Uma Amiga Indicou..."Um Dia"

Olá pessoas!

Mais um post da coluna "Uma Amiga me Indicou..." e dessa vez a resenha é sobre o livro "Um Dia" do David Nicholls publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. A Carol do A Colecionadora de Histórias sabe que eu amo romances, então não podia ter escolhido livro melhor e pela primeira vez, vamos juntas fazer um post duplo! Siiiiim \o/




No decorrer da resenha, teremos a minha opinião e da Carol, ou seja, vocês vão conseguir ter duas visões de uma mesma história. Espero que gostem! Vamos a sinopse?

Emma e Dexter são melhores amigos desde 1988, uma amizade muito sincera e diferente do que vemos nos livros atualmente. Eles precisam lidar com a distância e um amor platônico, difícil de realizar. Mas o que me encantou foi a forma como esse amor surge. Foge totalmente dos padrões de romances que li. 


"Sabe aquele livro que só de ler a primeira página você já sabe que vai gostar? Foi assim comigo ao começar a ler Um Dia. Fazia tempos que eu não lia algo tão romanticamente bom. (Carol)"



O livro narra diferentes passagens da vida de ambos, todos no mesmo dia (15 de julho) e conforme os anos passam, o relacionamento é construído de forma muito harmoniosa (não consegui encontrar outro adjetivo, tudo é natural entre Emma e Dex), porém irritante. Sim, diversas vezes as atitudes dos protagonistas nos deixam pensando: ‘larga de ser burro e a agarra!’.


"Nosso problema, é que sempre achamos que vai ter uma coisa mais pra frente, mais pra frente, mais pra frente... Nunca estamos satisfeitos, nunca valorizamos o que temos, o presente. Sempre complicamos a vida ainda mais. Um Dia nos mostra isso perfeitamente.(Carol)"


Eu já havia assistido ao filme e fiquei com medo de não me apegar a história pelo fato de já saber o final, mas isso não aconteceu. O final conseguiu ser aquilo que eu queria que fosse. Não posso falar nada para não dar spoiler! Só digo que: leia e se emocione! Os diálogos e pensamentos são sinceros e envolventes. Não há perfeição e isso me encantou.

E acho super válido assistir ao film sim. Anne Hathaway e Jim Sturgess fazem uma Emma e Dexter perfeitos! Não tinha como ser melhor.


"Amei o jeito de escrever do David Nicholls: de um modo simples e direto, mas também bonito e subjetivo. Ele foi genial ao escrever esta história. Como diz uma das críticas no livro "Todos os leitores vão se apaixonar por Um Dia, e todos os escritores vão desejar tê-lo escrito". Eu desejei, meu queridos. Definitivamente. E sei que não tenho "status" pra dizer isso, mas considero a obra um clássico moderno da literatura! (Avaliação: 5,0 ) - Carol"




Sempre pensei que David Nicholls fosse quase um Nicholas Sparks, mas me surpreendi positivamente. Não chorei como esperava, mas foi bem tocante. Um enredo cheio de lições e aprendizado, com toda a certeza.

Em breve, trarei mais dicas da Carol. Deixe seu comentário se já leu ou quer ler, hein? Gostou da resenha 'dupla'?


Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)

- Ale

Comentários

  1. Oi, Ale!
    Eu ainda não vi esse filme e nem li o livro justamente por achar que seria parecido com o Sparks. Ainda bem que você tirou essa dúvida de mim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ale!
    Já postei tbm! Adorei a forma que vc fez *-*
    Fici feliz que vc tenh gostado de ler, eu nem vi o filme mas acho que lê-lo é uma experiência bem única.
    Rumo a muitas mais resenhas duplas! \o/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro ainda, apesar de ter acompanhado uma amiga à livraria pra comprá-lo, mas vi o filme e é o máximo, cativante, emocionante, o final é inesperado. Que bom que ter visto o filme primeiro não estragou a sua leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente o filme estraga né Neli? Mas tive sorte com essa leitura!

      Excluir
  4. Oi Ale,

    eu queria muito ler mas tinha desanimado por já ter visto o filme.
    Vou botar de volta na lista.
    Adorei a resenha dupla!
    beijos

    http://tear-de-informacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amoooo esse livro, ele é um dos meus favoritos! Valeu muito a pena ler! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é um dos meus favoritos, super recomendo. Um beijo amore.

