Livro: Gótico Mexicano
Olá amores, como estão?
FELIZ HALLOWEEN! Como leitura especial para este mês de Outubro, escolhi a obra "Gótico Mexicano" escrita por Silvia Moreno-Garcia e publicado pela Editora Darkside aqui no Brasil! Meu primeiro livro de terror, terror meeeesmo e hoje, vim contar um pouco da minha experiência!
Bom, eu escolhi um livro do selo darklove exatamente para a mudança não ser muito brusca, e também porque se você está me acompanhando no twitter, sabe que estou em uma fase muito... latina! kkkk Estou buscando produções mexicanas para me aventurar e por que não dar uma chance a literatura também? A autora é mexicana e a história se passa no país, contudo, também existe uma grande influência inglesa. Vamos a premissa da obra para vocês entenderem...
Noemí Taboada é um jovem totalmente a frente de seu tempo! Ela quer estudar, quer liberdade, quer ser dona do próprio destino, enquanto seu pai a controla e limita. Quando Noemí recebe a ordem de sair da Cidade do México para ir a El Triunfo, uma cidadezinha no coração da floresta, para resgatar a prima Catalina, recém casada que mandou uma enigmática mensagem de socorro, ela vê ali sua chance de liberdade. Noemí não recusa um desafio e ao chegar na mansão High Place, nem tudo é o que parece. Misteriosos sonhos e segredos rondam a família Doyle e com seu batom vermelho e estilo único, Noemí não deixará Catalina sozinha nesta enrascada!
O estilo dos anos 50 é muito vívido e deixa a ambientação da história ainda mais interessante. A narrativa da Silvia é bem visual e fluída. Eu consegui me apegar logo de cara e por mais que o livro tenha uma "barriga", um trecho que vários 'nadas' acontecem, vejo que é necessário para contextualizar o leitor. As cenas dos pesadelos junto com os personagens estranhos realmente me fez arrepiar! Achei bem desenvolvido sim, não é qualquer um que consegue criar um clima de filme de terror com a escrita apenas e Silvia teve muito sucesso!
Porém, nem tudo foi perfeito... Primeiro que a história muito previsível, porque por mais que a edição seja linda, maravilhosa, incrível, se você é um pouquinho mais perceptivo, dá para pegar a chave do que realmente acontece. Da justificativa para tudo isso acontecer. Não vou dar spoiler nenhum, só acho que poderia ser um pouco mais 'escondido'.
Outra coisa que me deixou um pouco chateada foi o foco dado para os ingleses. Entendo e adoro o fato de que a autora quis dar uma representatividade latino-americana em seus personagens e citar a questão de preconceitos raciais/xenofobia é muito importante, contudo, eu esperava uma abordagem mais profunda ou algo mais... nacionalista. Noemí é uma protagonista perfeita, girl power, inteligente, corajosa e por isso acho que ela enfrentaria mais a família Doyle e suas visões antiquadas. Não sei, talvez seja uma visão pessoal, já que a proposta da obra é puxar mais para o lado do mistério, mas que perderam uma oportunidade de ouro, isso perderam!
Sobre o romance da obra, ele é totalmente secundário. Ou até terciário, rs. O desenrolar mesmo só acontece na reta final e olhe lá, rs. Pessoalmente, não vejo muita química ali, mas se eu falar que não shippei, vou estar mentindo, rs.
Agora, falando sobre o final. Vi muita gente dizendo que foi fácil demais, corrido demais. E para mim, o problema não foi o final, foi a falta de surpresa durante a narrativa. O final em si foi ok. Melhor até do que eu esperava! rs
"Gótico Mexicano" é uma obra de terror que cumpre seu papel de deixar o leitor desconfortável tanto com cenas fantasmagóricas, como também com cenários reais (xenofobia, assédio, estupro, incesto, canibalismo). Uma edição linda linda, mas que dá spoilers relevantes para destruir o plot twist. Foi uma boa experiência, uma pena que poderia ser muito melhor!
Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ (3/5) - Muito bom!
- Alessandra Salvia
Oi, Alessandra. Como vai? Interessante este livro, não o conhecia e a curisidade por lê-lo surgiu. Ótima resenha. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com
Obrigada!
ExcluirOlá, Ale.
ResponderExcluirEu tenho os dois pés atrás com os livros da editora. Eu posso contar nos dedos os livros que eu realmente gostei deles. A grande maioria foi bem mediana e acho que histórias medianas não valem o valor que eles cobram, mesmo a edição sendo perfeita. E acredito que apesar de ter ficado curiosa com a história, eu não vou comprar ele hehe.
Prefácio
Não nego, nenhum livro deles REALMENTE me conquistou pela história, só as edições que são lindas, mas nem paguei caro nessa não, Sil!
ExcluirOi, Alê! :)
ResponderExcluirLer a sua resenha me fez pensar que acho que nunca li nenhum livro mexicano... Preciso ir atrás disso. Não sou fã de nada de terror, mas gostei mto da sua resenha.
Quanto a ler latinos, depois procura a Puñado. É uma revista que só publica mulheres latinoamericanas e caribenhas. Sai pela editora incompleta. :)
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Quero conhecer mais obras latinas!!!!
