FILME FOI ESSE??? Eu amei! Simples assim. Vibrei, assustei e me emocionei. Foi uma adaptação fiel e digna de vários elogios. Para nenhum fã botar defeito! Adorei o seu post, que também ficou incrível! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filme para fã, né? Se preocuparam em agradar especialmente quem ama a Saga! *-*
      Beijos Tony

      Excluir
  16. Oi Alê o/
    Acredita que eu li todos os livros mas ainda não assisti nenhum filme da saga? :O
    Estou tão sem tempo que provavelmente só vou ver quando sair em dvd, assim assisto tudo de uma vez.
    Poxa, que pena que algumas coisas ficaram corridas. Mas também, acho que nem dá pra por tudo, as pessoas realmente deveriam ler os livros, haha.
    Nossa, morri na parte que você disse que o segurança veio te perguntar se estava tudo bem hahaha.
    Beijos!

    http://www.claramenteinsana.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Corre para assistir porque é fiel siiiiiiiiiiim!
      Depois me conta o que achou!
      Beijos Duane

      Excluir
  17. Eu não acompanhei a saga Alessandra, então fico meio por fora de todos os acontecimentos...

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Mas coloquei os motivos para você assistir Camila ;)

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Acredita que ainda não li os livros nem assisti os filmes da série? Por isso evito saber muitos informações a respeito, pois pretendo iniciar a leitura em 2016.
    Espero não me decepcionar como ocorreu com outros livros que foram um sucesso por parte de muitos leitores.
    Já estou seguindo ;)

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sávio. Depois me conte o que achou... apesar que espero ler sua resenha em 2016!

      Excluir
  19. Oi, Alê!
    Sou fã de carteirinha dessa trilogia.
    Gostei de Jogos Vorazes, Me apaixonei por Em Chamas e vibrei e chorei em Esperança.
    O post ficou maravilhoso.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que filme foi esse, hein Ale?
    Estou no chão, encolhida no cantinho chorando até agora. Acho que perdi um pedaço de mim no cinema, um pedaço que não pertence mais a mim. Eu queria fazer um post no blog sobre o filme também, mas acho que ia acabar chorando igual ontem, quando o filme acabou. Ainda estou chocadérrima, infelizmente "já acabou, Jéssica".

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse só você Natália... foi complicado... chorei do início ao final também. O difícil é saber que não terá mais!!!!

      Excluir
  21. SEM OR, não acredito que não vou poder ver esse filme hoje na estreia!!! Que ódioooo!!
    Beijos!

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi flor, tudo bem?
    Ain, adorei sua crítica.
    Eu assisti ontem mais ainda não estou pronta pra falar. Achei mais ou menos e mal sei explicar o motivo. Não me emocionei, apesar de achar as atuações impecáveis tive a impressão que faltou algo, não sei :'( Fora a plateia do cinema que eu fui, só tinha gente mal educada :x
    Não foi minha melhor experiência, pretendo rever mas não sei quando.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui logo ao meio dia, porque sabia que depois iria lotar e as pessoas são mal educadas MESMO. Na minha sessão tinha só 10 pessoas!

      Excluir
  23. Doida para ver esse filme <3 <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Que bacana, Alessandra... já tô com meu ingresso comprado a dias... mas só poderei ir na segunda-feira... Bom, saber q vc gostou do filme...super empolgada!!! gostei muito do seu cantinho... ja tô seguindo... hehehe

    livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  25. Estou louca para assistir logo o desfecho da série nos cinemas! Me parte o coração quando alguma série que é adaptada aos cinemas chega ao seu ultimo filme Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com o coração partido Lari!
      Principalmente por ser Jogos Vorazes!

      Excluir
  26. Oi Ale, tudo bem?
    Eu sou louco pela saga Jogos Vorazes, queria tanto poder ir ao cinema, só que a vida anda corrida e não vai dar... mas com certeza não vou deixar de assistir o filme.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Eu fico cada dia mais ansiosa pra assistir esse filme!
    Poxa, todo mundo comentando e eu ainda não vi.
    Os livros são meus queridinhos. AMO a Katniss! Ela é uma das melhores personagens femininas que já conheci e acho que ela é um exemplo pra essa nossa sociedade machista.


    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Eu adoro a trilogia, uma das minhas favoritas, fiquei desolada ao terminar A Esperança, mas confesso que estou cansada de ouvir tantas coisas a respeito da obra, desse modo eu quero esperar a poeira baixar pra ver o filme.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Inês, eu não consigo esperar a 'poeira baixar'... sou uma fã louca mesmo.

      Excluir
  29. Eu já li Jogos Vorazes e Em Chamas, mas estou adiando pra ler Esperança porque não quero que acabe. Vê se pode isso haha
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  30. Oi querida,
    Estou super ansiosa para assistir a esse filme quero muito ver o final dessa saga apesar de já ter lidos os livros.Com certeza e uma das minhas queridinhas.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza é queridinha... depois me conta o que achou Raquel.
      Beijos

      Excluir
  31. Oi Alê,
    Eu gosto do Francis Lawrence e fiquei empolgada para assistir essa série...apesar de não ter lido.
    Gostei bastante do primeiro filme, tava sozinha no cinema, me escondendo pra ninguém me ver chorando por causa da cena da Rue hahaha
    Ainda não assisti os outros, mas quero muito saber como termina e você só me deixou mais ansiosa.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cena da Rue é uma das mais emocionantes mesmo. :(
      Assista aos outros e me conte o que achou.
      Beijo Nana

      Excluir
  32. Oi Ale!
    Adorei ver que você reparou na Rue Lullaby também. <3 Fiquei super emocionada nesse momento!
    Também assisti no dia 18 e ainda não acredito que acabou. Certamente vou ao cinema mais uma vez!
    Concordo que o 3D tenha sido bem desnecessário, não acrescentou em nada.
    Diferente de você, preferi os filmes de A Esperança do que o livro, mas estou 100% satisfeita com a saga de maneira geral. <3
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero assistir de novo e de novo e de novo. Mas dispenso o 3D, rs.
      Beijos Priih

      Excluir
  33. Menina, n faço a menor ideia se irei chorar com esse filme! Kkk Eu aplaudo de pé o mundo criado e as críticas da autora! Eu sempre gostei tbm da posição da Katniss em relação aos meninos, mas me decepcionei um pouco com o q a autora fez em A esperança, podia ter sido um pouco diferente.
    Sou fã da Effie e do Haymitch, agora fiquei curiosa! Acho q se for pra chorar no filme, vai ser por causa do Finnick XD
    Mais um ótimo post, Ale!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é sempre uma querida, Carol! Acho meio impossível quem gosta do Finnick não chorar, rs.
      Beeeijos

      Excluir
  34. Me condene, mas eu ainda não consegui passar do primeiro filme.Normalmente, não leio e nem vejo esse gênero sabe?Eu comecei a assistir o primeiro filme e dormi HAHAHAH, mas ok..vou assistir até o final, tanto porque meu namorado também quer! :)
    A premissa é muito boa.


    Beeijão <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou dessas que dormem em Star Wars, então não julgo! HAHAHAHAH

      Excluir
  35. Oi Alessandra, eu to doida pra ver esse filme, eu acabei passando a gostar muito de Jogos Vorazes, desde o primeiro filme, só não sou fanática rsrs. Olha, adorei conhecer seu blog e já to seguindo, se puder me segue tb, bjus!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023