    >>Vi e Não Resisti<<


    ResponderExcluir
  7. Oi, Ale! Tudo bem? Já vi o filme "Um Dia" e gostei muito do que vi, só aquele final que é bem sem graça, né? rsrs Achei bem broxante... Mas enfim, adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. ALê minha queridaaaa
    que saudade de vir aqui <3
    tava lendo seus comentários super mega ultra positivos sobre batman e confesso que foi a primeira resenha super mega ultra power positiva que li, deu até uma pontinha de vontade de assistir - recebi tanto spoiler que não sei se vou ver no cinema, a mesma coisa que fiz com o Deadpool, mas vou assistir, é claro! Vou tentar convidar o pessoal aqui em casa, será que topam? To super a fim de ver como ficou - superman ficou em segundo plano gente? Henry C. seu lindo, não foi dessa vez, é isso mesmo?
    Falando em mulheres e pessoas, a senhorita leu Um dia e fico feliz que tenha se apaixonado - eu não me apaixonei tanto pela historia quanto pensei que fosse... (to assistindo uma longa jornada do tio Nick na tv, gente que lindeza que ficou!! ) mas ´sem duvidas é um livro ótimo e cheio de quotes... Confesso que meu humor ficou muito, mas MUUUITO destruido quando o li, e principalmente com aquele final que PELO AMOR DE DEUS NÉ DAVID NICHOLS?
    Como funciona essa coluna alê??
    Acho que já vi mas não me lembro...

    Minina, essas suas resenhas de Outlander, A-D-O-R-O!!!
    E parabens pela parceria viu <3 voce merece!!!!! :D quero mais novidades e quero sorteio (sera que rola?? diz que simmm pleaseeeeeeee rsrsrs)

    Um grande abraço!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam!!!! As resenhas duplas acontecem porque esse livro foi indicação da Carol. Nós temos um projeto que uma indicar a outra livros/filmes/series. E a coluna acontece uma vez por mês.

      Excluir
  9. Oi Ale,
    Adorei essa resenha dupla ♥
    Ainda não peguei para ler o livro, comecei assistir o filme mas parei na metade, pois estava meio chato. Mas mesmo que não tenho curtido tanto o filme, quero o livro e tirar minha conclusões.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito do filme, parado porque não tem ação. Mas lindamente romântico hahaha

      Excluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas já assisti ao filme e gostei muito (apesar do final).
    Gostei muito da resenha e essa ideia dos comentários de quem indicou o livro é muito legal!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juh! Vamos trazer mais resenhas duplas se vocês gostaram.

      Excluir
  11. Oi! Eu nunca li o livro nem vi o filme, mas é uma história tão elogiada que quero ainda quero conferir.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oiiii Ale :D
    Ah, adorei essa resenha.
    Eu assisti só o filme e também fico pensando se vale ou não ler, já que conheço o fim. E também já li muitos comentários de que o livro não é bom e bla bla bla ~sempre tem né hahah~
    Mas se você diz que vale a pena, vou colocar na listinha! s2
    Bj


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um romance bem discursivo, então precisa estar animada a ler, Jess

      Excluir
  13. Oi Ale!
    Eu adorei a sua resenha e vi que vc gostou muito do livro.
    Já tentei ler "Um dia", mas desisti. Achei o autor muito descritivo, senti falta de mais diálogos e também não gostei do Dexter. Acabei encostando ele na estante, mas sempre ouço comentários tão positivos sobre o livro, que talvez tente ler novamente.

    Um beijo,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, oi Alê!
    Adorei a resenha em conjunto, o livro parece ter uma história bem legal, por isso não vi o filme ainda. Olha que coincidência, ele me foi apresentando e indicado pela minha best, que se chama Alessandra <3 hsuahusa
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  15. Oi, tenho muita vontade de ler esse livro, agora então rsrs

    www.aconchegodasmarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ahhhhhhhhhhhhhhhhh! Posso gritar mais, Ale?
    Vem cá, me dá um abraço!
    Esse é o meu livro predileto da vida, o Nicholls é meu autor internacional predileto.
    Tenhoa uma relação de amor e amor profundo com essa história. Amo demais Emma e Dexter. Leia, leia, leia... Sinta-se feliz e me conte tudinho depois.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos bem parecidos hein Diego? Hahaha não tenho Nicholls como meu favorito, mas ele é melhor que o Sparks hahaha

      Excluir
  17. Eu sempre tive um pé atrás com Um dia devido várias opiniões divirgentes a respeito, e as pessoas jogam spoiler na minha cara sempre rsrs mas eu pretendo dar um chance rsrs
    Otimo post alee

    Beijoo
    http://www.depoisdevoar.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogar spoiler é maldade, né? Dê uma chance e livre-se de opiniões alheias ;)

      Excluir
  18. "Os diálogos e pensamentos são sinceros e envolventes. Não há perfeição e isso me encantou." SIM SIM SIM, acho que isso é o principal em Um Dia. É tudo muito verdadeiro, real, possível. Amo essa história, amo esses dois. Mesmo com partes tristes, não deixa de ser linda ♥

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023