Livro: Um Lugar Bem Longe Daqui

Olá amores,

Como estão? Vamos falar sobre o livro do momento? "Um Lugar Bem Longe Daqui" é uma obra escrita pela Delia Owens e publicada aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Para quem tem interesse, também foi uma das escolhas de Reese Witherspoon para o seu clube do livro.



Nessa obra, conheceremos a triste e isolada vida de Kya, ou também como conhecida por todos na cidade a "Menina do Brejo". Após ser abandonada pela mãe, irmãos e pai (todos enquanto ainda  era criança), a garota precisa sobreviver no pântano que é onde mora, totalmente isolada da cidade. No decorrer dos anos, Kya se envolve com dois rapazes e como a sinopse oficial mesmo diz: o inesperado acontece. 

TODOS idolatram esse livro e eu precisava saber o real motivo. Não me arrependi. "Um Lugar bem Longe Daqui" é intenso, com a carga dramática alta e que deixa o leitor incomodado ao ver uma criança inocente pagando por erros de outras pessoas. A vida de Kya nos é detalhada para impactar. É impossível não ficar com o coração apertado por essa pequena. E como eu mesma disse para uma amiga, o que mais mexeu comigo foi o fato dela se acostumar com os abandonos. Para ela, é normal todos irem embora, já que é a única realidade que conhece. 

Conforme os anos vão se passando, algumas pessoas surgem e é inevitável ficarmos com medo por ela. Sabe aquele tipo de personagem que você só quer abraçar e dizer que tudo ficará bem? Dizer que a culpa não é dela. Dizer que ela é mais forte do que pensa simplesmente por ir contra todos ao permenecer sozinha para (enfim!) ser quem ela quer/ama ser, a garota que brinca com as gaivotas e valoriza a natureza. Pois bem, essa é nossa Kya. 



Temáticas como família e amadurecimento são recorrentes, porém acredito que o que mais vale o destaque é o preconceito. Tanto Kya (sendo excluída e taxada como selvagem) quanto Pulinho (o senhor negro dono de um posto que sempre a ajuda) são alvos de críticas e julgamentos. Sempre excluídos e a margem da sociedade, tiramos várias reflexões sobre o que poderia ter sido o futuro de ambos caso tivessem as mesmas oportunidades do que o restante da cidade. É para se pensar...

Intercalando o passado e o futuro, gosto muito da autora projetar um futuro para os personagens. Vemos todo o desenrolar da vida de Kya, Ma, Jodie, Pulinho, Tate... Por mais que algumas pessoas desapareçam no meio da história, ficaremos sabendo seus finais. Ponto muito positivo, pois isso mostra o quanto a história é fechada e coerente.  

O livro também tem uma pegada no suspense que completou o drama inicial muito bem. O ritmo de leitura acelera para sabermos o desenrolar das problemáricas, afinal, Kya em toda sua simplicidade se torna um alvo e precisamos saber qual sua verdadeira história. Não quero falar muito, pois não quero influenciar ninguém, só digo que meu palpite estava errado, rs. Ou seja, outro ponto positivo: o final foi surpreendente para mim sim. 


Não dou nota máxima para a obra, simplesmente pelo fato de achar o início um pouco maçante por conta das descrições do pântano. Custei a achar um ritmo, porém quando o encontrei, não queria parar de ler até saber qual seria o desfecho. Delia Owens tem grande mérito por nos trazer uma história sensível e envolvente. Tudo aqui tem um motivo e você só perceberá quando chegar na última página.

AH! Mais uma coisa. "Um Lugar Bem Longe Daqui" virará filme com produção da Reese Whitherspon. Ainda não temos muitas notícias, mas as trarei para vocês sim. Acompanhem o instagram do blog que lá sempre posto as novidades. 



Espero que tenham gostado da dica de hoje. Acredito que seja um dos livros mais maduros e dramáticos que trouxe para vocês e isso só me provou uma coisa: teremos mais dicas do clube de leitura Hello Sunshine por aqui, porque já encontrei afinidade, rs.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (4,5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Alessandra como vai? Eu li esse livro mês passado e concordo com você que o início é maçante, mas depois a leitura é tão prazerosa, eu dou 5 para este livro, apesar do início ser maçante. Amei sua resenha, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gente, agora fiquei curiosa sobre esse algo inesperado na vida de Kya.
    E não sabia que ia virar filme...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns consideram parte da sinope, mas acho que você pode ler sem saber e descobrir conforme as coisas forem avançando.

      Excluir
  3. Oi Ale! Adorei a dica, faz tempo que não leio uma obra mais madura como esta e os livros do clube da Reese sempre me agradam. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Alê. Este livro está sendo bem hypado e fico feliz que tenha apreciado a obra. Parece ser um drama envolvente e bem construído. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    depois de ler sua resenha fui colocar esse livro nos desejados, parece ser uma história intensa e emocionante, fiquei curiosa para conhecer a personagem, parece ser realmente muito bom, que bom que gostou dessa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ale.
    A Intrínseca tem bastante romances maduros em seu catálogo mesmo. Eu gosto mas só para ler de vez em quando, mas já fui muito fã antigamente. Gostei de saber que o livro tem finais para os personagens, porque isso é uma coisa que me incomoda muito em grande parte das histórias. Se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ale!
    Tenho visto muitos comentários sobre esse livro e estou bastante curiosa para conferir. Apesar da ressalva do início ser um pouco maçante, acredito que todo o resto do livro compensa.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  8. Hey Ale! Tudo bem?
    Que clube de leitura é esse? E também fico super curiosa quando lançamentos são muito bem falados. Não conhecia essa autora e já coloquei o livro na minha lista!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem postagem aqui no blog sobre o Hello Sunshine, o clube de leitura da Reese.

      Excluir
  9. Oiiii,
    Confesso que depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro.
    Será um dos próximos, kkkkkk
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro e fiquei encantada pela capa e premissa. Gosto de livros que surpreendem no final! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ale!
    Fico curiosa pra ler tbm por todos esses elogios sobre o livro, só não sei qnd vai ser!
    Que bom que o final é fechadinho e surpreendente. Eu gosto dessa carga dramática e reflexiva. Talvez essas descrições do pântano me incomodem tbm no início do livro, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ale!
    Teve uma época em que só lia livros com uma carga dramática maior e mais maduro. Agora estou em outra vibe, mas vou anotar a ficar para quando conseguir aproveitar esse gênero de novo.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ale
    Eu vi muita gente comentando dessa leitura, mas ainda não entendi bem em qual categoria o livro se encaixa, ai fico com um pé atrás. Se for romance eu caio dentro KKK
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem romance, mas não é o foco do livro. Acho que é um drama, Mi.

      Excluir
  14. Estou vendo muitas pessoas postarem resenha desse livro. Achei a premissa interessante, gostei de saber também que vai virar filme.
    Bjus,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III

Expectativas 2024

Melhores Livros 2023