ExcluirOI Ale! A sua não é a primeira opinião que vi sobre a questão que a obra poderia ser melhor. Eu tenho curiosidade sobre a história, mas não espero muito dela. Alguns temas aí são bem pesados e não estou no clima para ler no momento, mas quem sabe uma horas dessas eu crie coragem e leia. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Entendo e respeito, não é um livro que eu indico 100%, Cida!
ExcluirOlá Ale,
ResponderExcluirQuando vi o lançamento desse livro fiquei encantada (e triste por não ter acesso a ele). Gostei demais da sua resenha, principalmente pelas críticas. Gosto de saber o que vou encontrar e provavelmente ficaria decepcionada.
De certa forma isso foi ótimo para quebrar um pouco o encanto. Ainda me interesso pelos temas mais realistas, mas se pegar para ler já não vou com grande expectativa.
Beijo!
www.amorpelaspagians.com
Nem pela Amazon, Ray? Apesar que se é para ficar decepcionada, melhor não gastar dinheiro! kkkkk
ExcluirOi Alê.
ResponderExcluirSua corajosa! kkkk
Eu não leio terror e nem assisto faz muitos anos. Não tenho mais estômago/coragem para isso.
Achei muito legal poder saber mais sobre o livro através da sua resenha, já que ele está sendo muito falado nas redes sociais. Uma pena que não correspondeu às sua expectativas.
Bjus
Foi bem diferente do que estou acostumada, isso te garanto! kkk
ExcluirAmei a resenha. Sou doida por esse livro desde o lançamento, acho a capa linda demais.
ResponderExcluirQue pena que o livro tenha partes lentas e um final previsível.
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
A edição é maravilhosa mesmo!
ExcluirUAU ALE
ResponderExcluirRealmente abrange VÁRIOS conteúdos mais fortes
Mas achei interessante que a autora trouxe um pouco da cultura latina, MAS a gente gosta quando tem mais, ainda mais quando a gente tá envolvida, né?
Ai aiaiaiaiaia
esses ships , a gente SHIPA MESMO E SE ACHAR RUIM, SHIPO DE NOVO KKKKKKKKKK
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
NÃO ADIANTA RECLAMAR, A GENTE FAZ PIOR KKKKKKKKKK
ExcluirOi Alê, eu ao contrário de vc não tinha a menor ideia de onde ia parar a história kkkkkkkk não adivinhei nada rs
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
nossa, kkkkkkkkkkkkk então tá! kkkkkkkkkkkkk
ExcluirOi
ResponderExcluireu tenho esse livro, queria ter lido ele em outubro, mas acabei não conseguindo, nunca li um terror só suspense, então esse vai ser minha primeira experiência, pena que teve alguns quesitos na história que te decepcionou.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
O suspense me atrai bem mais que o terror também, De!
ExcluirOi Ale,
ResponderExcluirEu amo essas edições da DarkSide, mas confesso que são poucos livros que me agradam deles, dá até para contar nos dedos rs.
Uma pena que o livro não foi tudo isso em alguns aspectos, como não sou fã de terror deixo passar mesmo na época de Halloween, prefiro pegar um suspense mesmo rs.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
NOSSA, SIM! Também não gosto muito não!
ExcluirAmei a edição mas, eu não costumo ler nada de terror porque não curto e me dá medo por esse motivo , no meu caso eu curti que a história ficou um pouco previsível.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Entendo, super entendo!
ExcluirOi, Alê!
ResponderExcluirEu super me interesso por esse livro, principalmente por causa da capa linda, hehe. #soudessas
Mas é uma pena que tenha esses pontos negativos.
Adivinhar a trama deixa tudo um pouco "fuém", mas não me faz perder tanto o brilho da história. Que bom que mesmo assim você gostou.
:)
E eu sou que nem você, quero começar pelo DarkLove, porque sou medrosa, hahahaha.
Beijoooos
Teca Machado
Casos, Acasos e Livros
BEM VINDA AO CLUBE KKKK
ExcluirOi, Alê! Tudo bom?
ResponderExcluirNa verdade, Gótico Mexicano é uma obra de horror! Não tem o aspecto aterrorizante e lida com coisas macabras e bizarras, além de ter aquela sensação de estarmos num filme do Del Toro (inclusive, ele nasceu pra adaptar essa história). Tem muita diferença entre os dois gêneros, e ir esperando terror de uma obra de horror é decepção na certa, porque não vai ter nada dos elementos de terror.
Eu achei todo o trabalho da Silvia muito brilhante, tanto na construção da bizarrice quanto das críticas à colonização, a ideia de superioridade racial, etc. É um soco na cara igual o de Get Out, e um muito importante.
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Sendo sincera? kkkk Não entendo NADA disso e vou continuar sem entender, porque já aceitei que meu foco é o romance mesmo e tá tudo bem!
ExcluirOi Ale, tudo bem?
ResponderExcluirA capa desse livro é muito bonita, e eu jamais diria só olhando que ele tem esses traços de suspense.
Que bom que sua experiência foi positiva, apesar da previsibilidade da trama.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Sim, acho que faz mais seu estilo que o meu Priih! rs
ExcluirEsse livro está na minha wishlist, mas ainda não tive oportunidade de ler, quem sabe em breve!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
Tomara que goste!
ExcluirRead my new post
ResponderExcluir