Livro: A Abadia de Northanger

Olá amores,

Como estão? O clássico deste mês é uma das obras menos conhecidas de Jane Austen: "A Abadia de Northanger" publicado pela Editora Martin Claret cuja tradução foi feita pelo Roberto Leal Ferreira.

O livro foi escrito em 1803, porém sua publicação foi apenas 13 anos depois. Ninguém sabe o verdadeiro motivo desse longo intervalo, já que um livreiro chegou a adquirir os direitos para publicação logo após a conclusão do texto, mas a obra só obteve o devido reconhecimento após a morte de Jane. 

Como premissa central, temos Catherine Morland, uma garota que vai para Bath, uma cidade cheia de bailes e alta sociedade a convite do Sr. e Sra. Allen, amigos de seus pais. Lá, ela conhece Isabella e John Thrope, dois irmãos que se tornam próximos a ela. Isabella por uma amizade e John por um interesse amoroso, só que Catherine não quer nada com ele, seu verdadeiro amor é Henry Tilney. Vale dizer que a ideia original seria satirizar os livros góticos da época, tanto que a protagonista tem o hábito de ler muito e diversas vezes imagina sua vida como as das obras que lê tão avidamente

E foi exatamente essa paixão pela leitura que me fez gostar da Catherine. Ela é inteligente, sagaz, divertida... Sua criatividade é o que torna a obra mais dinâmica, pois, há uma jovialidade, uma descontração na protagonista que não é típica da autora. E por mais que isso tenha sido positivo, confesso para vocês que a premissa me parece mais atrativa do que realmente nos foi apresentado. Considero a obra mais animada da Jane e com mais potencial, só que novamente a escrita arrastada não deu muito certo comigo



O diferente aqui, é que a narração em terceira pessoa em diversos momentos 'quebra a quarta parede'. Nos sentimos inseridos na história. Isso anima, mas não se torna suficiente para empolgar a leitura até o final. Ou melhor dizendo, no início. Pois o começo da obra é bem mais arrastado, só melhor quando Catherine chega na Abadia a convite de Henry e Eleanor, aí sim as coisas ficam mais rápidas. Talvez a criatividade da personagem seja o motivo da agilidade, afinal, ela sempre acredita que seus romances podem vir a se realizar naquele ambiente propício e o leitor consegue até mesmo dar algumas risadas, rs.

Ah! Um dos pontos que queria destacar é logo no início quando a autora escreve um trecho defendendo a literatura escrita por mulheres, já que naquela época era muito comum a utilização de pseudônimos apenas para não haver o machismo contra as livros. Ou seja, Jane Austen não tinha medo de ser polêmica e colocar ideais feministas, mesmo não fazendo ideia da importância que isso teria



Minha edição da Martin Claret está maravilhosa e super recomendo para vocês a adquirirem. Além, é claro de se aventurarem em toda a jornada de Jane Austen. Não é fácil, mas é um grande orgulho quando concluímos cada livro.

Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5) - Muito bom!

- Alessandra Salvia

Comentários

  1. Olá, Ale.
    Eu quase comprei esse livro e os outros com essa edição esses dias. Mas fiquei em dúvida porque eu não gostei tanto assim dos livros da autora que eu li. E acho que esse é outro que não vou gostar também. Mas quem sabe eu compre porque eles estão tão lindos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale! Esse é o único livro da autora que tenho vontade de ler, sempre achei a premissa dele mais interessante do que a dos outros. Orgulho e Preconceito eu tive vontade, mas vi tanto sobre ele, que acho que não há mais nada que vá me surpreender. A sua nota me animou, A Abadia parece ótimo.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho a premissa dele mais interessante, é diferente né?

