Uma Amiga Indicou: Period. End of Sentence

Olá amores,

Hoje, é dia de "Uma Amiga Indicou" aqui no blog. Eu, Carol do 'A Colecionadora de Histórias', a Priih do 'Infinitas Vidas', a Carol do 'Caverna Literária' e a Pâm do 'Interrupted Dreamer' vamos trazer dicas totalmente emponderadas a vocês neste mês de março, afinal, temos que comemorar o 'Dia Internacional das Mulheres', não é mesmo? Sendo assim, o 'Estante da Ale' selecionou o documentário vencedor do Oscar, o chamado "Period. End of Stence" como destaque.



Talvez você já tenha ouvido falar sobre o tal curta metragem sobre menstruação que vem dando o que falar. A obra nos mostra como uma pequena vila rural em Delhi, na Índia, reage a menstruação e aos absorventes. Algumas famílias tratam o assunto como pecado ou algo impuro, tanto que as moças nesse estado, não podem nem entrar nos templos para orar. Algumas precisam até deixar a escola, pois não há infra-estrutura para uma simples troca de absorvente.


Ops. Ou melhor dizendo, paninhos. Pois lá, é usado qualquer tipo de tecido para colocar nas partes íntimas, não tem higiene ou proteção. É desesperador ver a situação na qual vivem. E o mais triste é que muitos agem como se aquilo fosse o correto. Há muita discriminação e falta de conhecimento. 


Com apenas 26 minutos de duração, o documentário impressiona. A falta de recursos e também a pressão que a sociedade impõe sobre elas é triste demais. Até porque não é abordado apenas o tema 'menstruação', vemos o quanto as mulheres ali são reprimidas, algumas citam o fato do casamento acabar com a possibilidade delas terem os sonhos realizados, ou acabar com a própria identidade da mulher. Já imaginaram algo assim? Parece algo distante da nossa realidade, mas para aquelas garotas é a única vida que conhecem.

Dirigido por Rayka Zehtabchi e produzido por Melissa Berton, o curta também nos mostra o início de uma produção de absorventes, as próprias mulheres da região se unem para trabalhar e dar uma condição melhor as outras. Afinal, como é uma vila precária, o valor do produto também é um fator decisivo na hora da compra. É inspirador ver a força e vontade de melhorar a vida. 

Nome do documentário em português é "Absorvendo o Tabu"

Quero deixar claro aqui que respeito muito a religião e a Índia como uma nação. Porém, eu realmente espero que esse seja o ponta-pé inicial para a temática deixar de ser um tabu e as mulheres do mundo começarem a ter acesso a infra-estrutura básica. Conhecimento é poder e elas precisam saber que não devem ter vergonha de nada. 

Desta forma, finalizo dizendo que todos necessitam assistir ao documentário e caso queiram ajudar, deixo aqui o site para arrecadar fundos e ajudarmos essas mulheres que passam por grandes dificuldades: The Pad Project.

- Alessandra Salvia




Comentários

  1. Oi, Alê!
    Realmente ainda existe muito lugar no mundo que acha menstruação algo de outro mundo e afins.
    Fiquei bem interessada no documentário. Vou pesquisar na Netflix.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,
    Assisti ao documentário e fiquei em choque 😧. Em uma das entrevista com rapazes, perguntaram se sabiam algo sobre a menstruação e um deles falou que era “doença” das mulheres! Como assim????
    Graças a Deus as mulheres estão se unindo e começando a mudar algo, que seja pela higiêne própria.
    Valeu muito ter assistido.
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ale! Tudo bom?
    Eu tô muito curiosa pra assistir esse documentário - o discurso das ganhadoras no Oscar me deixou !!!!!! porque foi divino.
    Imagino o quanto seja desesperador ver a maneira com que uma coisa que deveria ser corriqueira e até banal ser tratada como absurdo; a sociedade ainda tem muito que evoluir em MUITO que envolve a mulher, especialmente as sociedades mais conservadoras :/

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ale,

    Não estava sabendo desse documentário, mas é bem interessante o tema abordado, principalmente pela cultura que as pessoas seguem lá.
    Não sei se assistiria, mas vou anotar como dica.

