Livro: Uma Questão de Química

Olá amores, tudo bom?

Hoje, a resenha é de um livro que chamou muiiitooo minha atenção pela sua temática feminista e uma protagonista inteligente: "Uma Questão de Química" da autora Bonnie Garmus, publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. Vale dizer que algumas famosas também panfletam bastante da obra: Brie Larson, Kristen Bell e Vera Fisher são alguns nomes


Sinopse: "Traduzido para 35 idiomas, Uma questão de química conta a história de Elizabeth Zott, uma brilhante cientista que vê sua vida mudar quando se torna a estrela de um programa de culinária na televisão.

Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão muito igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam diariamente. Parecem todos determinados a ir às últimas consequências para atrapalhar sua carreira.

Todos menos um. Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, é o único que vê Elizabeth além das aparências e a trata como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora.

Mas a vida é imprevisível como a ciência. Por isso, alguns anos depois, Elizabeth se vê criando a filha pequena com a ajuda apenas de seu cachorro e de uma vizinha e, por um capricho do destino, se torna a maior estrela do programa de televisão mais visto e adorado dos Estados Unidos, Jantar às Seis.

Sua abordagem incomum da culinária se mostra revolucionária e ela acaba virando o grande fenômeno da nação. Porém nem todos estão felizes com seu sucesso, porque, no fundo, Elizabeth não está apenas ensinando a cozinhar, mas desafiando as mulheres a pensar – e a transformar seu papel no mundo."


Minha Opinião:

"Uma Questão de Química" é um livro de mulheres feito para o mundo. Feminista, forte, com um enredo surpreendente e bem desenvolvido. Emocionante e inspirador. Ouso dizer até um pouco divertido, pois a escrita de Bonnie Garmus é deliciosa e bem humorada. Por mais que seja um drama/romance, o livro na verdade aborda uma trajetória repleta de superação, de amor e de coragem. Estou apaixonada e acredito ser uma história que todos deveriam conhecer.

Os temas abordados são atemporais e mesmo que estejamos caminhando para uma evolução social, é impossível não identificar alguns paralelos a sociedade atual. Não quero falar muito para não dar spoilers, porque realmente é uma história a ser descoberta aos poucos. Contudo, quero dizer que fiquei emocionada e inspirada. Dá até um orgulho de ter tido a oportunidade de conhecer essa história, não sei se faz sentido, já que é uma ficção, só que vejo como algo que poderia muito bem ser real. Ser mulher é mais do que servir ao marido, ser mãe ou ficar toda maquiada perfeitinha na sala de estar/cozinha. Ser mulher é sentir, é ser capaz, é lutar pelos sonhos e objetivos. Eu adorei essa abordagem!

E a adaptação do livro será lançada pela Apple TV em breve, hein? A série conta com a produção e atuação da ganhadora do Oscar, Brie Larson. Ela será a protagonista Elizabeth Zott que após encontrar seu amor em um renovamado pesquisador do instituto o qual trabalha, precisa lidar com os julgamentos e preconceitos da sociedade americana dos anos 60. Abaixo, deixaria algumas fotos já divulgadas:




Recomendo de olhos fechado, para todo os públicos!!!


Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5) - Maravilhoso!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Oi, Alessandra. Tudo bem? Parece uma obra bastante interessante para se desbravar, né?. Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Um Sábado feliz … Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,
    Quando lançou esse livro, eu fiquei de olho para ler. A capa chamou minha atenção também kkkk.
    Gostei muito da sua opinião e lerei.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oie, a capa não me chamou atenção, mas foi só conhecer a temática que gostei. Espero mesmo ler um dia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale! Abomino este pensamento que mulher tem que ser mãe e esposa, mulher tem que ser mulher e ela mesma. Já curti a premissa do livro e fiquei com muita vontade de ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale, tudo bem?
    Falou em feminismo e mulheres fortes, eu tô dentro hahaha!
    Adorei a temática do livro mas tô com medo da parte do drama e de descobrir o motivo pelo qual ela tá criando a filha sozinha.
    Assino a Apple TV e certamente vou conferir quando estrear.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ale! Tudo bem?
    Eu tinha visto a capa do livro, mas não conhecia e não lembro de ter lido resenha sobre ele. Acho que a sua foi a primeira.
    Gostei bastante da proposta do livro, é muito importante mostrar os preconceitos que a mulher sofre ao longo da vida. Mesmo que seja um retrato dos anos 60, a gente vive e sobrevive em meio a muitos julgamentos até hoje.
    A leitura deve ter sido maravilhosa e se tiver a oportunidade lerei.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    esse livro está na minha lista de desejado desde o lançamento, parece ser uma boa leitura, eu vi alguns youtuber falando bem e estou curiosa, nem sabia que iria ter uma adaptação e que bom que curtiu esse livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu sabia bem pouco do livro, mas já sabia que será adaptado com a Brie Larson. Adorei saber que o livro tem uma pegada meio divertida, pois pela época que se passa imaginei que seria mais serião.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ale, menina, eu não conhecia esse livro, mas já foi conquistada na capinha retrô. Depois de saber desse enredo todo, então.... Nusss. Eu, como mulher e cientista, já estou aqui dando pulinhos de ansiedade para conferir essa obra. E que legal saber que o livro irá para a TV tb. Que tudo!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir
  11. Oi Alessandra,
    Que legal que curtiu, parece um livro interessante. Daqueles para te tirar da bolha ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Alessandra, tudo bem?
    A sua é a primeira resenha sobre esse livro que leio, mas já achei a proposta interessante. Dica anotada!!


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu não tinha visto falar sobre esse livro ainda. Achei essa capa linda e o enredo é bem interessante. Eu entendo o que você quer dizer com ter orgulho por ter conhecido essa história. Felizmente é através de livros, e talvez mais ainda pelas suas adaptações que aos poucos as coisas vão mudando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Amor Corrompido

Últimos Assistidos #5

Série: Menajerimi Ara