      Excluir
  3. Oi Ale, tudo bem?
    Acho muito legal o tom progressista da Jane Austen, que estava super à frente do seu tempo no que diz respeito ao espaço das mulheres. Isso me faz querer conferir suas obras! Achei a proposta do livro bem legal, talvez no futuro eu pare de enrolar e dê uma chance à Jane rs.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Ale, tudo bem?
    Que livro bonitão é esse? Socorro, meus dedinhos coçaram pra procurar hahahha
    Sabe que nunca li nada dela? Nem o clássico "Orgulho e preconceito", eu sei que todo mundo fala, inclusive vc e to com vergonha, mas é verdade HAHAH
    Já anotei aqui!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Até hoje não li nada da autora justamente por medo dessa narrativa mais arrastada, mas em contraponto as premissas dos livros e as resenhas também sempre acabam me atraindo. Esse livro da tua resenha eu não conhecia, mas admito que a premissa novamente me chamou a atenção, mas sua resenha já me alertou novamente para essa questão da narrativa lenta em partes do livro, então acredito que pensaria duas vezes antes de conferir a história.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    preciso começar a ler os livros dela, ainda não tinha conhecimento dessa obra, que bom que gostou da leitura apesar das partes arrastadas, parece ser bem interessante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale.
    Eu amo Jane Austen e é dela o meu livro preferido da vida: Orgulho e Preconceito, que já perdi as contas de tanto que li e reli. Além dele também li várias vezes Persuasão e Emma. Mas ainda não li a Abadia. Lendo sua resenha fiquei me perguntando o motivo, e nem sei explicar, só sei que preciso ler o quanto antes.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Ale,

    Essa edição está linda demais!
    Eu só li um livro da Jane que foi Orgulho e Preconceito e eu gostei da história, mas a escrita dela acaba me fazendo enrolar na leitura. Eu até quero os outros, mas não agora.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ale!
    Eu amo uma quebra de quarta parede. Pelo jeito compensou pelo início arrastado.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Amigaaaaaaaaaa que edição lindíssima, eu adorei a indicação, pois eu não conhecia esse livro e fiquei com vontade de ler essa história. Amei o post!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Amei demais esse livro, ainda não tinha visto nada sobre ele, mas depois de ler seu post é impossível não colocá-lo na minha lista de desejos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Primeiro, que edição LINDA!! Tô apaixonada!

    Eu não conhecia esse livro da autora, dela eu só li Orgulho e Preconceito. Eu acho muito fofinhos esses romances de época, pela forma como traduzem o amor naqueles tempos e tals, mas não sei se teria muita paciência para algo muito arrastado, como você disse que o livro é...

    bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  13. Oi Ale!
    Ta lindissima essa edição *--* Nunca li, mas amaria ter essa edição na estante!

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. ola tenho esse livro mas ainda não li
    ESPERO ler e gostar e que bom que é narrado na terceira pessoa .Para mim livros narrados em primeira pessoa parecem diario e eu ainda tenho um certo bloqueio em ler livros assim
    PARABENS pela resenha

    ResponderExcluir
  15. Oi Alê, estou babando nessa edição! E é um clássico que eu quero muito ainda ler, fiquei bem animada agora!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi Ale
    Esse é um dos meus favoritos da Jane Austen .Só perde para "Orgulho e preconceito". Foi um dos livros dela que a leitura fluiu bem rápido.
    Amei a resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  17. Oi Ale!
    Que lindona essa edição da Martin Claret!
    Só li Orgulho e Preconceito da Jane. Tenho a intenção de ler algumas outras obras dela sim, mas é um projeto de vida, não vai ser por agora, rs
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog -> Tá rolando SORTEIO DE LIVROS com 5 ganhadores!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde,

    Esse livro está na minha lista de desejados, gosto demais da autora e essa edição está demais....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Alê!
    Preciso ler mais Jane Austen.Li há muito tempo Orgulho e Preconceito,mas nem lembro tanto assim da história.Quero comprar todos os livros dela nessa edição que é linda demais!
    Esse é um dos que mais tenho vontade de ler,muito pela curiosidade do porquê que ele demorou tanto a ser publicado.
    Esperando uma boa promoção pra comprar logo todos kkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oiiiii,
    Infelizmente não li esse livro ainda, confesso que penso em ler mas sempre aparece outro livro que fura a fila, kkkkkk
    Acho linda essa edição!!!
    Bjos
    Mamaci

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Últimos Assistidos #5

Livro: Xeque-Mate

Filme: O Inferno de Gabriel - Parte I, II e III