Livro: Xeque-Mate

Olá amores, como estão?

Hoje a resenha é de "Xeque-Mate", livro escrito por Ali Hazelwood e publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro.


Sinopse: "Mallory Greenleaf não quer mais saber de xadrez. Desde que abandonou o esporte há quatro anos, se preocupa apenas em manter o emprego medíocre numa oficina mecânica para conseguir cuidar da mãe doente e das irmãs mais novas.

Tudo muda quando ela se obriga a participar de um torneio beneficente e, sem querer, derrota o atual campeão mundial, Nolan Sawyer.

A notícia de que Nolan perdeu para uma novata desconhecida deixa o mundo do xadrez em choque. E o pior: ele mal pode esperar para enfrentá-la de novo. Mas Mallory não está nem um pouco interessada nisso.

Só que o sucesso inesperado também representa a chance de ganhar prêmios. E, apesar de tudo, ela não consegue evitar a atração pelo enigmático enxadrista...

Quando o amor pelo esporte que ela tanto quer odiar começa a dominá-la de novo, Mallory logo percebe que nem toda disputa acontece no tabuleiro, que a fama é mais difícil do que parece e que às vezes o xeque-mate é só o começo."


Minha Opinião:

Sendo o livro com os personagens mais novos da autora, eu esperava que o plot também fosse mais imaturo. Não que o xadrez seja imaturo, nãoooo, o plot do jogo, de competição é muito bom e traz até mesmo questionamentos relevantes de como eu me sinto na vida, em relação a perfeccionismo e como eu lido com meus próprios erros. Spoiler, eu não lido bem, assim como eles, porém não é isso que eu queria dizer, rs. Quero explicar que o conflito entre os personagens é algo beeeem sem graça, que poderia facilmente me decepcionar, mas o fato da autora trazer outro personagem para simplesmente "JOGAR NA CARA" da protagonista todas as verdades, salvou a obra, rs.

Pois é, já que todo mundo reclamou que a autora escrevia mais do mesmo, ela deu um passo atrás e ficou na zona segura. Um drama que gera trauma na protagonista, mas que não é plenamente desenvolvido, já que os benefícios de uma profissão os mascaram. Porque foi isso que senti, Mallory apenas encontrou um propósito que não a deixa pensar com clareza no que aconteceu com seu pai. E assim, como é um livro mais teen, não vou pedir um aprofundamento maior, só vou dizer que o epílogo fez total diferença para concluir a história, sem ele, eu passaria muita raiva. É um livro para quem está iniciando no mundo literário, mais raso e esquecível. Cumpre seu papel, a leitura só tem que ser feita sem expectativas.

Vale dizer que eu não assisti O Gambito da Rainha, a série de sucesso da Netflix, então eu não sabia que o xadrez poderia ser um esporte tão lucrativo e competitivo. Quem diria!

"Xeque-mate" é o livro mais jovem da Ali Hazelwood e talvez decepcione exatamente por isso. O público implorava por algo diferente e ela nos trouxe uma obra mais simplória e confortável. Não é ruim, eu gostei bastante, acho que tem uma construção ok, só não atinge seu ápice com uma protagonista insegura. O desfecho nos dá um vislumbre do futuro e acho que fez total diferença para eu gostar da leitura. Leia com a certeza que é um YA, não NA!!!!


Minha Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ (4/5) - Muito bom!

- Alessandra Salvia


Comentários

  1. Oi, Alessandra! Como vai? Parece uma leitura agradável, não é mesmo? Que bom que curtiu o livro. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ale! Eu li um livro da autora esse dias e achei muito cansativo, os termos científicos que ela usou excessivamente não apenas me deixaram sem entender algumas piadas, como também me deixaram com uma impressão bem negativa da protagonista (achei a garota convencida demais). No primeiro livro que li dela tinha ficado empolgada, agora fiquei com o pé atrás. No entanto, se este aqui nos leva para um ambiente diferente, acho que vou arriscar. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro fabuloso. Gostei de acompanhar.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Alessandra, tudo bem?
    "Xeque - Mate" parece ser um bom livro. Quero lê-lo no futuro, pois gostei de outro livro da autora que li.


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: Amor Corrompido

Últimos Assistidos #5