    PS: Sobre o filme O Ódio que Você Semeia eu fiz o download do filme pela internet mesmo para assistir, pois por aqui o filme nem chegou nos cinemas na época.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Nossa Ale!
    Que bacana essa iniciativa de mostrar para o mundo como funciona... Muito interessante, de verdade
    Quero ver se consigo assistí-lo também

    Mas gente, é algo da mulher menstruar! Não é um pecado.. .Infelizmente por vezes semrpe é tratado como um tabu mas deveria ser algo wuper natural
    agora entendi porque ganhou para o Oscar
    :o

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ale
    Eu vi comentarem muito desse curta no Óscar mas confesso que não gosto muito desse tipo de comentário apesar dele ser realmente muito importante, principalmente para nós mulheres. Espero que quem assista possa gostar como você.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto, porque acho válido para vermos o que podemos ajudar a melhorar.

      Excluir
  7. fiquei impressionada, e existe um filme na netflix chamado PINK que fala da luta das mulheres na india contra a cultura do estupro. realmente é muito triste ver o que acontece no mundo. adorei o post. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não sabia da existência desse documentário. Fiquei chocada! Eu sempre procuro acompanhar conteúdos que tragam esse tipo de informação, porque acho importante a gente ter o conhecimento desse tipo de coisa pra podermos combater da maneira como podemos.
    Vou procurar esse documentário.
    Achei muito legal você ter trazido esse conteúdo.
    Muito obrigada!
    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu preciso conferir esse documentário! Vou colocar na minha listinha da Netflix, com certeza!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  10. Oie Ale =)

    Eu fico com a sensação que vivo em outro mundo quando vejo documentários do tipo. É difícil acreditar que em pelo 2019 existe regiões no mundo onde as pessoas não tem acesso a coisas tão básicas quanto um absorvente e principalmente ao conhecimento.

    É tão triste a realidade dessas mulheres, não só da Índia, mas em outros lugares do mundo. Onde ainda existem muitos tabus, mitos e inverdades sobre como o corpo feminino funciona.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alê

    Eu só fui conhecer o documentário no Oscar mesmo e adorei o discurso das responsáveis. Inacreditável que em pleno século vinte e um ainda existe esse tabu acerca da menstruação. Quero assistir!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ale.
    Eu não conhecia ainda e achei bem interessante. Talvez eu assista mesmo não gostando de documentários. Quanto ao assunto, não é preciso ir muito longe não. Quando vemos esse tipo de coisa achamos que só acontece longe, mas minha mãe morava em um sitio, interior do Parana e só veio conhecer absorvente tem uns 35 anos. Mais da metade da vida dela ela usava panos e chegou até a pegar doença por causa de moscas. Imagine panos, sangue e o calor de trabalhar na colheita de café. Aqui mesmo no Brasil ainda tem gente que não tem esse tipo de informação.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante esse documentário. Não conhecia e já fiquei muito curiosa para conferir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei da dica Alê. É quase que inacreditável que nos tempos atuais fe hoje a menstruação ainda seja vista como um tabu pelos países do mundo afora. Lamento muito por essas mulheres e pela situação caótica em que vivem e torço, do fundo do meu coração, para que um dia isso tudo mude. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ale!

    Meu deus, esse documentário é bem chocante mesmo. É triste ver como alguns países ainda se agarram à antigas tradições e cultura, e deixam de evoluir com isso. O fato das mulheres ainda serem reprimidas naquela região também é algo lastimável, tomara que um dia as coisas mudem!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi
    eu ainda não tinha visto esse documentário, deve ser algo chocante, pois algo tão normal em boa parte do mundo acaba sendo um tabu para eles e ainda tem a questão das mulheres que não possuem direito infelizmente.
    Parece ser interessante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ale, tudo bem?
    Amei sua escolha de obra para a coluna esse mês! ♥
    Achei o relato do documentário incrível e fiquei com muita vontade de ver. Deve ser chocante, mas também inspirador, ver o que essas mulheres passam e conquistam.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  18. Eu amo assistir documentário, ainda não conhecia esse, mas já quero assistir. Deve ser chocante, mas ao mesmo tempo faz a gente refletir!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  19. Eu nem tinha ouvido falar nesse documentário! Não costumo assistir muitos, mas como esse é curto, vou tentar dar uma olhada sim! Triste essa situação, realmente conhecimento é poder!
    Bjs Ale!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ale, tudo bem?
    Eu ouvi falar sobre esse documentário pela primeira vez na entrega do Oscar. Achei muito interessante e ao mesmo tempo fiquei um pouco chocada com a dificuldade das meninas. É tão triste imaginar que muitas mulheres ainda sejam tratadas desse jeito com tanto acesso à informação que temos hoje.

    hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Alê,
    Eu amei tanto esse documentário que assisti umas 4 vezes.
    Fiquei super feliz pelas meninas no Oscar, além por ter votado nelas no bolão haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Série: Menajerimi Ara

Últimos Assistidos #5

Livro: Xeque-Mate